segunda-feira

Balanço 2012

A nível de corridas, 2012 foi um ano em que tudo foi perfeito para mim – não é nenhum exagero, a verdade é que tudo correu muito bem, melhor do que previsto. Não me lesionei (o que é o mais importante), corri muito (mais de 2.500km) e consegui superar os meus melhores tempos em todas as distâncias clássicas (10km, 15km, Meia Maratona e Maratona ambas por duas vezes).
 
De todas as provas onde entrei em 2012, e puramente pelo aspecto da corrida, a que mais prazer me deu, foi sem dúvida a Maratona do Porto onde consegui atingir o objectivo de baixar as 3h30min, depois de 12 semanas de intensa preparação.
Ainda a nível de provas, o ano que acaba hoje fica igualmente marcado pela minha internacionalização (soa bem não soa? Soa a importante :D), com a Maratona de Madrid em Abril passado – foi tudo muito giro, mas o melhor de tudo foi passar um fim-de-semana espectacular (foi só rir durante 3 dias) na companhia de um grupo de amigos ainda mais espectacular – nasceu aqui um grupinho unido (que está a crescer) e que ainda vai dar muito que falar.
Destaco ainda a oficialização do Clube Atletismo de Lamas (CAL), depois de um ano em preparação. Tenho um orgulho enorme em fazer parte deste projecto desde o primeiro dia.
Foi também em início deste ano que nasceu o “Papakilometros”, uma forma que encontrei para ir “debitando” e registando informação sobre os meus treinos, as minhas provas, no fundo sobre tudo o que envolve as minhas correrias. Já tinha por hábito registar de forma escrita algumas situações, e incentivado pela Inês lá nasceu este blogue. Através dele fui descobrindo outros blogues da comunidade corredora (não fazia ideia que existissem tantos e bons), encontrei muitos amantes da corrida, genuínos, pessoas normais com quem me identifico, e que são exemplos para mim. Muitos dos bloguistas que sigo tem uma escrita fantástica, e é um prazer acompanhar os seus posts – um dia quando for grande também vou escrever assim :D, para já, quem tiver pachorra tem que aguentar o Papakilometros tal como ele é!!!
Alguns números de 2012, para quem gosta de estatisticas:

  2011 2012 Diferença em %
Nr. de treinos
171
188
9,94%
Treinos entre 20 e 25km
15
16
6,67%
Treinos entre 25 e 30km
3
7
133,33%
Treinos acima 30kms
4
10
150,00%
Corridas oficiais
13
15
15,38%
Kms totais
2022
2542
25,72%
Kms por treino (média)
11,82
13,52
14,35%
Calorias gastas
138751
188511
35,86%

Em 2013 vou dividir as correrias pela estrada e pelo trail - o grande objectivo será tornar-me Ultra-Maratonista no próximo ano.
 
Aproveito para agradecer a todos que me apoiam nesta minha “maluquice”, em especial à Inês, que mesmo não concordando sempre com tudo isto, não deixa de me apoiar – como ela diz é “para poderes voar”.
Morzão – um dia ainda vamos correr por uma dessas montanhas acima juntos!!!
Desejo um BOM ANO 2013 a todos, com muita saúde (é o mais importante) e que os V/ sonhos se concretizem. Sejam felizes e BOAS CORRIDAS!!!


7 comentários:

  1. Foram muitos kms em 2012! Que, pelos vistos, serão para aumentar nesse objectivo ultra-maratonista (este pessoal das corridas é mesmo "maluco" :p).

    Bom ano e corridas felizes em 2013, quem sabe a dois, para voarem juntos! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Com a tendência que isto leva, com cada vez mais "malucos", vou mas é comprar umas acções de uma empresa de camisas de força :D

      Beijinhos

      Excluir
  2. Foi um ano em grande para ti.
    Um excelente 2013 para ti e força para esse grande objectivo de te tornares ultra-maratonista!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. :) cá te espero nas Ultras ... abraço e bom ano para ti ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Maluco Hugo, sabes que és uma inspiração para mim (nada de confundir as coisas, hein?).....e até já dei o primeiro passo....comprei umas sapatilhas de trail (umas mais fraquinhas para começar) e estou inscrito no trail de Sta.Luzia para Fevereiro....e volto a dizer, que acho que te vais arrepender pq eu vou-te chagar tanto essa cabeça (só antes das corridas, pq depois nunca mais te vejo, dá o tiro de partida e já vais longe) que vais desejar nunca me ter conhecido:D
      Aquele abraço e um bom ano para ti tb

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir