sexta-feira

Objectivos 2016

2016 será um ano de muitas mudanças importantes na minha vida, às quais terei que me adaptar o melhor que conseguir e puder. Não vai ser fácil, mas entre outros conto com a corrida para me ajudar a ultrapassar as dificuldades.

Na corrida, se traçar objectivos para o novo ano já de si é complicado, definir depois as provas a que se vai ainda mais - as opções são tantas que é preciso quase fazer um sorteio (esta palavra vai-me perseguir durante as próximas semanas) para fazer as nossas escolhas.

O meu problema é que gostava de fazer tudo, Maratonas, lutar por recordes, Ultras, três dígitos ... enfim ... e não dá, como é óbvio. Já não tenho 20 anos e o tempo disponível para andar feito saltitão de prova em prova a dar cabo do pouco físico que ainda me resta, não existe :):):)

Pois para 2016 decidi pegar nos dois objectivos falhados no ano passado - os 3 dígitos (por trilhos) e um sub 3h20 na Maratona. Estes voltam a ser os meus objectivos para 2016 - agora faltava definir quando e onde os iria tentar. Quanto à Maratona é óbvio que a escolha iria recair na do Porto lá para Novembro. Já para os 100km (ou mais) em montanha a escolha inicial apontava para o Oh Meu Deus, na Serra da Estrela em Junho. Digo apontava porque existe um problema.

Se existe prova que eu sonho fazer de há 2 anos e meio para cá, essa prova é o Azores Trail. A primeira edição foi em 2014 e eu não pude ir. No ano passado aconteceu-me o mesmo e a prioridade para 2016 era a participação nesta prova, que se realiza apenas uma semana antes do Oh Meu Deus. Por isso tive que tomar uma decisão dificil. Optei por viajar até aos Açores, mais concretamente até ao Faial onde há muitos anos passei duas semanas espectaculares de férias com a Inês em casa de uns amigos - na altura não corria (a pé), mas lembro-me de ter corrido (de carro) toda a ilha e lembro-me igualmente bem da beleza daquilo. Já estou inscrito, e como este ano, além da distância habitual de 48km existe uma um bocadinho mais longa, lá vou para os 70km acompanhado pelo Filipe Fontes.

E perguntam vocês ... "mas então e os 100km em trilhos"? ... pois ... a opção que tomei inicialmente foi de me lançar às bestas, literalmente, e enfrentar aquilo que de mais duro existe aqui pela zona ... os 100km do UTSF (Ultra Trail Serra da Freita) em fim de Junho - uma prova em que todos anos tenho vontade em me inscrever, mas para o qual me tem faltado os tomates. Já tinha comunicado isto aos colegas Pernetas, estava o calendário todo prontinho, eu estava sossegadinho no meu canto quando alguém se lembra de me convidar para outra provazita que se realiza ali mais para fim de Agosto. Ai e tal, eu e Paulo vamos e era giro, junta-se lá uma malta e coiso ... ó páh ... depois de ter pensado um pouco no assunto, ter pesquisado as condições e coiso e tal perdi a cabeça e (pré) inscrevi-me ... e pronto, é isto. Dia 13 já devo saber se sou um dos felizes contemplados no sorteio - desejem-me sorte ... "ó la re i iuuuuu"!!!

Até lá, há que dar corda às sapatilhas e não só ... acabou-se a brincadeira. Estas são a doer e não fazem prisioneiros. Como tal, vou começar imediatamente a dar-lhe durinho ... provas, em média uma por mês ... vai ser assim ...

JANEIRO

Ataque ao RP dos 10km

Ataque ao RP da Meia Maratona


FEVEREIRO

Começam as investidas nos trilhos...

MARÇO

vou dar a desforra ao "Elevador" ... hehehe

ABRIL

... a primeira intenção era ir a Piódão, mas como esgotou em meia dúzia de segundos (o pessoal anda doido) não hesitei em abraçar outra prova que se realiza pela mesma altura ... a minha estreia numa corrida de 100km


MAIO

abre logo com o que de melhor se faz em Portugal ... não, não é a MIUT nem nenhuma prova organizada pelo Sá :):):)

segue com uma prova diferente, por uma boa causa...

e acaba nos Açores ... esta vai ser maravilhosa ...ainda por cima uns trilhos azuis (cor mai linda).. :)

JUNHO e JULHO

... para já não marquei nada, mas provavelmente ainda irei participar na UTSF (numa distância menor) e claro que quero ir à Pampilhosa onde sou totalista, isto se houver e se as datas forem comportáveis com o restante calendário.

AGOSTO

... se a sorte me bafejar daqui a 2 semanas (cá medooo) ... "o la re i iuuuu"

... se sobreviver a isto tudo, em Setembro temos as 24h de Portugal (talvez em equipa este ano, se alguém me quiser acompanhar), em Outubro a Meia de Ovar ou quem sabe até a Maratona de Lisboa para experimentar o percurso ... e depois...

NOVEMBRO

6ª consecutiva... sub 3h20 ... à terceira será de vez???


DEZEMBRO

para no fim do ano me dedicar às S.Silvestres novamente.

Isto já é mais do que um plano de intenções - estou inscrito em todas estas provas com logótipo aí em cima. Ambicioso como sempre, mas realista, ciente das minhas capacidades e muito importante, das minhas fraquezas tb. Haja saúde!!! Conto com o vosso apoio.

20 comentários:

  1. Muita ambição! O sonho comanda a vida, é sempre bom ter objectivos definidos logo no início do ano. Força nas Pernetas hoje "coxo"!

    ResponderExcluir
  2. Grandes objectivos para 2016!!! Muita força para esses treinos. Encontramo-nos em Viana na meia. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hélder. Até dia 17 então.
      Abraço

      Excluir
  3. Sem planos é que não pode ser, mas visto assim tudo alinhado não é pera doce!
    Caro colega, vamos lá a ver se nos vamos encontrar numa ou noutra dessas aventuras!
    De certeza que sim!
    Boa São Silvestre de Espinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. E claro que nos vamos encontrar em algumas aventuras :)
      Abraço

      Excluir
  4. Que possas concretizar tudo!!!
    Dia 13 vou estar a torcer!
    E que lindo local a que vais, Faial. Os Açores são um paraíso.
    Muito gostava de ir à Wings for Life mas, como sabes, isto não está fácil e já há a ida a Barcelona e ao outro objectivo (que és dos raros a saber). Talvez para 2017

    Muita força para todo este plano e um excelente 2016 para todos vós :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Sim os Açores são lindos, e este tipo de prova dá-nos acesso a locais a que dificilmente chegamos se não for desta maneira. Quanto ao outro objectivo, lá estarei tb (não sei de que forma, mas estarei :)).
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  5. Esse menu dá fome! :) Que as grandes ambições encontrem grandes alegrias.

    Abração e cá te seguirei

    ResponderExcluir
  6. Então...o monte branco não era em Monsanto???
    Vais para frança, ou suiça ou...estou desolado!!!!;)

    Belo calendário, ambicioso, sim senhor.

    Mas já tens provado conseguir cumprir o que te propões,por isso, corda nos sapatos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... Monsanto ficava um bocadinho mais em conta, mas estrangeiro por estrangeiro prefiro ir àquele onde se plantam aquelas canetas conhecidas e que custam uma pipa de massa e eu não tenho nenhuma nem quero porque as deixo ficar em qualquer lado onde vou ... ufa ...:)
      Abraço

      Excluir
  7. CCC no Monte Branco!!! Tu livra-te de ficares de fora nesse sorteio!!! :p Quero ler TUDO sobre isso. :)
    Ah, e boa sorte para os outros objectivos também. ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... então vê-se fazes uma forcinha, acende uma velas, uma dança daquelas, mata uma galinha preta ... ok, a parte da galinha preta não é preciso ;)
      Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
    2. Fazemos 2 danças daquelas e
      zero galinhas pretas, ok?

      Era só isto.

      Excluir
    3. Cumbinado ... quero vídeos disso, só como prova ;)

      Excluir
  8. Tu queres ver que a gente não se encontra em Portugal e vamos ver-nos nos Alpes? :) Nunca mais é dia 13!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso, quando vi que te tinhas inscrito (no FB) pensei no mesmo :) ... espero que sim :)

      Excluir
  9. És muito influenciável, só te digo!! :)))
    Só espero que sejamos todos bafejados pela sorte!

    Abreijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois sou .. e Banana tb :)
      Espero mesmo que sim ... já falta pouco para sabermos :)
      Beijinhos

      Excluir