quinta-feira

66ª Volta a Paranhos - finalmente

 


No domingo passado participei finalmente na mítica Volta a Paranhos … ao fim de mais de uma década de corridas lá fui a esta clássica e gostei bastante.

Nestes anos todos que levo de corrida já me inscrevi umas 5 vezes nesta prova e falhei sempre com excepção de domingo passado. O “problema” é que esta prova se realiza sempre no feriado de 8 de Dezembro e eu nesta altura do campeonato costume ter muitas viagens em trabalho que me impossibilitavam de ir à corrida.

Este ano fiz diferente … esperei ao máximo e apenas quando a mina agenda de trabalho ficou 100% definida é que me inscrevi. Talvez umas duas semanas antes. É desta!! E foi mesmo.

Não levava grandes espectativas … a paragem de 5 semanas deixou-me em baixo de foram e com mais 3kg. O regresso está a ser lento e gradual … e embora já me estivesse a sentir bastante melhor era mais que evidente que não iria dar para grandes loucuras. Na minha ideia, uma média abaixo dos 4,20/km seria já uma excelente prova.

Por curiosidade fui espreitar quando tinha feito a minha última prova de 10km … tirando o campeonato distrital de estrada que fiz em treino em Setembro deste ano, tenho que recuar até Dezembro do ano passado na SS de Esmoriz e depois outros 3 anos até à São Silvestre da Amadora em 2019. Não tinha noção que tinha tão poucas provas de 10km nestes últimos anos. E eu até gosto!!!

Fui cedo, encontrei-me com a malta do CAL para o café e a conversa da praxe. Foto e coiso e fui fazer algo que é importante e que nem sempre faço. Um bom aquecimento … senti-me muito bem, especialmente nas acelerações que saiam rápidas e confortáveis … e se tentasse baixar os 4,10m/km de média, qualquer coisa como 41,30 aos 10km? Nada a perder … vamos a isso. Fiz quase 5km no aquecimento.


O problema foi que quando cheguei à zona de partida já estava lá tudo e tive que ir para o fim onde estava a malta da caminhada. Ne me dei ao trabalho de tentar furar. Que se lixe, sempre não é para ganhar e não.

aqui com o Zé Sousa nas fotos ... lá trás já tudo na partida


agora aguenta ...

Quando deu o tiro de partida estive mais de um minuto para chegar ao pórtico, e nos primeiros 200m caminhei e trotei … não dava. Depois começou a haver umas abertas e os passeios e foi o habitual sprintar e travar, muitas vezes em zigue zague para tentar avançar. Primeiro km deu 4,32min … pensei que tivesse sido pior. No 2º km a confusão continuava, mas foi possível correr mais nas bermas e fiz o km mais rápido de toda a prova … 3,56 … no 3º o espaço para correr aumentou mas também surgiu a primeira subida o que me baixou o ritmo …4,14

Pior do que me baixar o ritmo foi o facto dessa subida me ter deixado quase K.O. … não tinha força nas pernas e o tentar manter um ritmo razoável era com demasiado esforço. Isto nas subidas que é onde eu, normalmente, me sinto como peixe na água. Com isto o km 4 deu 4,27min … lá se foram os 41,30 pensei eu …

De seguida chegamos à zona da Constituição e veio uma descida de quase 3km … acelerei um pouco para tentar recuperar tempo mas nunca me senti confortável … 5º a 4,08, 6º a 4,02 …

Pelos 6km volta uma subida bastante acentuada … tinha-me falado nesta, e pelos visto depois de a vencer seria sempre plano e a descer até à meta. Por isso tentei não baixar muito o ritmo ..4,14 ao km 7 o que não foi nada mau … o 8º e o 9º km voltaram a ser em 4,14 .. estava um relógio suíço …. e quando me “cheirou” a meta ainda consegui acelerar e fazer o último km a 3,57min e acabar com o coração e os pulmões na boca em 42,02min com uma média de 4,13m/km. A distância estava ligeiramente encurtada … deu-me 9,97km … aos meus compinchas tb deu entre 9,96 e 9,98km …. Juro que não cortei caminho 😉

bem bom ... fiquei satisfeito

Acabou por ser bastante bom … muito melhor do que o objectivo que tinha quando cá cheguei. Fiquei a quase 5 minutos do meu recorde pessoal, mas isso são tempos que não voltam mais … um dia destes quero voltar a baixar os 40min … isso é bem possível …  

A prova correspondeu ao que eu esperava … muita gente, um excelente ambiente típico daquelas provas clássicas, rever amigos, o percurso citadino e muito porreiro e uma organização que não falhou em nada. Impecável!! Prova a voltar com certeza!

Próxima paragem .. SS de Coimbra no sábado … Objectivo? Fazer melhor que em Paranhos!!

2 comentários:

  1. Ora aqui está uma clássica prova que, quando podia correr, dizia que a haveria de fazer. Não deu.
    Ainda bem que deu para ti e muitos parabéns pela marca, fantástica, ampliada pelo facto de vires duma paragem!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mesmo muito ... estas clássicas são uma maravilha. Abraço João

      Excluir