terça-feira

Maratona da Europa - mais um put@ de um estouro

 


„ó Mister, fazer uma Maratona 2 semanas depois dos 80km do Ecotrail é um bocado estúpido não é?”

“É!!! Eu não aprovo … vais pagar o preço mais à frente!”

Não estava previsto ir à Maratona da Europa. Não sou parvo … não me ia inscrever numa prova destas sem recuperar minimamente do esforço da prova anterior. Mas acenaram-me com uma inscrição gratuita … além disso é uma Maratona e eu adoro a distância … além disso o Pack de oferta era irrecusável e incluía um casaco que estava mais que catita. E para fazer a aventura de Julho é preciso fazer treinos longos não é?

Cheguei a um consenso com o Mister, quer dizer, mais ou menos … se não tivesse dores era para ir numa de ritmo de treino. Mas só se não tivesse dores ou mazelas. A primeira semana foi quase de descanso total … na 2ª semana estive de viagem na Alemanha e retomei os treinos ..foram 4 de corrida, nunca mais de de 50min e a ritmos controlados … tirando um que incluía 10 tiros de 1 min … senti-me tão bem que saíram na boa a 3,40m/km. Maravilha …

Domingo lá estava eu na linha de partida da Maratona sem saber muito bem o que fazer. Tinha feito um ligeiro aquecimento e as pernas estavam boas. Vou fazer a primeira meia para 1h45 e depois logo se vê …

tudo muito tranquilo ... não houve grandes congestionamentos, mesmo partindo na box B

Falava-se em 15.000 inscritos, mas acho que nem de perto … a não ser que fosse na caminhada. Nós da Maratona estávamos mais à frente, e eu na box B … está bom. A partida deu-se e sem grandes problemas entrei no ritmo pretendido … os primeiros km são dentro de Aveiro … encosto ao balão das 3h30 e reconheço a malta que leva as bandeiras … pus-me na conversa com eles e quando demos por ela íamos mais rápido do que os 5m/km … eles ficaram um pouco para trás e eu estabilizei nos 4,50m/km … “vou-me lixar” 😉

… bastante gente conhecida, uns na Maratona, outros na Meia ou nos 10km a passar a grande velocidade … e preciso ter cabeça para não embarcar em loucuras, não é fácil te sentires bem e estares sempre a ser passado por malta que vai nas distancias mais curtas … penso que é um dos poucos melhoramentos que a organização pode fazer no futuro … dividir as partidas no tempo, de forma a que esta confusão não aconteça.

Teria ca. de 6km nas pernas e sou apanhado pelos Carlos Lancha, amigo destas andanças do Running Espinho … foi um dos momentos altos desta prova … iriamos fazer praticamente metade da prova juntos, em amena cavaqueira enquanto deu. O Carlos começou a correr há poucos anos, é do meu escalão, e tem uma família maravilhosa de esposa e 3 filhos que o acompanham para todo o lado.

ca. dos 8km já com o Carlos Lancha e a ser passado pelo Fontes que desta vez foi para a meia

E por volta dos 10km, quando passamos na mítica Avenida Lourenço Peixinho lá estavam eles a apoiar o Pai efusivamente e a mim também 😊 … maravilha.

O percurso agora leva-nos ao longo dos canais típicos de Aveiro para fora da cidade em direcção às salinas. Mantemos o ritmo bastante estável, sempre nos 4,50m/km. O Carlos de vez em quando diz-me que vai abrandar um pouquinho e fica para trás mas de repente volta a estar a meu lado. Ele tem um recorde pessoal de 3h36 e gostava de o melhorar … a continuar assim baixa das 3h30 na boa. Só que ainda é muito cedo e ele sabe … e eu tb. “vou-me lixar” 😉

na zona das salinas...

Mais um retorno e dá-se a separação da malta da meia maratona … vamos em direcção à Costa Nova, o percurso menos interessante e desafiante devidos às longas rectas com pouco apoio. A ida faz-se bem. Não sei se acelerei um pouco, se o Carlos baixou um pouco o ritmo … sei que descolei e ele ficou para trás … bem … tenho que aproveitar enquanto me sinto bem … passar pelo Centro da Gafanha foi espectacular e em contraste com os últimos km praticamente desertos, era montes de gente na rua ou nas varandas das casas a aplaudir … estamos em Portugal??? … foi fenomenal a festa durante muitos km, interrompida apenas com a zona do pontão para chegar junto à Costa, mas imediatamente retomada quando fizemos a longa ida e volta na avenida da Barra. Espectacular … fartei-me de agradecer os aplausos … e com isto distraí-me e andei rápido demais … “vou-me lixar” … 😉

No regresso da Avenida da barra ouço alguém atrás de mim a chamar … é o Paulo que se cola a mim … “então? Ainda aqui?” …. foram 2 ou 3km a por a conversa em dia … subimos o pontão na Barra e iniciamos o regresso a Aveiro. Teríamos uns 30km … fiz essa subida em excelente ritmo … 4,48m/km de média. Isto vai dar na boa umas 3h25 … “vou-me lixar” … 😉

aqui a coisa ainda estava tranquila ...

“Carlos, vou andando” … “vai, eu tenho que controlar o ritmo” … e o Paulo lá zarpou e foi à vida dele. Fiquei “sozinho” …. Pernas check, respiração check … parece que a coisa hoje vai bastante bem, está bom assim, é só controlar …. “vou-me lixar” 😉

Entre os 33 e os 35 aconteceu a Maratona … passei de estar tudo sobre controle para dores nas pernas, dificuldades em manter ritmo e a energia em baixo … contas de cabeça, 9x1 elevado a X ao quadrado … 3h25 talvez … ainda posso reduzir um bocadinho … e foi o que fiz … só que já era tarde … “já me lixei”

Vá .. mantem o ritmo até aos 35km, depois baixas um pouco mais. A pancada foi na pior altura … esta parte da prova volta a ter pouco apoio … mesmo assim passo alguns mas tb sou passado por outros ….abastecimento dos 35, volto a agarrar uma garrafa de água e uma esponja para me refrescar, algo que vinha a repetir desde os 5km … saquei do meu último gel e tomei … faltam 7km, vamos a isso …. “já me lixei”

Ainda me aguentei num ritmo razoável até à entrada de Aveiro … ali num pontão com uma elevação super simples baqueei a primeira vez, deu-me vontade de caminhar e só não o fiz por vergonha … “ó diabo, está pior do que eu pensava” … 3h27-3h28 e já é muito bom. Sigaaaa ….

Ali perto da Universidade, numa recta enorme e com uns 38km no bucho de repente parei e caminhei a primeira vez, o cérebro ganhou-me  … pronto “já me lixei de vez”

já foste Perneta ....

Foram apenas alguns 10 metros mas quando voltei a correr é que vi pela primeira vez o estado lastimoso em que estava … como te puseste Perneta … as pernas não pareciam minhas … uma espreitadela ao relógio, 9x7=21 e coiso … tranquilo … vai dar para ficar abaixo das 3h30 …

O problema é que a partir daqui foi sempre a parar … o mal estava feito … não devia ter parado … agora o corpo já sabia e a cabeça aceitava … foi ali numa subida já perto do km 40 que caminhei mais tempo … passa por mim o Carlos Lancha, ia muitíssimo bem e a acelerar para os últimos km  … fiquei mesmo feliz por vê-lo assim, sei bem o que se sente quando a coisa nos corre ainda melhor do que esperávamos … que enorme prova, diria que uma gestão perfeita. Eu continuava lixado, e bem lixado 😉

Olhei para trás e lá ao fundo já se avistava os bandeiras das 3h30 … ó diabo, queres ver? … fiz um esforço para correr a ritmo certo e até parece que estava a funcionar, sqn … durou pouco tempo. Sou apanhado pelo balão ainda antes do km 41 … é um grupo de 3 ou 4 resistentes … o moço da bandeira incentiva-me a acompanhar e eu tento … e consigo durante uns bons 300 ou 400m talvez … mas depois volto a quebrar …. Csafoda …

O último km é feito a trotar sem exagerar … tb não dava para mais …. Entro na recta da meta onde está instalado um enorme ambiente … procuro a minha Pikinita e a minha mais nova … quero cortar a meta com ela … mas nada, nem vê-las … será que as passei e não vi … agora vai até ao fim … ainda tive que fazer um pequeno esforço para ficar no minuto 30 o que consegui. Maravilha … a sério … um excelente “treino” onde era escusado ter-me sujeito àquele sofrimento nos últimos km … bastava ter controlado mais ao inicio … mas estava feita … mais uma no C.V.

feitooo...

não foi mau de todo ....

é lindaaaa...

muitos parabéns Carlos Lancha ... prova fantástica, muito bem gerida e por isso muito merecida ... fiquei muito feliz por ti

Gostei muito desta prova … foi uma surpresa agradável para mim … pensei que o percurso fosse mais monótono, mas tirando ali algumas rectas na ida e volta para a Barra nada a assinalar … aliás, fiquei muito surpreso com a quantidade de gente na rua a apoiar … destaco a zona da Gafanha e lá em baixo na Barra … muito muito bom para prova portuguesa …

Há pequenas coisa a melhorar … a principal na minha opinião é repartir a partida de todas as provas mais a caminhada, porque tudo ao mesmo tempo é confuso … para um maratonista não é bom estar constantemente a ser ultrapassado, o que acontece durante mais de 10km, faz-nos estar constantemente a ter que controlar os ritmos, estar mais atento do que já estamos habitualmente porque é uma confusão mental que nem é bom.

Quanto ao resto, impecável … abastecimentos de 5 em 5km, água, fruta, isotónico, esponjas e até gel de 10 em 10km a partir dos 15. Muitos voluntários, sempre prestáveis e simpáticos. Alguma animação em pontos específicos. Animação na partida e na meta. Fotos de borla. E um kit de participação que é um verdadeiro luxo … 2 camisolas técnicas da 42K, uma de participação e uma de finisher, ovos moles, uma garrafa para líquidos, boné, uma garrafa de espumante e para mim o melhor de tudo … um casaco muito catita tb da 42K …e a medalha? Lindaaa … ahh, e tem a grande Aurora Cunha 😉 … fez-me lembrar os saudosos tempos em que a Maratona do Porto dava o vinho do porto, ou o colete corta-vento … brindes que faziam a diferença … esse corta vento ainda hoje uso bastante em treinos.

fvr dar um desconto ao atleta modelo ... ele não estava nas melhores condições..

E a Pikinita com a minha Bé? Pois … não conseguiram arranjar estacionamento perto e por isso não chegaram a horas de me ver chegar. Paciência ...



NOTA: quando correrem uma Maratona esqueçam de marcar um passeio durante a tarde … quis aproveitar que estávamos em Aveiro e tinha combinado ir mostrar a Costa Nova e as suas casas típicas assim com o Farol da Barra (o maior da europa) à Bé. E cumpri … sabe Deus como, mas cumpri … estava todo lixado das pernas, o meu estômago tinha um nó e só me apetecia ir dormir … mas como o “prometido é de vidro” mantive-me firme e hirto (mais ou menos 😉)



Próxima paragem “Trilhos dos Pernetas” (que foram uma vez mais um sucesso)…

6 comentários:

  1. Apesar do estouro foi uma bela prova! Parabens! Ainda te avistei numa das viragens e gritei um "força Carlos." O teu estouro foi mais ou menos como o meu... a partir do km 35 foi quando a prova começou.. e vai de gerir. Os srs de Aveiro não falharam em nada, até o homem da marreta apareceu :p
    E concordo contigo, aquela partida tem de ser por fases, assim é muito confuso e desgastante. E tu saíste da box B, imagina eu que sai na D!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estiveste lá? Olha que pena não nos termos encontrado. A tua prova correu bem? É verdade, acabei mesmo por fazer um bom tempo para quem não tinha objectivos e não andou a treinar para Maratonas de estrada.
      Aquele abraço

      Excluir
    2. Correu bem. Cheguei uns 15minutos depois de ti. Ainda te avistei no final a falar com alguém, mas entretanto chegou a minha mulher ao pé de mim, e quando me virei para ir ter contigo já tinhas desaparecido ;) Um abraço!

      Excluir
    3. Muitos parabéns Edgar. Abraço

      Excluir
  2. Com estouro ou sem estouro, é uma fantástica marca, exponenciada pelo que fizeste duas semanas antes!
    Muitos parabéns, és um espectáculo! :)
    Grande abraço
    ps - Gostei de ler o que ias dizendo do trajecto pois permitiu-me recordá-lo de quando a fiz (2019, edição inaugural)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Posso dizer que entre 18 Maratonas de estrada concluídas, esta marca é a 8ª pelo que está acima da média. Olhando para a listagem até posso dizer que é de admirar fazer esta marca com a "facilidade" com que foi feita, porque para fazer este tempo, noutros tempos, era preciso eu me dedicar a sério à Maratona. Tem tudo a ver com experiência que se vai adquirindo, acho eu.
      Aquele abraço

      Excluir