domingo

Maratona do Porto - 10ª semana de treinos

Ufa....hoje concluí a 10ª semana de treinos - o plano está feito, agora já não há volta a dar, acho que atingi a forma para chegar ao meu objectivo das 3h30 - as duas semanas que faltam para o grande dia são de redução de cargas, menos treinos, menos kms, no fundo recuperar destes quase dois meses e meio de preparação e carregar as baterias ao máximo possível. Foram 10 semanas que "correram" lindamente, no geral fiz o plano delineado, até à data até superei um pouco o previsto, não existem lesões a reportar e a motivação esteve (quase) sempre em alta. Digo quase, porque esta última semana foi mesmo difícil, senti-me cansado e até um pouco desmotivado, cada treino foi uma obrigação mas mesmo assim quase o consegui fazer na íntegra - estavam previstos 75km e fiz ca.68,5km (faltou um treino):
2ª feira – descanso
3ª feira – 11,1km a 5,45min/km
4ª feira – descanso
5ª feira – 12,1km a 4,58min/km
6ª feira – 15,2km a 5,11min/km
Sábado – descanso
Domingo – 30km a 5,43min/km
Destaco o treino longo de hoje, feito no Porto com os meus companheiros nesta aventura – o Zé Miguel e o Bruno Pinho.  Fomos cedinho (levantei-me outra vez às 6 da manhã) e por volta das 7.30h estávamos a estacionar junto à entrada norte do Parque da Cidade, onde daqui a duas semanas vai estar instalada a meta da Maratona do Porto. A ideia hoje, era de percorrer uma boa parte do percurso previsto….fizemos 30kms num ritmo baixo (quase 3 horas), além de andarmos por Matosinhos, percorremos depois toda a marginal da Foz, até à Ribeira seguindo em direcção ao Freixo, demos a volta já depois da ponte D.Maria Pia e voltamos. Esta zona é simplesmente magnífica. S.Pedro também decidiu ajudar e só mandou chuva nos últimos 5kms de treino, para nos refrescar. Muito bom.
Agora é tentar não estragar o que foi feito, não arranjar uma lesão, constipação ou coisa do género. Na próxima semana terei 4 treinos, o mais longo de 18kms – no total ca.45kms (pouco mais de metade do habitual).

Um comentário: