segunda-feira

Alive 2018 - Pernetas on Tour


Este tasco é sobre corrida!!! O que não quer dizer que não se possa abrir excepções que confirmem a regra, certo? Já cá tinha estado, sozinho, há dois anos atrás englobado no "estágio" para o Mont-Blanc e tinha sido um sucesso. Pensando melhor e assim mais em profundidade, assim mesmo profundo profundo, nas profundidades do nosso ser mais profundo, esta posta tem tudo a ver com corrida!!! Porque este capítulo foi escrito na companhia de amigos que a corrida juntou. Metendo Pernetas no barulho tem a ver com corrida, porque foi a corrida que fez surgir os Pernetas!!! Capisce!!!

Posto isto … siga para mais um episódio dos “Pernetas on Tour”!!!
Os Pernetas surgiram porque tem gostos em comum. A corrida é apenas um, talvez o elo de ligação de todos os outros, a agregador de tantos gostos diferentes mas comuns. Há o gostar de “festa”, todo o tipo de festa J. Há o comer e beber em exagero o que acaba muitas vezes em grandes tainadas. Há a parvoíce natural que é comum a todos mas que se multiplica infinitamente quando dois ou mais elementos se juntam. Há o viver de um lema “Quando corre um corremos todos” que não se explica, sente-se. E há os Pearl Jam!!!
E os Pearl Jam vieram a Portugal, consta-se que pela oitava vez. E reza a lenda que aqui o vosso amigo Perneta-Mor é uma grande fã do Eddie Vedder e companhia. Mesmo grande fã – não tendo assim uma banda preferida existem umas 5 vozes no mundo que eu simplesmente adoro, não por serem as melhores mas porque são diferentes de todas as outras, porque as consigo identificar nem que estejam a cantar o malhão e me arrepiam tanto ou mais que a Maria Leal com o “Verão Chegououououou” mas ao contrário. O Eddie (trato assim porque somos compinchas de longa data, ele e as músicas dele acompanha-me já há uma catrefada de anos (pelo menos desde 1992*)

*ia explicar esta paixão pelos Pearl Jam, e até comecei a escrevinhar ..mas entusiasmei-me tanto que escrevi sobre todo o meu “percurso musical” e ficou bué grande. Agora estou na dúvida se publique aqui mais tarde ou guarde para mim. Talvez publique se me pedirem com jeitinho ou me mandarem uma nota de 5 euros para beber umas minis na Dª Alice porque no Alive mal dá para uma bejeca de 0,5lt.

Onde é que eu ia? Ahh .. Pearl Jam no Alive 2018. Nunca tinha tido a oportunidade de ver os Pearl Jam ao vivo. Das bandas que mais gosto só faltavam eles, os Nirvana (com o Cobain) e os Soundgarden (com o Cornell) … mas espero que alguma organização se dê ao trabalho de trazer os outros cá também – não quero ir desta para melhor sem os ver. 
Quando anunciaram que os Pearl Jam vinham cá estava dentro de um carro, de um agente meu, de viagem na zona de Frankfurt na Alemanha. Precisei apenas de alguns minutos para fazer a reserva dos bilhetes online e pagar (benditos Smartphones e net na europa a custo normal). Passados uns minutos recebo mail de confirmação com os vouchers dos bilhetes … arrepiei-me todo, eu ia ver os Pearl Jam!!! E partilhei no grupo com a malta. Passado uns dias já eramos uns quantos com bilhetes comprados. E se alguns não tivessem comido sono, no sábado tínhamos sido mais. 
E sábado de manhã cedinho lá nos pusemos a caminhos de Lisboa de autocarro – foi a forma mais económica que encontramos. Como os transportes para Algés funcionavam bem, foi o ideal. E funcionou bem.

Eu quis ir cedo para experimentar o ambiente … eram 16.30 estávamos lá dentro a dar uma voltinha, ver o que havia e coiso e tal. A minha ideia era abancar em frente ao palco principal desde as 18.10h até ao fim do concerto dos Pearl Jam. E foi quase cumprida.
antes de entrar foi preciso abastecer … 0,33ltr bem fresquinha a € 1,50 … não era barato mas justo …
vou dar uma de rebelde e entrar em território "inimigo" de Super Bock em punho (digo já que correu mal, não me deixaram entrar, podia ser considerado um objecto de arremesso, cortante, o liquido podia ser uma mistura qualquer que desse para fazer uma bomba ou algo do género … compreendo … not :( ) … mas não desperdicei nada,  bebi o resto e as garrafas de água que levava comigo antes de entrar … fiquei com a barriga inchada e a pesar mais 3kg mas não importa :P
acho que 98% dos 55.000 que entraram todos os dias tem uma foto neste local … a malta adora espelhos … tarados 
Tinha alguma expectativa com os Alice in Chains – tenho os 2 primeiros álbuns deles dos quais gosto bastante. Passaram 25 anos e faltavam 2 elementos que faleceram nos entretantos, um deles a cara e voz do grupo – o carismático Layne Staley. Desliguei-me completamente deste grupo e para ser sincero até pensei que já não existissem. Quando os vi no cartaz fiquei contente. Uma rápida pesquisa no youtube pelos últimos concertos já com este novo vocalista colocou as minhas expectativas em baixo – o homem não canta mal, até chega a ter uma voz parecida com o Staley mas não é a mesma coisa. E assim foi o concerto … o facto de ser em plena luz do dia tb não ajuda, e mesmo com alguns milhares de saudosistas como eu, muitos a enveredar orgulhosamente camisolas dos Alice in Chains não conseguiram fazer muito melhor do que arrebatar a atenção da malta com as músicas mais conhecidas. Nada de especial. Agora posso dizer que já os vi ao vivo – a continuar assim acho que não duram muito mais.
até estava muita gente mas tudo muito sossegadinho …
Não perderam nada …
Seguiam-se os Franz Ferdinand, concerto no qual eu depositava grandes esperanças. Nunca vi ao vivo (aliás, eram tudo estreias para mim naquele dia) mas já tinha visto alguns concertos na tv e costumavam arrebentar com tudo. Aproveitamos o intervalo para ir comprar uns hambúrgueres e ir à casa de banho – a ideia era alapar o traseiro por ali e não mais sair para não perder lugar. Entretanto chega a tropa fandango  - Badolas, Andreia, Zé e Ana. Pronto .. falta só o alentejano J. O concerto dos Franz Ferdinand não só não defraudou nadinha, como ainda superou as minhas expectactivas. Eles te reportório para manter uma plateia ao rubro e energia para dar e vender – o vocalista (Alex Kapranos – bem haja wikipedia) é um animal de palco, aspecto “direitinho”, nada ar de rockeiro engana bem e ainda bem J Foi um espectáculo e passado estes dias todos os acordes do “Take me out” não me saem da cabeça J … já tinha valido o Alive!!! Pelo menos para mim.

acabou o sossego …

estava "compostinho" 

Enche o bucho homem que já não sais mais daqui!!!

Fez-se história … um destes dois bebeu cerveja pela primeira vez na vida!!! 

estes gajos … só querem selfies … 


ALTO!!! Parou tudo … chegou. 

e veio acompanhado de umas loiras :) 

EQUIPA COMPLETA!!!!


"This Fire" arrebentou com a malta … achei piada a uma miúda que estava ali ao lado… quando o vocalista pediu para toda a gente se baixar ela aos saltos toda contente porque era a primeira vez que estava a conseguir ver o gajo :)

Seguiu-se Jack White … completos já com o Lobo junto da “matilha”, envergando a camisola do CAL – Valente J!!!  Não sou um profundo conhecedor da discografia do homem (do Jack, não do Lobo J) – conheço as “malhas” mais estrondosas do tempo dos White Stripes e Raconteurs e andei a ouvir umas coisas do último álbum dele a solo, onde destaco o “over and over” que é de uma potência que Deus nos livre. E Deus não nos livrou pq foi exactamente com o “Over and Over” que ele abriu as hostilidades para agarrar a malta logo de inicio. Espectacular!!! Já era de noite o que ajuda à festa … acho que estamos todos de acordo se afirmar que um concerto à noite tem outro encanto. À medida que ele ia debitando músicas que eu não conhecia, ia-me distraindo mais com outras coisas … fiquei mais atento à performance dele em palco … um “animal” à solta e enorme guitarrista (digo eu que não percebo nada disto) … hmmm … a bexiga começa a apertar já o concerto vai a meio … “volto já” … sair do meio da multidão foi fácil … até batem palmas e abrem alas quando um gajo quer sair dali (menos um não é? J) … voltar é que foi pior… uma selva de malta que consegui passar para voltar para junto da nossa matilha, não evitando alguns olhares fulminantes e até uma boquitas. Sem stress!!! Ainda cheguei a tempo do “Seven Nation Army” e prontos .. foi fixe, gostei mas não adorei. Precisava de ser mais conhecedor para chegar ao ponto de adorar. Por um grupo de chavalos que estava à nossa frente o concerto só pode ter sido bom, cantaram, saltaram e curtiram o tempo todo – ou foi da performance do Jack, ou das bejecas e das ganzas ou tudo junto J Venha mas é o momento para o qual viemos ao estrangeiro J
Entre as bandas costuma haver aquele movimento de a malta sair para ir comer, beber, à casinha. Agora esse movimento quase não existe. Quem ganhou o lugar mais à frente não quer sair para não ter que ficar lá atrás. É justo!!! Nós tb não. Nas corridas normalmente evito este tipo de confusão – aqui não – luto pelo meu lugar. O tempo de espera é longo e os 15 min que passam da hora anunciada para os Pearl Jam ainda demoram mais … 

cá está a camisola mai linda do mundo e do lourosa tb


voltou tudo à normalidade… 

Roubar o caralho … 

nunca mais começa … 

se tivesse que fazer uma legenda a esta foto seria "o entusiasmo" 

… e finalmente ali estão eles, ali está o Eddie e Companhia … uns 100m à minha frente em carne e osso e projectado em 2 ecrãs gigantes. Dou graças a Deus por ter 1,86cm J … não vou entrar em grandes pormenores (a net está inundada de textos, relatos e criticas muito positivas sobre este concerto) – iria repetir o que foi escrito. Foi espectacular … tinha grandes expectivas e foram superadas. Não dei pelas ca.2 horas passar - como diz o Lobo, pareciam uma banda no início de carreira a querer mostrar serviço – energia brutal colocada em palco, o Eddie ao fim de 2 ou 3 músicas já estava encharcado em suor – o som e a voz ao vivo são como se ouvem em disco – muito muito bom – valeu cada cêntimo gasto, mesmo o que se gastou na cerveja**… podemos discutir o alinhamento, haveria sempre quem desejasse outras músicas (eu adoraria ter ouvido o "Off he goes", o "Yellow Ledbetter" ou o "Nothingman" mas prontos … eles só tinham 2 horas)… 





só um cheirinho…
**um roubo à descarada é o que se pratica dentro do recinto. 0,25ltr a € 2,50 e 0,5ltr de cerveja a 4 €. Água 0,5ltr a 2 euros. Vão roubar o caralho!!! Á entrada barraram todas as bebidas que levávamos – meio copo de cerveja num copo de plástico que levava na mão (ainda perguntei ao segurança se era por ser Super Bock?) e duas garrafas de água que poderíamos levar se tirássemos a tampa. Mas lá dentro, compradas a preço de ouro com tampa já não havia problema. Enfim … não há alternativa … quer dizer, haver há … é não ir, mas prontos. Já as comidas tenho a dizer que são em conta – pagamos 7 € por um grande e saboroso hambúrguer feito na hora com batatas fritas – achei justo!!! Justo tb seriam as finanças controlarem estas vendas das cervejas, porque se pagamos uma fortuna destas espero que pelo menos a parte dos impostos seja paga. Ponham os olhos na festa do Avante!!!
Tal como a grande maioria da malta já não ficamos para os MGTM, TMGT, VBGT ou lá como se chamam - tenho pena deles, não devia haver concertos a seguir a uma Banda como os Pearl Jam. Já não havia forças e vontade para continuar por ali. E os autocarros de volta ao Alegro eram assegurados apenas até às 3h da matina.
Foi uma Pernetada diferente e valeu a pena, foi um bom estágio J

 “Quando corre um corremos todos”


… para o ano tragam os Stone Roses por favor … para o Alive ou outro festival qualquer. Pleaaaaseeeeeee …..




8 comentários:

  1. Lá me obrigaste e mudar a banda sonora do dia.

    Epah, lamento, mas para mim, assistir aos Soundgarden com o Cornell e Nirvana com o Cobain só daqui a muitos anos, ok?

    Ainda há uns tempos estaávamos a falar disso, temos que começar a riscar estes grupos pois a malta, tirando os Stones que vão actuar mais 150 anos, está a ficar algo mais velha e depois começamos a não ter possibilidade.

    Abraços, de graça ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) … haja alguma coisa de graça por aí
      Abraço

      Excluir
  2. Não tocaram yellow ledbetter :(
    Ficamos à espera da publicação do percurso musical, mas quanto aos 5eur vais ter de os arranjar numa outra corrida qualquer novamente :D
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nope :( … já tá. Quanto aos 5 euro numa corrida, os milagres não se repetem assim ;)
      Abraço

      Excluir
  3. Pearl Jam foi brutal. E eu não sou fã, mas acabo sempre por ir ver os concertos por arrasto. (Escrevi exactamente o mesmo comentário que fiz no blog do Lobo para não ficares com inveja.)

    Agora em relação ao resto, Franz Ferdinand eram a banda que eu mais queria ver nesse dia e o Alex e companhia rebentaram com o público! Ainda por cima a minha exigência foi ir o mais para a frente possível e foi missão cumprida.

    Gostei de te encontrar por lá. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que os FF deram um grande espéctaculo. E tb gostei de te ver.
      Abraço

      Excluir
  4. Ah sim, e ninguém devia entrar em palco depois daquele concerto dos Pearl Jam, nem sequer para tirar de lá os instrumentos de cima! Ainda vi a primeira música de MGMT e deu para chegar aos autocarros do Alegro mesmo em cima das 3:00 onde estava uma fila tão grande que só deu para entrar num 45 minutos depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha … eu não assisti a música nenhuma … depois do PJ, ficamos um pouco por ali, ainda se bebeu uma última cerveja e fomos para os autocarros. Tb estive esse tempo à espera, mas como fui um pouco mais cedo que tu, embarquei eram 3h em ponto.

      Excluir