quinta-feira

Ruma à MM de Ovar - "está fodida a chiva"

ia ser épico ... ia ...

Não sei conhecem o termo “ está fodida a chiva” … aqui na minha terra é sinónimo que a coisa não está fácil, que se vai a grande velocidade contra um muro e sem travões ou pura e simplesmente que se está lixado!!!

Ontem cheguei cedo do trabalho a casa … quem ia buscar a Sara era a Dora para eu poder treinar antes do jantar, porque ela às 21h tinha um webinar e era a minha vez de tratar da criatura. Cá em casa é assim … eu sinceramente não sei como às vezes conseguimos fazer tanta coisa.

Equipei-me … impermeável pois estava a chover, mas não estava frio nem vento. Adoro correr com este tempo. Embora não me sentisse a 100% estava com ganas de fazer um treininho bom … 10km, pelo meio umas 4 series de 400 só para ver se efectivamente estava melhor do tendão de Aquiles e ver como ele reagia a velocidades mais altas. É que no treino de 2ª feira andei-me a arrastar durante 10km … uma lástima. Mas hoje não … hoje ia ser diferente!!

aqui vou eu ... cheio de confiança... mais ou menos...

Arranquei logo a abaixo dos 5min/km mas sem exagerar, primeiros 3 km senti-me bem … era maioritariamente a descer 😉 … mal começou a subir comecei a sentir algumas dificuldade em manter o ritmo que não era nada de especial … continuava ligeiramente abaixo dos 5min/km. A ideia era fazer 6km e depois engatar nas 4 series de 400m sem forçar muito …

Aos 4km a minha cabeça andava dividida em “não vou fazer series nenhumas” e “vais fazer sim senhor, deixa-te de malandrice” …

Aos 5km tinha a decisão tomada … as series ficam para outro dia … estava a custar-me muito levantar os pés … o foco era manter aquele ritmo até ao fim … durante 10km. E assim fui-me arrastando de km em km … até que …

Ao km 8, já no meu bairro, decidi fazer 1 km rápido … a voltinha de 1 km onde realizo a maior parte das vezes as minhas series, tem a primeira parte a descer ligeiramente e a segunda, sendo circular, é a subir. Mesmo não exagerando aumentei para 4,15/km a descer e na segunda parte tentei não baixar a subir o que não consegui … vi-me desgraçado para fazer o km em 4,18 …

Jasus, como fiquei … arrastei-me no último km para completar os 10km previstos e fui de rabinho entre as pernas a voar bem baixinho para casa.

Como te puseste moço!!! Ainda há 3 semana tinha feito um treino no mesmo sítio, com 8 series de 1000m para 3,55m/km … e acabei bem. O que me terá acontecido!!! Eu conto … é que foram umas em cima das outras …

O meu último treino em condições foi este longo com o Gil em que me senti muito bem:

24km a ca.4,30 ... 

Depois vieram os incêndios e por causa do ar não treinei durante uns dias – neste tempo a meu Aquiles do lado esquerdo inflamou … quando tentei voltar aos treinos no final dessa semana, interrompi um treino de series aos 5km porque me estava a incomodar a sério. Nesse domingo viajei para Itália para a habitual feira …

10 a 12 horas em pé não ajudam em nada um Aquiles inflamado que precisa de algum descanso. Não corri durante toda a semana … limitei-me a ir ao ginásio do Hotel todos os dias para 20min de bicicleta + 5 min de remo e uns exercícios de força e alongamentos. 40 min diários para não me sentir tão mal pela comida e bebida que ingeria todos os dias – resistir? Em Itália? Só se estivesse doido …

comer esta gigante? Mas há dúvidas ...

a melhor cerveja do mundo é da Sicilia

Limoncello caseiro .. uma maravilha

pasta fresca ... não consigo resistir ... os quase 2kg numa semana tem que vir de algum lado...

No sábado passado era dia de regresso a Portugal … e tb era dia de voltar a correr. Mesmo muito cansado … isto das feiras não mata mas mói … lá fui fazer uma corridinha leve … fui meio arrastadeira, com cuidado e sempre atento a sinais do tal Aquiles … não estando a 100%, estava bastante melhor… acabei por fazer 10km e fiquei satisfeito com isso.

Voltando a Portugal não trouxe apenas um monte de roupa suja e as saudades de voltar para as minhas princesas … trouxe comigo uma garganta inflamada e uns primeiros sintomas de mau estar, uma espécie de gripe ou constipação ou algo do género. A Sara tb esteve doente toda a semana, e com isso vieram as noites difíceis … está a melhorar, mas desde sábado que não sei o que é dormir 3 horas seguidas … juntando à constipação ou gripe ou lá o que anda por aqui, a verdade é que ando cansado.

este foi na 2ª feira ... outro "arrasto" ...

Por isso não admira nada que as coisas a nível de corrida não andem … não há milagres.

É pena, porque a coisa até andava a correr muito bem … paciência.

Quanto a Ovar, lá estarei … não para tentar bater o meu recorde, mas para participar, fazer mais um treininho longo e chegar ao fim para ganhar mais um prato 😊 Vou tb “apadrinhar” o regresso às provas da Pikinita, que ao fim de dois anitos voltará a uma prova de estrada  … é para fazer juntos, nas calminhas!!! E isso tb motiva!!

Ahhh ... e entretanto o calendário para 2025 já se começa a compor ...

vou lá voltar ....

Sigaaa a camioneta ….


Nenhum comentário:

Postar um comentário