domingo

Pelos Trilhos Termais - Perneta teimoso

Antes de começar a contar a história do meu treino de hoje, tenho que deixar aqui uma palavra de admiração e satisfação por mais um Perneta ter a Ultra dos Abutres no seu currículo. Muitos parabéns Zé Alexandre!!! Amigo, desfruta da conquista, bem merecida!!!

 
Ontem fui até às Caldas de São Jorge, aqui ao lado, juntar-me a um treininho do Domingos e de uma amigo (rais parta esta cabeça, o moço disse-me duas vezes o nome e mesmo assim esqueci-me .. é a PDI J). Fomos percorrer grande parte dos Trilhos Termais, uma prova nocturna que vai para a 2ª edição a 14 de Maio deste ano (o ano passado não pude estar presente, vamos lá ver se é este ano). A voltinha teve 16km e foi feito praticamente sempre a correr … o percurso é variado, um misto entre trilhos junto ao rio Uíma e estradas florestais, tudo feito por entre freguesias do Concelho da Feira (S.Jorge, Pigeiros, Milheirós e Romariz) … alguns troços do percurso fazem parte dos caminhos de Santiago e o ponto alto (literalmente) é a subida às Antenas em Romariz, uma subida em que subimos quase 100m D+ em 500m de distância … fiz tudo a correr, a serra trote e fiquei com os bofes de fora … demoramos 1h30 a percorrer os tais 16km com ca.400m D+, ritmo abaixo dos 6min/km … bem bom. Após uma breve pausa, ter comido uma banana, umas bolachitas e umas amêndoas, despedi-me dos colegas de treino e fiz-me novamente aos trilhos … ia dar uma 2ª volta ao percurso … afinal é preciso começar a colocar km nas pernas … e ia levar o telemóvel para tirar umas fotos (sempre é uma bela desculpa para ir parando para descansar) ...

Os primeiros 3km até ao Parque de Pigeiros não são problema … além de ser sempre em frente, conheço o percurso pois já o fiz várias vezes noutras alturas …




… depois começou a parte nova para mim, que até correu bem … só me enganei uma vez, já a entrar em Milheirós de Poiáres, mas sem grande problema, pois deu para ver um pontão de auto-estrada que me lembrava ser preciso passar por baixo … 9km … paragem numa fonte … tudo bem … “grande Perneta, memória e sentido de orientação perfeito” J …  
 
 
 
 
 
 
 
 
...pois … mas é a partir daqui que a história dá uma volta … logo ali na zona do pontão subi em vez de descer … quando cheguei lá acima não havia passagem … espreitei para o outro lado e reconheci os trilhos por onde era preciso seguir … “ok, Perneta … um enganozito sem importância, quem nunca se enganou, que atire o primeiro calhau” … siga …. agora sim, reconheço isto tudo, à esquerda, em frente, agora sobe um bocadinho, acho que reconheço aquele moinho … já desde Milheirós que se vê a tal Antena bem lá no alto … de vez em quando deixo de a a ver, mas sei onde ela está … pensava eu … quando chego a Romariz, saio à estrada e … “Onde está a Antena???” … hmm …. E agora, esquerda ou direita …. vejo um velhote num campo e vou perguntar … “olhe, para que lado ficam as Antenas de Romariz” …. “você é daqui?” (isto começa bem, se eu fosse daqui não perguntava… dahhhhhh) …. “olha, é à esquerda, depois da serração em frente, depois à direita, tem a auto-estrada, blá, blá, esquerda, direita, em frente, tasco do Zé Facadas, em frente, blá…” …. “ok … já percebi … é à esquerda, obrigado” … eu desenrasco-me …. lá fui à esquerda e depois à direita, a seguir à serração … entrei num zona habitacional, andei uns 100m mas não havia forma de ver o raio das Antenas … não me lembro disto … voltei para trás e desci uma estrada principal em alcatrão até que passei por baixo da auto-estrada e vi um trilho à direita, bem ingreme a subir … pelo meio das árvores consegui ver a silhueta das Antenas … ahaaaaa … este Perneta é que a sabe toda … lá fui eu por ali acima até que dei com o nariz numa vedação da auto-estrada … do outro lado, bem lá no alto, adivinhem lá??? … pois … as Antenas … “$/%&&$%&#$... merda do cara…go”….  
 
 
olha as Antenas ali no alto ... o problema é que temos uma vedação e uma autoestrada pelo meio ;) 
 
... ora a descer o trilho todo, passar por baixo da auto-estrada, subir umas valentes centenas de metros em alcatrão e voltar a entra na localidade onde tinha estado há pouco … 100m à frente do sitio onde tinha dado a volta reconheci a entrada para subir até às Antenas …”Perneta burro do cara…go … por acaso ainda tens alguma pujança, se não ia ser bonito” … mas pelo sim, pelo não, desta vez a subida foi feita a caminhar ….  
... o inicio da subida em alcatrão ....
 
...aqui já está bem inclinada... 
 
depois temos terra, curva e contracurva... respiração a mil, bofes de fora .. 
 
e continua ... os músculos já gemem... 
 
...quando chegamos aqui temos a secreta esperança que seja à esquerda, mas adivinhem lá?... claro que é à direita... 
 
última rampa, ainda mais inclinada ... ufa, aguenta Perneta ... 
 
... mas não era a última??? ... ai ai ai, corte à direita, tá quase ... 
 
JÁ ESTÁ CARA...GO!!!! 
 
O prémio...
 
... depois de chegar às Antenas, percorre-se o topo do monte em single-track, com umas paisagens de perder de vista para ambos os lados, até que volto a descer, pelo outro lado do monte até uma estrada de alcatrão que vai dar ao campo de futebol do Romariz … “perfeito Perneta … agora não há como enganar” ….
 
 
 
hehehe ... quem colocou esta placa aqui tem que ir ver a descida final do Trail da Sra.da Mó em Arouca ... aqui são meia dúzia de metros com uns socalcos em terra :) 
 
Logo a seguir ao campo enfio-me num trilho que por acaso me deixou apreensivo pois não me lembrava de ter passado ali … primeiro subi, depois começou a descer até que subiu novamente e dei de frente com a auto-estrada …
Hmmm ????? 
 
Espinho? Gaia???
 
... para voltar às Caldas é preciso passar a auto estrada para o lado de lá ….volto ao campo de futebol, onde em frente passa uma estrada principal … deduzo que se seguir esta estrada vou passar para o lado de lá, mas não quero … afinal vim treinar em trilhos e não em alcatrão…. "e mai nada!!!!2 … o problema é que já levo 30km e estou cansado …. vejo outro trilho que me parece levar a direcção certa e sigaaa, sempre a descer a pique, até que …. 
 
vou-me chatear, ai vou vou.... 
 
… merda …. lá tive que subir tudo novamente até à estrada principal …. e dei-me por vencido ….
 
...será que???
 
olhó buraquinho!!!! Yes!!!! 
 
Lá segui por alcatrão … e entrei em Pigeiros …. Espera lá??? Pigeiros, Parque de Merendas, Rio Uíma, Trilhos até às Caldas!!!!!Yes … ainda foram uns 2km em alcatrão mas os últimos 3 voltaram a ser em trilhos fofinhos (não eram fofinhos, mas prontos … eram giros) … e assim cheguei à casa partida com 37,5km no bucho (em vez de 32km) e quase 1000m D+ … belo treininho para fechar uma semana com 75km em 4 treinos.
 


 
... alcatrão!!! Bahhhhh.... 
 
... afinal quem é que ganhou, quem foi??? Não é teimosia, chama-se persistência ;) 



 
Cheguei.....

 
À noite tive um prémio ... comecei por dieta... 

 
mas resisti apenas 5 minutos ... sentia-me fraquinho ;)

 
 
Da semana que passou destaco ainda o  treino de 3ª feira, em que fui a Espinho participar no treino semanal dos Running Espinho … um projecto recente, apenas uns meses, mas que já junta umas centenas de pessoas todas as semanas. Existem 2 distâncias, ca.10 e 5km, e mesmo dentro destas distãncias existe sempre um grupo mais rápido e um outro mais lento. Eu fui no mais rápido dos 10km … a minha intenção era de fazer um treininho de ritmo sem exagerar, mas depois de começar entusiasmei-me um bocadinho, especialmente com uma bela de uma subida muito ingreme que foi feita a todo o vapor, e com o km final que foi feito bem abaixo dos 4min/km … deu quase 12km … no fim ainda dei mais umas voltinhas e totalizei quase 15km. Bem bom … o ambiente, o percurso (que vai variando de treino para treino) e a organização. Sempre que puder, junto-me a essa malta.



E pronto é isto …. Janeiro foi espectacular e merecerá uma posta à parte. Venha Fevereiro, que logo no final da primeira semana me vai presentear com os Trilhos Santa iria (37km com 2000D+) … vamos a eles antes que eles venham a nós J

16 comentários:

  1. Excelente! Mas se fosse eu ainda lá andava perdido agora! Tenho um sentido de desorientação que é qualquer coisa de fenomenal! Estás em grande forma estás sim!
    Trail da Sra.da Mó em Arouca sim, sim já fiz uma vez. Que bela descida com a ambulância colocada no fim da mesma e com a porta de trás aberta, se um sujeito viesse por ali abaixo aos trambolhões entrava automaticamente na ambulância! :) Que maravilha, mesmo muito pratico :) Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te perdias, podias era demorar mais algum tempo a voltar a casa :) ... um gajo de carro ou bicicleta não tem problema, agora a pé é outra fruta ;)
      Aquela descida da Sra.da Mó, só quem já passou por lá ... a inclinação, o xisto solto, húmido e escorregadio ... e eu Perneta, com um joelho à Mantorras e com cagufos ... :) ... espero que este ano volte a realizar-se após um ano de interregno.
      Abraço Jorge

      Excluir
  2. Caro Perneta Mor,
    Muito obrigado pelo espaço dedicado a minha pessoa.
    Caso não saibas, continuas a ser uns dos grandes responsáveis pelo prazer que tenho a praticar este desporto, pelo exemplo que és.... Acredita que uma parte destas conquistas também são um pouco tuas.......
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada que agradecer, mais do que merecido. Os Pernetas são assim, inspiram-se uns nos outros e vivem as "vitórias" dos amigos como se fossem deles próprios. Isto não se explica, sente-se. Obrigado pelas palavras. Venha a próxima ...
      Grande abraço

      Excluir
  3. Eh eh eh, que belas aventuras!
    Tu na altura andas ali aflito mas o pessoal farta-se de rir ao ler. Até porque se estás a escrever é que te safaste :)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... desta vez não me afligi muito, sabes que estes trilhos são pelo meio das localidades, e em último caso entrava no primeiro tasco que me aparecesse e chamava um táxi :)
      Abraço

      Excluir
  4. Belo treino Carlos. Descreves tão bem as coisas que parece que fui treinar contigo!!!

    Boa sorte para Santa Iria. Aquilo doí;)

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tás a ver .... até treinas e tudo :):):)
      Obrigado ... já ouvi dizer que sim :)
      Aquele abraço

      Excluir
  5. Eheheh eh pá ó Carlos, para as antenas seguias em frente, passavas pelo café do Barbosa,não vira, pela agência funerária, não vira.. e estavas lá!
    Deixa... à conta disso fizeste um grande treino!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eheheh.. Isso de ver onde está mas não saber como lá chegar acontece-me algumas vezes pelos trilhos, também. :)
    Que belo treino! Continua a somar kms!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quem não acontece que atire o primeiro calhau :)
      Tem que ser, os desafios que aí bem assim o obrigam.
      Beijinhos

      Excluir
  7. Andas meio desorientado...vê lá se te orientas senão quando chegar o Monte Branco ainda acabas na Serra da Estrela!!! EH EH abraço companheiro e claro muitos e bons treinos!!!

    ResponderExcluir
  8. Cada vez estou mais convencido que esta malta das corridas (mais propriamente das ultras distancias) bate tudo mal da moleirinha !! :P

    "era para ser um treininho de 32 mas foi 37" eheheh... assim na boa !! :)

    ...num dia destes atrasado , tive com um amigo disto das corridas que já não via á uns tempos e combinamos logo um treino...e ele:
    "épá , antesdeontem , fui a Sintra fazer 50K" , vamos fazer só uns 15k hoje" !! Fonix... ehheheh

    Sigaaaa...

    Dá-lhe forte grande Carlos.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...nem tinha pensado bem nisso ... pois é, ainda há relativamente pouco tempo (2 anitos talvez), fazer um treino de 20-25km era planeado duas semanas antes, descansava uns dias antes e por aí fora ... engraçade (como diz o teu treinador) ;)
      Sigaaaaa....
      Abraço

      Excluir