domingo

São Silvestre Espinho 2017 - esta deu luta



A abertura das festas de 2017 para mim foi ontem na São Silvestre de Espinho, uma 3ª edição de uma prova onde sou totalista. Depois de há 3 semanas ter tido uma prova perfeita em Ovar, o meu objectivo principal era (e ainda é) chegar em 1h25 ao fim da Meia Maratona de Viana daqui a duas semanas. Pelo meio esperava treinar duro e ontem em Espinho a intenção era de fazer uma prova no redline, um “treino” duro e rápido com os olhos postos na Meia de Viana mas sem descurar a possibilidade de melhorar novamente o meu tempo aos 10km. Em Espinho jogo em casa, estudei em Espinho, treino por lá quase todas as 3ª feiras com a malta do Running Espinho e conheço muito bem as ruas do percurso, um percurso com subidas e descidas e com constantes voltas e voltinhas como eu gosto.
Mas entre o que planeei e o que aconteceu na realidade houve uma grande diferença. Ontem apresentei-me na linha da partida com todas as odds contra mim.
Umas 20 horas antes nem vergar me conseguia, estava com uma dor nas cruzes que me obrigava a arrastar a perna direita. Desde o dia 1 que estava neste lindo estado, um dia melhor outro pior. Isto depois de não ter corrido nada na última semana de 2016 devido a um estiramento na coxa esquerda – último treino tinham sido 10km no dia 27/12. Voltei a fazer 10km exactamente uma semana depois na 3ª feira desta semana quando já me sentia um pouco melhor. Na 4ª e 5ª fiz 6km apenas a rolar como teste e já não me lembro de estar tão perro, com dores em tudo o que era músculo, tendões e nas cruzes.
Para terem uma ideia eu sentia-me como um ...
Em semana e meia fiz 4 tratamentos, sendo o de 6ª à noite o último, não previsto – sofri um bom bocado naquela maca mas valeu a pena. Ontem de manhã quando me levantei já me conseguia vergar, embora ainda sentisse um “pikinho” nas costas.
Havia outros tantos mas não apareceram à hora marcada para a foto de grupo ...

Boa disposição é com o CAL... 

Voltando à linha de partida, estava decidido a dar o máximo, e esse máximo é naturalmente o meu recorde pessoal. Para isso teria que conseguir uma média de 3,47min/km. Não ia ser fácil … no aquecimento o inicio foi muito mau, com os músculos muito presos e a sentir incomodo nas costas – depois de meia dúzia de sprints sentia-me um bocadinho melhor. E ali estava eu no bloco A quando se deu a partida na Avenida 8 em frente ao Casino.

Os primeiros 500m são no sentido norte ao longo da Praia em direcção ao Restaurante Cabana. Alguma confusão– tinham-me colocado no meio e estava um pouco encurralado mas não perdi muito tempo. Os primeiros 3,5km são planos e para conseguir lutar pelo meu objectivo tinha que ganhar tempo neste troço. Quando entramos na longa recta junto à praia já em direcção a sul e com 1km percorrido já vou com 3,45min/km de média mas com as pulsações descontroladas e a tentar estabilizar a respiração sem perder velocidade – não é fácil mas consigo-o. Consigo baixar a média para 3,43km até aos 3km onde o empedrado em frente ao estádio do SC Espinho me faz entrar a primeira vez em dificuldade. Do problema das costas nem sinal mas o estiramento estava a fazer-se sentir – tentei ignorar.

Chegamos aos 3,5km e tinha conseguido o primeiro objectivo – 3,43min/km de média o que dava alguma vantagem para agora entrar na fase critica da corrida. Até aos 6,5km são 3 subidas intercaladas com duas incursões à direita em plano (boas para descansar J e recuperar J) … a minha ideia é chegar à BP bem lá em cima à entrada de Espinho com 3,50min/km de média, no máximo. E começa o martírio … a primeira subida faço-a sem perder muito tempo mas para o conseguir o esforço é enorme. Vou muito ofegante e tento recuperar na primeira incursão à direita (Avenida 24) – recuperar sem perder velocidade é um bocado difícil e entro na segunda subida já na rua 19 ainda ofegante … até meio ainda consigo forçar e no abastecimento tento agarrar uma garrafa de água, falho a primeira consigo apanhar a segunda mas deixo cair poucos metros depois … vale-me um colega de corrida que vem atrás e me oferece metade da água dele … obrigado Jeste episódio fez-me perder velocidade e as forças já não são muitas … o ritmo no último terço desta subida chega a baixar aos 4,25min/km … “pronto, já fostes” …

... entro na segunda recta à direita em plano onde deveria tentar estabilizar … é nesta fase que o meu cérebro vai entrar numa luta de facções que vai durar quase até ao fim … uma parte (a "má") diz-me para abrandar um pouco e recuperar tipo “moço, vais com 3,50min/km, anda falta 1 subida, a pior, tás com os bofes de fora e sem força, faltam 5km e estás com dores nos músculos das coxas – ainda te vais magoar a sério” … a outra diz-me para não desistir tipo “moço, és um rato ou um homem? Não tens nada a perder … luta até ao fim!!!” … curiosamente é uma malta que está na assistência que me ajuda a decidir … um pessoal do Núcleo de Montanha de Espinho que está ali numa esquina a assistir, puxam por mim e lembro-me de um dizer qualquer coisa do género “boa Carlos, vais muito bem, força” … é daquelas coisas que parece que nos empurram e na recta em vez de reduzir para recuperar acelero um pouco para não perder mais tempo …
... entro na última das 3 subidas, a mais difícil com 3,50min/km de média, olho para cima … devem ser uns bons 300/400m … “é só até ali, depois é sempre a descer” e fixo os olhos no alcatrão … os bofes vão de fora, as pernas a latejar e o cérebro em grande luta “abranda” contra “sigaaaa, é até estourar” … eu sigo o melhor que posso e nem acredito quando finalmente chego ao fim da subida e faço aquele retorno junto à BP e começo a descer … olho para o relógio … 3,51min/km … confesso que fiquei desiludido porque pensava que tinha subido mesmo muito rápido. É só um segundo de média acima do meu objectivo o que é muito porque na realidade são 6,5segundos que terei de recuperar além dos 30 segundos que tinha previsto … isto tudo em 3,5km e já bastante desgastado.
Continuava a luta entre o “desistir” do recorde e o tentar até ao fim … confesso que estive muito perto de optar pelo baixar um pouco o ritmo. Teria sido o mais fácil e ninguém morria por isso, afinal ia ali a fazer um prova espectacular , olhando às condições em que estava, e para fazer o melhor tempo desta prova era só controlar até ao fim. A parte “má” do cérebro arranja sempre bons argumentos para nos fazer decidir pela forma mais fácil, mas se há uma coisa que aqui o Perneta tem é capacidade de sofrimento e desistir é assim uma coisa que não me assiste muito J … e assim fui aproveitando que ia a descer, sempre ali por volta dos 3,35-3,40min/km e a tentar respirar fundo para tentar estabilizar a respiração – o que era quase impossível.
Um pouco depois dos 7km, incursão à direita com uns 400m sempre a descer para fazer uma das partes mais difíceis, um retorno com os tais 400m de volta agora a subir. A média ia em 3,50min/km e fiz o possível e o impossível para chegar novamente à descida da rua 19 sem perder tempo … nesta parte só me faltou chorar mas consegui … agora só faltavam 2km e continuava com a média em 3,50min/km … “recuperar 1minuto em 2km? Impossível … "abranda moço que já não consegues .. não te preocupes que mesmo assim fazes o teu 2º melhor tempo de sempre” … é verdade, é quase impossível fazer 3,30min/km nos dois últimos km quando se está a ficar nas lonas … estava vencido? … não estava não … “moço … a parte final é sempre a descer, não vais desistir tão perto do fim pois não?” … sigaaa … última incursão à direita até à Repsol para o último retorno (estes retornos são as partes mais complicadas desta prova, no total são 5, e é sempre complicado voltar ao ritmo a que se vinha) … 9km e passagem por trás da Câmara de Espinho antes de entrar no tapete vermelho da Rua 19 …


... faltam 800m e a média do meu relógio marca 3,49min/km … faltam recuperar 20 segundos, em 800m … mas aqui já não havia luta de facções no meu cérebro … era até arrebentar … fundo da rua 19, à direita, fazer a rotunda e entrar na recta da meta …. já só vejo o pórtico de chegada e lanço-me num sprint supersónico (pelo menos é o que sinto e não me perguntem onde fui buscar força) e atiro-me por cima da linha de chegada completamente nas lonas e a desligar o relógio ao mesmo tempo… dei tudo, não ficou nada por dar ...

Não acredito … 37,43min no meu registo. Assola-me imediatamente uma dúvida - o meu rp é 37,43 ou 37,47??? – falta de oxigenação no cérebro ou PDI? Não sei, facto é que não me lembrava do meu recorde pessoal aos 10km e só um pouco mais tarde é que consultando o PK é que vi que era mesmo 37,43min. Teria que aguardar o tempo oficial de chip para saber se era novo RP ou não.
Até agora ainda não consegui saber o meu tempo oficial de chip. Na hora não me apeteceu ir à mesa ver, e depois disso sempre que tento entrar no site da organização não consigo. Parece que estão com um problema na página. Sem stress.


A distância marcada no meu GPS aponta os 9,96km contra os 9,99km de Ovar há 3 semanas. Não sei. O que sei é que a prova oficialmente é de 10km. Vi foi muita gente a cortar caminho, a cortar nos passeios, a cortar por um parque de estacionamento perto da praia dos pescadores (uns valentes metros sem qualquer dúvida) e antes de entrar na recta da meta pelo parque de skate (uns bons 15 a 20m no mínimo) – o percurso presta-se a este tipo de acções em muitos sítios e há muito boa gente a aproveitar e a faze-lo fazendo depois menos 200/300m no fim … enfim, não entendo isto mas fica na consciência de cada um. Estou a falar de corredores de pelotão normais como eu, que não entram nas contas dos pódios e prémios.
Independentemente se é recorde ou não, fiquei super satisfeito com a prova que fiz. Estava mesmo em muito más condições e provei a mim mesmo algo que eu desconfio (ou sei) que tenho – posso não ter a mesma velocidade e resistência de muita gente, mas tenho uma grande força de vontade e uma capacidade de sofrimento enorme.
Quanto à prova, melhora de ano para ano. Está quase perfeita e minha opinião, nem sei o que possa apontar como possível melhoria - ok, tem esta parte dos resultados ainda não terem sido publicados. Um factor positivo é haver cada vez mais gente na rua a incentivar.
Por falar nisso, é a essa gente que eu queria agradecer pelo apoio, especialmente aos que me dedicaram algumas palavras de incentivo à minha passagem e foram mesmo muitos – é como digo, ali corro “em casa” – essas pequenas palavras de encorajamento fazem milagres na nossa motivação e não tenham dúvidas que especialmente ontem foram um dos motivos que fizeram a parte “boa” do cérebro se sobrepor à parte “má”.
Seria injusto se não desse uma grande palavra de agradecimento ao Rui, o meu terapeuta, que com a coça que me deu na 6ª à noite, me consegui colocar em condições não só de participar mas de lutar pela minha melhor marca nos 10km. Só mesmo visto como eu estava na 6ª feira. Obrigado Rui, uma boa parte desta prova é tua!!!
E por fim dar os parabéns à malta do CAL … cada vez somos mais. Ontem houve as estreias do Nuno Santos, do Elísio Cardoso e do João Sousa com a nossa camisola – excelentes marcas e muitos recordes pessoais, tb dos habitués como o Zé Alexandre. Grande CAL!!!



Parabéns moço ... 38,29min para quem quase nunca corre é obra .. 

Engraçado no mínimo. Duas São Silvestres (Ovar e Espinho), com 3 semanas de diferença uma para a outra, mesma distância, mesmo tempo, mas a nível de sentimentos durante a prova em extremos completamente opostos.
Hoje estou um bocadinho empenado … o estiramento ainda se faz sentir um pouco e as cruzes também. Amanhã vou para a Suíça e fico lá até 6ª feira – vou apanhar temperaturas entre -2 e -18º … prevejo uma semaninha calma de corridas J Ver se no fim de semana consigo fazer um teste de 15km para a MM de Viana. Vou lá chegar sem nenhuma preparação especial para tentar chegar na 1h25min, mas a prova de ontem provou-me mais uma vez que não será por falta de vontade que vou falhar J

9 comentários:

  1. Já aprendi que contigo nada é segundo os livros. Podes estar como estavas umas horas antes, ter treinado pouco e... pumba! Igualas o record!!!! Pelo menos em teoria pois o site continua em baixo e não podemos confirmar o tempo de chip. Mas eu tenho esperança que vá aparecer 37.42 :)))

    És um espectáculo e nem imagino o que farias se fosses profissional e na casa dos 20...

    Quanto à Meia, não é necessário desejar-te sorte até lá pois contigo, as coisas são diferentes :)

    Um grande abraço e MUITOS PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ... não sei, comigo as coisa são assim, um pouco diferentes ;)
      E sim ... acertaste em cheio. Tinha a esperança que fosse um segundo abaixo, mas nunca se sabe. Hoje quando me levantei (ás 3 da matina) foi das primeiros coisas que fui ver e lá estava a confirmação oficial ... 37,42 é o novo RP e passou já a ser "alvo a abater" numa próxima oportunidade que só deve acontecer depois do meio do ano :)
      Grande abraço e obrigado

      Excluir
  2. Acertei! Acertei! Acertei!
    O teu tempo de chip é de 37.42 :))))))

    Muitos parabéns!!!

    Grande abraço

    ps - Esqueci-me de referir no 1º comentário que a medalha é bonita, bem como a sua frase

    ResponderExcluir
  3. Catano isto é outro nível, passar a semana lesionado e bater ou igual o recorde pessoal! Parabéns!

    Com os tempos que tens feito aos 10km não tenho dúvida que podes fazer a marca que queres à meia maratona e talvez bem melhor!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me perguntes como, não faço ideia, mas o importante é que foi ... agora é oficial, 37,42min ... por um segundo :)
      A meia não é bem assim, a distância é o dobro e são precisos treinos um bocadinho mais longos ... espero que consiga fazer um teste no final desta semana.
      Abraço

      Excluir
  4. Isso para um perneta não está nada mal!
    De facto a nossa cabeça tenta-nos enganar muitas vezes durante as provas, mas nós somos chatos como ao potassa e contrariamos a "gaja"!:)
    Parabéns Carlos!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):)
      É isso mesmo, é não deixar a moça ganhar ;)
      Obrigado.
      Aquele abraço

      Excluir
  5. Ai, homem, até fiquei com os bofes de fora só de ler!!
    Parabéns, pá!
    Agora tens aí a fasquia elevada para 2017. ;) (Sem pressão... :P)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então foi um bom treino para ti ;)
      Obrigadinho!!!
      Esta já tá ... venha a próxima (sem pressão)
      Beijinhos

      Excluir