segunda-feira

Fui apanhar uma Broa ao Trail de Avintes



Ontem fui até Avintes apanhar um Broa … que dizer, apanhei duas J. Ser padrinho duma prova tem que ter alguns privilégios, certo? Certo!!!

Há uns meses atrás o Rui Filipe convidou-me para padrinho da edição deste ano do Trail Broa de Avintes.  Não sei lá de onde lhe surgiu esta ideia estapafúrdia, será que eles não querem malta a participar? Será que querem acabar com a prova? … mas prontos, lá me deixei seduzir pelo cachet e aceitei o convite que muito me honrou J … aquela malta é fixe, por isso aceitei mas deixei bem claro … “nada de folares na páscoa” … é que já me bastam os 5 afilhados que tenho espalhados por esse mundo fora J

O que na altura em que aceitei eu não me apercebi foi que o TBA era no mesmo dia da Meia Maratona de Ovar, que este ano foi uma semana mais tarde que o habitual. Num mundo ideal, em que eu não tivesse tido o azar de me lesionar, a meia de Ovar estava no meu plano de treinos para a Maratona como sendo aquele momento em que atestas a tua forma … mas como o mundo não é perfeito e os planos raramente se concretizam, até deu jeito estar inscrito no TBA nesta altura do campeonato.

Até há duas semanas estava completamente fora de questão participar … mas a coisa melhorou e o teste na semana anterior por serras de Valongo foi positivo. Decisão tomada … vou com a Pikinita até Avintes aos 25km … nas minhas calminhas faço aquilo, ou então se vir que ainda não dá, paro. Durante a semana fiz dois treinos curtos de 30min de estrada e no sábado lá estava na marquesa do Rui para ser avaliado – o gémeo esquerdo está ainda contracturado mas muito melhor – tinha autorização para tentar. E  fui …

No sábado choveu toda à noite, e ventou muito … estes gajos tem azar. No ano passado foi o furacão Leslie a fazer das suas antes da prova. De manhã ainda chovia bem, mas o vento tinha acalmado. Refugiamo-nos num café com a restante família Perneta … 6 para correr e mais 3 como apoio J

Equipa maravilha, 5 Pernetas, um Pernetinha e uma Montemorrow


Ás 9h em ponto partimos para a prova dos 25km … eu, o Flávio e a Pikinita … um pelotão com 6 ou 7 dezenas de atletas. No total a prova teve 500 inscritos e pelos vistos a chuva afugentou uns 100 segundo a organização. Mesmo assim, bem bom para quem tem um padrinho como eu J e sabendo que além da Meia de Ovar e de Ermesinde estava a decorrer ali um bocadinho mais a norte outro Trail já com algum nome na região (o da Trofa).

Começamos muito comedidos, de tal forma que o pelotão nos fugiu e atrás de nós apenas as simpáticas vassouras. Mesmo assim o primeiro km foi feito a 5,20m/km o que digamos é bastante rápido. Este é um trail muito rápido, muito corrivel se não mesmo corrivel por completo para quem tiver um pouco de pernas o que não era o meu caso e da Pikinita.

A Pikinita tb esteve lesionada e está a regressar aos poucos – deve sofrer de influências J - mas ela gosta de competir, e neste trail com poucas participantes ela teria algumas hipóteses de subir ao pódio, pelo menos no escalão. Tive que lhe refrear a mota algumas vezes … é que ela já não fazia mais de 12km há muito tempo … acho que fizemos 18km uma ou duas vezes em Agosto.

Mesmo a controlar o ritmo começamos a passar gente … sempre sem forçar muito, porque havia que guardar forças para a segunda metade da prova. Íamos contanto a mulheres e sabíamos que se todas estivessem em prova ela estaria em 4ª ou 5ª da geral.

Desde o primeiro metro que ia mais atento ao que a minha perna me “dizia” e nos primeiros 2km a coisa esteve bastante bem até que na primeira descida começo a reseentir na zona da contractura. Disse logo à Pikinita e ao Flávio que iria ficar no primeiro abastecimento, se quisessem que seguissem porque não ia forçar nada. Mas fui andando e a coisa estabilizou e não passou daquele pequeno desconforto nada impeditivo de correr.

Chegamos ao 1º abastecimento (ca.7km) com uma média bem abaixo dos 7m/km o que era bem bom, olhando ao cuidado com que vínhamos e aos 300mD+ já acumulado. É como digo, este trail é muito corrivel, pouco técnico, sem grande subidas ou descidas o que engana porque quem não se souber controlar leva um “estouro” que nem é bonito. Até ao próximo abastecimento iriam ser 10km.


Outra característica do Trail Broa de Avintes é que pelo meio vais tendo algum alcatrão, seja o da zona industrial de Avintes onde é uma espécie de “retorno”, ou pelas entradas por algumas partes mais periféricas de Avintes, ruelas estreitas típicas de aldeia e ainda mais de 1km pela zona ribeirinha ao lado do Rio Douro no regresso a Avintes. E nessas zonas corre-se sempre.




Antes da zona ribeirinha, ainda nos montes perdemo-nos por culpa própria. A Pikinita tinha ganho alguma vantagem e ia na “luta” com uma outra mulher, a Maria Vilar, super simpática corredora de estrada que estava a fazer a estreia em trails e a preparar a estreia na Maratona do Porto daqui a menos de um mês. Á frente delas um outro atleta que elas seguiram por uma longa descida em terra batida. Eu e o Flávio vinhamos na conversa e também não reparamos num corte à esquerda, inclusivamente saltamos por cima de um eucalipto com uma fita a “barrar” a estrada sem que nos tenhamos apercebido de tão distraídos que íamos.

No fundo da descida as duas mulheres e o gajo que ia na frente parados tipo baratas tontas – encontramos fitas numa pequena picada mas todos reconhecemos que ainda há pouco tempo atrás tínhamos passado ali. Toca a voltar para trás, fizemos toda a subida em amena cavaqueira até encontrar a tal árvore e o corte que falhamos. Enfim … a culpa foi nossa.

Um pouco mais frente uma bifurcação e um grupo do Gaia Trail de frente .. mas??? Quem está errado? Comparamos relógios … nós tínhamos mais 1km do que eles, mas eles afirmavam que estavam 100% certos. Que se lixe … tínhamos mais km do que eles … sigaaaa… com esta confusão toda ficamos sem saber em que posição a Pikinita estaria.

fodaice, que a Pikinita não pára

Flávio a fazer jús ao seu "não é para me gabar, mas tou todo fodido"


E passado algum tempo o Flávio começou a ficar para trás, especialmente na zonas mais corriveis como na zona ribeirinha onde voltamos a passar algum pessoal que já tínhamos passado no inicio da prova. 



O meu gémeo continuava com aquele piquinho que não desenvolvia … convenci-me que poderia ser pisado da massagem do dia anterior. De resto tudo bem, pouco ou nada cansado, muito tranquilo. A Pikinita dizia já estar a sentir algum cansaço mas continuava a aguentar-se bastante bem, era ela que imprimia o ritmo.



E assim chegamos ao 2º e último abastecimento, pouco passava dos 17km. Paramos, comemos e bebemos, enchemos as garrafas e siga, agora pelo PR Rio de Febros. Mal recomeço a correr parece que levo uma bola de ténis no gémeo esquerdo, aviso a Pikinita, e corro mais duas centenas de metros para ver se alivia o que não é o caso … “vou ficar por aqui” … beijoca na Pikinita “força nisso e até já” … e regresso ao abastecimento para me declarar como desistente e apanhar boleia até à meta.

Estava tranquilo, tinha sido bem bom e senti que não era nada de especial … cheguei à meta e lá estava o Perneta Bruno com o microfone na mão a dar uma ajuda à organização como speaker, além das 3 meninas da nossa equipa todas bem dispostas por mais 15km de trail divertido … giraças J
Pernetas no feminino … são mais doidas que os Pernetas machos, só vos digo isso :)

o melhor Speaker do mundo e arredores deu uma mãozinha


Depois foi esperar pela Pikinita, com esperança que conseguisse primeiro aguentar-se sem se magoar e porque não, conseguir mais um pódio. E assim foi … lá vinha ela toda contente … cansadita mas a correr a bom ritmo. Fez 27km com quase 1000m D+ a uma média de 7,35m/km … sem treinar nada de jeito há algumas semanas, então distâncias mais longas nem se fala. Uma maquina, das giras J

tá feita e bem feita :)




Depois foi aguardar a entrega dos prémios, tomar um banhito e seguir para um almoço de família.

toda contente a Pikinita 



e vão duas ;)

o padrinho tem que fazer alguma coisa 

aproveitei que o 3º não estava e pumbas ...

Foi uma manhã bem passada a fazer o que gostamos. O tempo podia ter ajudado, mas olhando ao que se tinha passado durante a noite até que nem foi assim tão mau. A chuva parou antes da partida e só voltou a aparecer já se levava mais de duas horas de prova.

Quanto à prova só posso dizer que fazem a omelete com os ovos que tem, é o possível para uma zona que não tem verdadeiramente serras. Estamos em Avintes, junto a Gaia,  ao Douro e o percurso obrigatoriamente tem que passar as zonas habitadas. Este ano acho que melhorou com a introdução daqueles km extras a meio da prova – é um sobe e desce constante, com inclinações pouco acentuadas e curtas e pouco ou nada técnica, mas que quando dás por ela te moem as pernocas. Eu gosto deste tipo de provas e acho que até eu, o maior trambolho a descer do trail nacional conseguia fazer uma boa prova aqui – isto se tivesse um mínimo de treinos e 3kg a menos J

Parabéns à organização – há pequenos melhoramentos que podem fazer , mas são pormenores. No geral só posso dizer que gostei muito, e não é só pela broa de avintes que é divinal, pela sandes de porco e pela cerveja no fim J E obrigado por me terem convidado para apadrinhar a prova! 

não é qualquer um que faz 18km numa prova de 25 :P

10 comentários:

  1. Então e chegaram a descobrir quem fez o percurso certo, afinal? Deviam dar broas extra a quem fez mais quilómetros :D

    Mais uma vez, parabéns à Pikinita! :)

    E tu... Espero que a bola de ténis desapareça, de vez! Agora já não precisas de uma desculpa para o desafio com o Fumo, por isso, já podes ficar bom.

    As melhoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … não sabemos, sabemos que fizemos mais um km, por isso a prova saiu mais em conta se analisarmos o rácio € vs km

      A Pikinita tá a voltar como o aço :)

      Já fiz novo tratamento ontem, a coisa vai devagarinho :)

      Beijinhos

      Excluir
  2. O Perneta já é Padrinho de provas e tudo hehehe vê se recuperas isso 🙂

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu vê lá a que isto chegou :) … a recuperar :)
      Abraço

      Excluir
  3. Muitos parabéns à Dora! Sem treino adequado, vinda de lesão e ser 2a na geral, é obra!!!
    E muitos parabéns pela distinção de seres padrinho!
    Grande abraço e beijinhos à Dora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela é das duras :)
      Eu Padrinho!!! Há cá cada gosto que nem dá para acreditar …
      Aquele abraço

      Excluir
  4. Portanto, 11 em 42 e trocos, 18 em 25, tás a ficar um pró, é o que te digo!

    As melhoras, que a Pikinita já ninguém a apanha!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá provado .. saio à minha mão :D e dou razão ao provérbio de "quem sai aos seus não é de Genebra" :P
      Aquele abraço

      Excluir
  5. Padrinho de provas... Mas muito justificado. É uma humilde opinião!!!
    A quantidade de provas que se vão organizando nem sempre é benéfico. Simplesmente porque é impossível "desencontrar" o calendário para provas dentro da mesma zona. É só uma constatação!!!
    Muitos parabéns pela distinção de padrinho, como disse, muito justificado!!!
    Um grande parabem e um grande beijinho à Dora!
    Forte abraço Perneta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo a selecção natural vai fazer o seu caminho, pelo menos quando a "moda" das corridas passar o que espero que não aconteça - para já existe "clientela" para quase todos.
      A Dora é uma maquina :)
      Aquele abraço Luis

      Excluir