segunda-feira

Maratona do Porto por um canudo

 

Ontem fiz a minha primeira corrida em mais de 3 meses sem que durante ou após tivesse sentido algum restício da  lesão no gémeo esquerdo. Não sei se é para valer, espero mesmo que sim porque já chega.


Tinha grandes planos para a 2ª metade do ano – queria mesmo dedicar-me mais a sério à Maratona, queria bater o meu recorde pessoal no Porto em início de Novembro. Mas aquela queda estúpida em final de Junho lixou-me os planos. Fez-me perder a UTDP e acompanhar a Pikinita nessa aventura e fez-me perder a forma completamente, a base que estava construída para a partir de Agosto centrar as atenções na Maratona do Porto.

Ainda cheguei a pensar que ia a tempo quando estive de férias pelo Algarve e Alentejo, mas uma recaída levou-me a réstia de esperança que ainda tinha. Paciência!!! Deve dar para participar.

Há duas semanas levei uma mala cheia de equipamento para Bologna, viagem de trabalho – queria correr todos os dias, mas logo no primeiro dia parei logo após apenas 1,5km de corrida – ainda sentia desconforto. No resto da semana limitei-me a bicicleta e remo no ginásio e a ver os outros a correr. Tenho mesmo que parar mais algum tempo – está decidido.

a minha sala de treino pelas 6.30h da matina

40 a 45min de treino para colocar os bpm nos picos

chegava para suar em bica 

Parei completamente quase duas semanas com excepção da Espinho Beach Run em que não havia como não participar. Senti uma picada logo aos 300m, mas aguentei-me até ao fim – depois até que nem ficou grande mazela, um pequeno desconforto mas nada de especial. Não tinha como não correr esta prova – tinha o “desafio” com o Fumo – felizmente para mim, o Trail da Truta não se realizou na data prevista – não tinha qualquer hipótese de participar.  

Foi na semana passada que tomei uma decisão muito difícil. 

Este ano não vou fazer a Maratona do Porto!!! 

É difícil porque é a minha prova preferida, foi no Porto que me estriei nesta distância e que indirectamente viria a dar vida ao Papa Kilometros,  é no Porto que tenho omeu RP, é nesta festa que encontro reunidos todos os anos um monte de amigos de norte a sul para celebrar a prova rainha e já participo na Maratona do Porto desde 2011, 8 presenças consecutivas tendo assistido ao crescimento de ano para ano por dentro. 

Podia participar na mesma, fazendo o tempo que fosse, tipo Berlin 2018 por exemplo? Podia … mas tinha uma grande probabilidade de me lixar novamente e sinceramente já chega. Não é que eu não tenha tido juízo nos últimos anos, mas de vez em quando ainda me esqueço que já não vou para novo e mesmo a corrinhar é preciso uma base mínima e essa não existe.

Por isso, este ano o Perneta não vai fazer os 42,195km da Maratona do Porto. Mas vai lá estar a dar-vos na cabeça … se tudo continuar a evoluir como está, deverá correr uns km com o pelotão e depois ficará a incentivar a malta numa berma de estrada qualquer J … uma Maratona do Porto diferente este ano J

Que bem que me soube o treino de ontem pelas serras de Valongo … 2 horinhas no monte com a Pikinita … hoje tenho as pernas massacradas, estão a ver aquela cena dos músculos doridos do esforço? É apenas isso … e sabe tão bem J

já tinha saudades das serras e dos montes

de me meter em aventuras

"queres mel minha abelhinha?"


a companhia ajudou… como sempre … maravilha

Por falar em andar muito ajuizado … no próximo domingo vou participar no Trail Broa de Avintes, onde sou padrinho da prova … estou inscrito nos 25km … nem sei se altere a minha inscrição para os 15 - acho que não … é passeio pelos montes … caminha-se J

14 comentários:

  1. Melhoras rápidas Carlos!
    Às vezes custa mas é preciso algum juízo =P
    Vemo-nos na mesma no Porto.
    Beijinhos e abraços nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum juízo :) … pois, esse é capaz de ser o problema :P
      Até daqui a uns dias :)
      Beijinhos

      Excluir
  2. Olha, nem sei que te diga!... Posso dizer que lamento, porque imagino o que te custe...

    Mas sei que te vai custar muito mais, se não tratares isso de vez e continuares a ter de falhar provas por estares lesionado.

    Aproveita bem os trilhos, com a boa companhia e essas vistas incríveis :) Assim vale mesmo a pena!

    E no dia 3 lá estaremos... Que a malta precisa de apoio :)

    Beijinhos aos dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te preocupes que lá estarei na mesma, bem disposto para dar cabo da cabeça ao pessoal :)
      Até dia 3 (ou 2) … :)

      Excluir
  3. O que se pode dizer?
    Para o ano regressas em grande!
    Foi um período tramado em que no espaço de poucos dias caímos os dois.
    Há acidentes de viação em que vemos os carros desfeitos e depois sabemos que ninguém se magoou e há aqueles que parece não ter sido nada de especial e registaram-se feridos graves. Mal comparado é o que sucedeu com a tua queda que até foi estilo câmara lenta enquanto a minha foi de chapa e altamente aparatosa. O que é certo é que já recuperei (custou imenso mas passou) e a tua prolongou-se imenso tempo! Ele há coisas...
    Um grande abraço de força e boa sorte para Avintes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade … ainda hoje não sei bem o que foi ao certo. Fiz tratamentos, fiz exames que nada acusaram. Espero que seja de vez agora.
      Aquele abraço

      Excluir
  4. Isso não está fácil Carlos! Tens feito massagem ou fisioterapia?
    As melhoras! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade … fiz massagem e fisioterapia (talvez não o que deveria por falta de tempo), dei-lhe nos anti-inflamatórios, fiz exames (que nada acusaram) e até parei, com algumas tentativas de voltar a correr (quase) sempre autorizadas pelo fisioterapeuta. Troquei de sapatilhas (2 vezes) … numa coisa confesso que fui "malandro", não fiz os trabalhos de casa que me eram passados como deveria ter feito … os alongamentos e o reforço. Bem .. esperemos que esteja resolvido :)
      Abraço

      Excluir
  5. Rapaz ajuizado!

    Vê é se te pões bom, que já percebi que a coitada da Pikinita tem que te andar a rebocar em todos os treinos e ninguém merece!

    Eu sei que é uma chatis...hmmm, menos atractivo, mas o reforço muscular e em especial a flexibilidade de certeza que fará maravilhas.

    Já agora, e como isto é um blogue fashion sobre running, digo-te há que esse Suunto branco é muito mais in que o antigo trambolho preto já todo riscado.

    in in in.

    Abraços



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois reboca coitada :( … reforço e alongamentos bahhhhhhh :( … se ainda fosse cerveja e tremoços :)
      Quanto ao Suunto branco, não é meu .. é da Pikinita … como eu já estava destreinado esqueci-me de levar o meu e tive que tirar foto do dela … nem sei se conta como treino :( … em todo o caso, o trambolho velho e riscado de muitas lutas continua todos os dias no meu pulso e espero que continue por muitos e bons :P
      Grande Abraço

      Excluir
  6. Porcaria das lesões... Pareces estar naquela fase em que tens de correr e tentar não pensar nisso. Eu sei que é dificil, mas de certeza que já passaste por isso. De qualquer maneira, definitivamente é demasiado para correr uma maratona. Olha, vai mas é para o mato que só te faz é bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois … e que bem que me soube no domingo passado. Foram 12,5km com 650 de D+ … acreditas que fiquei com os posteriores das coxas todos empenados de bom? Como se tivesse feito a Serra Amarela? lol … a forma está redonda :)

      Excluir
  7. Sendo assim arrepio caminho na viagem a norte nesse fim de semana. Também só ia para ficar a torcer, após a Family Race.
    Consolida aí uns treinos, e lá mais para o fim do ano atacamos uma das várias provas de 10 km, com objetivos. Faço de pacemaker!
    Forte abraço Perneta Mor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … isso são excelentes noticias!!! Entretanto há planos extra para a Maratona do Porto que envolve pelo menos mais um Perneta … e são dos bons, daqueles em que encaixas na perfeição :P … vamos tratar disso. Aquele Abraço

      Excluir