sábado

Maratona do Porto 2016 - dou o dito pelo não dito, acho eu ...


até tou com medo ...

Isto tem andado um bocadito pró parado para o habitual – refiro-me ao tasco e à escrita, além de não haver assim nada de muito interessante para relatar (o que normalmente nem é problema), tenho tido muito trabalho e a motivação tb anda um bocadito em baixo.
O mesmo acontece com a corrida … a motivação não é lá grande coisa, mas sabem uma coisa? Tenho-me forçado a ir correr e nas últimas duas semanas tenho-lhe dado bastante bem – tenho apostado em treinos mais curtos (nunca abaixo de 10km mesmo assim) mas bem mais ritmados e intensos, e já lhe meti umas series, uns Fartleks e uns semi-longos e um longo – nas últimas duas semanas levo 3 treinos de 20km, um de 25 e outro de 30km. Só custa sair, depois de estar a correr a motivação volta e no fim o sentimento é excelente. Já me conheço … outro truque foi ter voltado aos grupos de corrida, à 3ª feira com o Running Espinho e à 6ª com a malta de Sanguedo – desde Julho que não punha lá os pés.
a malta de Espinho à 3ª feira

em Sanguedo é a 6ª ... mas esta semana tive oportunidade de fazer 12km com a Clarisse Cruz (atlética olímpica - esteve nos Jogos em 2008 e 2012) ... e com o Hugo (companheiro dela que corre pra caraças). Foi giro, apenas 4 elementos neste grupo de estrada (os outros todos vão ao trail), deu para ir na converseta e mesmo assim fazer um treininho ritmado .. tive direito a autógrafo e tudo :)  




e fui um dos felizes contemplados com uma inscrição para o Trail de Vila Nova Foz Coa a 27 Novembro ... 25km ... bem, lá vou ter que ir ver as pinturas rupestres :)

Outro factor de desmotivação é que ando praticamente sozinho no ataque à Maratona deste ano. A Pernetada habitual anda toda lesionada ,sem treinar e muitos deles não vão participar mesmo estando inscritos. Aquela companhia nos longos não existe. Sobram o Nuno Silva que é de outro campeonato, tal como o Luis Lobo (que treina no Alentejo que é um bocadito pró longe) e o Filipe Fontes que ao fim de semana papa as provas todas e não treina especificamente para a Maratona.
Voltando à “minha” Maratona, já tinha escrito por aqui que o objectivo seria apenas participar, fazer a festa. Pois … mas com o desenrolar dos treinos das últimas duas semanas, especialmente com os dois longos, o bichinho voltou … estou sinceramente a pensar em atacar o meu RP no dia 6 – os 3.10-3.15h estão fora de hipótese mas um tempo abaixo das 3h24 parece-me possível.
No domingo passado fiz 30km a uma média de 4,43min/km e não só cheguei bem ao fim, como recuperei muitíssimo bem. Hoje tinha previsto outro treino idêntico, mas à última hora decidi-me por fazer “apenas” 25km, mas mais rápidos. A ideia era tentar 4,30min/km de média … fiz um “bocadinho” melhor … 4,20min/km com uma passagem à meia Maratona em 1h30m50seg (a minha 3ª melhor marca nesta distância. Mas cheguei cansado, dava para mais uns km mas nunca na vida para fazer a Maratona neste ritmo. Mas deu-me uma confiança valente. Vamos ver se no próximo fim de semana consigo fazer um teste de 30-32km para aferir a forma.

É pena estar já tão em cima … mais 2 ou 3 semanas e punha-me em condições de lutar pelas 3.10-3.15h. Haverá outras oportunidades para isso.

Sim, estou a dar o dito pelo não dito J

16 comentários:

  1. Que grandes treinos! Acredito que vais conseguir!
    Vais conseguir e eu vou atrás de ti (não há limite de km de distância para se dizer que se vai atrás, pois não?)

    Força para o dia 6!!!

    Um abraço

    ps - E parabéns pelo o dorsal rupestre e pelo autógrafo :)

    ResponderExcluir
  2. Hehehe ... acho que não. Assim tb vou atrás dos quenianos e de mais umas centenas deles ;)
    Força para ti tb :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Voltaste à boa forma :) Dá-lhe!

    O sentimento de não apetecer ir treinar por vezes acontece-me, mas realmente só custa começar, porque depois tudo melhora e no final fica uma excelente sensação. As endorfinas são tramadas :p

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :) ... pois é verdade, só custa é mesmo começar.
      Aquele abraço

      Excluir
  4. É assim mesmo! Eu também acredito! Com os treinos que andas a fazer é mesmo para lutares pelo recorde.

    Fotos e treino com a Clarisse Cruz, que luxo! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver ... não tenho bem a certeza como vou reagir a partir dos 30-35km ... ou dou o estouro fisicamente ou dou o estouro no eu RP - se puder escolher, escolho a segunda opção :)
      Ah pois é, eu não faço por menos ... um dia tb vou aos jogos olímpicos ... assistir :P
      Beijinhos

      Excluir
  5. Força, Carlos! A avaliar pelo que vais fazendo, tenho poucas dúvidas que vás bater a tua marca! Bons treinos, Amigo!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Vi no outro dia que tinhas abandonado a ideia de fazer a maratona do porto este ano. Decisão acertada se não te sentes confortável para a fazer - uma Maratona é para fazer com vontade e mais oportunidades virão. Grande abraço e força

      Excluir
  6. Assim é que é, não há motivação mas arranja-se "à força" com uns kms!:)
    Acho que um recorde é bem possível, nem sabes a força que tens! Até já treinas com olímpicos e tudo! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... vamos tentar, não tenho nada a perder nem a provar. E isso de treinar com olímpicos é de outro nível :P
      Beijinhos

      Excluir
  7. Grande forma!!! Muita força Perneta!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem anda por aqui ... bons olhos te vejam :) ... obrigado e já agora força para ti tb. Dia 6 lá estaremos.
      Beijinhos

      Excluir
  8. Siga! Acho que vou para o mesmo tempo que tu, desta é que nos cruzamos de certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei ... não sabia que vinhas a Porto. Fixe. Desta vez não escapas ;)
      Abraço

      Excluir
  9. Desconfio que vai sair um grande resultado no Porto. Tu é muito melhor corredor que eu era quando fiz as 3:10:27 por isso mais cedo vem "boba" por ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe ... esse teu tempo é possível um dia, mas não será desta vez com toda a certeza. Tudo que for abaixo das 3h20 é excelente ;)
      Abraço

      Excluir