quarta-feira

PT281+ „Inspiram-me pessoas normais que fazem coisas extraordinárias“

A verdade é esta ... digo-o muitas vezes. Não posso dizer que tenha ídolos, tenho algumas pessoas pelas quais nutro admiração porque efectivamente se destacam nas suas áreas. O mesmo se passa com a corrida, seja de estrada ou em trail onde além dos desempenhos valorizo muito outras caracteristicas como a simpatia, a humildade e o sentido de humor.

Mas tal como aquela simples frase ali em cima diz, o que me inspira mesmo são as chamadas pessoas „normais“ que fazem coisas extraordinárias.

Uma das coisas que a PT281+ me deu foi mais um carregamento de pessoas que me inspiram ... no terreno, dentro daqueles 70 e poucos  que partiram de Belmonte a grande maioria eram pessoas „normais“, pessoas que tal como eu tinham um sonho, fazer esta viagem „louca“ desafiando os seus limites ... tive a felicidade de durante esta viagem ter conhecido mais uma data destas pessoas, „amigos“ de circunstância, cada um com as suas histórias para contar – ouvi muitas, contei outras, muitas ficaram por contar. Uma inspiração ... obrigado a todos pelos muitos bocadinhos que partilhamos durante estes longos 281km e que me ajudaram a que também eu pudesse concretizar este sonho que carregava dentro de mim há 5 anos.


Também no terreno, sem estar a fazer a prova, existiram estas pessoas a quem chamo „normais“ mas que são inspiradores e nos ensinam que não devemos desistir de um sonho – nem imagino o que terá sido conseguir que a prova se realizasse num ano tão atipico como 2020. A organização com o Paulo à cabeça, passando pelo Borges e mais alguns são inspiradores por isso ... não desistiram e conseguiram colocar de pé mais uma edição da PT281. Obrigado por isso e parabéns por uma prova muito bem organizada.


Adoro estas provas longas pelo desafio em si mas muito também pelo ambiente familiar que é criado, entre atletas, mas também com a organização e os voluntários que nos tratam como lordes ... não é nada fácil estar horas e horas ao sol ou noites inteiras a receber atletas cansados, muitas vezes a rabujar por causa de um pormenor qualquer. Fui tratado como um rei, sempre com um sorriso e uma palavrinha de apoio por estas pessoas „normais“ mas que largaram o bem bom em casa para nos aturar. Obrigado!!!


Inspiradores também foram os fotógrafos presentes ... não só na arte da fotografia com estas recordações espectaculares que nos ficam para a vida mas também pela forma como viveram estes dias intensos. Não pensem que é apenas carregar no botão ... foram dias inteiros no terreno, de carro, a pé, a apanhar sol, pó ... eu bem os vi de noite nas BA ou nos carros, ligados aos pc’s a editar, descarregar, etc, etc ... tal como nós fizeram um ultraprova e os resultados são fantásticos - eu não conheço outra prova com um trabalho fotográfico tão espectacular como este ... tb temos que dizer que os modelos ajudam 😊 ... além de todo o trabalho todos eles foram incansáveis a apoiar-nos, com uma palavrinha, com uma piadola ... grandes, muito grandes. Obrigado!!! 


Depois temos os „roadies“, a malta que vem apoiar os seus „atletas“ durante o caminho ... amigos, familiares, conhecidos ... acabam por apoiar também os outros, que não conheciam de lado nenhum mas não é por isso que não levam uma palavra de apoio, um aplauso ou mesmo meio litro de água fresca ... gente boa que conheci e que ajudaram a que a minha história tivesse um final feliz. A tal gente „normal“. Obrigado por tudo!


Depois tenho-vos a vocês, que acompanham este cantinho, as minhas redes sociais, me acompanharam durante os meses da preparação, uns mais caladitos e outros mais atrevidos ... mas sempre presentes. Então nos dias que antecederam a prova e durante foi qualquer coisa de extraordinário ... cheguei a receber mensagens de madrugada a avisar que estava fora de rota. Malta que com tantas coisas boas para fazer (dormir por exemplo 😊) estavam atentos à prestação de um „atleta“ de fundo do pelotão ... fiz questão de ir publicando no fb algumas fotos e vídeos da aventura para ter os vossos comentários, que eram lidos quando o cansaço apertava porque acreditem, era uma injecção de confiança e uma ajuda incrivel. Imaginem que tive a sorte de algumas pessoas que nem conhecia pessoalmente se deslocarem à Beira Baixa para acompanhar um pouco o meu percurso, dar um incentivo ao vivo e a cores. Imaginam a força que isso dá? Não se pode desistir não é? Obrigado a todos vocês, pessoas „normais“ por me ensinarem que uma palavrinha, um pequeno gesto faz toda a diferença.


Obrigado também às pessoas que eu chaguei nas semanas que antecederam a prova, para que me emprestassem equipamentos (obrigado pelo GPS Paulo Melo, obrigado pelas Powerbanks Teresa e Nuno) e para que me dessem as dicas necessárias para que falhasse o mínimo de pormenores possíveis. Por falar de pessoas que me inspiram, e sem desprimor para outros, destaco o Paulinho (dos Montemorrows ou lá como se chama) que me teve que aturar antes e durante da prova. Muitas das dicas que me deu foram essenciais para que a viagem tivesse sucesso. Obrigado!!!


Obrigado Hélio Fumo!!! Por aturares um gajo como eu, um pouco para o indisciplinado mas que se esforça bastante para cumprir com o treino estabelecido. Conseguiste-me por de rastos durante semanas seguidas – como te dizia muitas vezes „eu não quero ir aos jogos olímpicos“ 😊 – mas além de me teres conseguido motivar conseguiste que fizesse treinos que achava impossíveis para um perneta como eu. Foram meses muito duros, mas que eu adorei e me colocaram numa forma física como já não me lembrava de ter. Obrigado!!!


Familia Perneta!!! O que dizer que já não tenha dito ... só me posso repetir. Pode haver no mundo uma familia igual, é dificil mas não digo que não possa haver. Mas melhor não há, isso é impossivel. Tenho tanto mas tanto orgulho em fazer parte e sou muito grato por a vida me ter colocado tanta gente inspiradora no meu caminho. O nosso lema „Quando corre um corremos todos“ foi mais uma vez vivido em pleno. Vocês inspiram-me!!!


Por falar em Pernetas e inspirador ... o que dizer do meu companheiro de viagem, o Nuno Lima? Somos do mesmo ano, 1972 foi o melhor ano de todos, mas realço que ele é mais velho (1 mês). Somos amigos desde sempre ... desde que eu em criança vinha de férias da Alemanha para casa da minha avó em Portugal. A casa dos pais do Nuno era colada à dos meus avós e naquela altura brincava-se na rua todos os dias até às tantas, ou até dar fome, ou até a mãe nos vir buscar de chinelo na mão. As vidas levaram a que fizéssemos caminhos separados mas a corrida viria a juntar-nos novamente ... foi numa Meia Maratona em Cortegaça há uns 7 ou 8 anos que a meio nos reencontramos ... a partir daí não demorou muito a meter-nos em aventuras cada vez maiores, que culminou agora com a PT281 ... muito obrigado por tudo, sozinho tb podia ser feita mas com certeza não seria a mesma coisa. És o maior (e o mais velho) 😊

 

Há a família Perneta e há a família de sangue – a minha mãezinha foi incansável, sempre com sms cheios de dicas boas, tipo se estiver frio põe um casaquinho, se estiveres cansado desiste, etc, etc ... estou a brincar 😊 ... muitas mensagens encorajadoras que colocavam os olhitos a suar o que é um problema porque toda a gente sabe que se perdem sais pelas lágrimas. Fica na retina e gravado para a posteridade a frase da PT281 2020 – „parabéns, mas enquanto eu for viva não te metes em mais nenhuma destas“... tá bem mãezinha (estou a cruzar os dedos atrás das costas) ... a minha Maria, filhota mais velha foi quem me conseguiu colocar a suar dos olhos antes da partida ... uma mensagem que me encheu o coração. Obrigado!!!


Deixo para último o agradecimento à minha Pikinita, que de Pikinita só tem mesmo o tamanho. De resto é gigante em tudo. O sucesso de uma aventura destas começa em casa ... com apoio ... estares tranquilo durante as horas e horas e mais horas que „roubas“ à familia e amigos é meio caminho andado. E da Pikinita tive esse apoio desde a primeira hora – tenho a sorte de ela correr (e muito) o que faz com que compreenda estas "loucuras" e que me acompanhasse em muitos dos treinos de preparação que fiz ... bateu todos os recordes de km dela nestes dois ou trés últimos meses. Sei que esteve com o coração nas mãos por não ter tido a oportunidade de estar comigo durante todos os dias da prova mas foi por um bom motivo e quando foi mesmo preciso esteve lá. A minha Pikinita é gigante e inspiradora ... e gira ... e deve ver um bocadito mal e está bem assim 😊 Obrigado!!!


Para acabar esta saga que já vai longa queria deixar umas últimas palavras sobre prova.

Eu nem sei bem o que dizer, não sei explicar bem o que vivi ali naquelas 64 horas ... hoje passado pouco mais de uma semana parece que estive num filme, num sonho, numa bolha, sei lá. Só sei dizer que foi tudo fantástico e que ainda hoje estou de peito cheio pelo conseguido, pelas experiências que tive oportunidade de viver, pela região e pessoas que conheci ... não falei com Deus mas fui mais além do que alguma vez tinha ido, acho que hoje me conheço um pouco melhor ... foi uma viagem e peras cheio de situações novas para mim ... foi difícil? Muito ... sofri muito em algumas partes desta viagem ... mas também foi fácil ... tinha a preparação base bem feita, acho que acertei em cheio na táctica usada e plano estabelecido, cometi poucos erros e tive aquela pontinha de sorte que é sempre precisa. O resto foi cabeça, gestão, capacidade de sofrimento e paciência, muita paciência ... algo em que eu acho que tenho algum „jeito“. Só sei que tenho uma bela história para contar aos meus netos 😊


Nestes dias tenho tido algumas pessoas a dizer-me que com os textos publicados, com o acompanhar da prova, ficaram cheios de vontade em ir experimentar a viagem. Eu a essas pessoas digo para seguirem os seus sonhos ... se querem mesmo muito então sigaaaa, não tenham medo de falhar porque nada tem a provar a ninguém e no minimo será uma bela de uma aprendizagem. E garantam que contam com o apoio devido em casa porque a prova não são apenas aqueles 2 dias e 3 noites, são largos meses de preparação que exigem muito tempo. Digo a todos e é verdade ... „se eu consigo, todos conseguem“. Força nisso.


Se eu vou voltar? Não digo que não, mas é a prova de uma vida e o ir por ir não se enquadra na minha maneira de estar ... é demasiado desgastante para isso.  ... existem outros desafios para concretizar. Mas não digo que não, quem sabe um dia volto 😊

OBRIGADO A TODOS PELO VOSSO APOIO E PACIÊNCIA!!!


30 comentários:

  1. E no meio de tanta inspiração, TU ÉS INSPIRADOR, com toda a tua forma tão própria de seres.

    Muito obrigado por todas estas partilhas que nos enriquecem tanto! :)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, por estas palavras e por todas as outras ao longo deste tempo todo. Lembrei-me algumas vezes de ti, do viver e aproveitar o hoje porque não se sabe o dia de amanhã. Esta está feita … amanhã logo se verá.
      Grande, grande Abraço

      Excluir
  2. Adorei! Muitos parabéns mais uma vez!
    Acho que a paciência é mesmo a chave do sucesso nestas provas, além de uma boa preparação claro!
    Obrigado pelos relatos, poderão ser úteis no futuro! 😄 Depois tens que me arranjar o teu número de telemóvel! 😄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hélder. Eu por acaso digo isso a toda a gente … para mim a paciência é crucial, quem for demasiado impaciente não tem grandes hipóteses neste tipo de prova. Vou-te mandar o meu contacto pelo Messenger … quando precisares de algo é só "apitar" :) Aquele abraço

      Excluir
  3. Olá Carlos, não nos conhecemos pessoalmente mas tenho seguido o teu blog e as tuas aventuras são fantásticas e inspiram bastante.
    Só quero agradecer as tuas partilhas e desejar-te toda a sorte para continuares a partilhares estas aventuras.
    Acho que a seguir ao CCC, esta foi a prova que mais te marcou, acho eu, fico com essa sensação!
    Muito obrigado pela partilha e parabéns pela excelente prova...foste grande.
    Grande abraço
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, muito obrigado por seguires este cantinho e pelas tuas palavras simpáticas. Não te sei dizer qual me marcou mais, esta ainda está muito "marcada", passou pouco tempo. Acho que será difícil escolher a que mais me marcou … são muito diferentes, mas sem dúvida nenhuma que estão no topo do que fiz até hoje.
      Mais uma vez obrigado!!!
      Forte Abraço

      Excluir
  4. Parabéns Perneta.
    Fui acompanhando conforme podia o teu caminho durante a prova, e sabia que ias conseguir.
    Foi fantástico acompanhar a tua viagem, e mesmo sem conhecer a zona, parece que estava lá, tentando passar a tua viagem como se fosse minha, só não fiquei com dores de pernas. ahah
    Uma vez mais parabéns, foi um excelente desafio, e uma fantástica superação.

    Boa recuperação e que venha o próximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) Obrigado João .. estás uma maquina, sem dores nas pernas depois disto :P … coloca no Strava que conta como treino.
      Mais uma vez obrigado. Aquele abraço

      Excluir
  5. O melhor que te posso dizer é que me deixaste emocionado com a tua crónica. A positividade que colocas em tudo o que fazes ajuda-te a ultrapassar muitas das dificuldades que vão aparecendo. "Ordinary People Doing Extraordinary Things", serão sempre um poço de inspiração :)
    Continuarei acompanhar a tua viagem!

    Pedro Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro ...é páh … nem sei o que dizer. Fico-me pelo muito obrigado e por um grande abraço

      Excluir
  6. Carlos, és inspirador!
    E este relato, por etapas, certamente que vai inspirar muitos a fazerem a prova.
    Quero agradecer-te, porque através destes relatos do que fazes, permites acompanhar a aventura que, com muita pena minha, não tenho possibilidade de fazer.
    Bem-haja,
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, deixas-me sem jeito. Não tens nada que agradecer. Em primeira linha escrevo para mim, para ficar o registo, mas fico muito feliz quando a partilha "chega" a outras pessoas. E mais uma vez, foi curto, mas foi um grande prazer ter-te conhecido … e um dia hei-de fazer Bienne, onde vou todos os anos 3 ou 4 vezes, mas não imaginava que tinha uma prova de 100km até esbarrar no teu blogue :)
      Aquele abraço

      Excluir
  7. É com o maior dos prazeres que venho aqui comentar no final desta epopeia. Como já disse fiquei tão contente como se fosse eu. Sei que era importante para ti fazer esta “alarvidade”. Portanto está feito e bem feito. No entanto não deixo de dar razão à senhora tua mãe… Isto a família são os mais chatos!!!
    Falando em família. Incrível como os meus miúdos ficaram entusiasmados em fazer uma viagem de três horas e meia, para irem acompanhar de perto o sofrimento alheio… Brincadeira à parte, pensei que este espírito de parvidade se apanhava mais tarde, nas não, começa cada vez mais cedo. Estamos a fazer as coisas bem (Será??😁😁😁).
    Grande, grande orgulho no que tu e o Nuno fizeram.
    Agora é recuperar e reunir forças para qualquer outra parvidade. Lembrei-me bastantes vezes da edição das 24 horas que fizemos a solo. Agora que ando tentado a baixar os ritmos, quem sabe se não repetimos a experiência numa qualquer Vale de Cambra!!!
    Forte, forte abraço Perneta. Grande, grande orgulho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh páh … "quando corre um corremos todos" … o nosso lema foi inventado pelo meu irmão do sul, não deves ter tido ainda oportunidade de conhecer … foi vivido ao máximo. Mesmo sabendo que vocês iam, ver-vos ali quando as coisas não estão fáceis é um bálsamo que só quem lá está compreende. Muito bom … tal como muito bom foi ver a geração seguinte ali na boa, sem fretes, a beber o espirito da coisa. Há coisas a ser bem feitas :) … quanto a umas 24h, não me esqueci da tua ideia de há uns meses atrás .. só ainda não houve tempo de a colocar em prática .. enquanto não há 24h a sério, a gente pode arranjar umas 24h a "brincar" ;)
      Muito muito muito (esta tb tem direito de autor) obrigado. Um abraço para ti e para o Eduardo e manda um beijinho à Bárbara (que se fartou de meter comigo, queria conversa ;) .. ela que me aguarde, quando estiver menos zombie ela leva o troco) :P

      Excluir
  8. Obrigado nós, Carlos. Obrigado nós! Um grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  9. "Inspiram-me pessoas normais que fazem coisas extraordinárias"
    É só isto! É por isto que continuo a seguir determinados blogues, e este é um deles. Inspiras muitos!! Obrigado da minha parte.
    Esta é "Aquela" prova que eu um dia gostava de fazer, por várias razões, e depois de ler isto ainda com mais vontade fiquei. Não sei se algum dia irei ter condições para isso, mas que me deixaste ainda com mais vontade deixaste :)
    Obrigado Perneta :)
    Boa recuperação e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por tudo Edgar, especialmente por teres ido a Lentiscais de propósito. Se um dia tiveres as condições para te preparares minimamente para isto, e se for esse o teu sonho, vai com tudo :)
      Grande Abraço

      Excluir
  10. Grande Carlos...sem palavras e tanto para dizer.
    És grande. Obrigado eu por tudo...e desculpa qualquer coisa.
    Dá um abraço ao Nuno e obrigado a ele também.
    Aquele abraço
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Artur … às vezes não é preciso dizer nada :)
      Grande Abraço Artur e até uma próxima :)

      Excluir
  11. Eu sou daqueles que te admira, com o teu estilo característico, consegues feitos fantásticos!

    E é como tu dizes, eu também não tenho ídolos. Tenho pessoas normais que admiro. O que os profissionais fazem é diferente, nós não temos a vida deles...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vitor, obrigado pelas simpáticas palavras. A admiração é reciproca e tu não sendo profissional consegues tempo fantásticos :)
      Grande Abraço

      Excluir
  12. Parabéns pela conclusão e obrigado pela partilha e relato. é de facto muito inspirador seguir a tua experiência e ler posts como os que tem publicado nos últimos posts.
    Admiro MUITO quem faz estas provas, quem vai atrás de um sonho, quem se desafia a si próprio e quem não desiste.
    O título escolhido para este post é muito feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas simpáticas palavras. Sim, eu admiro quem se supera, quem segue um "sonho" … 5km podem ser superação não é? Importante é querer muito e fazer por isso . Aquele abraço

      Excluir
  13. Só agradecer nos teres levado contigo e com o Nuno.

    Obrigado.

    Grande abraço aos velhotes.

    ResponderExcluir
  14. És uma inspiração, aliás já eras antes dos 281km.
    Obrigada por nos levares contigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadoooo :) … a admiração é reciproca Rita. Beijinhos para ti e manda um abraço ao Paulo

      Excluir
  15. Tu claramente és uma inspiração!
    Concordo contigo, as pessoas que nos inspiram são muitas vezes pessoas "normais" com sonhos e que lutam com as armas que têm para concretizar esses sonhos.
    Estás de parabéns por tudo! Continua assim a inspirar-nos com os teus feitos e com a tua escrita.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadoooo Isa :)
      Beijinhos e vê se voltas à escrita

      Excluir