Depois
do “falhanço” na Maratona do Porto a primeira prioridade passou a ser nova
tentativa na distância rainha …. Será a 12 de Abril em Saragoça.
Pelo
meio meti na cabeça que queria atacar o meu recorde pessoal na meia-maratona. A
ideia inicial era correr em Viana, mas a data coincidiu com o aniversário da
Sara. Alternativa era a MM de Cascais que se realizou no domingo passado …
Passei
a semana anterior na Alemanha em trabalho. Fugi do mau tempo em Portugal,
apanhei montes de neve, frio e alguma chuva … mas pelo que se viveu em Portugal
acabei por ter sorte.
Cheguei
6ª feira ao Porto, e à noite segui para sul com a família. No sábado fui
levantar o dorsal. Atenção ao vento que se prevê de norte … o percurso da meia
de Cascais é em grande parte junto à Costa, para norte, dá-se a volta no Guincho
e regressa-se a Cascais.
O
tempo a bater é 1h27m42s … defini 4,07m/km como média necessária … a primeira
metade contra o vento teria que ser mais controlada (4,10) para depois do retorno
aproveitar o vento de costas e recuperar o que for preciso e possível. Estou em muito boa
forma mas já não participo numa prova há mais de um mês.
Domingo
vou cedo … encontro-me com o Telmo e o André, dois dos 35628 "irmões" Oliveiras
que tb vieram até Cascais. Pediram-me para lhes levantar os dorsais … “tudo bem,
mas não espero por ninguém durante a prova” … para quem não os conhece, ambos
os dois dão-me uma enorme abada a correr … nem perto chego 😉
Voltei
ao carro, ligeiro aquecimento e estava na hora de me enfiar na boxe dos sub
1h40 … tinha pedido à organização para me deixar partir na box sub 1h25 mas o
pedido foi recusado por não ter nenhum registo abaixo desse tempo. Tudo bem, regras são regras … há que
aceitar.
Ali
estava eu, prontinho e algo ansioso … muita gente … ao contrário das provas a
norte, ali não conhecia absolutamente ninguém. O tempo estava porreiro … choveu
a noite toda, uma “morrinha” leve, a chamada chuva molha tolos. Bastante
nevoeiro. A temperatura nos 14 graus …. estava curioso e receoso em relação ao
vento … a primeira metade da prova vai ser fulcral. O plano era não abusar,
resguardar o mais possível sem perder demasiado tempo.
E
não tardou a dar-se a partida … os primeiros km são dentro de Cascais, uma
voltinha de 4km antes de entrar na marginal junto ao mar em direcção a norte.
Fiquei surpreendido com a quantidade de gente que partiu da minha box (e nas
mais à frente) que claramente não tinham tempos para justificar estarem ali.
Afinal tão exigentes comigo, mas com muitos outros nem por isso … paciência.
A
voltinha dentro de Cascais tinha algum sobe e desce … tive que forçar um
bocadinho em algumas partes para entrar no ritmo … 4,16, 4,10, 4,10 e 4m/km nos
primeiros 4km … e cheguei à marginal … vento? Zero, nada de nada … impecável 😊 …
Os
km até à viragem no Guincho aos quase 12km foram tranquilos, entre 4,06 e 4,09m/km
… primeiro gel com ca.30min como mandava o plano … passei a meio do percurso com 4,09m/km de média … abaixo dos 44min, pernas e bpm sobre controle. Decidi
manter assim mais um pouco até à viragem … depois ia “apertar” mais um pouco
até aos 16 e se houvesse força “apertava” mais um pouco nos últimos km …
era esse o plano.
Mas
mal fiz a viragem levei com vento nas trombas … vento de sul??? .. foda-se, não
contava com isto. Explicava de alguma forma a “facilidade” com que tinha
chegado à viragem, com vento de costas…
Tive
que fazer um esforço extra para não baixar o ritmo nos 3 km seguintes …4,08, 4,07,
4,10m/km … não estava a contar com isto …
Deixei
de sentir tanto o vento mas tinha-me desgastado bastante … dificilmente iria
conseguir entrar no 1h26, mas o recorde pessoal estava ao alcance … hoje era
dia …
Segundo
gel no bucho e vamos lá atacar os últimos km … vai ter que ser nos últimos 3km.
Fui “apertando o cú”, aproveitando aqui e ali as “boleias” que iam surgindo … 4,08 e 4,10m/km … num abastecimento
ouço um gajo a dizer … “força nessa subida” …. Mas qual subida??? Tinha visto
num vídeo que a chegada a Cascais era a descer …. subida o caralhes ...
Não
tardou muito vi o que me esperava … uma subida longa, não muito inclinada …
estão a ver a subida para os bombeiros no fim da mm de Ovar? … algo do género …shit
…. ataquei a subida com força mas não durei muito, tive mesmo que baixar o
ritmo … fodaice … se isto demorar muito já fui … foi bem longa … 4,23m/km ao km
18 e 4,10m/km no km 19 … umas rápidas contas de cabeça … se fizer 2km a 3,45-3,50
se calhar ainda dá …
…e ataquei a dar tudo o que ainda tinha … começou a descer e tinha a companhia de
uma moça … entramos em Cascais … 3,53m para fazer o km 20 … vai ser épico… vai
ser ao segundo … nada de baixar a guarda … lembro-me de espreitar o relógio e
ir a 3,40 … só mais uns 500/600m …. Aguenta …
... aparece
uma ponte em calçada portuguesa, escorregadia, onde reduzo um pouco com receio de
cair… são apenas 50m, logo a seguir alcatrão do bom …. Quando meto uma abaixo
para voltar a acelerar acontece algo que nunca me tinha acontecido até hoje …. as
pernas pura e simplesmente não andavam … por mais que a cabeça quisesse as
pernas não respondiam … parecia que me estavam a puxar para trás … espreitei o
relógio e o ritmo ia acima dos 6m/km …já fostes Perneta …
Este fenômeno durou talvez uns 200m … estão a ver nas corridas de 400 ou 800m, aqueles atletas que arrancam a toda a velocidade e depois na recta da meta já não tem gasolina e são ultrapassados por todos? Foi algo assim … devo ter gasto a bateria toda, talvez tenha arrancado cedo demais ... mas não podia ter sido de outra forma ... tinha que ser o tudo ou nada … ao entrar na Baía de Cascais onde a meta estava instalada voltei a conseguir acelerar e as pernas responderam novamente …
... mas já não fui
a tempo … 1h28h16 de tempo oficial … a pouco mais de 30s do meu recorde pessoal …
Não
fiquei triste, fiquei até satisfeito da forma como correu a prova … um tempo
muito idêntico a Ovar há 3 meses atrás mas muito menos sofrida. Ritmos altos,
controlados, faltou pernas a subir e depois aquele fenômeno no fim, uma
novidade mas que faz parte … ataquei quando ainda podia dar, não tive “bateria” suficiente para tudo … foi pena, porque a chegada e a luta contra mim mesmo no fim poderia
ter sido épica. Se dava? Talvez, não sei …
O
que sei, é que depois de alguns minutos de descanso e de conversa no fim,
estava pronto para voltar a correr. Uma prova que estou com uma excelente base
de forma para iniciar a preparação para a maratona de Saragoça.
Os
dias seguintes comprovaram isso … estou novamente na Alemanha … depois de dois
dias com corridas mais calmas, voltei às series e sinto-me muito bem.
Faltam
10 semanas para Saragoça … pelo meio há uma meia maratona para correr como
teste … uma nova tentativa para baixar finalmente os 1h27? Veremos.
Quanto
à organização desta prova só posso dizer bem … tudo impecável. Apenas o
pormenor da box e dos tempos … mas não foi por aí que eu não consegui.
Sigaaaaaa….














Muitos parabéns por essa excelente Meia que quase dava record! Gostava muito dessa prova onde participei por 11 vezes, 9 na distância de 20 km e 2 já como Meia. Sempre bem organizada e que dava luta, em especial quando estava vento
ResponderExcluir. Força para Saragoça!!! Grande abraço
Obrigado João. Tb gostei bastante, embora não tenha conseguido ver nada do percurso por causa do muito nevoeiro. Grande abraço
Excluir