quinta-feira

2019 foi assim tão mau?




Ainda me falta participar em 3 São Silvestres nestes últimos dias do ano mas nada poderá “salvar a época”. A verdade é que este ano “desportivo” é o chamado ano para “esquecer”.

De Janeiro a Junho

A primeira metade do Ano foi em crescendo com um Janeiro praticamente parado depois foi sempre a subir até Junho, um caminho de muita paciência e com bastantes km (quase 1500), tendo participado em algumas provas de estrada e poucas de trail – a organização dos Trilhos dos Pernetas não deixou margem para mais.

O destaque vai para o Grande Prémio Ulfilanis Villa em Fiães, na minha terra natal, onde pelo 2º ano consecutivo fui aos prémios monetários e desta vez até ao pódio – 20 euritos pelo terceiro lugar nos velhadas M45.

Umas semanas antes tinha conseguido voltar a chegar perto da 1h30 numa Meia Maratona – foi na exemplarmente bem organizada MeiaMaratona da Primavera em Santa Maria da Feira.

Por falar em eventos muito bem organizados, e modéstia à parte, os Trilhos dos Pernetas 3.6. estiveram muito perto da perfeição J

Mas foi também na primeira metade do ano que soube que iria falhar o grande objectivo para 2019 – ia ver o GTPE (Grande Trail Picos daEuropa) por um canudo por motivos familiares.

Rei morto, Rei posto – decidi ir coma Pikinita ao UTDP eminício de Julho. Na preparação desse caminho tomamos uma decisão de última hora, ir à Serra Amarela – e foi espectacular, na altura não sabia, mas foi a prova do ano para mim J

Quando tudo parecia estar finalmente bem, estava a treinar com afinco, a sentir-me forte e a ficar em forma surge uma lesão estúpida, que ao contrário do que pensei me está a levar meses a debelar.

De Julho a Dezembro

A segunda metade do ano começa com mais uma organização excelente – o nosso 5º GP de Santa Maria da Lamas foi o melhor de todos. Mesmo com pouca adesão o nosso CAL conseguiu surpreender a malta que veio a Lamas correr.

No dia seguinte chegou o dia do UTDP … e para mim foi um dia difícil e ao mesmo tempo de experiências novas, andei horas numa montanha russa de sentimentos. Ver a Pikinita partir sozinha nesta aventura foi muito difícil, acompanha-la durante a dura batalha encheu-me de orgulho.

Nesta altura ainda estava esperançado no 2º grande objectivo do ano – um RP na Maratona do Porto. Retomei as corridas por altura das férias em Agosto e parecia que a coisa estava bem mas enganei-me. 

Não tem propriamente a ver com corrida mas tivemos umas férias fantásticas pela Sardegna.

Fui desafiado pelo Hélio Fumo para um duelo e depois de semanas de provocações dei-lhe uma lição, vencendo-o sem qualquer margem para dúvida no Espinho Beach Run.

Falhei a Maratona do Porto pela primeira vez em 9 anos como corredor. Mas estive lá a dar apoio aos amigos. Uma experiência dolorosa, confesso.

Nas últimas semanas estou melhor e a tentar ter paciência para não queimar etapas.

2019 foi também de longe o ano em que menos escrevi neste meu tasquinho – menos corridas = menos histórias para contar … é lógico. O que já não é lógico é este tasquinho ter vencido o concurso “Sapos dos Ano” na categoria blogues de desporto. Fiquei incrédulo mas muito orgulhoso.

Posto isto resta-me agradecer a todos vocês que vão passando por aqui, mais ou menos assíduos, mais ou menos participativos … escrevo para mim, o PK é o meu diário de bordo da corrida, mas na verdade partilho porque é bom sentir que existem outras pessoas que gostam de nos ler, que sentem o mesmo que nós ou até se motivam com algo que lêem por aqui.

A todos vocês desejo que tenham um 2020 cheio de coisas boas, que mantenham as pessoas que vos são mais próximas sempre por perto … acima de tudo saúde, porque sem isso nada feito … com saúde da boa a gente conquista o resto, certo? J

Vamo-nos vendo por aí, por uma estrada ou trilho qualquer, ou então por aqui se tiverem essa paciência.

Até 2020!!!
FOTO DO ANO

10 comentários:

  1. 2019 fica marcado pelo mais que justo e merecido prémio do blogue do ano :)

    Quanto ao resto, pena a lesão e ainda por cima da maneira como foi. 2020 será melhor e com um objectivo do tamanho de (colocar um adjectivo de algo bué da grande!)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim será :) … obrigado grande João. Até breve. Grande Abraço

      Excluir
  2. Quer-me parecer que, vendo bem, 2019 não foi nada mau! Teve os seus altos e baixos, mas também teve grandes momentos que ficarão contigo para sempre :) E o ano ainda nem acabou! Já viste?

    Que 2020 seja mais sereno e sem trambolhões e lesões. Cá estaremos, para acompanhar as tuas desventuras e para te ver cumprir mais um grande objectivo!

    Até amanhã :)

    ResponderExcluir
  3. Foi como foi … teve coisas boas e é isso que fica :)
    Até amanhã :)

    ResponderExcluir
  4. Há anos piores e anos melhores mas quer-me parecer que 2020 vai ser excelente com um grande desafio que tens lá para o Verão ;)

    Vemo-nos nas São Silvestres de Lisboa e Amadora =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Desportivamente até pode ter sido um ano atípico pela maldita lesão.
    Concordamos.
    Agora em 2019 vencer o "Sapos do ano" !!!!
    E, vencer não chegou, foi, "vencer e convencer" :)
    Ah e,o prémio?
    Sim, esse prémio ainda guardado no segredo dos Deuses mas agora revelado: 500 mil euros (em notas, notinhas) e, um voucher para um jantar no McDonalds!!!
    Assim vale a pena.
    Parabéns e gr abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) … venha ele, o prémio :)
      Obrigado e Bom Ano para vocês.
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Quanto há escrita, continuas com boa performance! Venha 2020!


    https://andaviana.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há gostos muito duvidosos :):):)
      Bom Ano.
      Abraço

      Excluir