sexta-feira

Trilhos dos Pernetas 2.5 - a preparação (take 1)




A edição Trilhos dos Pernetas 2018 esteve para não se realizar ...
A primeira edição em 2017 tinha sido um sucesso enorme a todos os níveis – as mais de 500 pessoas que participaram no ano passado não deram o tempo e o dinheiro por mal empregue. Mas saiu-nos do corpo, e embora mesmo muito satisfeito com o que tínhamos feito, depois de uns dias para colocar as ideias em dia não tinha dúvidas que não voltaria a organizar. Foi tudo demasiado trabalhoso, tinha deixado coisas que gostava para segundo ou terceiro plano (como correr por exemplo) durante meses , e depois ter que lidar com pessoas que pensavam que a gente andava nisto por interesses pessoais foi a gota de água. Não gosto de conflitos, muito menos quando são injustos. Ninguém me podia dissuadir, a decisão estava tomada. Eu não voltaria a organizar uma competição.
Com o aproximar do fim do ano os Pernetas mais chegados lá iam mandando as “boquitas”, deixando os recados no “ar” … “nos próximos Pernetas isto” “nos próximos Pernetas aquilo” … e eu a fazer de conta que não era nada comigo. Afinal a decisão estava tomada e se há coisa em que eu sou firme é quando tomo uma decisão. E as semanas foram passando até que um dia o Zé Moreira me convida para jantar em casa dele … não é a primeira vez que isso acontece, mas tive logo um pressentimento que havia uma intenção por trás. E assim foi … “então, fazemos os Pernetas ou não?” E eu, Perneta-Mor fui firme na minha resposta!!! Não contes comigo para liderar o processo e dei as minhas razões, novamente – a todo o resto havia ainda a acrescentar uma mudança de casa e tudo o que acarreta prevista para o início do ano. Nem pensar!!! Mas posso dar um ajuda dentro dos possíveis se alguém quiser avançar.
No dia seguinte decidi fazer um mail a toda a Pernetada – achava que tinha que dar explicações e era a forma de chegar a todos - expliquei porquê e ofereci-me para ajudar caso algum ou alguns quisessem pegar no touro pelos cornos. 
Não houve feedback ao mail – dias sem qualquer resposta. Pronto!!! Acabou … não há Trilhos dos Pernetas para ninguém! Sou ou não sou firme, carago!!!
Algum tempo depois fui encostado à parede por 3 Pernetas (Zé, Bruno e Badolas)– munidos com argumentos do tipo “só faz sentido se for contigo na frente do projecto” …. “nós ajudamos mais ainda” …. “os caminhos estão abertos, agora é mais fácil” … não sei o que me fizeram nem que droga me deram, só sei que me desarmaram de tal forma que acabei por dizer que sim … pronto, lá está … sou um Banana, fraco L 
Cum caralho … e agora? …. Agora olha, desenrasca-te …
Num ápice foi convocada uma reunião Pernetas e poucos dias depois estavam todos em minha casa, sentados à volta da mesa da sala com minis, amendoins, queijo e outras iguarias na puta da galhofa, a discutir a base do que seriam os Trilhos dos Pernetas 2.5.  A reunião terminou à 1h30 da manhã quando a vizinha debaixo veio tocar à campainha pedindo que fizéssemos pouco barulho que as pessoas queriam descansar e que amanhã era dia de trabalho.

a malta sofre da sede ... 


E pronto … estavam lançados os dados. 
Foram quase 5 meses com esta malta e com muitos mais que se foram juntando ao longo do tempo. Começamos com um núcleo duro de 7 ou 8 e acabamos com quase 20 a participar activamente na planificação da coisa. E no dia haveríamos de ser quase 50 no terreno … pétaculo J
Procurou-se percursos novos ... controlou-se os velhos ... sempre de forma seria 

Promoveu-se o evento tentando ser original ... 

montaram-se outdoors ... 

definiram-se os brindes 




Muitas situações foram efectivamente mais fáceis, pois já sabíamos os caminhos a percorrer. Conseguir os apoios é um bom exemplo, afinal já havia um evento de sucesso para servir de mostruário. Foi muito gratificante ver a maioria das empresas a reiterar o apoio após a 1ª edição. E houve bem mais envolvência de muitos elementos assumindo tarefas e retirando-me trabalho que tinha tido no ano passado.
e íamos reunindo para acertar pormenores e analisar a evolução da coisa, e para fugir de casa e poder comer umas bifanas feitas na hora e beber umas caixas de minis ... tudo motivos válidos..




Mesmo assim foi muito trabalhoso, sendo as últimas 2 ou 3 semanas de uma intensidade quase louca com tantas situações para resolver, para dar resposta. Não falo só por mim, foi igual para outros tb.
Chegamos ao fim de semana antes do dia 1 ainda com as últimas situações por resolver. Sábado, Domingo e 2ª feira … montar toda a logística, fazer as últimas compras, marcar os percursos … muitos imprevistos durante estes dias, resolvidos em cima do joelho o melhor possível,  que me deixaram exausto e preocupado.
custa-lhe dividir, é egoísta o gajo ...
 

não haveria de faltar nada à malta ..

por a família e amigos a trabalhar para nós - no caso da aletria foi a minha rica mãezinha  

marcar 70km de percursos ... 


Deitei-me já passava da 1 da manhã depois de responder a umas últimas questões que nos tinham chegado via página do evento. 
Após 3h de um sono rápido acordei … nos dias anteriores estive stressado mas não ansioso ou nervoso. Agora estava muito nervoso mesmo, de tal forma que nem conseguia tomar o pequeno-almoço … continuava estafado .... mas tem que ser ... vamos a isso … (continua)

8 comentários:

  1. Gostei muito do texto, como é hábito de tudo o que vem daqui, mas fiquei triste com uma parte logo no início. Aquela de haver gente que pensava terem interesses pessoais!
    Se há algo que me revolta, são injustiças, muito em especial aos meus amigos! É não ter o mínimo respeito pelo esforço de cada.
    Mas como dos muito fracos não reza ou não deverá rezar a história, vamos ao que interessa. E o que interessa é que o take 1 está lido e já mal posso esperar pelo 2.
    Venha ele!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. A verdade é essa ... o problema é algo que afecta cada vez mais a sociedade em geral, o egoísmo, o pensar no próprio umbigo e não fazer nada a não ser com interesse próprio em primeiro lugar ... essas pessoas não entendem que pode haver quem faça coisas sem esse egoísmo, pelos outros ou por uma causa, por um clube, por uma associação ... nada a fazer, mas que chateia chateia.
      O take dois está no forno :)
      Grande abraço

      Excluir
  2. Oh moço!

    Atão não esteve para haver os Trilhos dos Pernetas 2.5 ou 2,8 ou o carag*?

    Então mas eu prometi que um dia ia aí correr e eu cumpro sempre as minhas promessas!

    Por isso faxabor de isso durar para aí até aos 5.96!

    Agora a sério, ainda bem que resolveste saborear o liquido da razão e organizar os 2.5 com o restante gangue.

    Nem imagino o trabalho e esforço que tal acarreta, ainda mais não sendo profissionais e como tal tudo é feito no tampo de descanso, nas horas vagas.

    Mas olha que nunca me enganaste e pelos vistos não fui o único: achas que se não tivesses organizado os Trilhos dos Pernetas 2.5 ias ao Programa da Maria? Nunca me enganaste magan**, já andavas com essa fisgada!

    Olha que se calhar lá vou ter que começar a ver, em doses moderadas, esse grande canal que é a Porto TV ou Canal ou coiso.

    Muito sinceramente é apenas esse o ganho pessoal que te estou a ver recolher, ou melhor, acredito que a camaradagem entre vocês, o ver o vosso trabalho reconhecido por quem pôde fazer a prova, pelos vossos patrocinadores, por quem vocês tocaram seja um ganho pessoal.

    O resto é dor de cotovelo (isto é um blogue familiar e por isso estou a ser contido na linguagem) por não saberem nem os terem no sitio por conseguirem fazer algo semelhante ou remotamente parecido.

    Grande Abraço,

    PS: O Outono está a chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... é realmente um esforço muito grande, muito atenuado pelo facto de ser feito com uma "família" de doidos divertidos. Não fosse assim, não o faria - podes ter a certeza.

      Quanto à ida à TV, ao inicio nem queria ir, mas o Vitor lá insistiu e lá fui eu todo nervoso. Quando entrei no "ar" senti-me à vontade e abandalhei a coisa de tal forma, que as perguntas previstas (sim, existem perguntas mais ou menos previstas) não foram colocadas em grande parte :):) ... agora sou uma estrela de tv e é patrocínios a entrar a cada segundo pela porta dentro :) ... esta coisa do blogue não ser anônimo e os Trilhos dos Pernetas ter a minha fronha tem estas "vantagens" (que não procuro).

      Aquele Abraço

      P.S. Tás a brincar??? Agora só vendo ;)

      Excluir
    2. "Challenge accepted" (com 4 anos de atraso, né...).
      Só espero que não me cortem as voltas como me fizeram este ano para o inicio de Maio...

      Excluir
    3. Lol ... vamos a isso :)

      Excluir
  3. Ainda bem que aceitaste novamente o desafio. E faz favor de continuar. Vou ler os capítulos que se seguem e já sei que no último, vou dizer que gostaria muito de um dia ir aí correr.

    ResponderExcluir