terça-feira

Objectivos em 2017



Antes de mais um BOM ANO para todos nós!!!!
O meu, a nível de corridas, continua a zero e hoje já é dia 3. Ainda não recuperei totalmente do estiramento na coxa esquerda e além disso desde o dia 1 que estou empenado das cruzes – Uma semana sem correr – estou a ressacar e sinto-me gordo e pesado J - mas hoje vou experimentar e ver como estou, com mil cuidados porque para 2017 os objectivos são muitos.
Para começar tenho o grande objectivo de não me lesionar gravemente, umas mazelas pequenas aqui e ali fáceis de debelar pode ser, agora nada mais do que isso.
Depois o maior objectivo (é mais um grande desafio) para a primeira metade de 2017 é a organização dos Trilhos dos Pernetas juntamente com os meus compinchas das lutas.

O nosso foco nestes primeiros meses do ano é criar um evento que corresponda ou até supere as expectativas de quem nos vem visitar. Além do muito trabalho se secretária, também vamos ter muitas sessões no terreno, e essas terão que servir igualmente de treino para eu criar as condições para ir participando numa ou noutra prova e de base para uma segunda metade do ano em que pretendo “atacar” algumas provas de forma mais séria.
 A nível de provas neste primeiro semestre a coisa não deverá fugir muita a estas, onde já estou inscrito (e pago):


Só vou a esta porque há aí um maluco de quem eu gosto muito, que faz parte da organização ... mas vou à das crianças (23km) porque na semana a seguir há Maratona de estrada... 

Uiii ... uma dúzia de Pernetas em Roma??? O coliseu até vai mudar de sitio... :) 

KM vertical na 6ª e 70km no sábado ... pffff... peaners!!! Esta vai ser épica ... será que à 3ª tentativa é de vez para mim? Nem que a vaca tussa :) 

Ando à procura de um desafio por trilhos no estrangeiro, a estudar várias situações para o 2º semestre - a minha preferência está claramente no norte da europa, pelas terras dos vikings. Procuro uma natureza mais selvagem e provas menos mediáticas, logo com menos gente – quero desfrutar das paisagens, correr e fotografar. Quem sabe se não me enfio sozinho por uma viagem de aventura? Ainda não sei. Além do pouco tempo disponível o problema são os custos – não que eu não pudesse fazer um esforço (grande), prescindindo de outras coisas – isto ainda está em fase de estudo. No fim ainda decido ficar por cá e amando-me numa Freita ou Serra da Estrela. Ainda tenho tempo para decidir.
Em relação à estrada, tinha a firme intenção de tentar um brilharete na Meia Maratona de Viana no dia 22 deste mês. Ia (ou vou) no próximo domingo à SS de Espinho com a intenção de fazer uma prova no redline, como treino rápido. Os resultados e os treinos das últimas semana fizeram-me acreditar que posso conseguir um tempo à volta da 1h25min o que seria 2min abaixo do meu melhor tempo na distância. Com esta paragem de uma semana, e sem saber bem quando e como vou voltar, já não sei. A ver vamos.
De resto a nível de estrada existem 4 adversários/objectivos para 2017, todos eles muito difíceis de bater:
10km – 37,43min
15km – 59,14min
21km – 1h27,49min
42km – 3h14,17min
Como podem ver, o que não falta são objectivos … haja saúde para os tentar concretizar!!!
Ahhh ... e é evidente que já estou inscrito na que será a minha 7ª Maratona consecutiva no Porto - ia eu lá faltar à minha prova preferida?

26 comentários:

  1. Em relação ao objectivo que procuras, passei pelo mesmo processo. Cheguei a esta: Andorra Mitic. Ponderei provas nos Alpes na mesma altura (Eiger e Lavaredo), mas além da própria inscrição ser bem mais cara, implicaria viagens de avião (Geneve para o Eiger, Veneza para o Lavaredo), estadias muito mais caras e o próprio dia a dia lá é muito mais caro. Além de que tanto uma como outra são provas do World Tour e logo têm muita gente. A Mitic dá para ir de carro, a vida lá é barata, assim como o alojamento, é nos Pirinéus, que também devem ser engraçaditos, a distancia é aceitavel (112km) e tem uma parvoíce de desnivel e tecnicidade que a tornam num desafio brutal. Que dizes? Primeiro fim de semana de Julho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece-me uma boa opção tb. No entanto a minha vontade era ir mais a norte da europa (ali pelas zonas dos Fjordes :) ) ... certo é que até ao fim do mês não decido nada, dia 25 abrem as inscrições de uma prova das que me iam fazer as delicias ... além de só ter 245 vagas, ainda estou a estudar o "financiamento" da coisa. Mas fica a ideia, que agradeço.
      Abraço

      Excluir
    2. Grand Raid des Pyrénées. Também dá para ir de carro.
      A tal prova onde o Paul Michel atirou com a toalha ao chão.
      Prova bonita e muito bem organizada. Ao nível da organização do UTMB. Mas atenção esta prova não pontua para o UTMB. Perguntámos porquê? Sabem qual foi a resposta: "era melhor! Eles é que deveriam pontuar para a nós. Esta é incomparavelmente mais difícil que o UTMB." :)))

      Excluir
    3. Bem, é mais uma opção a ter em conta. Não procuro dureza extrema neste momento .. estou mais numa de desfrutar. Vamos ver ... mas essa de o UTMB pontuar para GRP é boa, e porque não??? :)
      Beijinhos

      Excluir
    4. Não é dureza extrema. É uma cem milhas mais técnica.

      Excluir
    5. O Andorra hora trail também nao pontua pelas mesmas razões :)

      Excluir
  2. Parece-me um belo ano! Gosto dessa ideia da aventura viking.
    E também podes vir à Serra da Estrela, é calminho, sem confusões, e dá lindas fotos. ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, essa é que era ... eu ando a "namorar" a coisa, a dar voltas e mais voltas. Em final de Janeiro, inicio de Fevereiro vou ver se me decido. Serra da Estrela tb era naice, nunca lá fui em prova ... mas nos últimos anos anda por lá sempre uma fulana de mau humor e eu tenho medo :)
      Beijinhos

      Excluir
    2. Anda ao EGT, à prova do Armando Teixeira. Nós vamos.

      Excluir
    3. No fim de Maio vou ao Azores Trail Run. Dois empenos desses num espaço de uma semana é capaz de não ser muito aconselhável :)

      Excluir
  3. Desejo-te que em 2017 concretizes todos os teus objectivos, pessoais e desportivos. Tenho a certeza que o Trilho dos Pernetas será um sucesso. Espero conseguir ir.

    Beijinho e abarço nosso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Os desejos são recíprocos!!! Era giro poderem vir cá ... a Pernetada iria adorar a vossa presença :)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Desejo que todos os teus objectivos para 2017 sejam ultrapassados em larga escala, como bem mereces!

    Quanto aos Vikings... se conseguires... será épico! Força!!!

    Que daqui a um ano estejas a escrever maravilhas do ano que passou :)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João!!
      Vamos lá ver ... :) :) :)
      Forte Abraço

      Excluir
  5. Espero que concretizes todos estes objectivos , que diga-se são de campeão!Um bom ano com muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim. Aproveito para te desejar a ti e aos teus um Bom Ano tb.
      Abraço

      Excluir
  6. Um grande ano grande Carlos.
    Isso vai ser cagativo...bater esses "recordezitos" !! é só deixares a ronha e a calanzice e toca a treinar !! :P

    Fordesse, ouve lá , ouvi dizer que já esgotou as inscriçõues dos Pernetas ??? Fordasse...para ir fazer a caminhada de 15k , não vou a espanha no dia 1 de Maio !! ;)

    ...mais uma vez , um grande ano !!
    grande Abraço
    ajb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):) ... para já tá difícil, eu até quero mas o corpo não está a acompanhar ... mas sem stress.
      Sim ... para os 50km ;) .. mas ainda temos 30km e 18km e para ti aconselho a caminhada dos 6km que é sempre a descer. E mais ... ai de ti se não apareces aqui em espanha, seu marroquino de Piiiiiiiiiiiiiiii e Piiiiiiiiii
      Aquele abraço com votos de um grande ano para ti

      Excluir
  7. Bom ano, carago!

    Bolas e eu que ia dar 2 voltas ao percurso de 50km!

    Bom enfim, baby races..

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadinho, para ti tb.~
      Mas qual é o problema ... até podes dar 3 voltas ... prometo que só tiramos as fitas quando acabares :)
      Abraço

      Excluir
  8. Vais ter um ano em grande! Tens objetivos muito concretos para atacar, por isso motivação não pode faltar :)

    Eu ando sem tempo para pensar nos meus objetivos em termos de provas.. mas tenho de pensar no assunto :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver ... ainda estou à espera dos resultados oficiais de uma prova de ontem para saber se um dos objectivos já foi "arrumado" ;)
      Abraço

      Excluir
  9. Bons objectivos, sim senhor...Grande ano vais tu ter novamente em 2017!
    Força e um excelente ano para ti.
    Beijinhos e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e um excelente ano para ti tb.
      Beijinhos

      Excluir
  10. Muito bom!!! Bem programado!! Só tenho a dizer que estou cheinha de inveja �� ! Força! Tb estou a tentar que seja um bom ano para mim, mas não posso ter a mesma ambição ��Sou pouco disciplinada!
    Agora tenho a te dizer, vais gostar da maratona de Roma! Eu amei... Sofri que nem uma condenada, mas foi fantástica! Reforça bem a lombar, porque esse foi o meu erro. Preocupei-me com os pés e o que falhou foram as costas! Muito paralelo. Mas faz-se que é uma beleza!
    Bons treinos e que superes os teus objetivos! �������� Bjnhs verinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera, antes de mais obrigado pela visita ao tasquinho e pelo comentário. Espero que tb tenhas um grande ano.
      Beijinhos

      Excluir