segunda-feira

Trilhos dos Pernetas 3.6 - edição Bininho - visto pelo Perneta-Mor


(melhor speaker animador do mundo)

Feito!!! … ao fim de 2 dias ainda estou a tentar recuperar do cansaço destes últimos dias. Mais do psicológico do que do físico porque o stress é mesmo muito. Mas valeu a pena, muito mesmo.
Os Trilhos dos Pernetas 3.6 – edição Bininho foram um enorme sucesso!!! Não perfeitos, mas modéstia à parte, muito próximo disso.
Dá um gosto enorme abrir as redes sociais por estes dias … é uma invasão de posts e fotos dos nossos trilhos, mensagens em catadupa com elogios, de parabéns, muitos um pouco exagerados mas quem não gosta? J
E eu estou muito orgulhoso e ando aí de peito cheio … confesso. E acho que posso falar por todos os Pernetas - todo gostamos que o nosso trabalho seja reconhecido, certo?
Grande festa que colocamos de pé … as opiniões são generalizadas … percursos mais duros mas muito melhores com as alterações introduzidas. Mais pessoas em todas as distâncias e consequentemente no total de inscritos que ultrapassou os 4 digitos (1029) contra 805 do ano passado e os 505 no ano de estreia em 2017. Com isto aumentou também a competitividade e as lutas pelos lugares do pódio. 
S.Pedro ajudou, dando-nos um dia primaveril de céu aberto perfeito para quem veio mais numa de curtir o passeio.. andei pelos percursos no dia anterior e estavam lindas as cores – tudo a florir, amarelos, lilás, verdes … o rio fresco e transparente … os sons do chilrear dos pássaros e do rio Inha fresco, com caudal reduzido a deslizar em direcção ao Douro ... e os cheiros? Ui ui ... Palco Perfeito!!!



Não me vou alongar mais sobre pormenores da prova. Talvez venha a escrever mais alguma coisa sobre isso num texto à parte.
Quero apenas dizer que este evento tem o sucesso que tem por ser feito por uma equipa de amigos que me deixa super orgulhoso e grato por poder fazer parte da mesma. É mais uma família de amigos … uma família de amigos em crescimento porque cada vez somos mais.
Que gosto enorme dá ver aquelas quase 50 pessoas a trabalhar no dia do evento desde as 6 da manhã, aquelas formiguinhas num aparente caos organizado a agarrar cada uma a tarefa à qual foi confinada com um empenho incrivel - no fim tudo bate certo – tem batido J … 
malta da lap2go e Domingos … muito obrigado




os batedores com a put@ da mania que são engraçados...

parece uma brincadeira mas isto ainda tem uma logística que nem é bom imaginar

os nossos apoios … sem eles nada feito

será que vai chegar? …. chegou ...

65km em dois dias e vejam o sorriso … diz tudo

aqui ninguém fica apeado … há solução para tudo … faltavam 6km mas a fita-cola aguentou

vassouras dos 13km com prata da casa

manter a tradição com os bigodes …

azáfama habitual no secretariado ...

Obrigado Helena, Filipe e Zé (vassouras dos 32km) .. e aos escuteiros claro

obrigado Montemorrows (Ana, Pedro e Ricardo) - vassouras dos 18km

parte do DT (Dreamteam) com um moço que não sei quem é

Adrenalina pura ver partir os grupos, um após o outro e rezar baixinho para que tudo corra bem. 
estava na hora … cala-te ó chato … a malta quer correr ...

aqui vão eles

sigaaaa ...

Que alivio quando começam a chegar os atletas à meta, sinal que as fitas estão no sitio certo. “Então, gostaste, os percursos estavam bem marcados??” … “impecáveis… excelente” … este ano não houve stresses com as fitas.


houve quem fosse a banhos no Inha

houve competição, treino .. como este moço que não sei quem é 

houve quem se viesse divertir e mesmo assim superar ...

umas das grande novidades deste ano … "Trilho da Joana" … tb conhecido como "Zona muito fodida" … o pessoal adorou mais ou menos … adorou menos enquanto andou por lá, adorou bués quando lhes passou o empeno 3 ou 4 dias depois :P

houve momentos lúdicos por caminho … não há desculpa para não saber a receita das natas do céu

bem … no regulamente nada diz sobre ajudar os colegas durante a prova 

eh páh … ali pela meta a aplaudir o pessoal várias vezes ameacei suar dos olhos por causa dos sorrisos, dos olhos vidrados de satisfação, da superação … das palavras que ouvia de alguns que fizeram questão de ali, completamente estafados ainda, nos encherem de elogios. 


confirmei o que já desconfiava … vale a pena conhecer este Fumo … e não é pelo que corre … grande ser humano de uma humildade incrível … obrigado por teres vindo … agora és Perneta oficialmente … e pró ano voltas mas vais fritar ovos porque eles não se fritam sozinhos :P

olhem os sorrisos de satisfação dos menos rápidos e por isso últimos a cortar a meta … fantástico

Feliz por ver as pessoas felizes … a fila para as sandes não era problema, a coisa fluía e o pessoal estava numa de convivo. Tenho pena de não ter podido corresponder mais nesse aspecto … também apetecia ficar por ali com tanta malta amiga mas havia trabalho a fazer.
tava geladinha ...

as meninas do DT fritaram muito mais do que 1000 ovos.. na hora para que a sandes esteja no ponto 

família Cardoso … nunca falham … pai e cunhada na caminhada, mãezinha desta vez não pode participar mas ajudou num abastecimento além de ter feito kg e kg de aletria de véspera e o maninho foi aos 18km e até se safou bastante bem para quem raramente corre e está gordo como o caraças

não sei porque é que a malta se ri do meu bigode … eu cá acho que é inveja :P

festa no palco … as minis tb ajudam 

Juventude Cortegacense renovou o titulo de equipa mais numerosa e arrecadou o presunto, duas bolas de queijo, 2 caixas de minis e 50 pães ...

houve um casalinho que fez 9 anos de casado no dia … nada melhor que festejar nos Trilhos dos Pernetas … 

Quando o palco começa a ser desmontado e mesmo completamente estafados vejo todas as formiguinhas a limpar, a arrumar … não se arreda pé dali. Antes, enquanto ainda havia os convidados mais resilientes, vi um ou outro a retirar-se de cena para ir tentar descansar uns minutos e recarregar um bocadinho as baterias para o que falta fazer - admiro tanto esta minha família de amigos.

Chego a casa eram quase 20h … o mais cedo dos últimos 3 dias … tenho dores de cabeça há pelo menos 24 horas seguidas que não passam nem com uns drunfos. Mas estou tão feliz … não me lembro de vir a conduzir até casa … vinha a rever as imagens do dia e confesso que suei dos olhos várias vezes, especialmente por um episódio que deixo mais para o fim e pelo descarregar da adrenalina de um stress brutal acumulado por estes dias.
Das muitas mensagens que recebemos lembro-me de uma que dizia mais ou menos isto “não sei como é que um bando de pernetas doidos consegue organizar um evento tão brutal como este” …
Eu sei … o segredo é muito simples … ser Perneta … temos por hábito dizer que não é Perneta quem quer … ser Perneta é fazer as coisas de forma genuína, de coração sem esperar nada em troca, sem olhar a proveitos próprios e sem ter o lucro como motivação.
Estou-me a repetir quando digo que os Trilhos dos Pernetas só fazem sentido assim como são feitos – totalmente organizados por nós, amadores que tem fraquezas e pontos fortes, que são tão diferentes uns dos outros mas que por incrível que pareça se complementam de forma quase perfeita. E é preciso ser parvo por natureza também … sem isso não é possível encarnar o tal espirito Perneta que vos garanto, existe mesmo.


missão cumprida!!! Estão quase todos aqui, Pernetas do meu coração … estamos tão de parabéns pessoal!!!

Muito obrigado a todos que vieram a Canedo participar nos Trilhos dos Pernetas 3.6. Nós montamos o palco – vocês fizeram o resto.
Muito obrigado a todos que nos apoiarem, as entidades oficiais e as empresas privadas. Sem eles não era possível colocar isto de pé.
Muito obrigado aos Bombeiros, Socorristas, Escuteiros e Policia que se juntam a nós neste dia.
E aquele abraço muito especial para todos os Pernetas do meu coração – embora me tivessem feito suar dos olhos à frente de toda a gente quando me surpreenderam em plena entrega de prémios com a atribuição do prémio “Manquinho do Ano” … a sorte que eu tive em usar óculos de sol na altura … lá se ia a reputação de Bad Boy.Vocês são os maiores!!!
bem escondido atrás de uns óculos bem escuros e de um "cap" Pernetas

obrigado pela distinção surpresa … está num lugar especial lá em casa

Parabéns a minha Pikinita que está definitivamente de volta … fez uma prova brutal nos 32km e consegui voltar aos pódios com o 3º lugar no escalão - tenho muito orgulho nesta pikinita raçuda. 


tás de volta :) :) :)

Por fim não me vou esquecer de uma pessoa muito especial  – como sabem a edição deste ano foi de homenagem ao nosso Bininho. Podes crer que me lembrei muitas vezes de ti páh, especialmente na partida e na entrega dos prémios pois estavas sempre por ali. Fazes muita falta Bininho - és dos nossos. Tenho a certeza que gostaste da tua festa!!
bolachas feitas pelo Hélio Fumo especialmente para os Trilhos dos Pernetas - by Love in The Bag

Ganda Bininho - esta foi para ti 

20 comentários:

  1. Brutal!!! Muitos parabéns a todos!! Infelizmente não tive oportunidade de ir com o pessoal, mas está na lista para 2020!! Mais uma vez parabéns, e espero que continuem a fazer as publicações no Face!!
    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :) … enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar :) .. ou não, logo se vê.
      Beijinhos ET

      Excluir
  2. Até eu quase suava dos olhos pá! :)

    Parabéns pela organização e empenho de todos para mais um dia em grande. E parabéns pelo tei fantástico prémio de Manquinho do Ano! Não é todos os dias hein? ahahaha

    Ou muito me engano ou vou auto convidar-me para vos acompanhar em breve (para a semana já estarei a viver no Porto!) e, quem sabe, a participar nos Trilhos dos Pernetas no próximo ano!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol … obrigado. Tás à vontade para aparecer … tens é que ter muita paciência porque esta malta não é fácil ;)Beijinhos

      Excluir
  3. Esta pessoa ficou a suar dos olhos ao ler estas palavras... Caramba! Que relato!

    Não imagino o que seja organizar uma coisa destas, mas o certo é que vocês fizeram um excelente trabalho e eu fiquei cheia de pena de só poder ir acompanhando pelo Facebook... Os comentários que receberam são, certamente, mais do que merecidos. Quando fazemos as coisas como gosto e com vontade, o resultado é uma prova espectacular, de fazer inveja a muitas outras :)

    Espero mesmo um dia conseguir ir fazer esta vossa prova! É favor continuar a organizá-la :)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras simpáticas. Neste momento ainda não sabemos se vamos ou não organizar, penso que sim, tudo indica que sim … no passado já indicou que não e depois acabou por fazer-se. Por isso, na altura certa decidiremos. E se fizermos era porreiro se viesses cá experimentar :)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Suei dos olhos a ler este fantástico artigo!
    Fico muito, muito feliz em saber como tudo correu melhor do que muito bem! Vocês merecem-no plenamente!!!
    Esta prova é única no calendário. Porque vocês são únicos e genuínos!

    Grande abraço a todos, em especial ao Manquinho do ano! E muitos parabéns à Dora. Um beijinho para ela :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Há muita gente a dizer que somos únicos … nem melhor nem pior, diferentes :) … gostamos disso e se voltarmos para nova edição será sempre neste espirito. Só assim faz sentido.
      Aquele abraço forte
      P.S. Eu sei que tu não te metes em trails, mas se um dia te der assim um momento de loucura espero que seja nos Pernetas :)

      Excluir
    2. Participei em 4 trails há muitos anos atrás e percebi que não era para mim. Tenho uma maneira estranha de colocar os pés que não se coaduna com esse tipo de terrenos e sou um desastre a descer. Concluí no último que fiz (Monge 2013) que ainda dava cabo de mim, além de demorar um certo tempo a recuperar das mazelas por essa questão de passada. Mas vou confessar aqui uma coisa, que não podes contar a ti próprio, quando li este artigo decidi que iria aos Pernetas numa de duas formas: Ou à Mini (julgo que sobreviverei a 10 km) ou então só para ajudar no que for preciso. Só pode é ser na 5ª edição caso a 4ª seja na mesma data. É que em 2020 vou à Maratona de Madrid que é a 26 de Abril e depois vamos conhecer todo o norte de Espanha, de San Sebastian a Vigo, o que faz que não estejamos cá a 1 de Maio. Mas está escalonado para 2021, edição 5.8 :)
      Portanto, pelo menos até à 5ª edição têm que ir! :)

      Um abraço

      Excluir
    3. Não sei fazer montes de corações nesta caixa de comentários, se não fazia :):):):):):)
      Forte abraço

      Excluir
  5. Bem me lembrei de vocês no dia, enquanto estava resfaltado a beber uma Leffe com uns amigos a apanhar sólinho!

    São muitos mas mesmo muito grandes, até pode ter começado por uma brincadeira mas mais de 1000 clientes é obra!

    E só deve ser mesmo possível por vocês, até mais que a prova em si.

    Mais uma vez, grandes parabéns!

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leffe ao solzinho? Tás perdoado :)
      Tens toda a razão … isto começou por nós, com a promoção "parva" que andamos a fazer para a primeira edição em que muita gente nem nos levou muito a sério. Já contei aqui, que havia pessoas a vir ter comigo a perguntar se era mesmo uma corrida ou só uma brincadeira. As pessoas que não conhecem ficam surpreendidas pelos percursos que se conseguem fazer por aqui … não sendo um Gerês, uma Estrela ou uma serra dessas até que temos uns percursos mesmo muito catitas e equilibrados, duros q.b. sem exageros mas que obrigam a superar-se. O próprio Fumo no fim confessou que nunca pensou ser assim … gostou imenso e não foi dito da boca pra fora. Estamos muito satisfeitos.
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Muitos parabéns Carlos!
    Organizado pelos pernetas só podia ser um sucesso!

    Fantástico!
    Será que é em 2020 que vamos conhecer esta famosa prova? ;)
    O Vitor ontem já estava a dizer que ficava num fim de semana prolongado ;)

    Beijinhos e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa :)
      eu acho que vocês deviam vir, incluindo essa do fds prolongado :)
      Beijinhos e manda um abraço ao Vitor

      Excluir
  7. Amei!!! 5 estrelas esta organização!! Volto com toda a certeza!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Conceição :):):) .. até pró ano, se houver ;)

      Excluir
  8. Parabéns Carlos e parabéns a todos os pernetas! Dá gosto ver o prazer com que organizam esta prova. Percebe-se à distância a genuidade e a satisfação de receberem todos estes "convidados" nos vossos trilhos. É esta genuidade o segredo do vosso sucesso e que infelizmente se vê cada vez menos, não só na organizão de provas mas de tudo em geral. Parabéns uma vez mais e continuem assim... Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edgar … é isso mesmo. Todos os anos quando nos sentamos à mesa para decidir se avançamos ou não, a primeira frase é sempre mais ou menos a mesma … "sim .., MAS só se for como sempre foi, à Perneta" … :)
      Grande Abraço

      Excluir
  9. Conheço duas pessoas que foram e recebi opiniões muito positivas. Disseram que estavam muito bem organizado, percursos agradáveis e sem críticas. Parabéns. Gostava de ter ido, mas tenho que criticar os preços muito elevados que praticaram com a antecedência que foi :( Se não fosse isso, teria ido tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Quanto aos preços das inscrições é a tua opinião que respeito evidentemente. Felzimente temos o poder de escolha, e se a tua escolha foi essa então está tudo bem :) … apenas queria referir que as inscrições abriram em Janeiro e até dia 15 de Março foram a preços abaixo da média que se praticam por aí, oferecendo bem acima do que se vê por aí .. há quem valorize um camisola de boa qualidade, outros não, a medalha, a sandes no fim, outros não ligam nenhuma, não se consegue agradar a todos .. a partir dessa data sim, subimos os preços em 5 euros e aí tornou-se efectivamente mais carote. Olha … dia 6 de Julho em Santa Maria de Lamas, 8,5km a € 5 e caminhada a € 3 euros que revertem totalmente para a Cerci da Lamas … oupas ...

      Excluir