segunda-feira

MM Cortegaça 2019 - Perneta "ao forno"


Aos 3km finalmente chegava ao ritmo médio que pretendia para esta meia maratona de Cortegaça  … 4,10m/km. Não foi fácil principalmente no primeiro km até à rotunda do barco onde tive que dar ao pedal a sério, grande parte pelo passeio para conseguir passar um mar de gente - quem me manda andar até à última para entrar na box de partida? 
este ano fomos bem menos do que o habitual …

concentradíssimo … como sempre  

Na 4ª feira passada tinha feito um belo treininho pela marginal do Douro .. fiz 15km a uma média de 4,19m/km, incluindo os 2,5km de aquecimento a pouco menos de 5m/km e o último km já claramente a tirar o pé do acelerador por estar a sentir os músculos das coxas bastante cansadas. Pelo meio foi quase tudo feito bem abaixo dos tais 4,10m/km. Há 2 semanas que os treinos não tem tido critério nenhum, não é que normalmente tenha mas ainda foi pior – culpa dos Trilhos dos Pernetas. Afinal ainda deve dar para um brilharete pessoal … se não fosse o calor anunciado.
estava excelente para um treininho … 

não estou tão mal como pensava ...

6ª ainda fui fazer uma massagem de recuperação – o Rui colocou-me as pernas impecáveis – não seria por isso que iria falhar. Já as comezainas não faltaram, tal como a bela da francesinha na 6ª noite no jantar de encerramento dos Trilhos dos Pernetas. Sábado andei no passeio com as minhas meninas e tive sempre o cuidado de hidratar bem … afinal na prova vai estar bastante calor…
cá luxo … mais de 40 Pernetas, caras-metade, filhos … uma família :)

nham nham … depois dá secura durante as corridas … 

mesmo hidratando bem ...

os lenços do #fazfumo são bem catitas

nosso bolinho - made by Pastelaria Laurita

… “foda-se, que caloraça” … pensava eu … a minha língua colava no céu da boca … tinha bebido quase 1 litro de isotónico na hora e meia antes da prova … felizmente levava uma garrafa de água comigo para ir molhando o bico … mas não adiantava muito … nem 1 minuto depois já a língua colava num céu da boca ressequido. As pernas iam bem.
4km … média a 4,11/km … já sentia calor na cabeça, mesmo chapéu, óculos de sol e protector solar, água e mesmo uma ligeira brisa não me estavam a conseguir fazer arrefecer. “que se lixe a prova” … e reduzi o andamento, primeiro para uns confortáveis 4,30m/km e depois intercalando um pouco mais lento com mais rápido. Faltava ainda muito e estava “abrasado” … foi a decisão mais sensata que podia ter tomado. 
Do outro lado já se viam muitos atletas a voltar a caminhar ou a trote … tinham desistido, com certeza por causa do calor. Há muita gente que leva isto mais a sério e não conseguindo os objectivos pura e simplesmente não está para se desgastar.
Eu tb não me queria desgastar muito mas queria fazer a prova até ao fim … o que parecia um ritmo confortável passou a obrigar já a algum esforço. Usei sempre as esponjas para me refrescar e bebi em todos os abastecimentos. Aos 10km ainda estava ali pelos 4,25m/km mas a tendência era para baixar e estava de bem com isso. 
Metade estava feito … já vinha desde aos 8km a distrair-me com malta, primeiro os que iam à minha frente e agora eram os que vinham atrás de mim. Estava muita gente, mas bem menos que em anos anteriores.
O regresso foi mais lento, entre os 4,45 e os 5m/km … sempre certinho, aproveitava apenas as ligeiras descidas para embalar mais um bocadinho. Estava a custar-me fazer a prova … já não havia gente de frente, não estava motivado, tinha calor, muito… os km custavam a passar.
Quando faltavam uns 3km decidi aumentar um pouco a passada e a dois km da meta passei para 4,30m/km, ignorei o último abastecimento e atquei a recta da meta com 1km com firmeza sem entrar em exageros … 
A 300m da meta está o Zé, as Anas e o Paulo Fortunato … high-fives e pouco depois finalmente a meta … estava a ver que não me livrava mais deste  “forno” J
o gajo até parece que corre qualquer coisita ...

oficial foram 1h38m19s … 

1h38 e uns pozinhos … bem longe da 1h30 que eu queria voltar a baixar ao fim de mais de 3 anos. Acho que neste momento tenho pernas para isso mas contra factores a que somos alheios nada podemos fazer. Estava mesmo demasiado calor. No entanto fiquei satisfeito com o treino e como reagi … alguns minutos depois estava bastante bem J
A organização esteve ao nivel habitual – ouvi algumas queixas de pessoas que chegaram mais tarde a dizer que falhou a água. Isso com este tempo é grave se tiver sido verdade. De resto tudo bem – eu não gostei tanto este ano mas foi pela forma como corri a prova. A minha 7ª Meia de Cortegaça - uma palavra de agradecimento aos muitos que durante a prova me incentivaram - ouvi muitos "força Perneta" de gente conhecida e tb de muitos que não conheço, sinal que os Pernetas já chegam bem mais longe do que imaginámos J
Fui ao carro … uma confusão danada de transito … vou demorar 1h só para sair daqui. Pego na mochila e fui directo à praia, sozinho  … a melhor decisão de todo o sempre … que mar delicioso, refrescante … 

… por mim ficava ali a tarde toda … mas não podia … havia a família Perneta à espera … um pic-nic no parque do Buçaquinho …  o fresquinho da sombra dos Pinheiros, comes & bebes com fartura e uma família enorme de malta fixe … perfeito J



a sra.Dª minha mãe … directora para a "aletria nos Trilhos dos Pernetas"


sestazinha merecida … cá bom …

Já passava das 19h quando cheguei a casa … a Pikinita tb já tinha chegado … fez os 26km do Trail de Erdal onde chegou a andar na frente nos primeiros km … a meio diz que fraquejou … normal para quem ainda há menos de uma semana esteve com uma gastro fortíssima onde nada parava no estômago. Não deu para o pódio mas deu para um belo de um treino e uma prova bem boa. 
Siga o caminho para o UTDP J 

10 comentários:

  1. Com tanto calor e mesmo assim fazes 1h38m! Muito bom!
    Com o tempo mais fresco tudo é possível;)
    Beijinhos para vocês e um abraço do marmanjo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso até fiquei satisfeito… beijinhos :)

      Excluir
  2. Ah, grande tempo!
    Com a temperatura tão elevada, é bem difícil manter rotação alta.
    Fiz aí a meia de 2017 e também foi uma "tosta" dos diabos, deu para sofrer.
    Parabéns
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo foi o que foi… olhando às condições não dava para muito melhor sem me matar :)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  3. Boas indicações, tu e da "Pikinita", isso é que é importante.

    Está mesmo muito calor, eu no Domingo fui só fazer ali uns km na zona do passeio marítimo de Oeiras e nem fiz o que era pretendido pois já estava a correr mal (e fui a pensar que tinha água e afinal um dos bebedouros estava em manutenção).

    Só comento o quanto esses convívios parecem ter corrido mesmo bem, e que é com agrado que te vejo a beber água e a comer saladas frescas :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes que não brinco em serviço … muito destes meus resultados de excelência tem aquele trabalho invisível por trás, a alimentação adequada é uma deles, isso e reforço muscular :):):)
      O que se leva desta vida??
      Aquele abraço

      Excluir
  4. Em condições normais de temperatura, 50% do nosso esforço é para arrefecer o corpo e os outros 50% para a performance. Claro que com muito calor esta relação altera-se e a performance não pode ser a mesma...
    Mas mesmo assim 1.38... És uma máquina!!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma maquina sobreaquecida :):):)
      Aquele abraço

      Excluir
  5. O percurso apesar de ter floresta sofreu com o calor. As pessoas que conheço que foram, tal como tu, tb se queixaram do calor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São coisas que não se podem controlar e ainda bem :)

      Excluir