segunda-feira

Meia Maratona do Porto 2021 - comeҫo a achar que é possivel

Na 6a feira passada, fim do dia, recebo uma whatsapp do meu “Mister” a dizer algo do tipo ... “Domingo é para dar tudo!!!” ... mas tudo como? 1h30, certo? ... “nah, 4,05m/km...” ... mas isso é melhor que o meu recorde à meia? ... “pronto, primeiros 5km a 4,09 e depois andamento ...” ... ok, vamos tentar ..

Eu que já andava com o bichinho de voltar às provas de estrada, confesso que fiquei entusiasmado mas ao mesmo tempo com muitas dúvidas sobre se nesta fase de preparaҫão conseguiria fazer essa média. O melhor que fiz nestes últimos tempos foram 18km a 4,21/km. Que se lixe ... vamos tentar e logo se vê ...

Nesse mesmo dia à noite fui ao Shopping Alameda levantar o dorsal ... foi o primeiro encontro com a nova realidade das provas ... controle de temperatura, apresentaҫão do certificado de vacinaҫão, entrega do dorsal individualmente, apenas ao próprio ... tem que ser ... funcionou tudo muito bem.

Sábado tive alguns cuidados que normalmente não tenho ... hidratar bem durante o dia (sem alcool) e algum cuidado com o que comi. A noite de sábado para domingo foi muito mal dormida ... curta e sempre a revirar-me na cama, sinal de alguma ansiedade ... eram 5h30 quando me levantei ... a hora de partida seria às 8h. Chegamos um pouco antes da 7h à zona do Fluvial e fomos ao controle de temperatura para receber a pulseira que nos daria acesso à nossa Box de partida.

Por falar nisso, a nossa Box era a C ... a última. Foi a Pikinita que ganhou os nossos dorsais num concurso, não me apercebi que havia boxs de partida ... ainda tentei alterar quando levantamos os dorsais mas já não fui a tempo. Paciência.

Ainda fizemos um pequeno aquecimento e entramos na nossa box ... 8h em ponto comeҫam as partidas ... primeiro elites, depois Box A, B e finalmente a C. Deixo a Pikinita entregue ao Paulinho dos Montemorrows ou lá como se chama e arranco ...

Foram quase 3km aos zigue-zagues, aos pequenos sprints, ora ultrapassar pelas laterais, ora pelo centro ... com esta brincadeira de encontrar espaҫos para passar os primeiros km voaram (os mais rapidos de toda a prova)... estava na zona da Alfandega e agora já havia espaҫo. Saio do Tunel da Ribeira, ligeiramente a descer para o tabuleiro de baixo da Ponte D.Luis a grande velocidade ... a média destes primeiros 3km está ligeiramente abaixo dos 4min/km ... demasiado rápido mas sinto-me muito bem.

A viagem de ida até à Marina da Afurada foi um entrar em modo cruzeiro onde a média subiu ligeiramente não ultrapassando os 4,02m/km. Muito bom. Desde o inicio que comecei a passar muita gente por ter partido do grupo C ... mesmo nesta altura isso ainda continuava a acontecer ... muitos conhecidos o que deu sempre para uns incentivos mútuos. E tb já vinham os primeiros em sentido contrário ...grandes máquinas. Aos 7km tomo metade do meu gel ... meio gel a cada 7km era o plano.

A viragem na Afurada é feita numa rotunda e é bem durinha ... com 9km nas pernas apanhamos uma rampa com uns 100m ... tento não baixar o ritmo para depois recuperar na descida que vem a seguir ... consigo em parte mas já não vou tão “soltinho” e mais em esforҫo. Passo a placa dos 10km com 41m33s e o meu relógio dava mais 270m, ou seja, a minha média oficial era superior à que mostrava o meu relógio. Mas estava bom assim. Sabia que ia comeҫar a luta...

obrigado pela foto Paulo Gomes

O regresso pela marginal de Gaia foi bem duro. Tentei manter o ritmo o que consegui ... a “terrivel” subida para o tabuleiro da Ponte D.Luis é feito em esforҫo para não perder muito ritmo. Resultado é fazer metade do tabuleiro da ponte a um ritmo mais comedido para tentar meter ar nos pulmões. Mas o apoio do público à saída da ponte dão novo alento.

Saída para a terrivel ida e volta à Ponte Maria Pia ... pouco mais que 14km nas pernas, média em 4,03m/km. Excelente. “Só” falta o último terҫo da prova. Lembro-me que tenho de tomar o gel mas não apetece e não tomo mesmo (algo a mudar na Maratona). Chego ao último retorno com a média a 4,02 ... mas estou a ficar cada vez com mais dificuldade em manter o ritmo que não vai certo ... tanto dou por mim mais lento a 4,10 como depois tento compensar e chega a baixar os 4m/km ... vai ser uma luta km a km .. ainda consigo fazer contas de cabeҫa ... se nestes últimos 4km conseguir fazer 4,10 de média chega para bater o meu recorde ...

Passo o tunel da Ribeira novamente ... mas desta vez o esforҫo é grande, além de vir desgastado é ligeiramente a subir ... depois os paralelos e finalmente entramos no “alcatrão fofinho” um pouco antes da Alfandega. Só faltam 3km ... o meu relógio agora mostra ca.300m a mais que as indicaҫões das placas no percurso. Deve dar, tem que dar ...

Sei que já não há subidas nem descidas, sei que o piso é bom mas estes últimos km custaram-me muito ... 18 .... 19 ... o ritmo baixou um bocadinho (não muito) mas pelas minhas contas vai dar ... foi nesta fase que fui mais ultrapassado do que ultrapassei ... km 20 e vejo os pórticos no horizonte ... o meu relógio agora já mostra 350m de diferenҫa a mais em relacao às placas da organizacao... ó diabo ... vai ser résvés ... passa um grupo por mim e eu colo-me ... só aguento 200m ... está ali o pórtico ... mas o pessoal passa e continua a correr ...

... ó diabo ... afinal o pórtico de chegada é uns 100m mais à frente ... olho para o meu relógio e faltam apenas 20s para as 1h27,43 que na minha cabeҫa é a marca a abater ... meto uma abaixo e mando um sprint dentro do que ainda me é possivel nesta altura... uns 20m antes da meta olho de soslaio para o relógio e vejo que não vai dar ... confesso que passo a meta um pouco desiludido, agarro-me às grades na lateral a tentar respirar, estou ourado ... olho para o relógio para ver que tempo fiz e noto que me esqueci de o desligar.

deu quase mais 400m ... 

Dei-me uns poucos minutos para recuperar, levantei o meu saco com as ofertas e a medalha e fui encontrar amigos, uns que já tinham chegado, outros a chegar ... conversa, risota, fotos ... que saudades deste ambiente ... safoda o rp ... afinal fiz uma enorme prova, atingi o objectivo pretendido 😊

Cecilio e Rui ...

com o Xico ..

enorme Paulo ...1h14 ... ca puta

Entretanto chega o Bruno ... recorde batido por 12min ... enorme. De seguida chega a Pikinita toda contente ... tirou quase 1min ao seu RP. Pouco depois o meu primo Elisio ... mais um rp ... a malta anda muito brava ... aparece uma equipa de jornalistas e entrevista a Pikinita, logo de seguida vira-se para mim ... um gajo conhecido é assim 😉

Pikinita fez 1h39m10s ... graaandeeee

aqui com Elisio e Bruno ... mas dois rp´s 

as "manas" Pikinita & Raquel que veio fazer de lebre

a outra lebre ... o Paulinho

Pikinita famosa

com tanta gente para escolher vieram ter comigo ...

bem dispostas ...

Para provar as saudades que a gente tinha destes ambientes de prova digo-vos que demorei tanto tempo a fazer a meia maratona como demorei a chegar ao carro para vir embora 😊 ... foi uma prova muito bem organizada como é habitual na Runporto. O tempo esteve impecável para correr e a prova correu-me de feiҫão ... uns minutos depois já estaria em condiҫões para fazer mais uns km.



o meu menino Joao fez uns impressionantes 1h18

e nosso Serafim ...

Durante a tarde fui espreitar os tempos oficiais ... o meu tempo de chip deu 1h27m47s ... 4 segundos acima do que achava ser um meu recorde pessoal à meia. Mas acontece que me enganei ... hoje ao preencher o meu excel das corridas fui confirmar o rp nesta distancia e vi que afinal em 2016, em Viana, tinha feito mais 2 segundos que ontem ...

em 2016, Viana foram 1h27m49s

1h27m47s ... maravilha

Afinal ontem bati o meu rp à Meia Maratona ... 😊 ... e isto num treino para o objectivo maior ... a Maratona do Porto em inicio de Novembro.

Era uma corrida destas que eu precisava para acreditar verdadeiramente que as sub-3h à Maratona são possiveis para mim. Ups ... parece que com isto estou a assumir o meu objectivo 😉 ... como se já não soubessem ...

Vá ... tá dito, tá dito ... ainda tenho mais 4 semanas para ir buscar o resto que me falta.

4 comentários:

  1. Que maravilha ler este texto tão entusiasmante!
    Muitos parabéns a ti e Dora pelos RP.
    Tanto RP na prova, só demonstra a fome de corrida com que o pessoal estava! :)
    Muita força para a preparação da Maratona! Vai ser épico!!!!!!
    Grande abraço e um beijinho à Dora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade ... tanto rp demonstra entusiasmo e fome de corridas mas tb que a malta se preparou bem.
      Estou confiante em algo épico mas tb consciente que ainda me falta um caminho duro a percorrer. E no dia terá que ser a prova perfeita. Vamos tentar.
      Obrigado. Um grande abraco para ti e um beijinho à Mafalda

      Excluir
  2. Fantástico. Finalmente de volta este ambiente de provas, ainda que algo contido.
    Parabéns pelo recorde, e força para a Maratona.

    Boa recuperação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :) ... e foi mesmo bom voltar :) ... venham as próximas. Abraco

      Excluir