terça-feira

Espinho Beach Run 2019 - Duelo do Ano ou Como quase Morri


„Vocês não aquecem?“ ... „Não, não precisamos disso”

Consigo imaginar o que ia na cabeça do Fumaça. Esta malta só pode ser de uma raça superior de atleta, um espécime tão evoluído que basta pensar em aquecimento e pimba, já estavam a ferver, com os motores a carburar, os sentidos em sentido (J e esta chalaça hein?, .. ahh pois é bebé … isto é literatura da mais fina estirpe), no ponto para levar tudo à frente. Os olhos aterrorizados do moço diziam o resto … “onde me vim meter” … “com quem me vim meter, meu Deus*” … “e agora?”

*é quando já não sabemos mais o que fazer para nos safarmos que apelamos a Deus – o rapazola estava nessa fase. Tarde demais - temos pena.

esta família é topo do topo

óh pra ele todo contente ...

Foi nesse momento que tive pena … sou um coração de manteiga como todos sabem, um banana. O rapaz ali quase a desfalecer, pálido (esta é piada fina) quase quase a  borrar-se (não me ocorreu outro termo, desculpem) e eu do alto do meu 1,85cm esqueci tudo o que se tinha passado até ali. Esqueci as provocações dos últimos meses, esqueci o gozo de que fui alvo, esqueci o desaforo de ele me ter desafiado, esqueci-me que aquela carga de ossos ali à minha frente queria o meu lugar de Gorila de Dorso Prateado e assumir os Pernetas. É verdade … sou um Banana!!!

Reparem na diferença de tratamento … #fazfumo em letras grandes, bold e Carlos Cardoso em letra pequena, quase imperceptivel … enfim...

“Ó Fumaças, não fiques assim páh … não te preocupes … não te posso deixar ganhar mas prometo que não ficas mal, ganho-te apenas por uns 10 ou 20 metros … não é nenhuma desonra … como é?”

Haviam de ver a alegria do carga de ossos … aquilo era só dentes … vi-me negrinho para ele desgrudar de tanto abraço de alegria … arrependi-me logo, mas pronto… o gajo é afectuoso … só achei que a partir de certa altura já se estava a aproveitar … Fuminho, eu não sou desses, daqui não levas nada, mas respeito …

E estava na hora de entrar na arena que estava bem composta … eu entrei primeiro com a minha família Perneta … ele todo contente sempre atrás de mim tipo central de marcação. Já lhe disse mil vezes que ainda não é Perneta a 100% … é apenas pretendente a Perneta … quando estrelar 1000 ovos nos próximos Trilhos dos Pernetas fica definitivamente na família – ou isso, ou vencer-me na corrida.



E partida … saímos os dois de trás do pelotão. Eu podia facilmente ter vencido a prova com larga margem mas não queria humilhar o moço … no fundo, bem lá no fundinho não é má rés … meti um ritmo tranquilo para ele me poder acompanhar e fui-lhe dando umas dicas… “respira bem” … “não exageres logo ao inicio que isto é duro e não aguentas” … “passos curtos mas vigorosos” … “gostas mais de bolas com creme ou sem creme?” … “não olhes para o relógio” … “concentra-te” … “topa-me aquela licra ali à frente” …

Vamos deixar as fotos da prova falar …

como se pode ver perfeitamente, vou sempre a puxar por ele ..


a caminho do retorno, tudo sobre controle embora ele já comece a acusar o esforço

 retorno feito … ainda se está a rir é porque pode forçar mais um bocadinho não é?

neste vídeo vemos o moço já completamente estafado a berrar de desespero e dor

a 200m da meta o Ivan já a querer entrevistar-me como vencedor da prova … não respondi porque não me pagou um exclusivo … reparem no Fumaça, a dificuldade em que ele vai

o momento do jogo, a 30m da meta acelero, o gajo não aguenta e simula uma lesão

aqui o momento captado de outro ângulo, o esgar de esforço, as dores insuportáveis nos músculos .. mete pena só de olhar ...

decidi esperar na meta por ele … deu para tirar uma soneca de 30min

até que o selecionador de Portugal me veio acordar e pedir por tudo que não lhe ganhasse, se não ia ficar deprimido e que não havia mais nenhum atleta de trail nacional mais moreno para dar um bocado de cor à selecção … como sou um Banana, acedi ao pedido..

ao mesmo tempo passavam-se cenas dramáticas na meta … dores insuportáveis, o não estar habituado a perder, choro compulsivo … veio ao de cima o melhor espirito Perneta com o Bruno a saltar para a Arena para "apoiar" o Fumo colocando todas as rivalidades de parte … acalmou-o, fez-lhe ver que perder com o Perneta-Mor é normal e contou-lhe a história do lobo mau e dos 3 porquinhos e o Ali Babá e os 40 ladrões 

a cena foi filmada para que não restem dúvidas...



lá fui buscar o rapaz e disse-lhe "anda lá, cortamos a meta os dois juntos" … vejam a alegria dele e o meu pipo que está maior que nunca fruto do estágio em Itália da semana passada

foi preciso recorrer ao foto finish, mas eu como tenho o nariz mais comprido ganhei … se corrêssemos nus era ele que ganhava com certeza, pelo menos por uns bons 20 a 30cm … atenção que nunca vi, mas é o que se diz por aí e sei o que tenho...

Foi um bom duelo que não defraudou as espectativas. O Fumeiro é bom rapaz, a malta gosta dele e não vai ser este episódio que vai fazer com que deixemos de acreditar no potencial dele. Acreditamos piamente que está ali um atleta para seguir as minhas pisadas … se engordar uns 50kg vai ser um caso sério no trail nacional e mundial (Lourosa já é mais complicado, mas não se pode ter tudo).

A minha prestação foi excelente … voltei a ficar em 2º nos velhos M45 tal como no ano passado. A diferença é que este ano tirei quase minuto e meio, mesmo tendo dormido uma sesta na meta à espera que o menino acabasse de chorar ..



a princesa mais nova foi toda contente comigo ao pódio :)

vinhaça boa :)

houve mais prémios cá para casa … é que a Pikinita, mesmo em fase final de recuperação de lesão, não deixou escapar a oportunidade de mais um pódio no escalão

e em vez do vinho do Porto arrecadou um belo de um par de sapatos para quando sair à noite eu saber sempre onde ela anda … além de finalmente cumprir o sonho de passar os 1,60m

Fuminho, rapaz …não desanimes, continua o teu caminho e fá-lo passar dia 1 de Maio 2020 por Canedo … isto se resolvermos realizar os Trilhos dos Pernetas para o ano … trás um avental porque é chato o óleo de fritar te estragar as camisolas catitas que usas. O que são fritar 1300 ovos para um moço como tu? Tás habituado a fazer bolachas de manhã à noite, não tás? Fácil … assim conquistarás o titulo de Perneta-raso. Para chegar a Perneta depois só tens que partir um joelho como eu, rasgar um Aquiles como o Zé ou sofreres de hemorroides  crónicas como o Badolas (ele diz que é por isso que anda sempre a arranjar uns moços que lhos metam outra vez para dentro)… isto foi mau, não foi? Como não sei apagar as coisas que escrevo, paciência .. ficam … tb ninguém lê esta merda, muito menos o Badolas.

Que fique bem claro que isto foi a minha visão deste duelo, a minha realidade da coisa que é paralela à realidade real (cá está mais uma chalaça, mais este momento de literatura de recorte fenomenal, qual Saramago, qual Marquez, qual Gustavo Santos … um Nobel para mim é pouco).

Na verdade a coisa resume-se ao facto de eu ter levado uma coça daquelas. O Hélio puxou por mim de inicio ao fim, e de tal forma que a 200m da meta já nem conseguia emitir um som que fosse, a não ser o som estridente do tentar meter ar nos meus pulmões que ardiam como só eu sei e do coração aos saltos a bater-me no cérebro que não tenho J … acabei com o sabor metálico do sangue na boca e andei a tossir até meio da tarde … e o gajo a rir-se, a filmar, a tirar fotos e a dizer-me … “se te esforçasses ganhávamos isto” … vai pró car@&%%&, gozar os teus … JJJ … vi-me “negrinho” para o aturar e ainda bem J.

Gosto do gajo … admiro o Fumo pelo atleta que é, todos nós vibramos com os seus resultados neste desporto que tanto gostamos … mas admiro ainda mais pela boa onda, pela pessoa que é … vejam os vídeos fora das corridas (é só pesquisar no Youtube), a história de vida, os  projectos solidários, o extra corrida … para quem ainda não teve o privilégio de o conhecer garanto … aquele sorriso contagiante é genuíno. Obrigado pela brincadeira campeão! Foi um privilégio!

Queria deixar a minha opinião sobre a prova … amigo Albquerque, Sandra, Rui e todos os demais envolvidos do Sporting Clube de Espinho – Atletismo e não só. Estão todos de parabéns!!! Foi uma verdadeira manhã de festa que conseguiu agregar pessoas de todas as idades – eu levei a minha mais nova e o meu pai (3 gerações) – houve espaço para todos participar, desde corridas para crianças, vários escalões juvenis, desporto adaptado, além da tradicional caminhada que antecedeu a milha e a légua. Tudo isto com partida e chegada na principal praia de Espinho (a Praia da Baía). Muita gente também a assistir num ambiente 5 estrelas. Aurora Cunha, Hélio Fumo entre outras personalidades a ajudar no evento … tudo por um valor de inscrição bastante em conta. E ainda foram solidários. Espectáculo!!! 

Podem ver aqui um excelente vídeo resumo do meu amigo Carlos Oliveira do JN.

a minha mai nova adorou … pode ser que a convença a correr para o ano … e é grande fã do Fumaças, só o conhecia dos vídeos e fotografias … ficou admirada que tb existia em carne e osso … querem um lenço do Fumo? Falem com ele directamente no Messenger que ele diz-vos como fazer … 

não largou os lenços durante toda a tarde

Só tenho uma reclamação a fazer … não comi nenhuma bola de Berlim L … deram-me uma no fim como a todos, mas minha mai nova comeu tudo e nem uma trinca me deu … deviam ter-me dado outra :) … ficam a dever-me essa para o ano J

nham… nham … nem vê-las :(


Um agradecimento também a todos os conhecidos e desconhecidos que entraram nesta brincadeira. As vossas “bocas”, incentivos e afins tornaram tudo ainda mais divertido JJJ

Ahh .. e continuo a ser o Gorila Dorso Prateado aqui do pedaço J

12 comentários:

  1. Vocês todos são saudavelmente loucos e eu parti-me a rir de início ao fim! :)

    Não digo que mereças o Nobel da literatura mas o Nobel do blogue mais divertido, não há a mínima dúvida!

    Grande abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … bem, é melhor que nada :)
      Grande Abraço João

      Excluir
  2. Ahahahahah vocês não existem! Mesmo! Foi muito bom ir acompanhando este duelo à distância! Melhor ainda teria sido assistir ao vivo, mas estava meio fora de mão.

    Parabéns, mais uma vez! E obrigada por estes momentos de riso que foram provocando nas últimas semanas! Não é qualquer um que ganha ao Hélio ;) acho que já merece o título de Perneta Honorário.

    E diz à Dora que fiquei com inveja do prémio dela! Grande pinta :D

    Beijinhos aos dois e boa recuperação de tão grande feito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol … não fiques com inveja, a sério ;)
      Foi engraçada esta história, porque houve muita gente como tu, a achar piada e a alinhar na brincadeira.
      Beijinhos para vocês e até daqui a uns dias

      Excluir
  3. Não sei o que é mais divertido: assistir á prova in loco ou apreciar esta prosa !
    Carlos, se corresses tão bem como descreves a prova,.......... eras campeão olímpico, nas calmas :)
    Gr abraço e parabéns
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … obrigado Mike. Não te gabo o gosto, mas prontos …
      Aquele abraço e boas corridas

      Excluir
  4. O desfecho foi o esperado… Toca a comprar mais lustro para passar nesse dorso!!!
    Promoção do atletismo, desporto e “parvidade” natural do melhor que já vi. O que se foi passando ao longo destes meses. É mesmo ao nível da nossa família. Com o gorila mor a servir de cicerone ao magricelas fumaças.
    Na minha humilde opinião, esse moço (grande campeão) já é Perneta… Vá, poderá faltar o tal estágio, mas já pode apresentar a credencial provisória. Não é Perneta quem quer, conquista-se!!!
    Forte abraço ao Fumo e ao Gorila do dorso prateado!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … o dorso está super lustrado :)
      A verdade é que o lingrinhas já pertence à família, só não o podemos dizer assim à boca cheia pq há os ovos pra fritar.
      Grande abraço e boa caminhada no próximo fim de semana

      Excluir
  5. Opah, muito bom!

    Confesso que não estava à espera desse resultado ahahahaha, o rapaz é mesmo bom!

    Ganharam todos, quando se entra nessas brincadeiras dessa maneira, todos ganham.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brincadeira??? Quase morria … a verdade é que estas provas nos levam ao limite, praticamente o coração dispara dos 0 aos 100 num segundo. Além disso estou completamente fora de forma, sem treinar e a comer como um leão … e o gajo puxou por mim e eu fui … tirar minuto e meio em 1609m é obra… mas não vale a pena falecer por causa disso :)
      O Hélio é um fixe e valeu …
      Grande Abraço

      Excluir
  6. Ir a ler este artigo no comboio...vou-me a rir sozinha mas com gosto =D
    Muito bom!
    E parabéns pelos pódios =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa :):):)
      Beijinhos e boa sorte para Abrantes ;)

      Excluir