quinta-feira

Trilhos dos Pernetas 5.8 - edição CU

 

equipinha de luxo ... familia perneta (faltam alguns na foto) ...

Como diz aquela canção famosa da Britney Spears … “Oops, we did it again”!!!

É verdade, e sem falsas modéstias  … a 5ª edição dos Trilhos dos Pernetas voltou a ser um sucesso!!!

Mais uma vez a família Perneta colocou de pé um evento do qual nos podemos e devemos orgulhar … e mesmo que a cada ano que passe tenhamos mais experiência, que ninguém pense que isto se torna mais fácil … cada ano é um novo ano e traz novos problemas para resolver. Acredito que às vezes possa parecer fácil pela forma como comunicamos, que parece que levamos tudo na brincadeira, mas por detrás de tudo isto está muito trabalho e muita responsabilidade para que a cada dia 1 de Maio as coisas corram o melhor possível.





Nas 4 edições anteriores tivemos crescimento constante a nível de participantes … na edição 4.7 passamos pela segunda vez o milhar de inscritos, fixando o recorde em 1114. Eu pessoalmente já há muitos meses tinha afirmado nas nossas reuniões que este ano o nr de inscritos ia baixar muito e que se conseguíssemos chegar aos 800 seria já uma enorme vitória. Tinha esse feeling, cada vez há mais provas de trail, especialmente no nosso concelho (já são 11), ainda por cima todas encavalitadas entre meados de Abril e meados de Junho, algumas delas a percorrer zonas limítrofes umas das outras – é lógico que a malta da zona não vai a todas, tem que fazer escolhas. Tb me quer parecer que há menos gente a correr desde o Covid e as dificuldades económicas gerais tb obrigam a malta a fazer escolhas. A verdade é que não me enganei por muito, chegamos aos 851 inscritos o que convenhamos é muito bom para um chamado “trail Pirata” ou “trail de aldeia” como o nosso, feito numa terra que se chama Canedo, que convenhamos não é muito conhecida muito menos tem uma serra icónica perto, tipo Estrela, Gerês ou Freita. Embora o Camouco já se possa considerar icónico não é? 😉

jantou-se na escola ....

mas não é por estar em trabalho que não se arranja um tempinho para um brinde ou dois

Não tenho dúvida absolutamente nenhuma que uma grande parte das pessoas que vem a Canedo fazer a festa é por nós, pelos Pernetas e pela boa disposição que criamos … ok, tb pela sandocha 😉 … acho que nestes anos todos conseguimos criar uma proximidade com muita gente através das redes sociais … a nossa página tem quase 5500 seguidores, muitos dos quais são muito activos e entram nas nossas brincadeiras estúpidas. Que outra organização é que manda os seus “clientes” f@der sem que eles fiquem chateados? … e muitas vezes 😉 … o melhor de tudo é que isto foi conseguido de forma natural e genuína, e é para nós um prazer enorme ver o pessoal a identificar-se connosco … e no dia 1 lá estamos todos juntos, às centenas, com carinho uns pelos outros e munidos de um espírito incrível à volta de um evento que é já uma festa de trail… quem passa nos Trilhos dos Pernetas sabe do que falo.

E não se deixem enganar!!! Os percursos são bonitos, mas tb muito desafiantes e bem durinhos … gosto de ver a cara de alguns, que nos visitam pela primeira vez, quando chegam ao fim esbaforidos e surpreendidos pelos percursos 😊. Além disso o pelotão está cada vez mais competitivo … é verdade. Este ano houve muita “gadelha” pelos lugares da frente e os tempos que se conseguiram foram excelentes … mesmo com um calor do caraças.



a equipa da cozinha deu o litro como sempre ...

Este ano tivemos que ter uma gestão mais apertada … fomos obrigado a subir um bocadinho os preços das inscrições, embora tenhamos dado a oportunidade da malta se inscrever aos preços do passado numa fase de lançamento que quase 300 pessoas aproveitaram. É que os preços das coisas subiram muito … desde as camisolas (onde não quisemos baixar a qualidade), aos alimentos (só em presunto, meu Deus, que estouro), a ambulância/socorristas, entre muitas outras coisas está tudo bem mais caro. Também perdemos 2 patrocinadores muito importantes que este ano não puderam dar o seu contributo – felizmente conseguimos compensar com outros que angariamos. E felizmente continuamos a ter um enorme apoio logístico da CMF e da Junta de Freguesia. Tudo junto faz com que seja possível fazer o que se faz.

este marcou, bateu e varreu ... 80km entre as 16h de domingo e as 14 de 2a feira ...

Pernetas de Strakar ... que luxo

qual é a mãe e qual a filha???

Xô Presidente a botar faladura

por falar em botar faladura .... alguém que levar o moço de vermelho? É que já não há quem aguente ...

Este ano tivemos sorte por o dia 1 de Maio calhar a uma 2ª feira … deu-nos a 6ª à noite, sábado e domingo todo o dia para preparar tudo para receber os convidados. Ao contrário de outros anos, esta parte foi mais descansada. Também ajuda o facto de a família Perneta alinhar em grande número, não se fazer rogada, arregaçar as mangas e fazer o que tem que ser feito sem hesitar. O que eu chamo de “organização desorganizada” continua a funcionar. Não sem quezílias entre nós, há sempre problemas e guerrinhas, e coisas que se dizem num momento de stress … mas no fim fica tudo bem, nada de ressentimentos, a coisa é mesmo assim … é como em casa 😉


os vassouras tb limparam as fitas ...

No grande dia correu praticamente tudo sobre rodas … o tempo estava bom, o palco estava montado, a malta apareceu bem-disposta e com vontade de se divertir, ninguém se magoou a sério e não houve covid 😉 … é lógico que houve pequenas falhas, falhas essas que não caem em saco roto … estão apontadas para que numa próxima possamos corrigir, pelo menos as que estão dentro da nossa responsabilidade e raio de acção. Aliás, a mim chegaram algumas “criticas” de pormenores, colocadas de forma construtiva … aproveito para agradecer cada uma delas, pois quem mais do que nós quer que tudo seja perfeito?

depois constipam-se ....


os melhores bigodes do evento ... a tradição ainda é o que era

Xô vereador e sua escolta ....

quem te bateu meu menino???

este pensava que a loira boazona estava de serviço como nadadora salvadora ...lixou-se

ainda dá para rir ... não se esforçou o suficiente

pronto .... já passou


Não houve palco que chegue para as equipas mais numerosas ... 

edição CU levada à risca ...

quem disse que os aviõess não bebem cerveja ....

Pessoalmente desagradou-me uma situação em particular … nunca, até esta edição, tivemos tanta gente a mudar as inscrições à última da hora – mudar de distância, mudar de equipa … houve gente que se magoou e pediu para mudar para distâncias mais curtas o que é compreensível, mas a grande maioria foi porque achou que correndo noutra distância teria mais hipóteses de conseguir uma classificação melhor. A própria lap2go comentou comigo que nunca tiveram tantos pedidos de alterações na hora como este ano, que tinham sido mais de 30 … houve um atleta que alterou dos 30 para os 18, depois para os 10 e depois outra vez para os 18. Estamos seriamente a pensar em tomar medidas para que isto não volte a acontecer, por exemplo de não aceitar alterações a uma semana do evento e de não publicar a lista de participantes. Começo a entender algumas organizações que cobram por isto como forma de dissuasão. É que é uma confusão que não se entende e dá aso a erros!!! Enfim …

Muito obrigado a todos que participaram em mais uma edição dos Trilhos dos Pernetas … pelo facto de estarem presente, mas muito também pelo espirito com que ajudam a criar. Espero que tenham dado o dinheiro e o tempo por bem empregues …

O Zé e a Betty ... o vassoura mais conhecido do nosso pelotão nunca falha ... obrigado

Muito obrigado a todas as empresas e entidades oficiais que nos apoiam, aos mais antigos e aos novos que se juntaram este ano. Impossível realizar os Trilhos dos Pernetas se não fossem estes apoios!!


os Xô guardas fizeram mais uma vez um excelente trabalho ..

Uma palavrinha especial para o Domingos da CMF. Que sorte temos nós, organizações do nosso concelho, em ter o Domingos como interlocutor. Impecável, sempre disposto a ajudar … és dos nossos!!! Obrigado por tudo!!!

grande Domingos

Por fim tenho que voltar a repetir-me, ano após ano, sempre a mesma lenga-lenga … neste caso ainda bem 😊

Família Perneta … como diz o nosso Fontes … “Somos os maiores!!!!” … como diz o nosso Lobo “quando corre um corremos todos” ou ainda como costumo dizer …. “pode haver igual, mas melhor não há” …. É um orgulho enorme fazer parte da família Perneta, ver a forma como nos envolvemos nos projectos em que nos metemos sendo os Trilhos dos Pernetas o expoente máximo … é fantástico ver a disponibilidade e o envolvimento dos nossos familiares e amigos que não sendo pernetas no papel, se aplicam a 110% tal como nós. É espectacular ver os nossos filhos presentes, a “beber” o espírito Perneta e melhor a gostar – estamos a fazer as coisas bem 😊

famelga ;)

Não se pode descansar à sombra da bananeira … ainda temos 2 grandes projectos para colocar em prática em 2023. O habitual Grande Prémio de Santa Maria de Lamas a 8 de Julho e a grande novidade deste ano, que serão as 24 de P no dia 8 e 9 de Setembro, bem no coração de Santa Maria da Feira – coloquem na agenda porque vai ser de arromba!!!

Vemo-nos por aí!!! E vão 5 edições oficiais ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário