segunda-feira

SS Santa Maria da Feira 2021

 

E sábado lá abri a minha época de São Silvestres deste ano... até final do ano quero fazer umas 3 ou 4. Quer dizer, queria ... agora já não sei se quero 😉

Comecei a jogar em casa, na SS de Santa Maria da Feira.

Inscrevemo-nos em grande forҫa, no total 27 calenses o que não é muito habitual. Ponto de encontro foi um café a menos de 1km de minha casa. Foi muito bom ter a nossa malta assim junta ao fim de tanto tempo.

A prova foi bastante tarde, inicio marcado para as 21h devido ao Perlim, um evento de Natal que já é um clássico aqui na cidade, uma aldeia de Natal que dura todo o mês de Dezembro e que trás milhares de pessoas a Santa Maria da Feira. Era preciso escoar a malta do Perlim para depois encher com a malta das corridas.

Depois do cafézinho habitual fomos para a zona de partida junto ao estádio Marcolino de Castro, estádio do Feirense. Aquecimento e foto de familia antes de nos enfiarmos na boxe de partida. Ao contrário do habitual, cheguei-me bastante à frente ... estaria na 3ª ou 4ª fila a meia dúzia de metros da linha da frente. Estava decidido a dar o máximo.

Na ementa um percurso muito duro, que incluia muitas voltinhas pelo centro, a terrivel subida ao Castelo, a descida em paralelos pelo interior do Perlim e a subida pela parte velha da Feira. Um autêntico carrossel ... conhecia muito bem cada uma das ruas por onde iamos passar porque em treinos já as percorri todas .. treinar o percurso é que não cheguei a fazer. Era para correr no red line ...

A partida foi algo atribulada ... o speaker decidiu fazer homenagens, a organizaҫão decidiu alterar o percurso (leia-se encurtar) à última da hora e comunica-lo ali, com os atletas a bufar na zona de partida ... chegou a ser caricato porque o speaker explicou as alteraҫões como se todos os que ali estivessem conhecessem Santa Maria da Feira ... “chegam lá acima ao Castelo, na rua xpto seguem em frente, depois no cruzamento é à esquerda ..” ... 😊 ... já perceberam o esquema. Depois ainda houve fogo de artificio e com isto tudo a partida foi dada com quase 10min de atraso ...

Parti rápido embora achasse que não ... os primeiros 200m são a subir ligeiramente .. talvez por isso ... curva, recta ligeiramente a descer ... esquerda ... 100m ... esquerda novamente, mais uma recta longa que passa na conhecida rotunda do cubo ... antes do Continete mais um rabisco, desta vez à direita ... vou a forҫar o andamento, sempre abaixo dos 4min/km e a passar gente ... passo na Hamburgueria da Rua (nham nham ... muito bom e barato) ... um pouco à frente novo corte à esquerda e mais uma recta ondulada, que primeiro desce, a meio uma rampa e depois a outra metade plana ... junto às piscinas novo corte, agora à direita para descer para o Rossio (onde se realiza a Feira Medieval) ...

... desce ligeiramente, estabilizo o ritmo e tento estabelizar o maximo possivel a respiraҫão que vai a mil ... ao fundo já se vê os que vão à minha frente a comeҫar a subir para o Castelo ... olho para o relógio ... quase 4km, média 3,54m/km ... é agora ...

A terrivel subida ao Castelo tem perto de 500m, deve ter uns 60 ou 70m D+, ou seja ca.13% de inclinaҫão média ... em paralelo, que estava húmido porque tinha chovido ... a inclinaҫão vai aumentando à medida que vais subindo ... tentei impor um ritmo forte e certo ... aguentei pouco mais de 100m, depois entrei em grande esforҫo para tentar manter, e depois acabei por ser obrigado a reduzir ainda mais e foi uma luta muito grande para não caminhar ... os pulmões ardiam e queriam saltar pela boca, abria a boca o máximo que podia para tentar meter oxigénio para dentro ...faҫo esta subida muitas vezes em treino mas é diferente, não com 4km a 3,55 e muito menos com a adrenalina de uma prova onde dás sempre um pouco mais do que o normal ...

... quando me apanhei cá em cima, fiz 50m a trote para tentar respirar melhor e acelero para tentar recuperar tempo perdido e também porque sabia que agora iria descer até à parte velha e poderia recuperar um pouco. A média tinha subido para 4,15min/km ... imaginem, em 500m subi 20s/km a média.

A descida é feita pelo interior da aldeia do Pai Natal, do Perlim ... quase tudo em paralelos molhados, Mesmo com muito cuidado ainda lhe dei bastante bem ... mesmo assim fui ultrapassado por meia dúzia de atletas ...

...chegado novamente ao Rossio entramos na parte velha da cidade, a zona histórica recheada de restaurantes e bares (além da Camara Municipal) e por isso com bastante gente na rua ... na vidinha deles e pouco efusivos. É a minha parte preferida da Feira mas tem um problema ... no sentido da corrida era a subir e não é pouco ... menos que ao Castelo em inclinaҫão mas mesmo assim fez-me a folha a partir de meio ... novamente com os pulmões na boca a lutar com a minha cabeҫa para não parar. Que martirio ...

... chegados cá acima, junto à Rota Pontual, Agencia de Viagens do meu amigo Badolas, cortamos uma última vez à esquerda para entrar na avendida do estádio ... ali estava a meta ... 5,5km depois da partida voltavamos a passar ali para a 2ª volta ...

... os meus olhos percorriam as bermas de um lado e de outro à procura dos meus pais que levaram a minha filha mais nova, a Bé. Vejo-os já depois da meta e berro “... fiquem do outro lado, volto já” ... tinha combinado cortar a meta com a Bé 😊

Sabia que a segunda volta era mais curta e que com as alteraҫões do percurso certamente não teria 10km. Ainda bem, porque ia ali a sofrer 😉 ... vinha na luta com dois homens e uma miúda nova já quase desde inicio. Aqueles grupinhos que se formam, vocês sabem como é ... já tinha passado, sido ultrapassado e voltado a passar ... ali na passagem na meta era o último dos 4 ... mas isso iria mudar ... depois de vencida as primeiras centenas de metros da 2ª volta, que sobem ligeiramente decido aumentar o ritmo ... volto a conseguir ritmos abaixo dos 4min/km  e com isso consigo fugir aos outros ... fixo o olhar em 3 companheiros que vão uns 50 metros mais à frente ... é essa a cenourinha a que me agarro e consigo alcanҫa-los no corte junto ao Continente ... um deles vai fugir e outro vai ficar para trás ... fico com um deles que me diz “estas subidas não deixam um gajo manter o ritmo” ... nem consigo responder, tento manter-me na roda ... com isto vamos passando um ou outro que vão completamente nas lonas....

Novamente no Rossio lá está a subida para o Castelo outra vez ... felizmente a 2ª volta não vai lá acima, segue à esquerda para a parte histórica que subimos a segunda vez. Falta menos de 1km ... sou ultrapassado por um atleta que vem de trás a grande velocidade e não consigo acompanhar ... tento meter um ritmo forte mas certo ... consigo apenas até metade, a outra metade é feita novamente em grande sofrimento e a lutar para não parar ... mesmo assim ainda consigo passar um ou outro que vão piores que eu ...

... último corte à esquerda, recta da meta ... ali está a Bé à minha espera ... dou-lhe a mão e lá sigo todo contente ... é a primeira vez que ela corta a meta comigo ... a 10 metros da meta, ela larga-me a mão e sprinta passando antes mim na meta, vira-se para mim e diz “ganhei-te” 😊😊😊 ... ai a malandreca 😉

Não bastou ter-me ganho, ficou-me com a medalha e pior ... comeu-me a Fogaҫa que recebemos no final ... não vai mais vez nenhuma 😉

No fim deu 9,05km que percorri em 38,18min ... deu uma média de 4,14m/km o que olhando ao percurso foi bastante bom. Ao inicio não fiquei muito satisfeito, não gostei de sentir falta de forҫa nas subidas que normalmente são o meu forte, mas depois olhando aos tempos de outros colegas vejo que foi geral e que assim não foi nada mau. O facto de de manhã ter feito 15km com 700mD+ no Quintal dos Pernetas a marcar percursos para o evento de 4ª feira tb deve ter tido influencia na performance.

e com isto fiquei em 11 do escalao ...

Fiquei com uma dorzita no tornozelo direito que não deve ser nada de especial. Vamos ver.

Gostei de correr na minha terra, gosto de percursos desafiantes e este era-o sem dúvida nenhuma, gostei da participaҫão em massa dos calenses, destacando a Bárbara, nova contrataҫão 😉 ... e gostei de ver a Pikinita a voltar a correr ao fim de algumas semanas parada. Não está a 100% mas para lá caminha.

A organizaҫão esteve algo confusa em muitos aspectos, mas no fim acabou por correr tudo bem. Foi o regresso de uma prova que já se organizou durante muitos anos e que teve um interregno de alguns anos. Espero que tenha voltado de vez.

Esta semana vou tentar não descurar a minha preparaҫão para Sevilha ... 4ª feira voltam os eventos Pernetas, nesta caso o P.I.T.O. que dá trabalho e é preciso tempo. Provavelmente vou ter que falhar um ou outro treino.

Sigaaaa....

Um comentário:

  1. Muitos parabéns à Bé que ganhou a um grande campeão!!! E assim mereceu bem a medalha e fogaça! :)
    Espero que o atleta que ficou em 2º lugar no escalão família, não tenha nada de especial no tornozelo e que tenha sido apenas uma dorzita ocasional. Força!!!
    E muitos parabéns à Dora pelo regresso. Força!
    Grande abraço

    ResponderExcluir