sexta-feira

Trilhos de St.André e Rota do Castelo - "Santos da Casa ..."

 

Aquela velha máxima de “Santos da Casa não fazem milagres” aplica-se aqui ao “je” que nem ginjas. Então não é que eu aqui o vosso amigo tem uns percursos em trilhos a 300m de casa e não os aproveita? E nem posso dizer que não sabia pois já ajudei a organizar um Free Trail aqui há uns bons 4 ou 5 anos atrás.

Mas já lá vamos … antes demais quero registar que estes primeiros dias do ano tem sido muito bons a nível de corrida. Não tem havido frio, chuva ou vento que me tem conseguido parar. Ainda não houve um único dia em que não tenha dado corda às sapatilhas, mais ou menos depressa, mais ou menos longe, já vou com ca.110km e a sentir-me cada vez melhor.

o primeiro banho do ano

no dia um estriei umas companheiras novas ...

e encontrei estes 3 a treinar às escondidas

foram 12km, 1 para cada mês do ano

fonix ....

voltei a fazer series ...

aproveitei enquanto a mais velha estava nas explicações para treinar em Matosinhos

tb é preciso acalmar os ritmos 

Para quê? Com que objectivos? Ora aqui estão umas belas perguntas às quais vou tentar responder num próximo “poste” … bastava dizer que ter estado 2 meses praticamente sem correr e agora não ter dores era mais que o suficiente para ter vontade de correr. Mas é evidente que há mais por trás disso 😊 … depois eu conto, mas para já vamos lá aos “Santos da Casa….”

A Camara Municipal de Santa Maria da Feira lançou há alguns (poucos) meses na sua página uma data de percursos em trilhos que existem pelo nosso Concelho. São percursos que não estão marcados pelo que só são possíveis de fazer com navegação através de tracks que são disponibilizados em dois formatos (GPX e KML) na página da CMF – aqui o link.

Neste momento são 12 percursos, um dos quais o “nosso” Raide ao Camouco em Canedo.

Ora bem, eu como ainda não tinha autorização para correr em trilhos andava ansioso por experimentar alguns deles e agora, devidamente autorizado era chegado o momento de começar. E foi logo nos dias 2 e 3 de Janeiro, começando pela minha terra … Santa Maria da Feira.

No sábado fomos experimentar o “Trilhos de Santo André” que iniciam e acabam na Capela de Santo André apenas a 300m de minha casa. Tive alguma dificuldade em ao inicio para acertar com o trilho do track mas depois de uma voltinha para “aquecer”, lá a coisa começou a fluir e até ao campo do Sanfins com 12km feitos nunca mais tive problemas.

cá está a Capela de Santo André

linha do Vouga ...


Fonte Levezinha em SJ Vêr

a Pikinita que faz o favor de me aturar

esta zona fez-me lembrar Sintra ... é uma pequena parte do percurso apenas mas se forem com atenção notam a diferença 

Trilhos típicos deste percurso

uma das partes em estradão de terra

a Capelinha no meio do nada

passamos no Campo do Sanfins que está ao abandono ... é pena porque tem uma pista de 400m e Santa Maria da Feira não tem pistas de atletismo ... reabilitar isto, não?

Uma Quinta com Brasão


Depois tive uma falha qualquer no GPS, perdi sinal quando nos cruzamos com uma malta de Jipes e num cruzamento em vez de ir à direita fomos à esquerda … voltamos a encontrar o sinal mais à frente mas quando dei por ela estávamos a voltar pelo percurso que tínhamos feito para cá. Como já não havia muito tempo decidimos voltar pelo percurso que conhecíamos. Fica para uma próxima ir espreitar o percurso completo.

São ca.19km com 620m D+, feitos por entre localidades em monte, caminhos em terra, estradões e alguns (poucos) single-tracks … tb tem algum alcatrão para passar estradas ou pequenos lugares. Não tem serra, rios, vistas deslumbrantes, longas subidas e grandes altitudes e tb pouca tecnicidade embora alguns trilhos tenham bastante pedra. Mas tem outras coisas de que gostei bastante … tens zonas florestais muito bonitas, passas zonas rurais engraçadas e alguns pontos de interesse como umas casas antigas em pedra (uma delas com brasão), fontes antigas, um monumento a uma Santa no meio do nada, a linha de comboio do Vouguinha entre outras.

E desengane-se quem achar os trilhos fáceis … a caminhar talvez sejam, mas se decidirem correr vão ter uma surpresa quando chegarem ao fim … é que o percurso é totalmente corrivel para quem tem alguma preparação, e como é um contante sobe e desce é o chamado “mói pernas” … é com certeza um bom local para eu fazer os meus treininhos de monte quando não tiver tempo ou vontade de me deslocar para uma serra.

a nós deu mais uns pózinhos devido a uns enganos

No dia seguinte, Domingo, e com as pernas moídas decidimos ir experimentar outro dos percurso propostos em Santa Maria da Feira … a “Rota do Castelo” … um percurso com pouco mais de 6km e 150m D+, que prometia uma visita a alguns dos pontos de maior interesse na nossa cidade. O ponto de partida e chegada é a Camara Municipal, bem no centro da parte velha … são menos de 2km para nós e como é lógico fomos a correr … o percurso é o que estaríamos à espera, maioritariamente em alcatrão começa com a saída da cidade até às estação de Vila da Feira, voltando a entrar na cidade passando pela Biblioteca, Igreja da Misericórdia, Estádio Marcolino de Castro, um ou outro Jardim antes de chegar à parte que eu gostei mais … Jardim do Orfeão (onde se realiza a Feira Medieval) e subir ao Castelo por trilhos, o percurso dá a volta ao Castelo e a descida à cidade é feita pela estrada principal em paralelo com investidas à esquerda para o Jardim e depois à direita para passar ao lado da Quinta do Castelo e da Igreja Matriz de Santa Maria da Feira antes de voltares a entrar na zona velha e acabar em frente à Camara.




já não via a palavra "retrete" há muito tempo

Igreja da Misericórdia
















feito nas calminhas ...

Não será propriamente um percurso para correr, penso que será mais um percurso para caminhar e conhecer, desfrutar. É uma forma para quem não conhece ficar com uma ideia sobre Santa Maria da Feira. Mesmo para mim, que vivo e corro praticamente todos os dias por aqui deu para passar num ou noutro ponto de que desconhecia a pé. Para quem gosta de correr o percurso é desafiante por uma ou outra rampa, por misturar alcatrão com trilhos e sempre se vai vendo algumas coisas interessantes … no entanto são “apenas” 6km que terão de ser completados metendo mais umas voltinhas ao inicio ou ao fim.

Este domingo se tudo correr como planeado vamos experimentar a Rota das Capelas em Vila Maior, nossos vizinhos ao lado de Canedo. Tenho alguma curiosidade para ver que trilhos é que percorrem … são 13km com 400 D+ … e logo que possível irei experimentar os outros percursos propostos que ainda não conheço. Vou dando notícias por aqui.

2 comentários:

  1. É o que se chama começar o ano bem! Que nada te apoquente e possa ser assim sempre!
    Já estou é em pulgas para saber o que aí vem...
    Grande abraço e beijinho à tua Pikenita :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, obrigado e esperemos mesmo que assim seja. Daqui a uns dias já ficas a saber o que aí vem :)
      Abraço

      Excluir