terça-feira

2020 - Bom ou Mau?

Bem ... cá estou novamente no fim de um Ano para fazer o balanço habitual. 2020 não deixará saudades nenhumas no geral por todos os motivos que já sabemos. Mas como terá sido para mim como corredor?

Entrei no ano com 2 enormes desafios/objectivos para concretizar. A loucura que era participar na PT281 em fins de Julho e se a recuperação fosse normal iria atacar o meu RP à séria na Maratona do Porto em Novembro. 

Tenho que dividir claramente o ano em APT e DPT, ou seja, antes da PT e depois da PT.

APT - de Janeiro a Julho 2020

Comecei o ano tal como vou começar o próximo. Estava a recomeçar, depois de uma paragem longa devido a lesão, em baixo de forma e vinha de um périplo por 3 São Silvestres. Novidade foi ter procurado ajuda para a preparação para a PT281 e encontrei alguém que admiro imenso e que se propôs a ajudar-me.

Comecei por ganhar rotina de treino e a acumular km nas pernas. Logo em Janeiro faço a primeira Ultra do Ano no Last Man Standing , onde apesar de não ter preparação nenhuma consegui relembrar-me que até sou um osso duro de roer. Não seria por falta de capacidade de sofrimento que iria falhar.

Fevereiro foi um mês de loucuras ... quando me inscrevi na PT, inscrevi-me logo em algumas provas que encarei como treino. Á altura não tinha treinador, acho que ele não me ia "deixar" fazer estas loucuras assim. Mas como estava inscrito lá fiz em duas semanas as versões mais compridas do STUT e de Sicó ... ambos correram bem, especialmente Sicó onde andei pelas serras por 24 horas a passear e cheguei bastante bem ao fim. Estava longe de imaginar o que viria a seguir.

Março foi aquele mês em que o bicho nos atingiu ... ficamos todos "loucos" sem saber exactamente do que se tratava. Fiquei em teletrabalho e sem saber muito bem como poderia gerir as minhas corridas ... começava uma "guerra estúpida" entre corredores pelas redes sociais. Eu continuei a treinar dentro das regras permitidas ... apostou-se em corridas mais curtas. As provas caíam uma por uma, incluindo os Trilhos dos Pernetas. Mantinham-se as esperanças em relação à realização da PT281 ... e isso manteve-me motivado. 

Em Abril e Maio continuei no mesmo registo ... treinava todos os dias, nunca tendo feito verdadeiramente treinos longos por não serem possíveis de realizar. O dia 1 de Maio foi bastante emotivo, teria sido dia de Trilhos dos Pernetas ... não foi, mas foi incrível o apoio que recebemos da malta que costuma ir. Mais para fim de Maio e com o levantar das restrições mais severas comecei com os treinos longos como este estágio por Sintra que me valeu a semana com mais km até à data.

Junho foi "o Mês" ... fiz 566,94km, algo estupidamente impensável para um Perneta como eu. Para isso contribuíram os treinos diários, algumas caminhadas de fim de dia mas muito mais ainda as loucuras que quase todos os fins-de-semana estavam na ementa, como um fim de semana com treinos de 5h a correr em dois dias seguidos, ou os quase 70km do Alimenta esta Corrida ou os 50km nocturnos da peregrinação a Fátima Perneta.

E chego a Julho numa forma estúpida, não me sentia muito rápido mas sentia-me com força e resistente como nunca. Olhando para trás tinha feito um percurso duríssimo durante os meses que passaram, onde fiz uma data de "treinos impossíveis". Com a PT281 ainda sem confirmação continuava-se a treinar com a esperança que se iria realizar. Na primeira semana ainda se manteve a dureza embora já se estivesse a reduzir um pouco. Durante todos este tempo tive muitas vezes a companhia da Pikinita e sempre que possível aproveitávamos os treinos de fim de semana para ir conhecer zonas novas, como esta GR no Caramulo ainda em Julho.

A confirmação que a PT281 se iria realizar chegou a menos de 2 semanas da data. O que ganhei em tempo por ter reduzido o volume de treinos gastei em estudar a prova e em organizar a logística. Estava na hora de realizar o sonho.

E realizei-o, na companhia do meu amigo Nuno Lima a viagem demorou 64 horas (e 9 longos textos neste meu tasquinho, um por cada etapa - este o primeiro) tendo sido algo incrível que ainda hoje está guardado numa espécie de "bolha" sem que consiga saber ao certo se foi realidade ou apenas um sonho. A PT281 foi brutal em todos os aspectos.

Estou profundamente grato com o que tive oportunidade de viver naquelas horas, as pessoas que conheci, todo o apoio que tive ... sou um privilegiado.


DPT - Agosto a Dezembro

Em Agosto estive praticamente parado, a recuperar da coça que tinham sido os primeiros meses do ano. Voltei a correr passadas 3 semanas com os olhos postos nas 3h05 para a Maratona do Porto. Era já certo que a Maratona não se iria realizar mas eu iria corre-la na mesma e tentar bater o meu RP.

Em Setembro ainda chego a fazer uma Meia Maratona para 1h32 mas na semana a seguir, num longo muito tranquilo lesiono-me.

Foram 2 meses de paragem em que redescobri a bicicleta ... foi a forma que encontrei de me manter activo. 

Em Outubro ainda tentei voltar à corrida, mas rapidamente percebi que ainda não estava pronto. Ainda iria demorar algumas semanas antes de voltar a correr. Sem corridas, este tasquinho quase parou - 1 publicação apenas em Novembro (acho que em quase 9 anos de existência nunca tinha estado tão parado). Valeu que essa publicação foi relativa ao meu regresso às sapatilhas.

Em Dezembro voltei a ganhar rotina de treino de corrida. Voltei com muita calma, aumentando gradualmente de semana para semana os km. Maior intensidade apenas nestas últimas duas e trilhos apenas agora tenho "autorização" para fazer. Para já está a correr bastante bem.


Conclusão para o meu 2020

A nível desportivo foi excelente, tendo concluído a PT281 só posso estar muito satisfeito. Mesmo com o bicho papão que parou quase todas as provas ainda fiz 4 Ultra Maratonas, duas delas de 3 digitos. Bati todos os meus recordes de distâncias este ano (mais longa em prova, em treino, semana com mais km, mês com mais km). Vou acabar o ano a bater de longe o recorde de mais km percorridos, mesmo que estes últimos meses tenham sido quase parados. Ainda me faltam dois dias, devo chegar perto dos 3700km.

Mas nem tudo foi bom. Tenho muitas saudades das provas como as conhecemos, mais ainda de me reunir com os meus amigos para correr (e tainadas) sem restrições por esses montes e serras fora. Tenho muitas saudades dos Trilhos dos Pernetas, do evento principal mas tb dos muitos treinos gratuitos que costumamos organizar durante o ano. Faz-me muita falta juntar o convívio com a corrida, como escrevi acima, sem restrições. 

Como sempre não quero deixar escapar esta oportunidade para agradecer a todos vocês que tem o "mau gosto" suficiente por gostar e acompanhar este cantinho, mais "bitaiteiros" ou mais caladinhos, não vos gabo o gosto. Também vos quero desejar um excelente 2021, cheio de saúdinha da boa porque o resto a gente conquista, certo?

Para mim e para os meus desejo exactamente a mesma coisa ... saúde, que entre outras coisas me permita continuar a correr e assim ter histórias para alimentar este tasquinho que continua a ser escrito em primeira linha como o meu diário de bordo. Se continuar a servir para de alguma forma inspirar mais alguém então perfeito. Numa era onde predominam as redes sociais os tradicionais blogues estão em grande perda, especialmente os de corrida que são os que acompanho mais. Dá bastante trabalho, mas espero conseguir ir mantendo o meu.

Por fim ainda quero manter uma tradição por aqui ... a Foto do Ano ... nunca é fácil escolher, mas este ano com as da PT281 a escolha ainda foi mais difícil ... escolhi esta porque ao olhar para ela está tudo lá, consigo senti-la ... 

by Agnelo Quelhas

BOM ANO PESSOAL, espero contar com vocês em 2021!!!

16 comentários:

  1. Quem diria que com um ano tão atípico como este, acabasses por obter tanto RP. Veri Naice :)
    Sou uma seguidora "recente" mas adoro ler os relatos e quase sentir as emoções... a PT281 foi uma loucura de prova. Admirei e admiro cada um que a fez e segui-os quase todos até ao final. Foi de arrepiar!
    Não sou atleta, mas gosto de correr, gosto de trilhos e mato e chuva e rios e obstáculos e principalmente de partilhar tudo isso com o resto do pessoal que o faz!
    Se as pernas me deixarem, irei continuar e alimentar esta vontade com todos vocês que correm a sério :)
    Palavras do Fernando Banca e que faço minhas também: "Inspiras-me a mim; com as brincadeiras SÉRIAS, mas sobretudo com as conquistas e a maneira como conquistas-te a PT é absolutamente inspiradora....
    Grande abraço e bom ano Carlos....."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nélia. Não és atleta? Depende da definição de atleta ... ou todos que saem do sofá e fazem corrida, uns mais outros menos, uns mais rápidos outros menos ou apenas os chamados de "elite"? Obrigado pelas palavras, obrigado pelo apoio e obrigado pelos "bitaites" que me fazem sempre rir :)
      Um excelente 2021 para ti e para os teus, cheio de saúde da boa :), espero que no próximo anos nos possamos cruzar em provas. Beijinhos

      Excluir
  2. Sem dúvida que o teu ano foi imensamente positivo com esse monumental feito.
    Concordo em absoluto com a escolha da foto do ano!
    Um grande abraço, um excelente 2021 e que daqui a um ano estejamos todos cá e com o maior bem, saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por tudo grande João. Em excelente 2021 para ti e para os teus, e como dizes, que daqui a um ano estejamos todos cá de boa saúde.
      Grande Abraço

      Excluir
  3. Parabéns Perneta! Mais um ano com feitos incríveis e desumanos! Pertenço certamente ao grupo dos caladinhos que seguem este tasco, mas não perco uma posta. Auf ein Neues em 2021! Bom Ano cheio de saúde e de boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo e como costumo dizer, tem que haver gostos para tudo :)
      Gutes Neues, cheio de saúdinha da boa para ti e para os teus.
      Aquele abraço

      Excluir
  4. Grande, mesmo.

    Um excelente 2021, com menos dores e mais cerveja e tremoços.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadoooo ... para ti tb em enorme 2021 com tudo de bom.
      Aquele abraço

      Excluir
  5. Um 2020 para recordar pela positiva! Que bom!
    Votos de um ano novo melhor para si e para a família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que a nivel de corrida sim. Obrigado, tb para ti e para os teus em excelente 2021. Um abraço

      Excluir
  6. Num ano tão estranho acho que tiveste um ano brutal em corridas!!! Só a loucura da PT281 valeu como momento brutal e muito especial.
    Muitos parabéns por todas as conquistas!
    Um excelente ano para ti e toda a família.
    Beijinhos e abraços nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa. A PT281 valeu pelo ano todo, sem dúvida.
      Para ti, para o Vitor e para todas a vossa familia e amigos desejos de um excelente 2021, muita saúde que o resto conquista-se.
      Beijinhos

      Excluir
  7. Bravo! És grande Carlos, feliz 2021 para ti e para os teus! Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Tb para ti e para os teus um excelente 2021. Grande Abraço

      Excluir
  8. Bom ou Mau? Excelente, diria eu! Acho que, independentemente de tudo, fizeste o ano na PT281. Curiosamente, ao ler o teu post, estava com a sensação de que já teria sido há muito mais tempo... Este ano foi mesmo estranho :/

    Parabéns por todos os recordes, por te teres superado, por teres conseguido gerir os teus treinos, mesmo em tempos de pandemia e sempre na incerteza se haveria prova ou não. Não é para qualquer um!

    Um bom ano para vocês, e que voltem as corridas e os pernetas! Beijinhos aí para casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Inês. Bom Ano para vocês e que 2021 volte a trazer alguma normalidade às nossas vidas. Beijinhos

      Excluir