domingo

O meu 2023 foi assim

 


Vamos lá ao resumo deste meu ano de corridas.

O ano ainda não acabou … ontem desisti aos 3km na São Silvestre de Lisboa aos 3km com um pequeno problema muscular (não vale a pena forçar) e logo mais ao fim da tarde ainda vou fazer um DNF à São Silvestre da Amadora para encerrar este 2023 em grande 😉.

A nível de números foram ca. 3500km percorridos entre treinos e 15 provas (bem mais que o habitual), no entanto não consegui cumprir totalmente o que me tinha proposto … cumpri com um regresso às longas distâncias … até Outubro tudo mais ou menos dentro do plano, mas uma lesão fez-me perder alguns objectivos de tempos que tinha (tentativa de RP à MM e Maratona) para os últimos 3 meses do ano. Nada de recordes portanto… paciência. Mas houve muitas coisas boas e até alguns pódios, que valem o que valem, mas são sempre bem-vindos.

Vamos aos detalhes…

Janeiro

 Nada de muito especial … muitos km de treinos e uma participação divertida no Zebra Trail.

Fevereiro

A família Perneta voltou às viagens ao estrangeiro para participar na Maratona de Marraquexe … foi a nossa primeira fora da europa, foi também a mais participada e correu lindamente.

Março

Realizamos o habitual e muito badalado treino solidário perneta … este ano foi o P.I.R.O.C.A que correu como sempre tem corrido … caoticamente bem e divertido 😉

Foi tb o mês em que lançamos a aventura do ano --- vamos fazer a GR60 pelas Montanhas mágicas.

Abril

O mês dos “estouros”. Participo nos 80km do ECO Trail do Porto e levo um “estouro” que nem é bom. Duas semanas depois vou à Maratona da Europa com um dorsal oferecido fazer um “treino” e levo novo estouro.

Maio

Mais uma edição dos Trilhos dos Pernetas que mais uma vez correu muito bem.

Regresso às provas de trail aqui nas terras vizinhas de Romariz … foi o 1º Trail Rota do Castro onde consigo fazer o primeiro pódio do ano.

Junho

O foco está na preparação da GR 60 … é botar km nas pernas.

Julho

Organizamos mais um GP Lamas e na semana seguinte arranca a maior empreitada do ano … a Aventura pelas Montanha Mágicas – a GR60 com os seus quase 300km, contada em 3 posts, 1 por cada dia.

GR 60 - dia 1

GR60 - dia 2

GR60 - dia 3

Agosto

Desgracei-me no 10+10, num ambiente super divertido, e iniciei a preparação para a Maratona do Porto onde o foco era o baixar do meu RP.

Setembro

Um pequeno desvio na preparação da Maratona para mais uma participação no Trail Broa de Avintes onde fiz uma excelente prova e ganhei o meu escalão.

E foi o mês do nosso evento do ano … a primeira edição das 24h de P … foi fantástico e quem lá esteve sabe do que falo.

Outubro

Lesionei-me logo no inicio do mês quando estava verdadeiramente a ficar um animal, em grande forma. Ainda pensava recuperar a tempo de participar, mas não foi possível.

Novembro

Falhei a Maratona do Porto e regressei aos treinos, com calminha para não estragar.

Dezembro

A tentar regressar às rotinas e às provas … decidi participar em várias provas de estrada para ganhar algum ritmo. Estreia na Volta a Paranhos, na São Silvestre de Coimbra

Fiz um distensão simples numa coxa que me obrigou a desistir ontem na SS de Lisboa e quase de certeza tb hoje na Amadora. Vou lá ver alguns amigos.

 

De referir que após um 2022 onde escrevi muito pouco, este ano voltei a escrevinhar com mais frequência aqui neste tasquinho. Muito longe dos tempos áureos aqui do cantinho, mas a verdade é que esses tempos já não voltam.

A tendência de desaparecimento dos blogues de uma forma geral está a manter-se … então dos de corrida nem se fala. Contam-se pelos dedos de uma mão os que se mantém activos e publicam com alguma regularidade. É pena, mas é como é. Fiz muitos amigos desta forma. Tal como em muitas outras coisas hoje é tudo muito passageiro e rápido … é tudo na base das redes sociais. A minha intenção é de continuar por aqui, neste mesmo tasquinho, o meu diário de bordo … embora goste de partilhar e da interacção com o pessoal que lê, o principal objectivo deste cantinho continua a ser o “escrever para mim”, o registar das minhas aventuras de corrida … espero continuar a ter essa motivação, pelo menos é essa a minha intenção.

Para 2024 não faço grandes planos a nível de corridas pois vem aí mais uma princesa para a família. Vou continuar a correr o que for possível … gostaria muito de fazer umas aventuras grandes com amigos e mais algumas provas por aí. Veremos …

Por fim e como é tradição … a FOTO DO ANO … este ano não é uma foto que se explique por si só … o que veem nesta foto é um gajo completamente destruído que há 2 ou 3 minutos atrás tinha informado os amigos que iria desistir da GR60 … nesta foto estão a ver um moço que foi de tal forma acarinhado que sentiu vergonha de querer desistir, mas ao mesmo tempo um moço que sentiu o que é amizade de verdade… e esse espirito de amizade levou-me a concluir mais uma grande aventura.

E pronto .. foi isto … resta-me agradecer a todos vocês que continuam a passar por este tasquinho com mais ou menos assiduidade … continuo a dizer que não vos gabo o gosto 😊. Os desejos para 2024 são os de sempre … muita saúde para todos nós pois é o mais importante. O resto conquista-se!!!

Espero que em 2024 continuem com o mau gosto suficiente para irem aparecendo por aqui! Fiquem bem! Obrigado!

9 comentários:

  1. Este ano fiquei-me pelo vosso treino solidário, mas para 2024 tenho nos meus planos ir ao trail, dia 1 de Maio. Se houver treino solidário, tenha ele o nome que tiver, também irei. Costuma ser acessível acessível para amadores como eu :) O mais importante é ter saúde e pelo relato houve muita kilómetro nas pernas, o que é ótimo.
    Vemo-nos em 2024!

    ResponderExcluir
  2. Olha... eu gabo o gosto de vir aqui :)
    Um 2023 com muitos km, pódios e vitórias, tem que ser sempre um grande ano! Não se conseguiu tudo que estava objectivado mas quem consegue tudo?
    Um grande abraço, um excelente 2024, como bem merecem, em especial com tudo de bom para a nova reforço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Tive mesmo pena de não nos termos encontrado. Da próxima não falha. Espero que estejas melhor. Abraço

      Excluir
    2. Sim felizmente sim 😀 Obrigado, grande abraço

      Excluir
  3. Boa recuperação e bom ano! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Espero continuar a visitar o teu cantinho e a ler as tuas aventuras. Obrigado pela partilha. Desejo um bom ano 2024 com muita saúde e sem lesões. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo. Um excelente 2024 tb para ti. Abraço

      Excluir