sexta-feira

Correr de madrugada

“Txiiii … vou correr 1h? … faço 7 ou 8 km e já é bem bom” … é este o pensamento que me assola ao mesmo tempo que dou os primeiros passos de corrida no treino de hoje.

Passam poucos minutos das 6 da manhã … levantei-me há pouco, o despertador tocou eram 5h50 … entre o “levanto-me” e o “csafoda o treino, fico a dormir” é uma luta que dura 1 ou 2 minutos apenas. Vence o primeiro porque ontem cheguei muito tarde e cansado a casa e não treinei e sei que hoje não vou ter outro tempo livre para correr.

Já tenho o equipamento na sala … levanto-me devagar, pezinhos de lã, fecho a porta que dá acesso à zona dos quartos e tento fazer o mínimo de barulho possível para não acordar ninguém. Xixizinho da manhã, bebo um copo de água e equipo-me ainda meio a dormir. “Isto vai custar …”

Desço de elevador … o tempo está fresquinho, não chove, mas está ainda noite cerrada. Pensava que  às 6h já haveria os primeiros raios de luz … enganei-me. Ligo o GPS do relógio … uns poucos segundos depois o som que me diz que encontrou sinal … está pronto … hoje é o dia em que podia demorar 1 minutinho ou mais que não me importava nada … mas isso só acontece quando tenho pressa. A vontade não era muita, tinha sono … vamos lá, tem que ser.

Ainda antes de arrancar passa um moço a correr com uma mochila enorme às costas … estranho … treino longo? Peso às costas? Será que vai para o trabalho a correr? … vá Perneta … chega de ronha … oupas …

Aquelas primeiras centenas de metros custam bué … ainda ando com dores de costas, especialmente quando acordo e até me começar a mexer … uns 500m depois já me habituei aos movimentos e aos impactos.

O percurso decidido enquanto descia de elevador contempla uma ida ao Castelo da Feira, num percurso que tem uns 8km … decido fazer em sentido contrário ao habitual. Nos primeiros km a coisa não anda … a média anda nos 5,40m/km. Tenho as ruas quase só para mim … apenas um carro de longe a longe.

A descer a zona velha da Feira a coisa já vai mais solta e começo a apreciar a corrida … olha que isto de correr de madrugada afinal é capaz de ser bom, já me tinha esquecido como era … vem a subida ao Castelo, uns 500m em paralelo bem inclinados feitas com facilidade a um ritmo bem moderado.


A zona do Castelo está às escuras … os horários das luzes públicas ainda devem estar adaptados aos meses de Junho, Julho e Agosto em que a esta hora já seria de dia. Sigo para Souto … sei que aquele piso tem muitos buracos e não vejo onde coloco os pés (nota: próxima vez trazer frontal) … cuidados redobrados. São apenas algumas poucas centenas de metros antes de colocar os pezinhos num tapete de alcatrão novo em folha … sigaaa ….


A partir daqui é a descer, o tempo está excelente a vontade em correr também … o ritmo aumenta naturalmente, mas sem exageros que isto hoje é para rolar. Maravilha …

… e é assim, todo feliz da vida a desfrutar da corrida que faço o regresso a casa, não de forma directa para os tais 7 ou 8km no máximo como estabeleci na minha cabeça quando isto começou, mas metendo mais umas voltas pelo caminho de forma a cumprir o estabelecido para hoje … 1h + 8x100.



Muito bom!!!

Há uns anos era habitual eu treinar muitas vezes assim cedo. Não tinha alternativa. Não é fácil para mim porque começo a trabalhar às 8h (vá … 8h05 ou 8h10 😊) … o gajo que me orienta (leia-se, me quer matar) já me tem dito que preferia que treinasse de manhã em vez do fim da tarde ou mesmo durante a noite. Eu deito-me tarde e depois custa levantar. Aqueles treinos mais específicos ou demorados como series ou longos não são viáveis … entre início e fim de treino necessito de 2h no mínimo, mas estes treinos de 1h ou pouco mais porque não?

Só custa mesmo levantar e começar … é tentar não ligar ao que o teu cérebro te diz e ir em frente … quando tiveres os primeiros 300m feitos acredita que já vais todo contente por teres tido a força em sair para treinar.

Feito ... maravilha

E as vantagens são muitas … chegas a casa desperto e bem-disposto. Haviam de ver a Pikinita cheia de sono a aturar um gajo bem-disposto 😊 … um banhinho, pequeno-almoço e lá vou eu cheio de energia a cantarolar até ao trabalho. Já não me “preocupo” com o treino de hoje … está feito … venham os imprevistos do dia 😉

A experiência correu bem … com os horários das miúdas, actividades extra, etc, etc, o tempo para correr será ainda mais apertado. Os treinos madrugadores deverão entrar novamente na minha vida, pelo menos os de rolar como o de hoje.

Veremos … vem aí a chuva e o frio, factores que tornam os treinos madrugadores mais difíceis. Mas eu tb gosto … só custa começar 😊


10 comentários:

  1. Eu sou grande adepto de treinos a essas horas, como se comprovam os vários que fiz, a correr ou agora a caminhar, começando às 5 e tal, 6 horas.
    Custa a sair da cama mas depois tudo é recompensado. Desde o ar mais leve, ao som calmo da madrugada e, como ainda não estamos 100% acordados, nem reparamos ou ligamos ao cansaço, limitamo-nos a seguir. E bem cedo terminado, temos a vantagem da boa disposição que tal dita, durante todo o dia :)
    Bons treinos assim!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo ... só acho que naqueles treinos mais duros (ou técnicos) tipo series é que não rendo o mesmo como quando os faço ao fim do dia. Não sei se serei apenas eu que sinto assim ... pelo menos é de que tenho memória ... tenho que experimentar um dia destes.
      Aquele abraço

      Excluir
  2. É mesmo isso, eu chego a casa com uma energia completamente diferente do que quando sai. Eu por vezes até me contenho ao chegar a casa, a Johanna ainda meio ensinada e eu já com a cabeça a mil 😂

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal e qual :) ... boas corridas e aqele abraço

      NOTA: Continuo sem conseguir aceder ao teu blogue via pc, o anti-virus bloqueia. Via telemóvel é sem problema.

      Excluir
  3. Só custa começar, é verdade.

    Dito isto, hoje desliguei o despertador e virei-me para o lado...

    Agora com o inicio da escola terá mesmo que voltar a ser, ao final do dia retiro mesmo muito tempo à família.

    Se eu tivesse treinos mais longos seria mais complicado mas eu nem corro ;)

    Abraços matinais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol ... nem sempre nem nunca. Eu já me tinha esquecido como era ... vamos ver se consigo introduzir esta rotina durante a semana, pelo menos 2 ou 3 vezes.
      Aquele abraço

      Excluir
  4. é o meu dia a dia! Tem que ser mesmo assim. Sem dúvida que os treinos mais puxados rendem mais ao fim do dia, até porque às vezes levanto-me 10 minutos antes de começar a correr lol Acho que é mesmo fisiológica, já que estou perfeitamente habituado a correr de madrugada. Ah, e essa luta entre levantar ou não acontece TODOS os dias. Por mais que esteja habituado. O bom é que o sim ganha 99% das vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso (ou não) lembrei-me de ti durante o treino e ao escrever este texto ... sei que o fazes aos anos e já escreveste sobre isso tb. Acho que é uma questão de habito, de rotina ... tb já a tive há uns anos, em que não tinha outra alternativa. E como dizes, custava (quase) TODOS os dias mas fazia-se :)

      Excluir
  5. Pois bem,era mesmo isto que precisava de ler(ouvir) andei os últimos anos a trabalhar por turnos, não faltava tempo para treinar, agora mudança de horário 8h-17:30h,buscar miúdos a escola ao final do dia!!! Treinar terá der ser mesmo de madrugada e aproveitar o fim de semana.... Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ... como se costuma dizer, a corrida é a coisa mais importante das coisas secundárias. E trabalho e filhos estão primeiro. Depois há que tentar meter a corrida nos espaços "livres" e esses são de madrugada, ou de noite e aos fds. Força nisso. Abraço

      Excluir