segunda-feira

Treino Pré-Natal


Após a participação na S.Silvestre do Porto no domingo passado, entrei na primeira de duas semanas de férias – tinha previsto fazer treinos variados para servir de base para uma preparação para a Meia de Viana, mas uma tosse que persiste em não desaparecer (tb conhecida como “tosse de cão”) e me diminuir fisicamente, fez com que os planos me saíssem furados. Mesmo assim ainda fiz quatro treinos num total de ca.47 kms:

2ª feira - 4,5km de treino ligeiro, incluindo a calibração do meu relógio no tapete (confirma-se que estava completamente descalibrado) – calibrei-o para 4,30min/km. Destaque para uma pequena corrida com a minha esposa – consegui convencer a Inês a dar uma corridinha após uma caminhada – corremos juntos ca.1,6km com alguns intervalos a caminhar para recuperar fôlego – gostei muito deste bocadinho.

3ª feira – 11km a ritmo vivo – ca.4,50min/km

4ª feira – descanso forçado – a Inês voltou a correr um pouco, desta vez sozinha e no tapete – ficou de tal forma estourada que me disse “isto não é para mim”. Na próxima semana vou ver se consigo ir com ela mais uma ou duas vezes correr na rua – aos pouquinhos para ver se o “bicho” pega.

5ª feira – 5,1km de corrida ligeira (de fugida) e por descargo de consciência

6ª feira – era dia de futebol, mas a chuva fez com que tivesse receio de piorar – resultado, não fui, mas fui a tapete fazer 6km com algumas series curtas a 4,10min/km.

Sábado – já bem melhor decidi descansar

Domingo – ca.21km de treino longo com amigos – o chamado “Treino Pré-Natal”

Já não fazia um treino acima dos 20km há quase um mês (último tinha sido a 29 Novembro na Alemanha) e queria fazer um este domingo – como o Zé Miguel tinha demonstrado interesse em acompanhar-me decidi convidar mais alguns habitués do CAL – Bruno, Zé Alexandre, Badolas e Pedro Lino. A ideia seria fazer Esmoriz – Furadouro e voltar pela estrada da Mata como nos “bons velhos” tempos da preparação para a Maratona do Porto. No sábado à noite o Bruno desmarcou-se – diz ele que a Troika dele exigia a sua presença num shopping da zona para as últimas compras de Natal – bem, seríamos 5 então. Tínhamos combinado saída do Beto em Fiães às 7.30h para começar a correr às 8.00h – com reclamações por parte do Badolas e Pedro Lino pelo horário combinado – acho que queriam sair mais cedo :D
Pouco depois do meu despertador tocar (6.30h), recebi uma sms do Zé Miguel a dizer que afinal não ia – não se sentia bem. Sem problema, seríamos 4. Estava eu a sair de casa, pouco depois das 7h, outra sms, desta vez do Zé Alexandre a dizer que a noite tinha sido difícil e que tb não ia – pensei, tou lixado, o Badolas e Pedro Lino devem ter andado a noite toda como o costume, e vão cortar-se à última da hora e lá vou eu sozinho – paciência, tenho é de fazer o meu treino. Qual não é o meu espanto quando chego ao ponto e encontro e o Pedro Lino já lá está, a tomar o pequeno-almoço e pouco depois chegou o Badolas – até se tinham deitado cedo para irem treinar – este mundo anda ao contrário pensei eu, deve ser do Natal!

Ás 8.15h estávamos em Esmoriz a arrancar para um belo treininho, pela estrada da Mata, com tempo fresco, ideal para correrias. O percurso previsto era ida até ao Furadouro e volta a Esmoriz. Começamos com um ritmo mais lento e chegamos ao Furadouro com um ritmo de ca.5,45min/km – durante esta primeira parte ainda nos cruzamos com o Filipe (do Grupo Desportivo Amizade de S.J.Vêr) que vai com a malta à Maratona de Paris – o rapazola anda a treinar para o campeonato Nacional de Montanha e naturalmente é de outro campeonato comparado connosco – mas é um gajo fixe. Depois de um minutinho de descanso para beber lá nos pusemos de regresso a Esmoriz, desta vez com um ritmo bem mais forte (em média 5,10min/km), imprimido pelo Badolas. Senti-me muito bem e só tive um ou outro ataque de tosse pelo caminho a atrapalhar - no fim ainda fazia muitos mais kms da forma como me estava a sentir. Grande destaque para o Pedro Lino, que até à data só fez uma Meia Maratona, a do Porto em Setembro com 2h06min – hoje fez outra vez distância mas em ca.1h57min e bastante bem, o que quer dizer que está a evoluir e que vai melhorar muito mais. Foi mais uma manhã muito bem passada, a fazer o que a malta gosta, o tempo ajudou, o percurso é muito bom e gastei ca.1400 calorias que vou repor já amanhã (sabiam que cada fatia de bolo rei tem ca.400 calorias? Para poder comer 3 fatias tenho que correr uma Meia Maratona :D).
Aqui um pequeno vídeo com um excerto do treino de hoje:

 




Para a próxima semana, é o início oficial do plano de treinos de 4 semanas para a Meia de Viana. Tenho ca.60kms para cumprir, entre series, treinos vivos e longo no final da semana – estou confiante.

6 comentários:

  1. Caro amigo, gostei muito de ler o texto até chegar perto do final e apanhar um enorme susto!
    Cada fatia de bolo-rei tem cerca de 400 calorias?!?!?
    Ai ai Ai! O que eu já comi nestes últimos dias!!! :)

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, li isso algures, mas deixa lá...como disse o Jorge Goes, o problema não é entre o Natal e Ano Novo, é entre o Ano Novo e o Natal.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bem visto! Eh eh

      Excluir
  2. Bom treino! Essa zona é bonita, já fiz provas de orientação nessa floresta, muito ar puro ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, é óptima para fazer treinos longos, plana com bom ar. É pena não ser mesmo à minha porta, mas não se pode ter tudo. Abraço.

      Excluir