quarta-feira

São Silvestre de Coimbra + Feliz Natal

 

No sábado rumei a Coimbra para a minha estreia na São Silvestre desta cidade. Foi ca. de uma hora de viagem, ao entrar em Coimbra enganei-me e ainda bem porque fui parar a um Aldi onde pude estacionar … a 600m da partida 😉

Encontrei-me com o Nuno Silva que já estava à minha espera com o dorsal. Equipar, um cafezinho e uma última ida ao WC …. aquecimento leve, uns sprints e fui para a zona de partida 15 minutos antes da partida … uma novidade para mim, que por norma fico na conversa com alguém e quando dou por ela estou no fim do pelotão.

o Nuno é um maquinão 

Desta vez não … estou numa 3ª linha, a apenas uns 10 metros da linha de partida. Ainda deu tempo para umas fotos, trocar umas palavritas com malta conhecida como o Rito, o speaker do evento, o Bruno Gonçalves, o “maluco” do Pedro Vicente ou reencontrar a Lídia … maravilha. Objectivo para esta prova era melhorar em relação à Volta a Paranhos da semana passada.

Bruno todo contente ;)

ó pra mim ali pertinho do pórtico de partida...

Quanto ao percurso que não conhecia, tinha sido avisado uma subida de quase 2km por volta do km7 … supostamente uma autêntica parede. “Ela que venha … eu gosto é de subir…” … já vais ver Perneta 😉

Mal se deu o tiro de partida parecíamos “cavalos” … ou incluído porque ali se não andas da perna és atropelado. Mesmo a andar na ordem dos 3,30m/km sou ultrapassado por alguns … após uns 300 ou 400m a coisa acalma um pouco e consigo estabilizar a um ritmo mais normal. Primeiro km a 3,56m/km.

O segundo km é feito em 3,55m/km mas sempre num ritmo mais ou menos constante. O percurso leva-nos a andar às voltas por ruas secundárias de Coimbra, longe do centro … alguns cortes, uma ou outra subida,  mas bastante plano e muitas vezes até a descer.

Km 3 – 4,07m

Km 4 – 4,04m

Km 5 – 4,09m

Estes 3km foram sempre em modo controlado e constante … as variações tinham a ver se o percurso subia ou descia ligeiramente. A partir daqui iriamos descer até à beira rio, para depois entrar mesmo na baixa toda iluminada para o Natal e cheia de gente às compras ou a passear.

eu sei ... tenho que perder 3 ou 4 kg ... pareço um bidão

Já há muito tempo que o pelotão se esticou … nesta fase tenho poucos à minha frente e ninguém atrás de mim. Vejo a Ligia uns 100m à minha frente sensivelmente ao mesmo ritmo que o meu. Ela tinha-me dito que queria baixar os 42m … vai conseguir de certeza.

Corte à direita e venha a tal subida longa …o km 6 e 7 foram feitos muito perto dos 4m/km e a média total estava em 4,02m/km … bem bom, quem sabe não consigo chegar dentro do minuto 40? … vamos lá subir esta “Besta” …

Não demorou muito a acabar-me a gasolina e a baixar o ritmo … não tenho pernas para isto neste momento, tenho no mínimo 3 kgs a mais e falta de treino … não há milagres. O ritmo baixa muito, em algumas zonas chega mesma aos 5,30m/km … a média aumenta rapidamente de tal forma que começo a ver o objectivo de hoje a ficar comprometido.

A média chegou aos 4,12m/km (tinha feito Paranhos com 4,13m de média) e soaram os alarmes … não sei se tenho força para não deixar a média subir mais e forço um pouco o andamento. Finalmente a coisa fica plana e consigo acelerar um pouco … passo a Lígia e puxo por ela … placa dos 9km … fiz o km 8 a 4,40 e o km 9 a 4,49 … a média continua nos 4,12 … em 2km a minha média subiu 10s por km … começa a descer, sou ultrapassado por um atleta a bom ritmo e decido segui-lo …

Desço abaixo dos 3,40 … as pernas a ganir mas pelo meu relógio faltam apenas 300m… não há forma de ver a meta … já com a distância a bater nos 10km apanhamos uma rampa que eu reconheço … o Nuno Silva já vem a caminhar em sentido contrário … “tá quase Carlos” … merda, vai dar mais de que 10km …

… recta da meta, um sprint final possível e já está … um breve descanso atrás da linha de partida para recuperar o fôlego … olho para o relógio e ele continua a contar … fonix devo ter carregado no botão errado … desligo … agora sim … aponta 42,48 para 10,21km a uma média de 4,11m/km … objectivo de fazer melhor que na semana passada cumprido. Último km foi o mais rápido de todos, precisei de 3,49m para o concluir … olhando a que veio logo a seguir aquela “besta” de subida até que foi muito bom … ainda fui buscar umas forcinhas não sei onde.

O tempo oficial de chip foi de 42,32min o que dá uma média de 4,09m/km o que me deixa bastante satisfeito. A prova é muito rápida até aos 7km, onde desces até à baixa … o problema é que depois sobes tudo o que desceste apenas em 2km 😉

tenpo oficial de chip foi de 42,32 ... bem bom

A prova tem um excelente ambiente … foram mais de 1800 atletas a concluir estes 10km mais a malta da caminhada. O percurso podia ser mais pela baixa (mais no final) mas percebo os constrangimentos que iria provocar ter que fechar essa zona da cidade.

No fim não tive muito tempo para confraternizar … ainda estive com a Ligia novamente, troquei umas palavritas com o Pedro Vicente e toca a correr até ao carro para voltar para casa.

Pedro Vicente ... um "maluco" dos bons ... há quase 1200 dias seguidos a correr

Ligia  - a grande maquina - ainda não foi desta mas será numa próxima 

O Nuno Silva fez mais uma excelente prova … ficou em 2º no escalão M45, repetindo a proeza do ano passado. Espectacular!!! Com ele aprendi como se faz para nos posicionarmos no início de forma a não perder demasiodo tempo …. Fez toda a diferença … sempre a aprender.

Estava previsto no sábado ir à São Silvestre de Lourosa … mas entretanto marcaram quase para a mesma hora a audição de piano da minha mais nova … e a escolher entre as duas, não há dúvidas pois não????

A próxima é dia 30/12 na SS de Lisboa seguido da mítica SS da Amadora no dia seguinte … tenho um objectivo concreto para a de Lisboa, mas não conto 😉

Aproveito para desejar a todos um feliz Natal e como já é tradição neste tasquinho sempre com a mesma música … este ano com um sabor amargo pelo desaparecimento do Shane … fica o basto legado, entre os quais esta obra de arte …

Talvez o melhor funeral de todos os tempos ....




4 comentários:

  1. Excelente! 4 segundos por km menos que Paranhos.
    E foi bom ver a foto com a grande Ligia que recentemente fez o pleno nas majors!
    Grande abraço e Festas Felizes!
    Vemo-nos a 31 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, foi em Nova Yorke que completou as Majors .. conheço a Ligia há uns anitos aqui das provas, tem tido uma enorme evolução e acima de tudo é gente boa.
      Boas festas tb para vocês. Grande abraço e até Amadora ;)

      Excluir
  2. Um excelente Natal Carlos!

    ResponderExcluir