segunda-feira

Correr por Prazer - fiz a meia

 


“Ó Gil, isto não está fácil…”

A barriga inchada, a boca seca e a respiração descontrolada ainda durante o pequeno aquecimento que fizemos não deixava antever nada de bom. Paciência, a culpa é toda minha e de não me saber controlar quando entre excelente companhia há boa comida e bebida na mesa, mesmo que seja véspera de “prova”.

O jantar ideal para a véspera de uma prova ...





foi uma razia ...

elas não me largam .. é normal :)

No sábado passado voltei a sentir aquele “nervosinho” de prova de estrada, que diverge muito do que sinto quando faço uma prova de trail. Na estrada sou competitivo, normalmente levo comigo um objectivo de tempo para o qual terei que lutar bastante. Era o caso … ia participar na primeira prova virtual de forma mais “séria”, os 21km do Correr por Prazer Virtual do Vitor Dias. Tinha desafiado a Pernetada que iria na sua grande maioria fazer a prova no domingo (ontem) … eu só podia no sábado e a mim juntou-se o Gil.

Decidimos por fazer grande parte do percurso da Meia Maratona de Cortegaça, por ser bastante perto para ambos, pelo percurso com pouca confusão e o ar de maresia misturada com o cheiro dos pinheiros da mata da zona que é uma maravilha. Além disso a mata oferece algumas sombras o que neste fim de semana onde se previa sol e tempo abafado iria dar jeito. O percurso seria feito ao contrário, com partida no Furadouro e ida e volta a Cortegaça/Esmoriz, não pela estrada, mas pelo caminho asfaltado na berma.

Voltando ao aquecimento, estava a suar muito, estava perro … e deu-me aquele pikinho ao fundo das costas que não engana … depois de duas idas à casa de banho ainda em casa, ainda havia algum último javali que teria ficado a dormir e agora desperto se lembrou de andar às cabeçadas às paredes para sair. Antes agora do que durante a corrida. Uma última ida ao carro … bebi um litro de água com isotónico … da maneira como estava com a boca seca tinha que ser, tinha que tentar criar alguma reserva para a prova visto que não tínhamos previsto nenhum abastecimento a meio. Levava apenas 500ml de água com Dyoralite e dois géis para gerir. Vamos a isso … um trotezinho até ao limite da estrada da mata … ir largar o javali que tinha ficado cá dentro (afinal eram dois 😊), dois sprints e estava pronto …

Tenho a dizer que o Gil tinha como objectivo 1h30 o que para mim nesta altura do campeonato é demasiado rápido. Eu já ficava satisfeito se conseguisse 1h34 o que dá uma média a rondar os 4,30m/km, assim muito satisfeito ficaria com uma média de 4,24min/km (que é a média que preciso fazer para 3h05 à Maratona). Tinha dito ao Gil que o iria acompanhar nos primeiros km e depois logo se viria … ficou claro desde o inicio que amigo não empata amigo …


E lá se deu o tiro de partida …. o primeiro km foi feito a 4,13m/km … demasiado rápido mas é apenas o primeiro. Senti-me bem, as pernas estavam mais soltas, a respiração controlada … o segundo km baixou um pouco para as 4,18m/km mas as sensações continuavas estranhamente boas … mas ao 3º km, mantendo os 4,18m/km a respiração começou a descontrolar um pouco e comecei a sentir as pernas a ficar pesadas, sinal claro que estava a andar demasiado rápido para as condições em que estava … decidi que iria forçar até aos 5km e depois deixava o Gil ir à vida dele e geria a minha prova como pudesse. E assim foi … dos 4,4km aos 5km demorou uma eternidade … estava ansioso que chegasse aos 5km para me “libertar” da pressão de acompanhar o Gil que ia na boa, a conversar … finalmente os 5km com uma média de 4,18m/km.  

“Gil, tenho que abrandar se não não chego ao fim … vai à tua vida” … e lá foi ele … até aos 8km curiosamente não baixei o ritmo, ele é que acelerou um pouco e depois estabilizou … ia ali uns 80 a 100m à minha frente. Dos 8 aos 9km é que baixei um pouco, naquele troço entre o corte para a entrada da Base Aérea até à Rotunda do Barco (ca.1km) faltou-me força nas pernocas e foi um esforço grande para chegar lá … esta parte sobe um bocadinho … quem conhece a estrada da mata sabe que o percurso é ondulado, nunca muito inclinado, as subidas e descidas são ligeiras mas praticamente no redline a coisa custa… continuava com a boca seca, só tinha 500ml de água e geria bebendo um golito de vez em quando para enganar a sede. A vontade era beber tudo de uma vez 😊


Na rotunda em vez de cortarmos à esquerda fazendo a recta que leva à praça onde se dá a partida/chegada da MM Cortegaça, fomos em frente até à entrada de Esmoriz e com 10km demos a volta. Do Barco até lá é ca.1km a descer ligeiramente. Aproveitei para recuperar o fôlego e estabilizar a respiração … passa o Gil já a regressar, tem agora uns 150m de vantagem … faço o retorno com 4,19m/km de média … muito muito bom. Estou cansado, estou com muita sede mas estou com vontade de fazer os tais 1h32,30 que seria à partida o “muito bom” para mim … ainda consigo fazer contas de cabeça e sei que se fizer cada km que falta a 4,28 chego lá … começo a encarar a prova 1km de cada vez, sendo o objectivo não passar os 4,28m em cada um deles.

Mas primeiro tenho que vencer a “subida” de volta, de Esmoriz até ao Barco … saco de um gel … está calor, esta zona é exposta ao sol apesar das árvores. Custou-me mesmo muito este km mas fiz 4,27km … boa 😊

Numa prova normal com outros atletas tu tens várias hipóteses de tentar distrair a tua mente como ver quem vem em sentido contrário ou procurar um companheiro de ocasião para apanhar uma “boleia”. Aqui, sozinho, não tens essas ferramentas. Tens que ser criativo e arranjar outras artimanhas …a mim deu-me para as contas de cabeça, ou para me premiar com um golito de água se conseguisse não baixar o ritmo até àquela árvore ali ao fundo. Tácticas … nem sempre funciona, mas enquanto vais tentando o tempo vai passando.

4,17 … 4,28 …4.21 …4.25 …4.21…4.25 … olhando para os parciais há um padrão, um km mais rápido, um mais lento … acho que tem a ver com o traçado ondulado do percurso …. Mais rápido quando apanhava as descidas e mais lento quando apanhava mais subidas … facto era que estava a ficar mesmo bastante cansado e a ter que lutar cada vez mais para não baixar os tais 4,28m/km … sei que tinha alguma vantagem que me permitia fazer alguns mais lentos mas 4 km ainda é muito km.

E os últimos 4km foram mesmo muito duros … o calor apertava, as pernas pesavam o dobro e a respiração não havia forma de ser controlada. Acho que também o psicológico de já não faltar muito ajuda … na mesma situação se a prova tivesse 25km talvez ainda não entrasse nesta “ansiedade” de estar prestes a acabar. É normal.

Km 18 a 4,28 … umas contas de cabeça rápidas … “ainda consigo entrar no 1h31…” e acelero

Km 19 a 4,23 … paguei o preço por ter andado mais rápido na primeira parte deste km ... na parte final do km19 entrei morto …

Km 20 a 4,30 … 1h31 fora de hipótese, já não tinha força para lutar … é aguentar … ali vem o Gil no retorno para fazer o último km … “então Gil??’…” … nem respondeu, pareceu-me nas últimas tb … retorno aos 20km …

… a primeira metade do último km é a arrastar … tenho a respiração completamente descontrolada e as pernas não andam … olho para o relógio e vejo a velocidade a uns perigosos 4,50 que podem inviabilizar o meu objectivo. Aos 500m dou a volta e acelero o possível … lembro-me de ver 4,13 no ecrã, depois já só me lembro de olhar para a distância total à espera que o 21,1km apareça o mais depressa possível.

Feito caralho … 1h32,20s … 4,22m/km de média. Muito muito bom 😊 … fiz um pequeno filme logo após ter terminado a prova … a forma como estava a respirar é real … dei o que tinha …


Fui procurar o Gil … fez 1h30,04 … foi pena aqueles 5 segundos mas foi excelente tb para ele, que anda a treinar certinho há uns meses o que já se nota. Daqui a menos de 2 meses vai alinhar comigo na aventura de tentar bater o meu (e o dele tb) recorde da Maratona.

Ainda deu para mandar um mergulho nas águas frias do Atlântico … estava destruído das minhas costas que ainda não andam bem. Cheguei a casa a custo, mas um banhinho, uma horita de descanso e um bom almoço fizeram maravilhas. Durante a tarde já me senti bem melhor. 2ª feira voltam os treinos ruma à Maratona.

uma horinha de caminha fez maravilhas ...

Estou mesmo muito satisfeito com este teste … fui ver os registos das minhas Meias Maratonas … fiquei a quase 5min do meu recorde, mas em todas estes anos apenas por 4 vezes fiz melhor. Ou seja, no sábado, com apenas 2 semanas de treinos fiz o meu 5º melhor tempo de sempre. Acho que é caso para me sentir satisfeito e um bom indicador para o que verdadeiramente interessa … a Maratona do dia 8 de Novembro.

Parabéns Gil, grande tempo, estás a ficar afinadinho. Obrigado pela companhia 😊

Parabéns a toda a malta do CAL que ontem tb alinhou neste desafio … enquanto que uns se afundaram completamente durante estes últimos meses de pandemia (e especialmente férias) há outros que estão em grande forma como o meu primo Elisio que se estreou na distância logo com uma média abaixo dos 5m/km … parabéns a todos.

que grande inkipa com a Pikinita infiltrada na malta do CAL

e como sempre organização TOP ... abastecimento assegurado pelas nossas meninas e acompanhamento dos atletas de bicla pelo Bruno que está gordo que nem um chino ...

Nota final para estas provas virtuais … andei estes meses todos sem ligar nenhuma, até nem achava piada. Talvez por andar entretido com outro projecto, não sei. Mas gostei … como escrevi ao inicio, mesmo não sendo a mesma coisa de uma prova a sério, tem algumas coisas parecidas … o “nervosinho” pré-prova é um deles … acho que vou repetir mais algumas no futuro. Obrigado à Correr Por Prazer e ao Vitor Dias por este bocadinho.

Estou curioso para ver como recupero do esforço … durante a semana já vou saber.

7 comentários:

  1. Ouve lá, como é que tu corres a esse ritmo e ainda tiras fotos??? Depois não queres ser cromo... Se tirasses menos fotos, ainda ganhavas aí uns segundos :D ahahahah (eu acredito que as fotos sejam mais uma das mil estratégias que uma pessoa arranja para se distrair quando vai sozinha, como tão bem referes...).

    Parabéns pelo teu grande tempo, dadas as circunstâncias. Se estivesses mesmo em prova tinhas feito ainda melhor, o que é um excelente indicador da tua preparação para o que aí vem :)

    Eu também não achava grande piada às corridas virtuais, mas já estou inscrita para duas provas... A primeira será a caminhar, mas espero na segunda já correr qualquer coisita!

    Beijinhos e boa recuperação! Espero que as costas estejam melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol ... deves ser provavelmente a pessoa que mais vezes me chamou de "cromo" ... e olha que não são poucas, nem muitas .. por acaso não tirei muitas fotos nem preciso de abrandar muito para o fazer ... não pode ser é a cada 200m :)
      Obrigado ... como disse, dadas as circunstâncias foi muito bom. Vamos ver como correm as próximas semanas ... acho pouco tempo para o que queria fazer mas se o meu treinador acha que eu sou capaz então vou confiar no rapaz :)
      Vamos lá a essas provas ... quero saber tudo.
      Beijinhos ... as costas não estão a 100% (ainda)

      Excluir
  2. Sabes que não repito maratonas, já tenho duas do Porto no histórico. Desta vez abriria uma exceção para te acompanhar. Como não sais sozinho vou manter a tradição. Lá estarei no "pórtico" da meia maratona para pôr o ritmo pretendido até ao fim. Nunca fiz uma meia maratona no Porto, vai saber bem...
    Que continuem os trabalhos...
    Forte abraço Perneta Mor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol ... sabes que tenho pensado em "lebres" e assim muito por acaso tinha pensado em ti e ia falar-te no assunto um dia destes. Não vou é estar muito falador na parte que te toca ... pensando bem é uma vantagem para ti :)
      Grande Abraço Luis

      Excluir
  3. Nada mau, mas isso dá para melhor 😜 eu por acaso ainda não fiz nenhuma prova virtual e dúvido que faça, mas vamos ver.

    Continuação das melhoras! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol. Claro que dá, com mais umas semaninhas acho que dá para melhorar e muito :) ... eu tb não tinha feito nenhuma e como escrevi gostei. Aquele abraço e boas corridas

      Excluir
  4. Muito bom ler este texto em forma de relato de Meia!
    Estás no bom caminho para o objectivo da Maratona.
    Acho piada aos desabafos imediatamente após parar de correr. Dizes que já não tens idade para isso mas de seguida contas que vais tentar fazer aquele super tempo na Maratona do Porto :)
    Muita força!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir