terça-feira

10 + 10 - foi Top, Top, Top

 

caputa de equipinha...

Um evento à medida dos Pernetas … corrida (pouca) e cerveja? Ó caralhes … aí estaremos!!!

O conceito 10+10 é simples … um percurso circular com pouco mais de 400m e 10 minis (0,25 para os homens e 0,20 para as mulheres), um grupo de gente conhecida e bem disposta. Objectivo … beber uma mini e dar uma volta ao percurso, repetir o processo 10x. Quem fizer mais rápido ganha. Prémios? Uma cerveja para o vencedor masculino e uma para a vencedora feminina. Simples não é?

Um evento organizado pelo Ivan e a funcionar por convite … Pernetas convidados foram 4, presentes estivemos 3 porque o meu primo Elísio não estava cá … ele ainda ponderou trocar as férias numa ilha paradisíaca por isto, mas levou na tabuleta da mulher e achou então melhor ir mesmo de férias 😉 … fiquei eu, o Bruno e o Fontes!!! Que equipa de luxo … Sacode 😉

Os treinos de preparação para esta prova correram bastante bem. Estando de férias, treinei bastante a vertente da cerveja, e estando no inicio da preparação para a Maratona do Porto tb tenho corrido bastante. Perfeito!!! Ou não … marcamos um último treino de conjunto de cerveja nas festas das colectividades de Lamas na 5ª feira passada … animados pelo Piaff beberam-se umas 8 cervejas em ca. de 1 hora … a mim não em correu bem, fiquei bastante combalido e a culpa só pode ter sido dos churros que me devem ter caído mal 😉


Pronto .. é como é … nada a fazer, agora é ir e aguentar. Defini 3 objectivos pessoais … chegar ao fim, ficar nos primeiros 100 e chegar à Francesinha. É brilhante a ideia de depois de uma competição destas ainda ir comer uma francesinha …

No sábado lá nos equipamos à rigor e fomos até ao Parque da Cidade de Lourosa … agora que escrevi “Lourosa” já percebi o que correu mal, eu sendo de Fiães e correndo por um clube de Lamas não vou assim à missa com Lourosa … aqueles ares devem ter energias negativas para com a minha pessoa, deve ter sido isso, aliás só pode mesmo ter sido isso … mas já lá vamos!!!

A nossa entrada no recinto, ao som do “põe a cerveja no congelador” do Toy, foi triunfal … foi à Perneta .. não podemos deixar a coisa por menos!!! Só Swag … as miúdas estavam doidas e os gajos ainda piores … e só não foi melhor porque o tempo decidiu nos pregar uma partida … começou a chover a sério …


Os maiores!!!

Ainda ficamos à espera de mais uns dois ou trés … há sempre malta que mesmo chegando a horas se nota um certo atraso … é como é.

Pouco depois das 17h lá se deu o tiro de partida e a primeira mini desapareceu pelas minhas goelas em 2 segundos … fácil caralhes!!! Isto vai ser como quem limpa o cú a meninos!!! Mas mal pousei a garrafa no sitio das garrafas vazias e comecei a pensar com que pé é que devia começar a correr, já ia um grupo de malta a voar que nem uns desalmados do outro lado do parque, liderados pelo Pedro Pinho que ia a sprintar!! Foda-se … onde é que eles vão com aquela pressa toda???

a miséria começa sempre pela 1ª

Vá … vamos nas nossas calmas que isto é como acaba e não como começa … a 2ª mini já não foi de penalti mas escorregou a bom ritmo. Tal como a corrida a trote … na companhia dos borracholas dos meus colegas de equipa e outros bêbados mais contidos.

tudo sobre controle ....

Notava-se algum cuidado de quem já tinha participado no ano passado, ano de estreia deste evento … só a título de exemplo, o Paulinho que ganhou com larga margem o ano passado com um tempo abaixo dos 40min, este ano andava quase a passo … diz ele “que queria ver se chegava à Francesinha” já que o ano passado foi directamente para a cama com a Carla … e não, não foi para isso seus depravados!!! Não foram vontades de truca-truca repentinos … foram mesmo fodidos (não tenho outra palavra para isto) pelo alcool … pelos vistos iam morrendo os dois e isso serviu de exemplo 😉


Eu andava a vigiar o Ivan e o Sousa de perto … não queria passar a vergonha de ficar atrás deles numa prova destas. Era o que havia de faltar. Já basta nas outras provas todas … mas nesta não!!! Sou um Perneta caralhes!!!

A 3ª, a 4ª e a 5ª mini ainda foram mais ou menos tranquilas … lembro-me de na 5ª volta olhar para o relógio e ter pouco mais de 20min de prova … fonix,vou ao ritmo do vencedor do ano passado – sou o maior!!! Já tinha perdido os companheiros de equipa … o Fontes já me tinha dado pelo menos uma volta de avanço. O Bruno perdeu-se nas conversas … acho que houve uma fase em que só bebia e não dava volta nenhuma para não ficar maldisposto … é que andar às voltas põe um gajo ourado 😉



isso ... bebe meu menino que já vais ver ...

O que sei é que a partir da 6ª a coisa começou a ficar animada … ó diabo!! Vai com calma Perneta … o engraçado é que não era só eu … era geral. Notava-se bem nas expressões da malta, nas linguas a enrolar, no tom das vozes a aumentar de volume e no riso cada vez mais descontrolado da malta.



ponto sem retorno ....


Quem se divertia à grande mesmo era quem estava de fora apenas a assistir à miséria de ver a gente a degradar-se a cada volta – tipo a minha Pikinita que foi como motorista da equipa “Perneta”.

estava a ficar composto ...

a nossa Teresa com certeza deu o tempo por bem entregue .. para o ano é cobrar bilhete 

ri-te ri-te

Ainda não tinha bebido a 7ª e já o Zé estava a acabar a prova dele … fonix … nem meia hora precisou … beber ao caralhes!! Pouco depois chegava a Mónica … primeira mulher e 2ª na geral … porra!!!

os dois vencedores ... o careca é apenas figurante

Numa das voltas vi o Feiteira à minha frente e pensei “é agora ou nunca” …e  desatei num sprint danado, passei por ele e ganhei-lhe nessa volta … não é para qualquer um … esqueci de dizer que ele já tinha acabado há meia hora atrás, mas isso agora não interessa nada, não é?

ó pra ele sem andamento para mim ...

Feiteira .. já foste ...

Sentia a coisa a chegar àquele ponto de não retorno … decidi abrandar o ritmo, tanto a beber como a percorrer a volta que agora era feita em grande parte a caminhar … e tinha começado um espectáculo à parte … “it´s Fontes showtime” …




Já havia muita malta que tinha acabado … tb havia muita malta que nem a meio ia porque decidiram não fazer figuras tristes … no meio disto tudo andava o Primo Perneta Fontes … ele bebia as dele e as que sobravam dos outros… ele dava voltas … ele assistia quem precisava de assistência, ele deu entrevistas, apareceu em 90% das fotos e vídeos que foram feitos, ele apanhava o lixo que ia ficando pelo chão, fazendo a devida separação … resumindo … É O MAIOR ... os vencedores que me desculpem mas para mim o MVP foi o Fontes!!!

contaram-se 28 cervejas até ao fim do dia ... mas eu acho que algumas passaram ao lado da contagem

E eu??? Eu já estava fodido (desculpem, mas é esta a palavra certa para o meu estado … FODIDO!!!)… a 8ª deu-me uma pancada forte, a 9ª foi o xeque-mate e a 10ª já nem me lembro …. Sei que as bebi todinhas até ao fim e cumpri as voltas todas cumprindo tb o objectivo de chegar ao fim!!!



No meio destas últimas voltas lembro-me de ver no centro do parque uma pequena multidão a andar com a Monica em ombros … parecia um andor numa procissão qualquer. A festejar o título??? Nada disso … ela estava que nem podia, pelos visto faltou pouco para falecer … mas ganhou, e isso é que importa 😊

O segundo objectivo de ficar nos primeiros 100 tb foi cumprido … não foi fácil, mas como eram menos de 30 lá consegui esse objectivo tb. Uma coisa que eu não percebo é que para ir comer a Francesinha ao fim eramos 49 … a participar no evento talvez metade 😉

Faltava cumprir o objectivo de ir à Francesinha … não estava fácil, mas ainda faltavam 2 horas.

Essas duas horas passaram a voar … e eu cada vez mais fodido! Enjoado, com sono, bêbado … mesmo assim convivi, tirei fotos, dei entrevistas, fui mijar umas 10x …. mas tb me refastelei numa cadeira, e com a ajuda dos exorcismos do Fontes “libertei” o que eu achava ser tudo o que tinha no estômago naquele momento. E fiquei melhor … acho que vou chegar à Francesinha!!! 😊


olhem a mão carinhosa do Ivan na minha pernoca ...

txiiii ... cum caralhes, como te puseste rapaz ...

Antes ainda fui com os poucos sobreviventes (Tozé, Feiteira, Bruno, Paulo Jesus e claro Fontes) ao bar do Parque … e o que é que os gajos pedem? Cerveja … eu não acredito … eu não aguento, eu sou um menino , eu quero um café ... não bebo nem mais uma pinga desse liquido do diabo …

o meu salvador ... Mestre Curandeiro Fontes!!!

Os Pernetas foram os últimos a sair do Parque … eu sentado na cadeira e o Fontes a arrumar o tasco, a limpar lixo … É o MAIOR!!! Vamos directos ao Restaurante … não me lembro da curta viagem … acho que passei pelas brasas.

Já lá estava quase tudo, de banhinho tomado, cheirosos … e nós ali, a cheirar a chuva e a “chiva”, misturado com cheiro a toalhetes e sovaco. É lidar!!!

Quando entrei no restaurante, naquele espaço fechado, cheio de gente e barulho vi logo que a coisa não ia ser fácil. Sentei-me e quando olhei para os rissóis que estavam em cima da mesa pensei …”nope, isto não é para mim” … quando começaram a vir as francesinhas para a mesa e senti aqueles vapores do molho tive que tomar um decisão … “Dora, dá-me a chave do carro que eu vou lá para fora. Fiquem tranquilos, está tudo bem. Só preciso de apanhar ar”. 3º objectivo cumprido … cheguei à Francesinha ou não cheguei!!!

Estava eu sentadinho cá fora num banco de jardim, na minha, a apanhar ar puro e chega primeiro o Bruno, depois o Tozé, o Pinto, o Ivan, o Sousa … por este andar daqui a pouco está mais gente cá fora que lá dentro … fizeram-me um pouco de companhia e voltaram para dentro. “Deixem-me estar que eu fico bem”.

é sempre bom ter amigos que só se preocupam com o teu bem estar ... cabrão

Estava novamente indisposto … não vai a bem, vai a mal … afinal andei 3 anos no Ultramar para quê? Por acaso não andei .. mas andou o meu pai … dedos o mais fundo possivel na boca … não demorou a conseguir o que pretendia e não deve ter sido nada bonito de se ver … nem eu sei de onde saiu tanto liquido de dentro de mim … a verdade é que me aliviou e muito …. Decidi dar uma volta a pé ao parque e ao fim de poucos metros já me sentia muito melhor e decidi voltar para dentro.

A comida e a bebida já não me metia nojo … mas decidi continuar sem tocar em nada, nem comida nem bebida … isto fez com que ainda pudesse confraternizar um pouco com o pessoal que continuava “bem disposto”, uns mais que outros, mas o ambiente estava bom 😊 … eu mantive-me sossegadinho para não estragar mais nada 😉



Chegamos ainda a horas decentes a casa … já sentia alguma fome … fiz uma pequena malga de cerelac com água para não arriscar. Banho e cama. Antes de adormecer ainda coloquei o despertador para as 7h15 … é que daqui a pouco tenho que estar no Pastello em Espinho para o treino longo desta semana* 😉

*o treino longo foi mauzinho … ainda fiz quase 19km (eram para ser 20 e a um ritmo completamente diferente), mas a vontade era muito pouca, foi tudo muito sofrido … não há milagres. Mas valeu … e valeu pelo mergulho no mar. A caminho de casa …. “estou com vontade de comer um assado … vamos ao Sabores do Campo” … estou de volta 😊

Para acabar com isto …. Adorei!!! As expectactivas estavam altas e não defraudou nadinha … foi um fim de tarde e uma noite muito bem passada, numa brincadeira danada em que o alcool ajudou a descontrair uma malta boa que já por si é descontraída até demais 😉 … parabéns Ivan e obrigado por me teres convidado. Obrigado a todos os que lá estiveram a fazer a festa … foi mesmo incrivel e espero que se houver uma próxima se voltem a lembrar de mim!!!

NOTA 1: perdi com o Ivan e com o Sousa ... que vergonha!!!

NOTA 2: da próxima quero chegar à Francesinha e comê-la ...

2 comentários:

  1. Impressionante relato desta jornada desportiva...
    Não é por acaso que este cantinho é considerado por muitos um verdadeiro lugar de culto...
    Dá-lhe Carlos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lololol ... e que jornada ... muitas vezes se diz que não se deve fazer mais que uma Maratona de estrada por ano. Um evento destes arruma um gajo no minimo dois anos ;)
      Abraço João

      Excluir