quarta-feira

Perneta de Bicla ...

Ando caladito porque ainda não voltei a correr. Vai para duas semanas em que tive que parar … estou muito melhor, já não sinto dor mas ainda não tenho ordem de soltura. Talvez amanhã possa finalmente testar a coisa e se não me ressentir voltar aos treinos.

O objectivo Maratona abaixo das 3h10 (para mim e 3h05 para o gajo que me quer levar aos jogos olímpicos 😊) deve estar definitivamente comprometido para a data da Maratona do Porto. Tenho que ser honesto e mesmo que amanhã voltasse ao treino e não tivesse recaída só teria 3 semanas de treino a sério. Depois da PT281 já tinha recomeçado mais tarde do que previsto e agora mais estas duas semanas parado quando a coisa ia ficar mais séria … mas pronto. Primeiro que tudo é ficar bom e retomar os treinos … depois logo se vê.

Entretanto comprei uma bicla … e a Pikinita tb 😊 … já andamos para comprar umas biclas para dar uns passeios há muito tempo mas é uma daquelas coisas que se foi adiando. Ou porque não era a altura ideal, ou porque não tínhamos um bom sítio para as guardar, pelo cú ou pelas calças. Sempre que me lesionava a ideia voltava com mais força, porque há situações em que embora não possas correr, andar de bicicleta é possível e ajuda a manter alguma rotina de treino e evita que a tua forma vá pelo cano abaixo assim de repente.

E esta lesão actual trouxe mais uma vez a história das bicicletas à baila e desta vez a coisa foi mesmo avante … devidamente aconselhado pelo meu guru das bikes lá compramos umas de BTT simples, para principiantes. Foi no sábado e mal cheguei a casa fui experimentar … João Sousa … crias-te uma monstro 😊😊😊

e minha nova amiga ... simples mas serve muito bem

Eu quando era jovem andava muito de bicicleta, mas acho que já não tinha uma bicicleta desde o meus 18 anos, ou seja, há …cof, cof, cof … meia dúzia de anos. Desde essa altura que não dava uma voltinha “maior” em duas rodas movidas a força de pernas.

E o que é que um Perneta vai fazer logo assim para começar? 1h30 de voltinha … primeiro uma volta ao quarteirão para ver como funcionava a cena das mudanças que nada tem a ver com a última bicicleta que tive … era uma bela de um Órbitra de Corrida, branca … um maquinão.

Foi relativamente fácil compreender a cena das mudanças e como a destreza a manusear a menina tb estava no ponto, toca a pedalar por esse mundo fora … quem quiser que se arrume.

O velho ditado que diz “que nunca se desaprende a andar de bicicleta” é verdade, eu comprovei-o. Senti-me completamente à vontade.

Estão a ver aquele entusiasmo inicial … sempre acima dos 20km/h? Sou o maior cralhes … com a primeira subida mais longa e inclinada esse sentimento de ser o maior já esmoreceu um pouco … cum caraças, não há mudanças mais leves??? Pedalar e pedalar e não sair do sítio??? Não tenho dúvidas que a correr fazia a subida mais depressa e sem me cansar metade … mas logo a seguir a coisa ficou plana e voltou às “altas velocidades” … depois decidi ir experimentar uns estradões em terra que tinha descoberto na minha última corrida, afinal é uma BTT caraças …

sou o maior, cralhes ...

… foram apenas uns 2km e maioritariamente a descer … além de ficar a saber o que um doente de Parkinson deve sentir com tamanha tremeliqueira, o pouco de cerébro que tenho andar a bater nas bordas do crânio, as mãos e braços ficarem a doer tb senti a primeira vez que devia ter investido nuns calções de ciclismo, daqueles amaricados e almofadados que a malta usa … não comprei porque estava muita gente na Decathlon e eu estava com pressa.

Depois tive pela frente uma subida com uns 500m e uns 25% de inclinação, em Travanca. Ainda ia na descida antes e já a pensar em que desculpa é que ia dar a quem me visse a saltar da bicicleta para subir aquilo a pé … mais uma vez desejei que tivesse mudanças ainda mais leves, pedalei e pedalei com vigor com uma progressão em que se fosse a pé de certeza que seria mais rápido 😊 … mas apelei ao meu orgulho de Perneta, ferrei-me todo mas consegui chegar lá acima sem colocar um pézinho no chão … só não fiquei orgulhoso logo na altura porque toda a minha atenção estava focada em abrir a boca e tentar apanhar o máximo de ar possível 😊😊😊

Olhei para o relógio … ainda vou a meio … fonix … e o que acontece quando já não oxigenamos bem e nos dói o rabo? Pois, temos ideias idiotas … “e se fosse subir ao Castelo da Feira?” … e dizem vocês, os que conhecem a coisa … “e? isso é alguma coisa de especial?” … não subi pela parte velha da Feira, subi pelo outro lado, aquela “subidinha” da Escola Fernando Pessoa em direcção a Fornos (ufaaa) pela parte de trás do Castelo … ai, ai …. as pernocas já pediam clemência, a média à muito que já tinha baixado os 20km/h … afinal não sou o maior …

ai o meu traseiroooooo ...

Do Castelo voltei a casa … ainda dei uma volta ao quarteirão antes de voltar a colocar a minha nova amiga na garagem. Quando saltei abaixo e voltei a colocar os pezinhos no chão em pé nem sei se foi bom ou mau … se por um lado foi um alivio para o meu traseiro por outro lado parece que já não sabia caminhar …

25km em 1h24 para experimentar a minha nova amiga a quem ainda tenho que dar um nome… alguma ideia por aí? Foi fácil adaptar-me à bicicleta, faltam pernas porque não estou habituado, ainda não sei optimizar as mudanças para cada situação, os pés saltam dos pedais de vez em quando, mas tenho margem para melhorar 😊  

fraquinho, mas foi o possivel ...

Desde sábado ando mais atento às publicações das voltas de bicicleta da malta conhecida e confirma-se… tenho muita broa para comer ainda … nem sei como é possível o XXXX ou a YYYY andarem assim … deve ser sempre a descer, só pode 😉

Entretanto ontem voltei a testar a bicicleta … tinha apenas 1h30 entre ter deixado uns clientes no hotel e ir jantar com eles. Para pedalar 1h!!! E fui com ideia firme de fazer 20km/h … e não pensem que escolhi um percurso “planinho” … Feira, SJ Vêr, Lamas, Rio Meão, Feira …

ahhh ... já tá a melhorar ...

Acho que futuro vai dar para fazer umas belas de umas aventuras com a minha Pikinita (leia-se passeios)… vai dar igualmente para usar para uns treinos de recuperação das corridas e assim poupar as minhas articulações que já não vão para novas apesar dos meus trinta e picos anos 😉

Estou a gostar destas voltinhas mas o que eu quero mesmo é voltar a correr … estou a ressacar …

10 comentários:

  1. Deixa lá que por aqui não há grandes subidas (Em Santarém há umas lixadas) mas já tive muitas vezes saudades de ir a correr a pé! Então aquelas subidas em cima de seixos rolados que além da inclinação não se tem tracção nenhuma...Em não sou rapaz de velocidade mas de distâncias. Nesta nova minha nova vida de ciclista o meu recorde são 70 km mas em estrada alcatroada (algumas é mais buracos que outra coisa) no mato já não me atrevo a tanto. Mas aqui temos uma coisa fixe que é areia solta. Agora já tenho uma Fat Bike para conseguir andar na areia. Isso é que dá cabo de um sujeito ainda para mais com uma bicicleta tão barata quanto pesada. Olha investe nuns bons calções que o cu agradece! Saltar o pés o melhor é sapatos próprios e pedais de encaixe automatico. Depois de te abituares é uma maravilha! Sentes que tu e a bicicleta são uma peça única. Nunca mais te saltam os pés e sobes muito melhor! Quando voltares a correr experimenta treinos mistos em que corres e pedalas no mesmo treino. Eu fiz esses treinos para comemorar os meus 60 anos em que fiz 5 a correr mais 50 de bicicleta e mais 5 correr. Adorei esses treinos.Já agora não metas mudanças á bruta. Deves sempre aliviar a força que fazes nos pedais quando metes as mudanças. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ena páh ... tanta informação :) ...Obrigadinhos. Já arranjei uns calções para proteger o meu rico cúzinho :) ... era a prioridade. O resto vamos lá aos poucos adaptar. E um dia destes experimento esse treino de corrida/bicla.
      Grande Abraço Jorge

      Excluir
  2. Rápida recuperação! Parabéns pelos teus textos. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado António, tb pelo comentário :). Abraço

      Excluir
  3. Que tenhas uma rápida recuperação!

    Sim, também estive muitos anos sem andar de bicicleta, desde para aí os meus 18 anos até lá para os 50, para aí há 10 anos. E comecei logo a rolar como se tivesse andado na véspera. O problema é o traseiro quando não se está habituado! :)
    Tal como a corrida, bicicleta é outra actividade proibida nesta minha nova situação.

    Grande abraço e força!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a coisa vai demorar mais algum tempo :( .. mas paciência, há outras coisas para se fazer e só tenho que pensar em gente como tu, que em situações incomparáveis veem o copo meio cheio e arranjam outras formas de se motivar.
      Não sabia que não podias andar de bicicleta por causa do joelho, achava que não andavas por causa da visão.
      Obrigado. Aquele abraço

      Excluir
  4. O importante é que já investiste numa campainha cor-de-rosa!

    Olha, o importante é terem a bicicleta bem adaptada a vocês.

    O resto é ganhar calo ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabes como é, sempre na linha da frente no que diz respeito a tendências, e o Rosa é tendência ;)
      A bicla foi-nos aconselhada por quem sabe e o moço que nos vendeu a coisa é que tratou das afinações ... por isso, espero que esteja bem adaptada porque sinceramente nada entendo da matéria.
      O calo que venha rápido que isto não é vida :)
      Aquele abraço

      Excluir
    2. Uns bons calções fazem maravilhas.

      Esquece os de 10€ da Decathlon, mas os que tem a carneira, a esponja, laranja já são bem bons.

      Ahhh, e podes vestir (eu acho que aquilo é mais calçar, mas pronto) calções de licra e esponja e por cima uns calções de macho ;)

      Isto já dá para um duatlo, interessante...

      Abraço ciclisticos e as melhoras desse gajo, o soluz, soleus, sóchateiacoiso, isso.

      Excluir
    3. lol ... agradeço as dicas que bem são precisas porque nos próximos tempo bem que tenho que me limitar à bicla e a exercicios estáticos ... bhlec ... o teste de corrida feito ontem correu muitissimo bem até aos 3km, mas de repente ... a dor voltou ... a coisa terá que ir com calma. Há coisas piores ... Bom fim de semana

      Excluir