quarta-feira

Rumo à Maratona - Jornada dupla deste fim de semana

 


Ainda não tinha mencionado neste cantinho que ando a treinar com afinco para a Maratona do Porto e que tenho objectivos concretos para ela.

Eu gostava imenso de baixar as 3h, acredito que tenho essa capacidade, mas também sei que para isso acontecer todas as estrelas e constelações terão que estar alinhadas na perfeição. O resto é comigo.

Já tentei esta marca por duas vezes … uma vez uma pequena lesão no período mais importante da preparação roubou-me a possibilidade de lutar por ela, e na outra aguentei-me até aos 35km e depois levei um dos estouros da minha vida conseguindo mesmo assim bater o meu RP por 8 minutos.

Desta vez estou a tentar não me colocar demasiada pressão em cima. Quero muito fazer uma Maratona do caraças, quero mesmo … estou a treinar forte e a deixar a coisa correr, sinto que estou a ficar com uma excelente base de velocidade e resistência para entrar no mês final de preparação optimista … as próximas semanas vão ser fulcrais para definir um objectivo concreto de tempo, para decidir se arrisco para as 2h59 ou “apenas” para baixar o meu rp actual que está nas 3h06. Só peço que as lesões continuem longe 😉

Não me distrair com outras provas faz parte da preparação … e não é nada fácil pois há sempre provas ao fim de semana em que tenho vontade em participar. Não tenho cumprido a 100%, até já fiz um trail, mas a partir de agora nada de “brincadeiras”. Foco total na Maratona do Porto!!! Falta mês e meio!!!

Este fim de semana não foi fácil de gerir esse foco … tive 2 provas num espaço de 15 horas … o Campeonato Distrital de Estrada de Aveiro e a Meia Maratona do Porto.

O Campeonato de Estrada foi no Europarque, a 2,5km de casa … estava inscrito há algum tempo com o CAL. Na Meia Maratona do Porto não tinha intenções de participar porque achei o valor muito caro para ir fazer um treino …. mas como à duas semanas surgiu um dorsal de borla achei que era bom para fazer um treino longo mais ritmado.

No fundo é como treinar 2 dias seguidos … o problema é que em prova um gajo esquece-se e exagera. Pois …


Campeonato Distrital de Estrada de Aveiro

Sábado, Europarque SM Feira, 18h45

há sempre um 11 no meu caminho ...

Tinha acabado a corrida dos juniores e seniores. Nós, os veteranos, já estávamos alinhados na zona de partida … seríamos uma centena entre todos os escalões, no máximo.

Já tinha 5km nas pernas … vim a correr de casa em forma de aquecimento.

Neste pelotão estão praticamente só máquinas de corrida aqui da região, salvo raras excepções como eu e mais alguns, poucos 😉. Basta olhar para os equipamentos … só eu e mais dois ou três usamos manga curta … o resto é como mandam as regras, calções curtinhos e manga cava.

Muita história de corrida naquelas personagens, histórias quando isto da corrida não era moda como agora … a organização também é à “moda antiga”. Um pórtico, um sistema de som, meia dúzia de barreiras de cada lado, uma fita colada no chão a indicar a linha de partida. E chega …

Convívio antes da partida existe … a malta conhece-se muito bem … toda a gente aquece bem, corridas, rectas, alongamentos como mandam as regras … respira-se competição!!! Tou lixado 😉

High-five Bé ... hoje não há Pai no Pódio para ninguém ...

E dá-se o tiro de partida começando logo a subir … serão 3 voltas com aprox. 3,4km cada … implica uma subidinha bem inclinada de uns 300-400m, uma volta pelo meu quintal de treino de series longas na zona Industrial do Lusoparque e regresso agora a descer para mais uma volta no Europarque.

Parti de trás, mas na subida ganho alguns lugares colando-me ao Jorge Bernardino, colega do CAL. A minha intenção era de fazer um treino rolante, sem exageros, para me poupar para a MM de domingo. Pois era …

Acontece que mesmo estando no último terço do pelotão o ritmo andou sempre abaixo dos 4,30m/km. Na primeira volta fiz 4,25m/km … ali na meta estava a Pikinita com a Bé a apoiar 😊 … vamos para a segunda.

Sentia-me confortável naquele ritmo e mesmo na tal subida não perdia muito ritmo … o Jorge tb não dava parte fraca 😉

2ª volta e a média mantinha-se nas 4,25m/km … O pelotão desde meio da primeira volta que já se tinha esticado, em 100m havia muito poucos atletas à frente e atrás de nós.

Vamos à última … vinha um atleta atrás a tentar colar mas já muito ofegante … estiquei um bocadinho na subida e o Jorge veio comigo … foi o suficiente para o deixar um pouco para trás e lhe abalar as intenções de colar-se a nós. Com isto aproximamo-nos do atleta da frente que ia em dificuldades a subir. Ultrapassamos e nem olhamos para trás … é dar gás.

Um pouco mais à frente outro atleta … demoramos umas boas centenas de metros a chegar perto, mas mal chegamos não se hesitou, ultrapassagem e logo a ganhar metros … este tb já não veio connosco. Agora só havia uma atleta no nosso raio de acção, uns 50 metros à nossa frente mas com uma corrida muito solta, não denotava grandes dificuldades … pensei que dificilmente a conseguiríamos apanhar.

Mas a zona industrial tem uma pequena subida, nem 200m são, pouco inclinados antes de voltarmos a descer para o Europarque … é nessa subida que conseguimos chegar mais perto da moça. E é na descida para o Europarque que conseguimos colar e passar a grande velocidade … 

ainda se corre um bocadito ;)

.... uma espreitadela para o relógio mostrava que íamos a 3,50m/km … faltam 600m para a meta e agora é dar (quase) tudo … conseguimos descolar, subida final para a meta e estava feito. 10,3km a 4,24m/km ... nada mau para quem não queria forçar ...

O Jorge não queria conversa, estava “morto” … deu tudo … e ressuscitou uns minutos depois 😉 … eu estava muito bem. Satisfeito pelo treininho rápido e assim à primeira vista sem grande cansaço acumulado. Veria como seria ao acordar amanhã de manhã 😉

equipa maravilha ....

Ahhh ... falta referir ... nada de brindes, camisolas, medalhas, afins ... uma garrafita de água e é um pau. Preços de inscrição??? zero euros!! 


Meia Maratona do Porto

Domingo, 9h


Acordei bastante bem das pernas. Não sentia grande influência da prova do dia anterior – já não tenho essa desculpa 😉

Era minha intenção correr 30min antes da prova, acumular mais alguns km. Mas quando cheguei ao Porto chovia copiosamente e estava uma ventania que nem era bom. Fiquei resguardado no carro com a Pikinita que tb foi para assistir e apoiar uma data de gente conhecida.

com o meu apoio de sempre a Pikinita .... e de trombas no carro à espera que a chuva desse tréguas

Mal a chuva deu algumas tréguas meti os pés a caminho fazendo apenas 3km antes de me enfiar na zona da partida onde encontrei um monte de gente conhecida. Só não encontrei ninguém da minha equipa, e ainda eram alguns … com o mau tempo não houve aquele tempo para confraternizações … foi chegar, entrar nas respectivas boxes e pouco depois estávamos a arrancar.

A ideia era uma primeira metade rápida mas controlada, e uma segunda metade mais rápida ainda mas sem sair muito do controlo de forma a não chegar morto ao fim. Mas confesso que estava com vontade de dar o máximo, quem sabe de tentar bater o meu rp – sentia que tinha condições para isso.

Acho que o que me fez ter juízo foi a ventania que senti ao correr até à zona de partida …”isto assim não dá” … isso e a partida, que mesmo saindo da box A (para sub 1h30) foi lenta, encurralado num mar de gente que impossibilita sair a “matar” nos primeiros km. Ainda bem que foi assim pois meteu-me a cabeça no lugar e manter o foco no que tinha para fazer.

Primeiro km a 4,50m … depois baixou logo para os 4,20 baixinhos nos seguintes até que estabilizei ali entre os 4,22 e 4,23 de média. Fui sempre assim até à viragem na Afurada, sempre controlado e sem exageros … a chuva ainda voltou a aparecer nesta primeira metade, vento apenas senti algum do lado do Porto, umas vezes mais forte outras menos …. curiosamente na marginal de Gaia não senti vento nenhum.

Fotos tiradas pelo Carlos Paiva que estava num tasco (como sempre)

A temperatura estava quase perfeita, tinha previsto muita humidade, mas tb nesse sentido foi tranquilo. Não levei géis comigo … apenas um flask de 500ml cheio com carbohidratos e outro apenas com um bocadinho pré-misturado para encher com água durante a segunda parte da prova. Não foi preciso e ainda bem … a esta velocidade os flasks não funcionam bem … engasguei-me a primeira vez que o tentei usar, e das outras vezes tive que reduzir o andamento para poder beber … da próxima uso garrafas rígidas.

Cheguei ao retorno junto à Marina de Gaia com a média a 4,22m/km e em “condições” de tentar cumprir o plano, ou seja, acelerar na segunda metade. Comecei cauteloso, baixando para 4,15 … olha ali o Joel e o Bernardino … vieram assistir e ainda se juntaram a mim durante duas centenas de metros, mas deixaram-me na ponte arrábida sabe-se lá porquê 😉

Fui alterando km entre os 4,10 e os 4,20, conforme a ondulação do terreno e conforme a “confusão” de atletas … antes de chegar à zona das Caves do lado de Gaia a malta cruza-se e devido à muita gente a participar lá se dá alguma confusão. Mas tranquilo … ia com a ideia fixa de tentar acelerar mais um pouco nos últimos 5km.

Boas sensações ...

Na subida para a ponte senti pela primeira vez as pernocas mais pesadas … mas fez-se. Aproveitei a subida do túnel da Ribeira para beber a outra metade que ainda tinha no flask e acelerei a sério tendo feito o km mais rápido de toda a prova … 3,46km com a média a baixar para 4,18m/km – tenho a dizer que o vento pelas costas ajudou. Faltariam pouco mais de 4km …

Km 17 – 4,05

Km 18 – 4,08

Km 19 – 4,12

Km 20 – 4,12

Já me estava a acomodar ao ritmo … a média estava nos 4,16m/km … já levava um desfasamento das placas dos km de ca.400m. Vou manter assim até ao fim.

De repente vindo de trás passa o Álvaro … fonix … o meu companheiro de treinos para a Maratona está fortíssimo … saiu de trás … no retorno estava a 200m de mim e agora ia ali levezinho … ainda tentei mudar o ritmo para o acompanhar, mas já não dava … deixa o moço ir 😉

Na última curva antes da meta espreito o relógio e vejo que pode dar para ficar na 1h31 de tempo oficial … ainda largo um belo de um sprint mas não deu, o forte vento contra não deixou … ou isso ou falta de pernas 😉… 1h32,02 …

a minha chegada directamente na RTP 1 ... gente importante é assim ...

Foi muito bom … plano cumprido na perfeição … primeira metade a 4,22 e segunda metade a 4,10 … 4,16m de média e sem me matar!!! Perfeito!!! Agora é só repetir isto 2x e voilá 😉 😉 😉

pumbas ....

Ricardo com excelente rp, Nuno Pais, Alvaro, Eu e o João Sousa que foi lá brincar para 1h18

Excelente sinal para esta altura da preparação … agora vou entrar na fase mais importante … o mês de Outubro vai ser decisivo … há um teste 3 semanas antes que vai definir se as 2h59 são realistas ou se será melhor me concentrar “apenas” em bater o meu recorde pessoal!!!

Siga a camioneta….

2 comentários:

  1. Muitos parabéns pelas duas excelentes provas, a prometer algo de especial amanhã 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe ... já li o teu comentário posterior ;) ... aquele abraço João

      Excluir