quarta-feira

Urban Night Trail Lipor - eu fui



(Muitos parabéns Genéricos)

Não há fome que não dê em fartura. 3 postas de pescada aqui em menos de uma semana … bom sinal, sinal que há algo para contar.
Depois de arrumados os Trilhos dos Pernetas estava previsto voltar às provas logo na 6ª feira à noite. Havia uma prova no Parque de Lazer da Lipor em Baguim do Monte, organizada pelos Pernetas (genéricos*).
*Além dos Pernetas verdadeiros que somos nós, existe um outro grupo que se intitula Pernetas, maioritariamente da zona de Gondomar, Rio Tinto – são os chamados genéricos. Equipam de amarelo e no fundo no fundo até são simpáticos. Achavam que eram os originais até que lhe apresentamos um papyro que comprova a nossa existência desde 1868. Desde aí meteram a viola ao saco e pronto, está bem assim J
Acho que fui dos primeiros a inscrever-me na Urban Night Trail da Lipor – inscrição gratuita – apenas pediam que as pessoas entregassem lixo para reciclar em troca. Era a primeira edição.
Baguim do Monte é ao lado de Rio Tinto … 4km de minha casa, pouco mais de 5 minutos. Estava inscrito com a Pikinita na corrida que previa 12km com início às 21h. Acontece que a rapariga chegou-me a casa enjoada, mal dos intestinos – no dia seguinte passaríamos a madrugada e manhã nas urgências do Santo António com o veredicto de uma Gastroenterite virica – passou uns dias mal mas está a recuperar e se tudo continuar assim no fim de semana já regressa às provas de trail.
Fui sozinho .. encontrei-me com o Rui, a Catarina e o Pedro dos Montemorrows ou lá como se chamam para me entregarem o dorsal. Estava um bom ambiente – na corrida haveria uns 200 inscritos (finalizaram 160 - o resto não deve ter aparecido o que é normal quando as inscrições são de borla) e na caminhada outros tantos. Andava tudo de frontal na testa que pelos vistos era obrigatório – não tinha visto nada da prova, apenas que começava às 21h – daí não ter levado frontal.
Mas como quem tem amigos não morre na cadeia houve uma das muitas simpáticas Pernetas genéricas (obrigado, não sei o teu nome) que me emprestou o frontal dela. E não tardou a dar-se a partida. Seriam 2 voltas.
foi a menina genérica da esquerda que me salvou com aquele frontal … obrigadoooo



Saí mais ou menos a meio do pelotão mas rapidamente cheguei-me mais à frente no primeiro km que foi bastante rápido. Eu já tinha treinado ali uma vez com a malta genérica no “Pernetas à 6ª”, um treino que realizam ali de duas em duas semanas à 6ª feira à noite. Não sabia o percurso, mas tinha uma noção do que nos esperaria e sabia que não seria fácil.
só para terem uma ideia como é o percurso, só que de noite, à luz de frontal



E rapidamente chegou a parte que mais temia … escadarias, feitas de troncos de madeira colocados na horizontal … são 3 ou 4 lanços de escadas para subir com pouco intervalo umas das outras. Tanto subia degrau a degrau como tentava dois de cada vez … nenhum era ideal. O meu joelho direito não dá para estas coisas … estão a ver aquele impulsozinho, aquele pequeno salto que é preciso dar para “voar” de degrau em degrau … o meu “Mantorras” não dá … o meu direito é uma suspensão partida não adianta. Além do coração que dispara naturalmente. 
E se a subir é mau mas ainda consigo compensar com alguma resistência que tenho, a descer sou uma lástima claramente por falta de apoio e consequentemente não me sentir seguro sempre que a perna direita pousa o chão. Resultado … não faltava gente a passar por mim.
Mas mal chegávamos aos planos e subidas onde se podia correr e aqui o vosso amigo recuperava os lugares … estava com força. A 2ª metade da volta é toda corrivel, variando as superfícies entre relva, terra e no fim já alguns passeios em alcatrão antes de entrar na 2ª volta.
Nesta fase vou entre o 6º e o 8º lugar, conforme as zonas onde vamos passando. Nas descidas a pique perdia, nos planos a coisa equilibrava mas nas duas rampas (pequenos elevadores) que estavam um km antes da zona da meta eu fui bem mais forte e consegui fugir um pouco.
Passo na zona da meta … “anda Perneta … tás em 5º” … estava a dar-me gozo aquela luta … o 4º ainda o via de vez em quando, mas estaria a uns 150 a 200m. E não tinha capacidade de andar muito mais rápido do que ia. Acho que pela primeira vez na vida ia tentar usar alguma táctica de corrida nesta segunda volta.

Sabia que nas escadas ia muito provavelmente ser apanhado … faltava saber se por um ou dois … queria ver se conseguia passar essa fase sem ficar muito para trás para aguentar nos planos e depois atacar nas tais duas rampas a 1km da meta. 
Tal e qual … ainda ia no 2º lanço de escadas e já tinha um companheiro ao meu lado. O outro não tinha conseguido chegar perto. Ainda aguentei a 2ª escadaria mas fui perdendo algum terreno … devo ter saído dos escadórios com uns bom 70 ou 80m de atraso e mal cheguei ao plano comecei a tentar recuperar … piso era relva fofa … consegui colar e a partir daí meti-me à boleia porque precisava de recuperar já a pensar na parte final.
A meio havia uma descida a pique por um trilho, apenas uns 20m talvez … o colega entrou primeiro e eu logo de seguida … havia ali uns fios electrificados (que a organização diz estarem desligados) e o moço começou a gritar “foda-se, choques” … eu com a atrapalhação de não tocar nos fios dei um bate-cú que nem é bom pensar … o que vale é que era uma espécie de relva fofinha  e eu tenho um rabo almofadado (por acaso não, é só osso J).
Resultado … quando me levanto e entro novamente no trilho plano em relva o meu “adversário” já leva uns 30 ou 40 metros de vantagem novamente. Eu ainda tento forçar mas a coisa já não vai como eu quero … já não há pernas. Mas não desisto … ainda temos as duas rampas que vão doer mas pode ser que o moço morra mais que eu … sigaaa…
Numa última descida antes da primeira rampa sou ultrapassado por um “cavalo” … fonix … de onde saiu este gajo? … nem pisca deu e foi tão rápido que nem a matricula lhe consegui ver … como passou por mim, passou pelo outro que ia à minha frente na tal primeira rampa.
Nessa subida ainda forço um bocadinho e consigo chegar a 10m … mas já não há força para mais. Na segunda rampa que vem quase de seguida já volto a perder o que tinha recuperado … já não dá … já não há pernas … olho para trás e além da malta da caminhada que vamos passando nesta parte final não vejo nenhum frontal de alguém da corrida.

No último km , já bastante plano, limito-me a controlar o andamento e alguma surpresa que poderia vir de trás. Uma voltinha aos edifícios da Lipor e entrada na recta da meta onde tenho direito a uma recepção calorosa das Pernetas Genéricas ali presentes e o speaker a chamar-me de Perneta Genérico, a mim, o Perneta Verdadeiro Mor … chamou-me para umas palavrinhas e eu aproveitei para colocar os pontos nos iiii’s … “os genéricos são eles e os verdadeiros somos nós … como diz o nosso slogan “a mancar desde 1868” J
a por os pontos nos "iiiiii'S"

7º da geral … fiz os quase 11km em 50min e uns poucos segundos … não dava muito mais 

Ainda fiquei ali um pouco na conversa, comi um croissant e vi algumas chegadas. Mal chegaram os Montemorrows pus-me a caminho de casa para tratar da Pikinita. Foi pena ter ficado doente, sem desconsiderar quem participou tenho a convicção que ele ganharia a classificação feminina – ela está a ganhar forma, e este sobe e desce favorece a moça. Paciência … fica para uma próxima.


Eu gostei bastante … é um percurso muito diversificado, nem é trail, nem é estrada, sei que não é fácil … sobe e desce, escadas, pisos muito diversificados e o facto de ser corrido de noite tb dificulta – eu gosto - muitas zonas só mesmo com luz do frontal.
A organização esteve muito bem para primeira edição. Apenas colocaria uns reflectores nas fitas de marcação, na primeira volta ainda tivemos dificuldades em discernir as fitas na escuridão. Mas é só isso mesmo. Animação não faltou, abastecimento liquido a meio de cada volta, abastecimento sólido e liquido no fim e ainda uma T-Shirt para cada um. Não esquecer que foi uma primeira edição e de borla. Muitos parabéns malta!!!
Também quero agradecer o apoio … como conheço a grande parte deles e é hábito nos metermos uns com os outros nas provas, tive sempre um incentivo, uma boquita no inicio, durante e depois no fim … senti-me em casa J
Obrigado por tudo Genéricos!!!  

10 comentários:

  1. Realmente anda tudo a escrever feito maluko nos blogues... e tu, cada vez mais a correr feito maluko!
    Parabéns pela prova! Estás um autêntico "cavalo" :)
    As melhoras para a pikinita!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cavalo foi o gajo que me passou a 1km da meta … fonix … Obrigado :)
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Tás mesmo muito forte!

    Bom, o que interessa, mas assim a moça dos genéricos não fez a prova? Então?

    Olha, continuação de melhoras para a Pikinita!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tou não tou? Preciso mesmo de perder 2kg :(
      A moça estava na organização da caminhada … teve uma cunha ;)
      A Pikinita já está como o aço e hoje regressa aos treinos, vai-me dar uma coça logo à noite :(
      Abraços

      Excluir
  3. Espetaculo, isso tem bom aspecto! Ja vi que és como eu, estamos tão habituados a andar a meio do pelotão que quando a coisa se proporciona para andar lá na frente dá uma pica do caraças! eheh Chato, isso do teu Mantorras. MIUT era tramado para ti... Mas também penso que está no regulamento que subir de 2 em 2 dá direito a desclassificação eheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Miut é tramada para qualquer um … um dia que lá vás vais ver :P … subir ainda vá, agora descer ...ui ui .. esta prova mistura um pouco de tudo, corta-mato, trail, sei lá … uma salgalhada … daí ter sido interessante. E andar na frente, salvo seja, deu pica e obrigou-me a "andar" … lol

      Excluir
  4. Só tive conhecimento da prova, ..... depois dela se ter realizadao.
    Pelos vistos, uma prova um pouco, como dizer, "diferente", o que é sempre saudável.
    Ah e, também sou da opinião do atributo de "cavalo" pois, 11K em 50m nessas condições, só ...... a cavalgar :)
    Parabéns.
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol … mas olha que quando vi a média achei que tinha andado muito mais depressa … e o coração e os pulmões confirmavam :) … se voltarem a fazer experimenta … eu gostei, foi um "treininho" bom :) … Abraço

      Excluir
  5. Ele é prémios monetários, ele é top7 na geral... Onde vais tu parar? :)

    E com intervalo de 2 dias ambos os Pernetas, verdadeiros e genéricos, organizaram provas!

    Muitos parabéns, um abraço e as melhoras da Dora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe … bem lembrado. Esqueci de contar uma história engraçada à custa disto. Nos últimos dias antes do nosso evento e já com as inscrições fechadas há uma senhora que queria participar na nossa caminhada. Disse-lhe que já não era possível, mas a senhora insistiu tanto mas tanto que eu para não ter que a aturar lá cedi. Tratei-lhe da inscrição e quando lhe enviei os dados para o pagamento ela diz "mas é pra pagar???" … "no outro evento vosso na Lipor eu não tenho que pagar nada … então não quero… " … e prontos, escusado dizer que não estive para perder tempo com grandes explicações :):):)
      Aquele abraço

      Excluir