segunda-feira

2020 - o ano em que percorri mais km

Bati o meu recorde de km percorridos a correr (e caminhar) num ano. Nada que não estivesse já à espera desde meados do ano mas para ser sincero esperava que tivesse sido diferente.

O anterior máximo tinha sido em 2016, ano de CCC em que fiz um total de 3.379km.

Com a preparação e o finalizar da PT281 em final de Julho o conta quilómetros marcava 2.902km. Em situação normal facilmente chegaria aos 4.000km em 2020, mesmo estando 3 semanas em recuperação sem correr em Agosto.

Acontece que me lesionei em final de Setembro, e o que parecia ser coisa para poucas semanas, transformou-se em algo que apenas se resolveu em mais de 2 meses. 

Agosto – 154km

Setembro – 250km

Outubro – 124km

Novembro – 119km

Neste momento estou a correr 3 a 4 vezes por semana, 8 a 12km - isto de há 3 semanas para cá.

a hidratação e o reforço alimentar nunca foram descurados

a Pikinita tb se motivou e voltou a correr com mais consistência


Monte das Pedreiras conquistado

não descurar os minerais, a proteína, o ferro e tudo o resto 



coitada ... tem que me aturar


ahhh ... tb tenho feito algum reforço muscular, core ... é como arrancar um dente a sangue frio

A maioria dos km feitos desde final de Setembro foram em forma de caminhada, umas mais longas que outras. Foi a maneira que encontrei em manter-me activo além da bicicleta que não entra nestas contas – apenas contam km percorridos a pé.

Os 4.000km em 2020 estão fora de questão – não é algo que persiga, apenas uma consequência. Importante neste momento é continuar sem dores, aumentar as corridas aos poucos de semana para semana e voltar a ganhar forma. Neste momento, e ao fim da primeira semana de Dezembro estou com 3.435km.

Ainda não decidi os meus objectivos para 2021 – tenho alguns desafios em mente, mas ainda não me decidi qual deles (máximo 2) é que vou abraçar.

Estou com saudades das provas como as que conhecíamos, daquelas cheias de gente e sem cuidados especiais … mas isso estamos todos. Lá chegará o dia.

10 comentários:

  1. Um ano com tanto km e tão pouca prova! Mas uma houve que bateste tudo o que seria imaginável :)
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, é verdade que houve poucas provas, mas mesmo assim fiz 4 Ultras oficiais ... Last Man Standing, Santo Tirso, Sicó e a PT ... quase 500km em provas ... não tinha pensado nisso ... é curioso.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Muito bom! Devemos acabar o ano +/- com a mesma distância, já vi. Engraçada essa tua constatação com o João, ultimamente também tenho pensado nisso. Foi um ano naturalmente atípico, mas fez-se muita coisa gira. Daqui a um mês vou papar os posts de fim de ano todos eheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é essa. Vamos lá papar esses posts :)

      Excluir
  3. Parabéns pelo ano! A cereja no topo do bolo foi aquela brutalidade de prova que fizeste no Verão...uma tal de PT281 ;)

    Continuação de boa recuperação.

    Beijinhos para ti e para a Dora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Beijinhos para ti e manda um abraço ao Vitor.

      Excluir
  4. Só tocas de óleo e filtro do radiador aos 4000km?

    Vê lá essa revisão ahahaha

    Muito bom, embora com algumas mazelas mas num ano tão atípico arranjaste consistência na inconsistência.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,como respondi ao João mais acima ... num ano como este fiz 4 ultras, uma acima dos 100 e uma barbaridade ... depois paguei a factura ;) ... nada mau.
      Abraço

      Excluir
  5. Ainda bem que a recuperação está em bom ritmo, o resto logo se vê. E com esses treinos à mesa, fica mais fácil!

    Vou fechar o ano como o meu segundo melhor ano, só atrás de 2017. Pelo que se viu contigo e com outro pessoal, não é pela ausência de provas que não se arranjam maluqueiras e nisso és PRO!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... o treino à mesa é que nunca falha :). A verdade é que as provas fazem falta mas não é por isso que deixamos de gostar de correr e arranjar desafios ... não me tivesse lesionado teria tentado bater o meu melhor tempo da Maratona em Novembro ... não oficial claro, mas na mesma muito desafiante a nivel de treinos. Vamos ver o que nos trás 2021. Aquele abraço

      Excluir