segunda-feira

UTDP 2019 - a minha Pikinita é uma Guerreira



A minha Pikinita é uma guerreira!!! Isto não é novidade nenhuma para mim, sei bem da fibra que é feita aquele 1,59m de gente, de aspecto franzino e sorriso rasgado. Não se deixem enganar, quando tem um desafio saiam da frente que aí vem gente.
Ontem foi dia de UTDP, um desafio planeado a dois, aliás … era “O DESAFIO” para 2019 depois da impossibilidade de ir aos Picos da Europa no mês passado. E quis o destino que eu não estivesse em condições de participar (tenham muito cuidado com velhotes na conversa nos passeios J)
Agora coloquem-se no lugar dela. Vocês agora tem 1,59m e pesam 50Kg – correm há poucos anos, treinam pouco porque a vossa vida profissional muito stressante não permite ter um treino constante, umas semanas correm 3 ou 4 vezes, nas outras (a maior parte delas) uma ou nenhuma. Provas ainda vão conseguindo fazer algumas. Experiência em trail vão tendo, tudo em trails de “aldeia” onde vocês até tem conseguido bater-se pelos lugares cimeiros. Experimentar os ares de serras mais a sério é que praticamente zero, a não ser a vossa participação num ou noutro free trail ali pela Freita. Vale-vos a experiência de há duas semanas no Gerês, onde fizeram a distância mais longa que alguma vez percorreram – 48km.
Agora imaginem que o vosso mais que tudo vos meteu numa aventura de 68km com quase 4000m D+ por serras a sério. Imaginem que já estavam um pouco apreensivos com esta distância e a organização umas 2 ou 3 semanas antes diz que afinal vão ser 73km com mais de 4000mD+. E imaginem que um dia antes a vossa muleta, neste caso eu, afinal não pode participar e vão ter que ir sozinhos. 
Imaginem-se no dia seguinte, levantam pouco depois das 3h, arrancam às 4h de casa para chegar a Cinfães às 5 e picos. Está noite ainda e frio. Imaginem-se, com 1,59m, na zona de partida a despedir-se aqui do traste que vos deixou sozinha no meio daqueles prós todos bem equipados e com ar de muita experiência nestas andanças. 


sorrisos para disfarçar …

Felizmente estão lá alguns colegas de equipa e mais um ou outro conhecido. Mas tu sabes que esta prova é cada um por si, não há espaço nem tempo para cuidarem uns dos outros. Imagina o que te vai no pensamento … não há volta atrás, agora estás ali, afinal é real … 73km e 4300mD+… 14 horas para terminar … uma imensidão de serras pela frente e apenas uma centena de participantes. 

E partida … imagina uns primeiros 11km duríssimos, técnicos, um rio com zonas onde a água te dá quase pelo peito, onde vais subir mais de 1000m… os teus amigos já se foram … ficaste para trás, sozinha no meio de uma fila com alguns tão experientes como tu, poucos  …. tens que gerir o esforço desde o inicio, o Perneta assim o disse … mas tens dúvidas … muitas … e não estás minimamente motivada … questionas se faz sentido andar ali e o abandonar logo no primeiro PA aos 11km é pensamento que te vem várias vezes à cabeça, pior, à alma.

Imagina que tás a chegar a Mercelim e vês o Perneta … “como estás?” … não consegues disfarçar, ele topou-te o estado de alma. “Anda, só tens 1h e pouco para chegar a S.Pedro” … breve paragem no abastecimento … segues viagem ….



Imagina que encontras um outro atleta, que tem um ritmo parecido com o teu, igualmente inexperiente e até parece ser porreiro de aturar J … que sorte, isto a dois é mais fácil. Imagina que sentes a motivação a surgir - afinal isto até é porreiro … imagina que as pernas já se soltam e até já corres bués … imagina que estás a chegar a S.Pedro … é mesmo bonito … olha, o Perneta está ali e topa logo que mudas-te a 180º … 16km feitos, 30 minutos de vantagem sobre o tempo de barragem. Fizeste uma recuperação espectacular. A moral está em alta ...



Imagina que até Bustelo também corre tudo bem – 25km feitos. Agora estás num grupo de 4 ou 5 de malta bem disposta. O Perneta está sempre lá, á espera … sorridente e bem disposto … siga que há uma barreira horária no próximo PA em  Tendais aos 34km. 


Imagina que esta etapa é bem durinha … todas são, mas umas são mais que outras. Além disso o sol apareceu e está já perto do meio-dia. Imagina que chegas aos 34km e nem sombra do abastecimento … 35km e nada … imagina o stress porque tens que lá chegar antes das 12.30h … imaginas que já fostes, apesar do enorme esforço … aos 36km chegas a Tendais e lá está o Perneta … a organização fez o que devia … alargou o tempo de barragem. Será que estes km a mais vão ser descontados numa etapa mais para a frente? … Ninguém sabe responder. Abasteces bem … o Perneta diz-te para te alimentares bem porque esta próxima etapa além de longa vai ser das duras … esperam-te 17km … o Perneta está chato … enche-te o camelback com quase dois litros de isotónico … se fosse ele a ter que carregar aquele peso se calhar não era bem assim … comes uma massinha com carne … a média está abaixo dos 11min/km … se mantiveres chega para acabar … vamos …


Imagina que segues com o teu novo companheiro de viagem … imagina a sorte que tiveram em terem-se cruzado … imaginem que seria muito mais complicado fazer isto sozinhos. Eu imagino que sozinhos, já tivessem atirado a toalha ao chão. 
Imaginem que neste troço já fizeram 17km muito duros e abastecimento nem vê-lo, devia estar aos 51km segundo o mapa … o Perneta tinha razão … esta parte é mesmo muito dura e prolongada …. Serra, serra, serra, sobe e desce … quase 3.500m D+ pouco mais de 50km... nem vivalma … casas … nicles … 52km e nada, 53 e nada … o abastecimento está aos 55km …. 

Imagina que estás com fome, imagina que o tempo mudou e está nevoeiro e fresco … precisas comer algo de sustento, uma sopa quente ia que nem ginjas depois desta etapa … imagina que olhas para a mesa do abastecimento e vês banana, melancia, batatas-fritas, marmelada e pouco mais … imagina a desilusão … mas está lá o Perneta – o gajo parece morcão mas de vez em quando até não é tão burro como parece – tem um saco com pães com presunto e queijo – pelos vistos já andou a distribuir por outros atletas com fome. Bem bom … imagina que dá para aconchegar o estômago mas que não te tira já alguma irritação por toda esta bagunça de organização … imagina que já não tens muita margem para a próxima barragem de tempo … são 13km, a maior parte a descer … mas tens dúvidas porque nada bate certo, distâncias, sitio onde estão os PA’s … imagina que ninguém te consegue dizer se o próximo PA é mesmo aos 64km como diz no mapa … esperas que sim, caso contrário vai ser difícil de conseguir chegar a tempo ….
Pedro e Dora … ambos os dois tinham acabado de bater o recorde de distância

Imagina que fisicamente estás melhor do que esperarias, ainda consegues correr e bem precisas… sigaaa … agora o grupo volta a ser de 4 ….
Imagina que com o stress de cumprir o tempo de passagem aceleras e corres a sério … imagina o esforço com mais de 60km e 3600m D+ nas pernas …. Imagina que chegas aos 64km com 4 minutos de vantagem sobre o tempo de barragem e nem sinal de abastecimento nem ninguém a controlar os tempos … imagina que ligas para o Perneta cheia de dúvidas e ele te diz que a barragem é aos 70km … faltam 6km … 
Imagina que esta noticia é a estocada final … imagina que dizes “BASTA desta merda”, desta falta de respeito e de ser gozada … imagina que decides ir a caminhar este “últimos 6km” porque já não te apetece lutar … imagina que enquanto caminhas vais carpindo mágoas com os companheiros de viagem … ajuda ter ali outros com o mesmo estado de alma … imagina que estás frustrada por não concluíres esta aventura mas imagina também que por outro lado estás tranquila com a tua decisão e super orgulhosa do que conseguiste fazer … 
Imagina que vês o Perneta em sentido contrário … veio-te buscar para fazer esta última parte contigo … altura de deitar tudo cá pra fora … imagina que também consegues ser fraquita e reclamar com tudo e todos, com razão …. Imagina que chegas finalmente ao PA de Covelas … o teu relógio parou perto dos 67km, a bateria não aguentou … imagina que te dizem-te que ali terias 70km feitos … Fantástico!!!

Digam lá se eu não tenho razão, é o não é uma guerreira esta minha Pikinita!!! 
Tás tão mas tão de parabéns – aguentaste todas as contrariedades, antes e durante a prova. Foi preciso muita coragem para seguir em frente e entrar de cabeça nesta aventura e aguentar o que tiveste de aguentar, especialmente ter conseguido gerir stress atrás de stress por falhas na organização desta prova. Eu não tenho dúvidas nenhumas que ias até ao fim.

Além de uma guerreira és gira pra caraças J
Não acham que este blogue merecia uma descrição desta prova na primeira pessoa??? Eu acho que sim J

NOTA 1: Aproveito para dar os parabéns a todos os que embarcaram nesta aventura ontem, aos que concluíram e aos que ficaram por caminho. Raquel e Paulo do Montemorrows – brutal. Américo do CAL e Perneta de gema – que prova espectacular que fizeste (eu confesso, que pelos últimas provas que fizemos juntos tinha as minhas dúvidas que irias conseguir pelas constantes caibras – muito bom - falta uma de 3 digitos no CV… como é?). Artur – gostei muito de te rever (sim Rute, a ti tb, deixa de ser ciumenta J) e ao Pedro, que de certa forma me substituiu nesta enorme aventura J
Aqui com o Perneta Américo que fez uma prova brutal …

e aqui com os Pernetas Flávio e Teresa que vieram dar apoio e beber umas minis a Cinfães


NOTA 2: Ainda vou voltar ao assunto UTDP – não ia estragar este texto a dizer o que penso da forma como organizaram esta prova. Estive em todos os abastecimentos, acompanhei a prova desde o primeiro minuto, vi tudo com os meus próprios olhos e ouvi histórias dos participantes na primeira pessoa. Ainda há muito a dizer, infelizmente nada bem.

10 comentários:

  1. A tua Pikinita não é Pikinita. É gigante!!! (e mede mais do que eu...)

    Que relato! Que descrição! Que emoção!

    A começar pelo princípio, por ter de gerir a tua não ida, que não deve ter sido nada fácil para os dois, ela foi uma corajosa! E gerir essa prova, com todos esses problemas, com essas falhas, nem imagino... Uma pessoa mete-se numa aventura dessas, assume um compromisso consigo mesma e com a organização, e depois a organização não cumpre, fazendo hipotecar meses de treino, de esperanças, de sonhos... É uma treta, para não dizer outra coisa.

    Mas ela não baixou os braços, e mostrou a garra de que é feita. E bateu, por muito, o seu recorde de distância! Só por isso, já valeu a pena!

    Obrigada pelos updates ao longo do dia. Entre a minha prova e a do meu louco, foi bom ir sabendo como ela se estava a safar.

    Mais uma vez, muitos muitos parabéns para ela! É mesmo uma guerreira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tudo obrigado nós pelas msg de apoio durante o dia. É sempre muito bom saber que existem pessoas a torcer por nós e felizmente foram muitos :) … e sim, foi muito corajosa e olhando às condições fez algo de extraordinário. Não te preocupes, ela está muito feliz com o que conseguiu :)
      Parabéns a ti e ao louco mais louco pelas vossas provas.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Ah! E parabéns a ti também! Estás perfeitamente adaptado ao papel de roadie! A dar apoio, comida, bebida, a notificar os interessados. Cinco estrelas para ti como roadie!

    (só quem corre sabe a diferença que isso pode fazer na moral de alguém...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah … obrigado. Mas faço-o com gosto e até ajuda a passar tempo :) … sei bem do que a malta gosta, afinal sou um deles. Custou muito ver o pessoal ali e eu de fora da festa … por isso tentei fazer parte de outra forma e acho que consegui :) :) :)

      Excluir
  3. Vale o que vale a minha opinião. Mas posso dizer-te que o ano passado fiz os 25km e não tenho muitas coisas positivas a dizer (tirando as paisagens e o rio). Estavam perto de 40ºC. Tempos infinitos para levantar os dorsais, prá cima de uma hora. Só um abastecimento aos 11km e um líquido quase no final. O pessoal da caminhada, água apenas aos 11km (a caminhada tinha 14km). Foram super rigoros a controlar material básico (telemóvel e manta e penalizaram. Não deixou grande saudade. Para o preço que se paga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, eu pelo que ouvi este ano as outras distâncias correram bem. Não ouvi grandes reclamações do pessoal que participou nas distâncias até aos 44km. Os problemas foram mesmo na grande … falta de apoio, falta de informação, falhas nas distâncias entre outros - eu vi, eu estive nos PA's todos … eu falei com os atletas que iam chegando e ouvi na 1ª pessoa. Até aos 25km tudo impec … a partir do PA em Tendais a coisa descambou. Para os atletas muito experientes e bem treinados, mais dificuldade menos dificuldade, mais uns km menos uns km não faz grande diferença. Para a segunda metade do pelotão que tem que gerir tudo ao pormenor de forma a que consigam chegar ao fim é uma enorme problema. Enfim … aquele abraço

      Excluir
  4. Muitos parabéns à enorme guerreira!!!

    Quanto à organização, só quem faz pode falhar. Mas se há as falhas que podem suceder, outras não. Descurar a segurança dos atletas (20 km sem reabastecimentos é mau planeamento que pode ter consequências gravosas) e desleixar por completo nas distâncias, é brincar com o enorme esforço dos atletas numa distância destas. É muito bonito ter uma distância ultra mas há que ter um enorme respeito por quem vai estar presente que não vai a uma aventurazeca...

    Um abraço e um grande beijinho à guerreira

    ResponderExcluir
  5. Epah, vi mal as datas e nem me lembrei!

    Quase tão imperdoável como o que fizeste ao velhinho ao "esbardalharaste-te" todo! O senhor ainda não deve ter recuperado, devem ser taquicardias a todas as horas!

    Lamento mesmo que a estreia da Dora nestas coisas das Ultras tenha sido assim, contigo a aborrecê-la em todos os abastecimentos e ainda correste com ela quando não o quiseste fazer antes!

    É sempre lamentável ler sobre estas questões das organizações e é mesmo uma pena mas ela mostrou, mais uma vez, a fibra de que é feita!

    E por isso, Parabéns!

    Por isso, um relato na primeira pessoa era fantástico (também a ver se o nível do tasco melhora...).

    Vou repetir-me mas tem mesmo que ser:

    Parabéns!!!

    Á Dora, por ter tido a coragem e força de o fazer apesar destes contratempos todos, a ti, pelo esforço de roadie e de estar do lado de fora a ver o esforço de outros e acredito, a sofrer também, pelas sandochas, ao Américo que terminou e mesmo aos que não o acabaram mas estavam lá a dar o que podiam para o conseguir.

    Grande Abraço.

    PS: também gostei de ler que há por aí duas pessoas ainda vivas e de boa saúde ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado páh … não foi fácil aturar-me nos PA's todinhos :) … a verdade é que gostei da parte de andar de aldeia em aldeia, ver a malta a chegar, meter-me com eles (mais uma dificuldade, é certo) … mas tb confesso que as esperas, o assistir de fora tb custou muito … eu queria estar no "relvado" …
      Essas duas pessoas estão vivinhas e de boa saúde sim senhor … podiam era voltar a escrevinhar pelos tascos deles … pronto.
      Abraço

      P.S. achavas que me esquecia da boquita foleira sobre a qualidade deste tasco. Aqui que ninguém nos ouve, tens toda a razão … é bem provável que a qualidade melhore em muito já hoje :)

      Excluir