segunda-feira

Maratona do Porto 2016 - bem ou mal tá feito



Ontem fiz o último treino longo para a Maratona do Porto. O meu "grito" de desespero por companhia neste tipo de treino, num dos últimos posts, surtiu efeito. O Nuno Silva enfiou a carapuça, e lá me convidou a fazer um treino de 2h com ele - tás a ver Luis Lobo? Os amigos são assim!!! O quê? Almodôvar é muito longe? E quê? ... esse problema seria meu :P

Posto isto, havia só um pequeno pormenor ... o Nuno Silva é aquele moço do CAL que não corre um caracol, é aquele moço que fez a volta mais rápida nas 24h de todo o mundo que andou lá a correr o dia todo, sim, esse mesmo ... o gordo!!!

Ele garantiu-me que o ritmo era entre 4,45 a 5 min/km ... ahhh, ok ... acho que aguento 2h nesse ritmo. Local escolhido: marginal das praias com saída do Senhor da Pedra em Miramar. Além do Nuno apareceram o Joel, o Jorge e o Sérgio ... estava reunida a "inkipinha" que foi às Fogueiras em Junho ... destes apenas o Jorge vai tb à Maratona.

O treino consistiu em 15min lentos de aquecimento todos juntos , para depois seguir apenas com o Nuno Silva a "cavalgar" em direcção a norte. O tempo estava solarengo, depois de uma madrugada de chuva intensa, com o vento nas costas e em amena cavaqueira os km passaram a bom ritmo e quase sem esforço. Montes de gente a correr, notava-se que muitos deles estavam a fazer treinos longos, tal como nós provavelmente no último antes da Maratona do Porto. Chegamos ao Cabedelo e seguimos na marginal, agora junto ao Douro, por baixo da Ponte Arrábida até praticamente ao Cais de Gaia onde atingimos os 50min (sem contar o aquecimento) e voltamos para trás. A 2ª parte foi quase 3 min mais rápida ... muito por culpa do vento muito forte e chuva que apanhamos de frente a partir do Cabedelo até ao carro ... quanto mais ventava, mais força fazíamos para não baixar ritmo ... quando dei por ela andávamos nos 4,15-4,20min ... enfim ... os últimos 2km até ao carro foram de arrefecimento. No total deu 25,3km a uma média de 4,58min/km - pelo meio fizemos uma Meia para 1h39. Tranquilo, sem grande esforço, tirando os 5km contra o vento e chuva forte. Foi muito bom, as sensações foram boas.

... no sábado à noite, deveria ser por volta da meia-noite, enfiei esta no bucho ... digamos que no treininho andei sempre com a boca seca ... o que é que eu aprendi? .... no dia da Maratona em vez de uma garrafa de isotónico tenho que levar 5 :):):)


a recuperação começa logo depois do treino - que "inkipinha"

aqui o Perneta não vai nessas modernices de cevadas pretas ... eu mantenho a tradição: Barra de Proteína + Cevada 

Bem ou mal, a preparação está feita. Quer dizer, não lhe posso chamar preparação porque efectivamente não houve nada de muito específico para a Maratona este ano. Mesmo assim penso que tenho uma boa base de km da preparação do CCC, das 24h .... e nas últimas 3 ou 4 semanas dei-lhe bastante bem, a afinar os ritmos ... agora é reduzir durante as próximas duas semanas, dar descanso activo a este corpinho maravilhoso para chegar ao dia de baterias carregadas.

Ahhh ... e já não vou à Pampilhosa no próximo fim de semana. No treino de ontem voltaram as dores no meu joelho direito, o joelho que faz de mim Perneta-Mor. De certeza que foram os paralelos que apanhei em alguns troços. Andei a gelo e hoje sinto-me melhor. Acho que um trail de 35km, mesmo na desportiva, uma semana antes é capaz de não ser muito boa ideia. Por isso, volto à Pampi em 2017.

13 comentários:

  1. Estás bem preparado e vais fazer uma maratona canhão :)

    Curiosamente o meu problema tem sido no joelho esquerdo, o teu o direito.

    Um abraço e FORÇA!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos que sim ... nem estou confiante nem deixo de estar ... no dia vemos.
      A ti é no esquerdo? Já não vamos para novos, é o que te digo :P
      Força para ti tb. Grande Abraço

      Excluir
  2. É PENA NÃO IRES À PAMPILHOSA. MAS LÁ NOS VEREMOS EM 2017 E BOA SORTE PARA A MARATONA DO PORTO! ABRAÇO CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pena tb, mas não dá. Obrigado e até um dia destes. Abraço e diverte-te pela Pampi ... bebe uma por mim

      Excluir
  3. Pronto ?? mais que pronto!!! já estamos dois , tambem não fiz preparação nenhuma para a maratona mas como sou teimoso ..vou.
    Tambem corri 26 km no domingo mas a um ritimo muito mais lento , 5`32 km.
    Vai ser este ano que vais bater o teu record ..e o meu (3H22:04)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver como corre. Lá nos veremos. Força.
      Abraço

      Excluir
  4. Força, Carlos! Estarei a torcer por vocês, Amigos!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Penso que não sei a história do teu joelho :p queres resumir ou tens algum post no blog com a história?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andam por aí posts onde vem a história, mas resumindo:
      2002 - acidente a jogar á bola com amigos, ruptura total do rotuliano, dos ligamentos quase todos, operação no próprio dia, 10 semanas engessado até à virilha, fisioterapia durante não sei quantos meses
      2002-2005 - 3 anos praticamente inactivo por causa do joelho ... além de ter chegado quase aos 100kg nunca mais fiquei bom. O direito não tem estabilidade ou pouca (podia fazer ginásio para melhorar, eu sei)e quando apanha assim uns paralelos durante algum tempo, ressente-se.

      Apenas isto ;)

      Abraço

      Excluir
    2. Resumindo e concluindo: o futebol faz mal :p

      Agora a sério, é incrível a quantidade de pessoas que eu conheço com problemas semelhantes ao teu e sempre a jogar à bola...

      Obrigado pelo esclarecimento! E já agora, toca a fazer exercícios de fortalecimento :p

      Um abraço!

      Excluir
  6. A treinar com os melhores, é esse o truque. ;)
    As melhoras para esse joelho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo ... obrigado, já estou melhor.
      Beijinhos

      Excluir