segunda-feira

A caminho do UTDP - não se corre, come-se


Ando caladito por aqui, não ando?
Na semana depois da Skymarathon do Gerês deu-me uma malandrice do caralho  - desculpem o termo mas é mesmo assim. Fiquei bastante massacrado da coxa esquerda, o habitual em provas duras e técnicas pois a perna esquerda defende sempre a direita por causa do meu “Mantorras” e depois sofre as consequências.
Mesmo assim podia e devia ter feito umas corriditas leves para no final da semana fazer algo mais longo, tipo 20 ou 25km. A falta de tempo não é desculpa, haveria sempre possibilidade de meter uns treinitos pela semana mas sinceramente não houve pachorra. A semana resumiu-se a 1 caminhada vigorosa (ressalvo o vigoroso J) e duas corridas a rondar os 10km. 25/26km no total. Tudo bem … é preciso recuperar bem. Mas fiquei com aquele peso na consciência que nós tão bem conhecemos J
Na semana seguinte não haveria de ser assim!!! E logo na 2ª feira planeei um treino ao fim do dia com a Pikinita … o tempo estava bom, a Pikinita ia chegar cedo a casa … vamos dar a volta ao Porto, saindo de Rio Tinto, Freixo, marginal Douro, Foz, Parque da Cidade, Circunvalação e Rio Tinto .. deve dar 30km, mais ou menos. 
E assim foi … tempo maravilha, duas personagens bem dispostas e motivadas em fazer um treino tranquilo. Uma notita no bolso para uma paragem de café e quem sabe um fininho numa esplanada à beira mar mais lá para meio do treino. Perfeito!!! 


Mal saio de casa, atravesso o Parque Urbano e o passeio está ocupado por dois velhotes em amena cavaqueira. Como nem se aperceberam que a gente vinha a correr não ser arrumaram e quando eu vou a  desviar-me pela estrada um deles dá um passo atrás para abrir espaço para nós passarmos - foi o suficiente pare eu colocar mal o pé na borda do passeio, escorregar e cair em camara lenta, pois tentei de todas formas e feitios evitar a queda o que não consegui J … um dos velhotes muito atrapalhado para mim “foi queda???” … olha que caralho, apetecia-me dizer “não caralho, só estou a ver se o alcatrão é fofinho” …. “sim, não se preocupe que está tudo bem” … remata ele “ainda bem que foi queda” …. ????????? … ok … ele lá sabe. 
Sacudi o pó e seguimos viagem … além da vergonha … havia por ali muita gente, como um casal de namorados num banco do outro lado da rua, uma malta na paragem do autocarro e uma família a sair do Posto de saúde … tive que levar com as risadas e as piadas da Pikinita. Diz ela que a queda em camara lenta foi de chorar a rir … enfim J
Felizmente não foi nada de grave … pensava eu.
inventei um caminho e não me dei muito bem … 

afinal dei :)

Aos  5km paramos para um café, uma ida à casa de banho e uma raspadinha que deu para pagar a despesa toda e ainda 60 cêntimos de lucro J … e siga ….
Quando recomeço a correr sinto uma picada entre o gémeo esquerdo e o Aquiles, ao início não liguei nenhuma mas a dor ia intensificando. 6km e estávamos por baixo da Ponte do Freixo na margem do Rio Douro. Tive que parar, alonguei … tentei novamente mas já não conseguia correr. Treino abortado, caminhar de volta até casa.
estava mesmo bom para uma corridinha descontraída e sem stress de tempo

No dia seguinte fui ao Rui … é uma lesão que tenho de tempos em tempos, fruto dos impactos da corrida e de descurar um bocado os alongamentos. Provavelmente a queda e algum movimento mais brusco ou assim para evita-la tenham despoletado a coisa. Mas não lhe parecia nada de muito grave de forma a que não me proibiu de correr. Por precaução não corri nesse dia e na 4ª já só doía se pressionasse o sitio. 
Vou experimentar … “vamos ao Monte Crasto e voltamos” … 2km e nada de dores … impec…  uma subida e já sinto alguma coisa … “vai tu que eu vou caminhar mais um bocado, apanhas-me na volta” … e a Pikinita seguiu caminho. Eu ainda fiz quase 1km a trote, quando parei a coisa estava pior do que na 2ª feira … custou-me voltar a casa a caminhar, doía. No dia seguinte estava de volta ao Rui … “faz o que tiveres que fazer … dia 7 de Julho tenho 73km para fazer” …
Estou parado desde aí. Por acaso não sinto nada agora, nem se apalpar ou mesmo carregar forte na zona. Ando com vontade em ir experimentar correr mas ao mesmo tempo com receio que não esteja bem e volte à estaca zero. Hoje vou ao Rui para ele ver como está e para ele me dizer se devo ir experimentar ou aguardar mais uns dias. Vou confiar no que ele me disser.
Se fosse sozinho não estaria tão preocupado … mas o UTDP é o grande objectivo deste semestre, e não é por mim apenas. É a maior distância da Pikinita, a aventura a dois para 2019 depois de gorada a participação nos Picos da Europa. 
Não me preocupa o não estar a treinar. Tenho confiança no que fizemos até me lesionar, semana e meia particamente sem treinra, mas pronto. O objectivo é “apenas” acabar. Espero estar em condições de tentar no domingo.
Ontem teria sido o último treino em trilhos … queríamos ter ido ao Poço Negro fazer os 25km, mas as inscrições estavam encerradas e esgotadas. A alternativa era fazer uns 20km pelo quintal dos Pernetas. Obviamente não foi possível.
Não se corre, come-se J … depois de um domingo como já não me lembrava de ter ao acordar já depois da 10h da manhã, dediquei-me à cozinha para outro dos meus prazeres … comes & bebes … olhem para este “treininho” … o chefe Perneta esmerou-se e sem falsas modéstias a coisa esteve perfeita J
preparar o equipamento para esta aventura

olááaaaaaaaa meninos, tudo bem???

umas coisas verdes para dar aquele ar saudável à coisa ...

azeite e alho nunca falham …. já o Grana Padano tb não

a coisa começa a ganhar cor

não sei como é com vocês, mas cozinhar dá cá uma sede e para não desidratar há que ter cuidado … o almoço era para ser regado com uns belos de uns Gins fresquinhos, mas aqui o vosso amigo esqueceu-se de repor o gelo na última tainada … e agora???

eu sei, eu sei … mas um mohlinho de natas e tomate q.b. fazem toda a diferença, acreditem em mim

depois é preciso dar cor … e uma bela de uma rúcula e uns tomates xuxús, além da cor dão aquele saber fresco a cada dentada que a gente gosta … e não, o não é um post patrocinado pelo IKEA, mas podia ser ...meninos do IKEA, estou aberto a negociações… 

ora bem … tá quase … uma frevedura final e tchanaaaaaammm

mais umas verduras e uns frutos … a gente come saudável caraças

é só ir ao Google e sacar umas fotos giras … juro que o saber estava no mínimo tão bom como a foto

só vos digo uma coisa … ainda bem que não tinha gelo … que maravilha, combinação perfeita … obrigado Lina ;)

eu tenho 1,86cm, tenho uma barriguinha e prontos, tenho muito para alimentar. Agora a Pikinita??? 1,50cm, magricelas … não sei onde mete tanta comida … enganou-me bem ;)


cá bom… 

Na noite anterior já tinha sido muito bom, um jantarinho fora de casa num tasquinho em que andávamos de olho há algum tempo - nham nham nham
já comeram pataniscas de polvo??? nham ...

Cogumelos Portobello ao alho … nham nham

ovos rotos …. nhaaaaaam

leite creme caseirinho … nhaaaaammmm

mousse de bolacha … com tudo a que temos direito, leite condensado incluído ..

Como podem ver, a parte de encher as baterias para o UTDP não tem sido descurada :):):) … e se um dia deixar de correr posso facilmente passar o tema deste blogue para as comezainas … "PAPA … KILOMETROS" de comidinha boa ...
Espero que as pernas no domingo estejam em condições porque isto não se faz sozinho:

Vamos lá ver se amanhã consigo dar boas notícias.

12 comentários:

  1. Ainda bem que os vossos treinos gastronómicos vão bem!

    Mas mesmo BEM!

    Vê lá se te pões fino, que a Pikinita já vai ter que te aturar no UTDP, se ainda tem que te arrastar, então?

    Já percebemos quem tem força para esses lados mas ainda assim, dá descanso!

    Já agora, com esses senhores de idade avançada nunca facilitar.

    Pior só quando são duas senhoras de idade na conversa!

    Passar sempre com folga, é que também já fui ver a fofura do alcatrão e a partir daí é sempre com metros de antecedência.

    E é claro que o senhor ficou satisfeito com o facto de ter sido uma queda, podia ter tido um AVC, ataque cardíaco, aliens, ratazanas voadoras, etc...

    As melhoras, pá

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) :) :) … a coisa vai bem. Ainda não me deu ordem de soltura - mesmo não tendo qualquer dor diz que mais 2 ou 3 dias é fulcral. 4a feira volto ao Rui, e depois devo estar fino :)
      Pior que os velhotes da conversa, são os velhotes nas corridas … são do piorio, não provocam quedas físicas, mas quedas no ego é aos magotes, levamos cada tareia que nem é bom.
      Obrigado páh
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Maravilha!!! Essa receita saudável tinha um aspecto maravilhoso... Há que acumular energias!! Avisa quando criares o blog de receitas pernetas...
    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol. Modéstia à parte … sei fazer poucas coisas, mas as que sei faço muito bem, talvez por gostar mesmo mesmo muito de as devorar no fim :P
      Eu aviso … espero que ainda demore, sinal que se corre por estas bandas … hhehehhe

      Excluir
  3. Ia dizer o mesmo que o jnr... O “ainda bem que foi queda” é de quem receou que fosse ataque cardíaco! Assim, menos mal ;)

    Olha, eu tenho a dizer que acho que este tapering forçado vai dar óptimos resultados para o que aí vem :) Só espero que as mazelas tenham ficado resolvidas, e tenho a certeza de que farão uma excelente prova! Fico a torcer por vocês :)

    Quanto à comida... Fiquei com fome!!! Acho que vou continuar a correr, só para poder continuar a comer o que como :D

    Ficamos à espera das boas notícias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho que ele pensou isso … mas que teve piada teve :) … estou muito melhor, não sinto nada mas o Rui acha que devo ficar quieto mais dois dias. 4a ou 5a experimento uns passinhos.
      O problema de continuar a enfradar sem estar a correr é no 1,2kg a mais esta semana que provavelmente me irão ajudar a embalar nas descidas :)

      Excluir
    2. São reservas de glicogénio!!! Vais precisar :D

      Excluir
  4. Puta que pariu … desculpa, mas é o que me ocorre. Nem sei o que te diga …que brutalidade Carlos!

    ResponderExcluir
  5. Ia dizer que o alívio da queda tinha a ver com a idade dele e o haver qualquer ataque ser um problema mais presente, mas já foi aqui referido.

    Há as quedas que nem dá tempo, estamos em pé e de repente estatelados e há essas em câmara lenta onde acreditamos até à última que nos aguentamos e acabamos por cair. Normalmente as primeiras assustam os espectadores e estas divertem. Quando este ano chegámos a Sevilha e estávamos à porta do apartamento, tropeço numa mala e caí em câmara lenta o que foi uma grande risada geral. Ao menos divertimos os outros :)

    Muita sorte para domingo. Estamos todos convosco!!!

    Força!!!!

    Grande abraço e beijinhos à Dora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado João. Hoje devo voltar a correr, a experimentar - até eu fico nervoso :)
      Aquele abraço e um beijinho à Mafalda

      Excluir