terça-feira

C.O.I.N.A.

 

as babes voadoras...

Já se passaram duas semanas, mas não podia deixar de registar o C.O.I.N.A. neste meu tasquinho.

O tempo anda escasso e há muitos fogos para apagar … se já havia muita coisa, agora com a Sara nas nossas vidas, a coisa ficou ainda mais difícil. E a escrita sobre as minhas corridas fica para trás. Paciência.

Como é hábito, todos os anos a Pernetada organiza um treino aberto englobado no Circuito de Trail de Santa Maria da Feira, do qual somos orgulhosamente criadores em conjunto com a CMF na pessoa do Domingos.

E modéstia à parte são sempre míticos, quanto mais não seja pela muito boa disposição que se alia a um belo treino pela natureza e pela vertente solidaria que todos estes eventos têm.

Ahh … e tb são míticos pelos nomes … já tivemos o PSSFSTS ou lá como se chamava (grande mariscada no alto do Camouco), o F.O.D.A. e o P.I.R.O.C.A … e agora a malta vinha ao C.O.I.N.A. 😉

Esgotaram-se as inscrições como sempre … mais de 300 … na realidade, pela malta que levantou a pulseira e pelas fotos, vieram uns 230 … não é mau, mas haver quase 70 pessoas que se inscrevem e depois não aparecem é no mínimo chato … além de tirarem a vez a quem eventualmente queria e poderia ter vindo há uma logística por trás disto … oferecemos uma bifana e uma mini no fim, há os abastecimentos para gerir … e 300 é diferente de 230 … por acaso já sabemos o que a casa gasta pelo que nos adaptamos, mas é sempre complicado. É a velha máxima do que é oferecido pouco ou nenhum valor tem para alguns. Enfim …

A preparação do evento foi relativamente fácil … usamos sempre uma boa parte dos trilhos que habitualmente usamos nos Trilhos dos Pernetas … invertemos aqui e ali o sentido e está definido o percurso. A saída é sempre do Estádio das Valadas do Canedo F.C. e escondemos sempre algumas novidades que possamos vir a ter no dia 1 de Maio 😉.



Outra novidade este ano foi o disponibilizar apenas 1 distância (habitualmente temos duas) … este ano seriam 12km “apenas” … temos que pensar na gestão do pessoal, nos recursos (abastecimentos, carros, etc) e tb este ano com o facto de nos pormos a andar com tudo limpo às 13h … é que o Canedo F.C. jogaria em casa.

Sem stress … 12km mas durinhos … é preciso fazer merecer a bifana e a mini não é?

esta é para fazer doer ...

Mas nem tudo foi um mar de rosas … choveu muito nas semanas que antecederam o C.O.I.N.A. … e o percurso tinha 3 passagens pelo rio Inha … na semana anterior ao evento, num treininho para ver como as coisas estavam, notamos um caudal do rio mais forte que a habitual e maior dificuldade para fazer a travessia. Vamos colocar cordas e equipas de 2 em cada passagem. Mas …

… no sábado antes do C.O.I.N.A. seria dia de marcações, tínhamos o Lima a marcar de manhã, e eu com o Nuno Silva (e o Joel que se juntou) a controlar ao fim da tarde.

Choveu copiosamente de manhã … o Lima mesmo assim conseguiu fazer todas as marcações, inclusivamente as travessias do rio Inha. Mas ligou-me preocupado … tinha tido bastante dificuldade em fazer as passagens e achava que mesmo com cordas e malta a ajudar poderia ser perigoso. O Lima tem quase 1,90 … comecei logo a magicar num Plano B, um percurso que evitasse atravessar o rio … tinha algo em mente … único problema, repetir 1km de percurso em sentido inverso.

Ao fim da tarde fomos controlar, retirar as fitas do rio, e marcar as novas partes … mantêm-se distância e desnível praticamente igual … vai ser uma coça do caraças 😉

foi uma preparação muito dura

onde passamos sede ..

e se levava tudo muito a sério...

tudo pronto para receber a malta ...

No dia seguinte bem cedinho lá estavam as formiguinhas Pernetas, a montar o estaminé … já é uma máquina oleada, a tal desorganização organizada como sempre … tudo a funcionar a tempo e horas.





ahhh gente boua ... obrigado!!!

Secretaria, abastecimentos, cozinha, batedores, uns a encher bidons, outros a receber os convidados, um a mandar bitaites de microfone em punho … sigaaaaa….








O evento deste ano tinha duas vertentes solidárias … a habitual recolha de alimentos para a D.Mercado que mais uma vez foi um sucesso e como novidade a recolha de tampinhas para o Super Rogério que foi igualmente um enorme sucesso. A malta da corrida é um espetáculo!!!




E à hora marcada (mais minuto, menos minuto) lá arrancou o pelotão para mais um treininho divertido … e durinho … foram 12km com 600mD+ … dos quais metade desses D+ eram feitos numa subida de pouco menos de 2km 😉 … hehehe …


Eu este ano decidi correr tb … andar ali pelo meio da malta, sentir a pulsação por dentro do evento, tirar umas fotos, controlar uns cruzamentos e claro, divertir-me. Saí 5min antes da partida oficial para me posicionar num cruzamento por volta dos 3km … dei-lhe bem e mesmo assim quase não chegava a tempo sem ser ultrapassado pelos primeiros … fonix, nem a brincar estes gajos andam devagar … só tive tempo de meter um pulmão para dentro, pegar no tlm e tirar a foto aos primeiros.


Depois esperei que os vassouras chegassem antes de arrancar para o resto do percurso. Há um fenómeno curioso nestes treinos … avisamos sempre que este treino é de corrida, mesmo no formulário de inscrição que a malta tem que preencher existem campos obrigatórios em que diz que se trata de um treino de corrida e não de uma caminhada … nada contra o chamado corrinhar, quem nunca? … mas pura e simplesmente vir fazer uma caminhada de domingo de manhã é que já é um problema … nada contra, mas altera completamente o estipulado, seja em apoio, seja em tempo despendido … Mas …

… já temos uns anitos disto 😉 e o percurso tb já está feito de forma a poder encurtar e encaminhar estas pessoas sem que haja grandes problemas.

Eu lá me diverti … praticamente não choveu durante o evento, mas a chuva dos dias anteriores deixou os trilhos encharcados, zonas com muita água e lama … uma lambarice para quem gosta de trilhos … maravilha.


Tb ouvi muitas “reclamações” … especialmente na subida como quem vai para o Camouco 😉

Mas tudo passava quando se chegava ao abastecimento onde estavam as nossas animadas babes … este abastecimento esteve previsto para o ponto mais alto do percurso, mas a carrinha não conseguia chegar lá devido ao piso enlameado e teve que ser ali por volta dos 4km … assim houve dois abastecimentos em vez de um pois no retorno voltava-se a passar lá por volta dos 10km.





Na meta a boa disposição habitual, entre bifanas e minis frescas a saltar … a Dora veio lá ter e trouxe a Sara para conhecer a malta do trail … tem que começar a habituar-se a estas andanças, não é?






E às horas combinadas tínhamos posto a malta toda a andar, tudo arrumado e limpo para que o jogo pudesse decorrer sem problemas.

Aproveito para agradecer a todos que vieram participar, pela boa disposição e mais uma vez pela solidariedade demonstrada … a D.Mercado ficou com as prateleiras mais cheias e consequentemente algumas famílias necessitadas com as mesas um pouco mais dignas. O Pai e os amigos do nosso Super Rogério conseguiram recolher muitas e muitas tampinhas que esperamos possam ajudar a que o miúdo tenha acesso a mais alguns tratamentos que lhe possam melhorar a qualidade de vida.

Agradecer tb ao Canedo Futebol Clube na pessoa do seu presidente, o Pedro, sempre disponível, fizeram da sua casa a nossa casa. Ao Domingos da CMF o já habitual apoio em tudo … uma máquina.

Agradecer ao Intermarché de Fajões e Canedo e à Telepizza de Canedo o facto de nos ajudarem sempre!!


Por fim à família Perneta … o que poderei dizer que já não tenha dito. Nós fazemos acontecer … parece fácil, não parece? Obrigado por tudo gente boa … pode haver igual, mas melhor não há de certeza.

Agora não há descanso … dia 1 de Maio está aí ao virar da esquina … há novidades, também em partes do percurso … e isso dá uma trabalheira do caraças.

As inscrições decorrem a bom ritmo …  se ainda não te inscreveste não esperes e agarra a tua … aqui o link da lap2go

Lap2Go - Trilho dos Pernetas 6.9 - Inscrição

Contamos contigo?

Um comentário:

  1. Mais uma presença e muito bem organizado.
    Achei o percurso duro este ano, sobretudo a parte da subida depois de passar o rio. Está feito o estágio para dia 1/Maio ;)

    ResponderExcluir