quarta-feira

2014 - Balanço de um Ano de desenrascanço


2013 foi espectacular pelo que supera-lo em 2014 seria no mínimo difícil, muito porque com o nascimento da Isabel o tempo disponível para correr iria ser muito mais escasso.

E assim foi…2014 foi o ano em que para me preparar para as minhas aventuras tive que improvisar e muito. As minhas corridas passaram a ser muito menos planeadas, feitas sempre que se abria uma janelinha de tempo – quer dizer, eu planeava, na maior parte das vezes saía era tudo furado J - correr às 5 ou 6 da manhã ou às 23 da noite foi uma constante, tal como estar metade de uma semana sem correr e depois concentrar muitos km em 3 ou 4 dias. Em consequência disto tudo, corri muito menos do que no ano anterior. Ao longo do ano fui-me habituando a esta realidade e não me deixei stressar (muito) :):):) …
ANO201320142013/2104
Km30002547-15,10%
Médiakm/mês250212-15,10%
Treinos216193-10,65%
Média km/treino13,8913,20-4,98%

Tudo isto reflectiu-se também nas provas realizadas (foram apenas 10), muito menos do que em anos anteriores. Tive que fazer uma selecção minuciosa, e mesmo assim falhei três em que estava inscrito…a Geira Romana, a Meia Maratona de Ovar e a Maratona do Gerês…este ano o Gerês não quis nada comigo J

Mesmo assim 2014 foi um ano em grande…concentrei-me nas distâncias longas e concluí todas as provas onde participei – 3 Ultras (Abutres, Paleozóico, UTDP) e 2 Maratonas de estrada (Münster e Porto). Fiz também alguns trails mais curtos (Pampilhosa e Arouca) e pouco liguei à estrada - além das 2 Maratonas fiz apenas duas provas de 10km – Estarreja e S.Silvestre do Porto  - e só uma Meia Maratona, em Cortegaça.

Pela primeira vez num ano não existem recordes pessoais a registar - a nível de objectivos de tempo tinha apenas dois delineados, e em ambos falhei redondamente. Um deles por manifesto azar devido a uma lesão (aos 13km da Meia de Cortegaça que me impediu de baixar 1h30) e o outro por culpa minha (falta de pernas aos 37km da Maratona do Porto e consequente falha para chegar nas 3h20). Sem stress…em 2015 volto a tentar J

Por outro lado, 2014 trouxe-me uma evolução grande a nível de resistência para distâncias mais longas – enfrentar uma Maratona de estrada (sem objectivos) ou uma longa distância em Trilhos já não são um bicho-de-sete-cabeças para mim. Talvez tenha a ver com uma maior confiança nas minhas capacidades, com um melhor conhecimento do que o meu corpo tem para dar. Por isso mesmo 2014 foi um ano importante, deu-me confiança para dar o próximo passo e enfrentar desafios maiores no futuro próximo.

Tendo feito uma retrospectiva a este ano que está a acabar, coloquei-me a seguinte questão. "Quais foram as melhores corridas para mim em 2014?" Elegi 3, por diferentes motivos, e o mais curioso é que todas, sem excepção, não foram provas oficiais…

1º Trilhos do Perneta em Março – pelo convívio com os amigos, que me deram a honra de lhes poder apresentar o “meu quintal”. Uma brincadeira que fugiu um “bocadinho” do inicialmente planeado, mas que acabou por correr bem. Conheci muita gente boa com o mesmo vicio que eu nesta brincadeira.

Conquista do “Pilatus” em Junho – pela aventura, pelo risco…adrenalina pura. Uma pequena loucura “amandar-me” assim, praticamente sozinho por uma verdadeira Montanha suiça. Não sabia bem onde me estava a meter, e ainda bem…se soubesse, talvez não tivesse arriscado. Ainda hoje parece que foi apenas um sonho…as fotografias que tirei confirmam que lá estive, que vivi mesmo aquilo…

Maratona do Perneta em Agosto – pela emoção desta “minha”,  Maratona muito pessoal. 42 é o número mágico para quem gosta de corrida e só se faz 42 anos uma vez na vida…

E pronto…2014 foi isto e já não foi pouco…e 2015 como será? Objectivos não faltam…não vai ser fácil, pois 2015 voltará a ser um ano de improviso e desenrascanço…mas força de vontade não me falta J
FOTO DO ANO
..tirada pelo meu amigo Nuno Silva, aos ca.25km da Maratona do Porto…acho que transmite exactamente o que a corrida me dá…uma enorme felicidade…

Resta-me agradecer a todos que por aqui vão passando, uns mais “bitaiteiros”, outros mais caladinhos….o PK tem-me proporcionado conhecer gente boa que gosta de corrida como eu…2014 não fugiu à regra, tive o privilégio de fazer mais uma catrefada de amigos, uns “apenas” virtualmente ainda, outros conheci finalmente em carne e osso J …espero que em 2015 continue a fazer amigos na corrida e conhecer mais alguns de vocês ao vivo e a cores J

Para todos nós desejo um 2015 em grande, que os nossos sonhos se realizem, acima de tudo com muita saúde pois o resto conquista-se. E como este é um sitio onde se fala de corrida…UM 2015 CHEIO DE CORRIDAS BOAS!!!

Vemo-nos por aí… J

26 comentários:

  1. Aqui o "Bitateiro" sempre de serviço diz que fizeste um excelente e desenrascado ano! Eu já me deixei dessas coisas dos balanços, aqui é mais fechado para balanço :)
    Bom 2015 CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por tudo e continua a mandar os bitaites aqui no meu cantinho que a malta gosta :)
      Bom 2015 para ti tb.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Um super bom ano para ti e para a tua família Carlitos!
    Espero que em 2015 nos possamos encontrar mais vezes.
    A ti, em especial, desejo-te um 2015 pleno de conquistas e que os trilhos te iluminem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado...tb para ti e para os teus um grande 2015, que todos os vossos desejos se concretizem. E claro que pró ano nos vamos cruzar mais vezes!!!
      beijinhos

      Excluir
  3. Grande Ano Carlos,

    Que 2015 seja ainda melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Retribuo os votos, 2015 vai ser um grande ano para ti.
      Abraço

      Excluir
  4. Gosto sempre deste pessoal das estatísticas e tabelas!! ihih :) Dá para ter maior noção da evolução da coisa. :)
    Essa "conquista do Pilatus" foi horrível, HORRÍVEL! Não sei como é que gostaste.... :P
    Grande 2015 para ti e família, Carlos. Até para o ano! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso dá para ver que andei para trás ;) ...mas no meu caso é só para tomar lanço :)
      A do Pilatus foi horrível, concordo, com essa é que te matei...mas olha que deste muita luta :P
      Para ti e para os teus um enoooorme 2015, cheio de coisas boas.
      Beijinhos e té pó ano ;)

      Excluir
  5. Carlos, foi mais um ano em grande, essa é que é a verdade! :)

    Um abraço e, para aí pela 10ª vez (ih ih ih), um excelente 2015 para toda a família Cardoso (de 2 pernas e 4 patas) :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida....obrigado pela 10ª vez e tb pela 10ª vez um grande ano para a Familia Lima (de 2 pernas e 4 patas)...hehehehe.
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Gostei deste post de fim de ano! Para mim, o ponto alto do ano perneta foi sem duvida a subida ao Pilatus. Sabes que na altura ainda estava a começar o namoro com o trail, e ler aquele post acho que foi o estimulo que me faltava! Um abraço e um excelente 2015 Carlos! E que nos vejamos, se não antes, em São Mamede!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pilatus foi espectacular...uma coisa é uma prova, tudo organizado, tu e mais uns quantos...outra é ires assim meio à ceguinho...mas aquilo foi demais, nem parece que aconteceu. Se de alguma forma te estimulou fico contente...olha o maquinão em que te "transformaste" em poucos meses :)
      Abraço para ti e um grande 2015 ...vai ser o ano das grandes aventuras :)

      Excluir
  7. Vá galego um abraço e bom ano para ti e para a tua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadinho ó Mouro. Tb para ti e para os teis um Bom Ano.
      Abraço

      Excluir
  8. Se 2014 foi só "isto" , imagino o que será 2015 !! ;)

    Estes velhotes são uns fraquinhos !! :P


    Tudo de muita bom para ti e para os teus !!
    Saúde , o resto corre-se por aí !!

    abraço
    ajb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes velhotes estão como o aço :)
      Obrigado. Tb para ti e para os teus um enorme 2015, com muita saúde. A gente vê-se....dá-lhe...
      Abraço

      Excluir
  9. Aqui vai o meu Bitaite: Treina com afinco! :)

    Um abraço e um bom ano!

    ResponderExcluir
  10. Feliz 2015 Carlos, e cheio de Kms de corrida!!

    ResponderExcluir
  11. Grandes momentos a marcar o teu 2014. Momentos felizes :)
    Que em 2015 sejas ainda mais feliz e que todos os teus objectivos se concretizem!
    E FORÇA PARA OS 100 DE SÃO MAMEDE!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa, um grande 2015 para ti tb.
      Beijinhos

      Excluir
  12. Parece-me que 2014 foi um grande ano de corridas para ti!
    Força para os grandes desafios de 2015!
    Foi um prazer conhecer-te pessoalmente em 2014!

    Um grande 2015 para a família Cardoso!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor, tivemos um 2014 em cheio e vamos ter um 2015 ainda melhor, e vamo-nos cruzar mais vezes.
      Abraço

      Excluir
  13. Muito bom!
    Venha 2015!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já cá está ;) ...Bom Ano para ti :)
      Abraço

      Excluir