terça-feira

Km, registos vários, recordes e outras cenas


A noção que tinha é que em Agosto pouco ou nada tinha feito ... ao „fechar“ o mês ontem fiquei surpreendido com o número de km percorridos que foi de quase 154km. Fiz apenas 10 corridas, sendo a mais longa de 13km e o resto foi feito atravês das caminhadas de recuperação que fui fazendo ao longo do mês.

O acumulado deste ano já ultrapassou os 2900km, o que dá uma média acima dos 362km mensais até Agosto. A não ser que aconteça algum imprevisto o meu recorde de km anuais vai cair na boa – está actualmente em 3.379km, feitos no meu ano de ouro que foi 2016.


Além dos km anuais que espero bater por larga margem, em 2020 já caíram vários destes meus recordes que nada mais são do que registos pessoais que muitas vezes me motivam a ir um pouco mais além. Só para terem uma ideia, em 2020 já fiz o seguinte:

-      - Prova mais longa – 281km na PT281 em Julho

-       - Mais tempo em prova – 64h17m em Julho

-      -  Mais km numa semana – 308,28km em Julho

-       - Mês com mais km – 566,94km em Junho

-       - Treino mais longo – 65,84km em Junho

É lógico que tem tudo a ver com a PT281+ mas a verdade é que os fiz e são agora a bitola a ser batida um dia destes.

Não uso aplicações tipo Strava ou Edomondo ... descarrego os meus treinos no Movescount (nem todos) mas a minha principal ferramenta ainda é a velhinha folha de excel que me permite registar os parâmetros que me interessam ... tenho os registos desde 2011, faltam apenas os registos de 2010, ano em que comecei a correr e usava um relógio da Nike que lia apenas alguns itens básicos que eram descarregados num programa chamado Nike+ ... aquilo foi ao ar e eu perdi os registos. A não ser os tempos que fiz nas poucas provas em 2010 não faço a minima ideia do que percorri em km nesse ano, que desniveis acumulei, quantas vezes treinei, etc, etc.

Eu tenho registo de quantos pares de sapatilhas gastei e quantos km fiz com cada par ... consigo dizer que vou no 14º par Nimbus e que as sapatilhas que mais km fizeram foram umas pesadas Asics Quantum (1420km) enquanto no outro polo estão umas Saucony que me apertavam os pés mas com as quais mesmo assim ainda cheguei aos 918km ... curiosidades pessoais em que a maioria não tem interesse mas que eu gosto de saber e analisar.

E não dá trabalho nenhum ... é só a cada treino (ou juntar vários treinos) preencher uma linha de uma folha excel com as informações pretendidas.

É interessante olhar para trás e ver que em 10 anos estive em 137 provas (estão a ver como faço poucas 😉) e que dessas 34 foram distância igual ou superior à Maratona (a verdadeira e não a de Roma 😊) das quais 6 acima da centena de km, que já desisti em 8 provas até à data e que 2016 foi verdadeiramente o meu ano de ouro com recordes (em tempos) em todas as distâncias clássicas de estrada, dos 10km (este por acaso foi em Janeiro 2017 mas vem da preparação em 2016) à Maratona. Já agora o meu recorde mais antigo é o dos 15km de estrada – os 59,14min que demorei a percorrer a distância da Corrida das Fogueiras em Peniche no dia 25/06/2016 é ainda hoje talvez a melhor prova de estrada que fiz. Não tenho melhores registos mais antigos que 2016 – até hoje foi sendo tudo superado 😊


Outra curiosidade ... demorei 64h17m a completar a PT281+ ... sabem quanto tempo estive parado nos abastecimentos? Não sabem? Algum palpite???

Eu digo-vos ... 11 horas e 12 minutos ... e não, estejam descansados que esta maluquice dos registos ainda não chegou a este pormenor, nem tenho capacidade para este tipo de análises. Existem gurus na nossa comunidade corredora, verdadeiros especialistas em analisar números e elaborar estatísticas e eu tenho a sorte de ter alguns como amigos ... neste caso foi o Orlando Duarte que me fez chegar um mapa que explica tim-tim por tim-tim o que andei a fazer durante o meu passeio pelas Beiras ... táctica perfeita 😊

Obrigado Orlando!!!

Vamos lá ver como corre Setembro 2020 😊

8 comentários:

  1. Números verdadeiramente impressionantes e que são sempre muito interessantes!
    Uma dúvida no quadro das tuas corridas: O que são as 4 provas "nem carne nem peixe"?
    Um abraço e força neste mês! És uma máquina!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gosto de analisar números, talvez não tanto como tu :)
      Eu sabia que alguém ia perguntar … são provas que misturam corrida e outras actividades, ou que não foram corridas em alcatrão ou trilhos .. exemplos … Beach Run, Aquatlo da Feira ou uma corrida de obstáculos que fiz chamada Bravos Challenge. Grande Abraço

      Excluir
  2. Belos números e bela organização, mesmo com ajuda.

    Quando for novo como tu vou ver se lhá chego.

    Primeiro passo deverá ser exportar tudo do Strava, PolarFlow ou RunAlyze.

    Mas se calhar o ideal é mesmo começar a correr e não só ver as vistas ;) ainda assim este mês passado foi o melhor dos últimos anos :(

    Vá, bora.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol ...obrigado. Talvez seja melhor mesmo começares a correr para ter algo que apontar :) … e parabéns pelo melhor mês de há 2 anos para cá … é dar continuidade :)
      Grande abraço

      Excluir
  3. Lá vou eu ter de te chamar cromo outra vez!

    Que números impressionantes!!! E acho espectacular que tenhas este registo tão certinho de tudo, porque deve dar um certo gozo poder olhar para trás e ver tudo o que já fizeste :) Seis ultras com mais de 100km? É obra!

    Achei piada à coluna das calorias... Ahahahah! Só tu :D

    Que continues em força, para vermos o balanço do final do ano :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol... obrigado (acho eu :D)
      São números interessantes ... ainda um dia destes vimos o carro de uma vizinha que está à venda, tem alguns anos e apenas 23.000km ... uns 4 ou 5.000 por ano ... não ando muito longe :):):)
      A coluna da qual eu mais dúvido é a das calorias ... as descrepâncias de valores entre aplicações é enorme, mas como uso sempre a mesma dá para comparar de ano para ano ... só falta mesmo uma coluna para as ingeridas, mas não haveria espaço suficiente numa célula de excel para tamanha barbárie :)
      Vamos ver o que nos vai dar o fim do ano ... entretanto já lhe acrescentei mais uns 60km esta semana (por enquanto) :)
      Beijinhos para ti e para a Isabel e uma abraço ao louco mais louco aí de casa

      Excluir
  4. Grandes números!
    Já que não usa o strava e afins, deixo aqui uma sugestão de site para registo e analise de km:
    https://www.runningahead.com
    (peço desculpa se o já o conhecer!)
    Bons Kms
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, obrigado pela visita, pelo comentário e pela dica. Vou espreitar ... mas não deixo a minha velhinha folha excel, dá-me gozo preencher :)
      Bons km e aquele abraço

      Excluir