terça-feira

Treinos "impossiveis"




No outro dia num dos post aqui colocados falava em alguns treinos „impossiveis“ que tenho feito. Ando a descobrir que o que parece inatingivel afinal é possivel conseguir fazer, com um esforço excumungal mas possivel.

Nestes últimos tempos tenho tido alguns, de há umas semanas para cá, pelo menos uma vez por semana e normalmente é à 3a ou 4a feira.

Lembro-me perfeitamente da primeira vez que vi um destes treinos na prescrição semanal ... foi em Fevereiro e consistia em fazer 20x400m com um minuto de intervalo ... isto depois de uma catrefada de km para aquecer e outra para retornar à calma. 20 series???? Eu no meu auge de atleta auto-didacta a preparar alguma meia ou até maratona lembro-me de fazer 8, 10, no máximo 12 series e já era um pau 😊 ... 20 series??? Como aguento isto? ... na altura nem pestanejei ... fui para a minha „pista“ a pensar „se não fizer 20, faço 8 ou 10 ... o que der“ ... a verdade é que fiz as 20 e à velocidade pretendida ... esfolei-me todo para o conseguir, andei 2 dias todo empenado, mas aquele sentimento de ter conseguido ninguém me conseguiu tirar.

Outro consistiu numas rampas de 200m ... talvez uns 8% de inclinação ... 16 x a dar o gás possivel ... à 8 já não via nada mas aguentei, o sabor metálico do sangue na boca ao fim foi sinal que dei o que tinha.

Foi assim tb com uns 20x1km... quando fiz contas de cabeça tinha que andar muito perto do meu RP da meia Maratona. E isto com pernas pesadas, sem descanso. Mas fiz 😊

Houve outros pelo meio e houve o da semana passada ... quando abri o mapa de treinos dessa semana tinha uma célula tapada ... só vi 20x e depois aparecia um 3 ... não sei pq achei que seria 20x3min ... não é mau de todo, já estou por tudo e sempre é menos que o da semana anterior. Na 3ª feira de manhã ao ir confirmar o que tinha de fazer vi que tinha que aumentar a célula para ver tudo ... 20x1200 com mais umas coisas antes, pelo meio e depois ... fartei-me de reclamar, alguém deve ter ficado com as orelhas a arder. Acho que fiquei tipo puto reguila amuado  e fez-me lembrar quando era um chavalo e a minha mãe me deixava recados para fazer quando ia trabalhar ... a minha resposta era sempre „não faço nada“ ... e depois fazia ... já o meu irmão dizia sempre que sim, fazia tudo e na realidade não fazia nada 😊 ... e fiz o tal treino „impossivel“ ... no total sabia que iria dar uns 40km o que não sabia é que não iria andar muito longe do meu RP da Maratona.



Mesmo com um aquecimento de vários km a rolar e com 3km finais de retorno à calma, incluindo os intervalos entre cada serie feitos a rolar e uma ou outra paragem para hidratar ... tudo feito sozinho às volta de 1000m ... a meio do treino quando ainda conseguia fazer contas de cabeça é que me apercebi que com aquele andamento ainda batia o meu recorde à maratona ... era giro 😊, se me aguentar é o que vou fazer ... mas ali por volta da serie 12 ou 13 a vontade passou-me não sei porquê ... e quando cheguei à serie 17 e cada perna já pesava 1 tonelada cada desisti completamente da ideia de até fazer a Maratona ... fiz as 3 últimas (mal feitas diga-se, o ritmo baixou) e obriguei-me a fazer os km prescritos de retorno à calma meio arrastado para não levar nas orelhas do treinador. Já no carro, sentei-me uns bons 20 minutos na mala, bebi não sei quantos litros de água e para me levantar uma grua teria sido ideal. Estava como quando corro uma Maratona no limite ... já nem me lembrava de como era e mesmo assim subi ao segundo andar pelas escadas evitando o elevador 😊



Mas estava orgulhoso e comprovei algo que eu sei ... valho bem menos que as 3h14 que tenho à Maratona. Quem sabe não poderá ser um objectivo mais para o Outono, depois de voltar a conseguir andar nomalmente após a PT281 😊

A ver vamos ... uma coisa de cada vez ... ahhh ... e hoje foi dia de treino „impossivel“, falhado 😊

10 comentários:

  1. Único comentário que me surge para os primeiros treinos que descreveste: fod*-**!!!

    Comentário que me surge para o treino dos 40km: fod*-** cum cara***!!!

    E é isto 😀 carrega perneta! Estou a torcer por ti!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol … pareces gajo do norte carago!!!
      Obrigadinhos … o mais difícil está feito, agora vem o mais fácil ou não :)
      Grande Abraço

      Excluir
  2. A sorte é que és um rapaz novo, aguentas isso tudo ;)

    Não sou do Norte, carago, e por isso não transcrevi o que me apeteceu soltar ao ler isto ;)

    Força, pá.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tens uma costela aqui pró Minho??? Fiquei com essa ideia … podes usa-la nesta tasco, à vontadinha :)
      Obrigado Páh!!
      Forte Abraço

      Excluir
    2. Eu costeletas é mais de borrego, grelhadas e depois um pouco de mostarda de Dijon ou um pouco de picante, do bom ;)

      A costela é por afinidade ;) e por casamento ahahaha

      E por acaso gosto muito dessa zona, excepto ali quando entramos na Naçon (mentira, gosto muito de ir visitar o Porto, ainda hei-de fazer uma mini-maratona ou corrida dos miúdos :))

      Grande Abraço.

      Excluir
    3. Borrego?? Nope … podes comer tudo …

      Excluir
  3. "aquele sentimento de ter conseguido ninguém me conseguiu tirar"
    Nada há nada melhor do que esta frase!!!

    Acho que estás num daqueles fantásticos momentos de forma à la Perneta. E não podia haver melhor altura do que esta :)

    Muito força para não se estragar nada. Estamos contigo!!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade … sinto-me muito resistente, não tão rápido … mas o que preciso neste momento é mesmo resistência e nesse ponto acho que estou como nunca. Agora é não estragar e esperar que entre 23 e 26 deste mês as estrelas se alinhem todas :)
      Obrigadooooo. Grande Abraço

      Excluir
  4. 20x1200m 😳 sou mesmo menino! 🙈

    Estás uma máquina, pronto para derreter no calor que nos espera na Beira? 😁💪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol … os ritmos não se comparam ;), mas cada um com os seus não é?

      Vamos lá ver … para já as previsões apontam para umas máximas a rondar os 28 e 29º graus o que eu aceitaria de bom grado quando vejo o que se passou na maioria dos anos anteriores :) … até daqui a 2 semanas :)

      Excluir