terça-feira

Rumo à MM de Ovar

 

adoro este meia maratona ... diz que este ano o percurso é novo

Agora que passaram os eventos que organizamos posso concentrar-me um bocadinho mais nas minhas corridas. Não fiz grandes planos para este ano por motivos óbvios. Ando a navegar à vista o que não quer dizer que não tenha um objectivo ou outro mais concreto.

fiz por exemplo os 70km da URK70 em Junho

ou 55km na Backyard Feirense em Agosto

Um deles é a Meia Maratona de Ovar já no próximo dia 6 de outubro. Tenho plena consciência que se há um RP meu, nas distâncias clássicas de estrada, em que estou aquém do que valho, é na meia-maratona. O meu RP está em 1h27,47 e foi conseguido há 3 anos no Porto em plena preparação para a Maratona do Porto desse ano, ou seja, estava em grande forma e calhou. Para quem tem um RP aos 10km no minuto 37 (alto) e já fez 15km no minuto 59 (baixo) acho que qualquer coisa ali por volta da 1h25 ou até menos seria normal para uma meia maratona. Acontece que já não me preparo especificamente para uma MM há muitos e muitos anos.

Bem sei que os anos vão passando, mas mesmo já um bocado pró velho e gordo, acho que ainda tenho capacidade para baixar o RP actual e gostava de o conseguir antes que seja demasiado tarde 😉. Provavelmente não será ainda em Ovar … mas veremos.

Depois de ter voltado a ganhar uma certa rotina de treino e ter atingido uma base mais sólida de forma, decidi há umas 4 semanas atrás começar a preparar a MM de Ovar um pouco mais a sério e ver o que vai dar. Mentiria se disser que não tenho o RP na mira, ou seja, fazer a MM com 4,05m/km de média. Fui metendo umas series e um longo mais ritmado todas as semanas e tenho sentido uma franca evolução semana após semana.

nem sempre apetece ...

lembro-me deste ... foi sempre a abrir

nesta altura já não fazia uma MM seguida a correr há algum tempo...

Mas sei que ainda estou longe de poder atacar as 1h27 … falta-me volume semanal, sinto que me faltam km nas pernas. Devia estar a treinar 6x por semana mas apenas consigo ir correr 4, às vezes 5x por semana, e muitos desses treinos são curtos, 30 a 50 minutos. Volumes entre 45 a 70km por semana não é mau mas é curto. Com a base que trago, sinto que é pouco.

este treino foi um sofrimento ... faz parte 

dois dias depois este saiu assim fácil e fluído ...

oupasss...

uma semana depois o longo saiu bem ...
Faltam menos de 3 semanas … esta que deveria ser a última com uma carga mais a sério surgiu o problema dos fogos. O ar está irrespirável e seria uma irresponsabilidade andar a fazer treinos de muito esforço (no plano estavam 16x400 hoje) … mesmo apenas uma corridinha leve parece estar fora de questão. No próximo sábado tinha previsto fazer um teste … uns 12 a 15km a ritmo de prova para ver como me sinto. Vamos ver se nessa altura já se pode voltar a treinar para ver como estou.

esta última semana foram só bons treinos ...  maratona para 1h ...lol

series ;)

e um treino longo com companhia ... o único nesta preparação ...

um longo como deve ser ... hehehehe

No domingo vou para Itália, para uma feira como todos os anos. Treinos às 5h da manhã, 10 a 12h em pé … 5 dias seguidos, mais as viagens … e as comezainas tb 😉. É uma semana “perigosa” e já não é a primeira vez que me lixo … este ano tinha planeado fazer apenas treinos leves para não estragar nada a menos de 2 semanas da prova. Vamos ver …

Os treinos longos de fds tem sido em modo sozinho, sempre na ordem dos 25km …. De uma forma geral tem corrido bem, em crescendo de semana para semana … ainda este fds que passou fiz 24km a 4,36m/km e cheguei bastante bem ao fim … as recuperações tb tem sido melhores de uma semana para a outra o que tb demonstra subida de forma …

Ainda não estou muito convencido das minhas capacidades reais para atacar o RP mas acho que voltar a correr abaixo da 1h30 já será realista e um belo de um objectivo olhando às circunstâncias. E se não me lesionar, aproveito o embalo para outra MM mais para a frente …. há algumas ali para meados de Outubro.

Vamos indo vamos vendo …. veremos como corre o teste este sábado ….

Nenhum comentário:

Postar um comentário