terça-feira

PT281+ Montes de Senhora a Proença-a-Nova

foto Matias Novo

Passava pouco das 5h da manhã de domingo ... ali estamos nós, os dois velhadas Pernetas que no final do ano passado decidiram dar aquele primeiro passo para entrar nesta aventura, inscrevendo-se neste sonho que era fazer a PT281+. Muitos meses passaram, muitas incertezas sobre as capacidades em terminar a prova ou mesmo a incerteza se a prova se iria realizar – ali estamos nós, à saída da BA de Montes da Senhora a ajeitar o esqueleto e a ganhar coragem para esta última etapa.

Muitas mensagens tinha eu recebido, a maior parte do tipo „está feita“ „agora é só gerir“ ... eu tentava afastar essa sobranceria e evitar entrar em euforias ... faltavam 24km para Proença, ainda são muitos e desde que na Meia de Viana há uns anos atrás com um recorde pessoal praticamente no papo me „atirei“ para o chão a 300m da meta que evito embandeirar em arco. Não é fácil ... a verdade é que sentia que ia acabar, melhor ou pior mas era para acabar.

Posso dizer que foi a vez que depois de um BA parti em pior estado ... o descanso tinha tido pouco efeito ... estava mesmo cansado. Mas também o que queria? Tinha 59 horas de caminho, 258km feitos, calor, desidratação, pouco descanso, pouco ou nenhum sono, 3 noites acordado ... queria estar fresco? Não há milagres ...

Começamos por caminhar durante algum tempo, talvez 1 km para aquecer as roldanas. Mal saímos do alcatrão e entramos no monte começamos a correr, e de repente deu-me uma doideira que já é habitual nestas coisas e „ csa foda, é até partir ....“ ... incrível o que corremos, de tal forma que passado pouco tempo avistamos um grupinho de colegas a caminhar ... „com licença que estamos com pressa....“ ... e siga ... passado uns 100 ou 200m ouvimos passos atrás e alguém a chamar por nós ... era o Rui Pinho que tinha deixado o tal grupinho e aproveitado a nossa boleia. E em boa hora o fez.




Começo a notar um padrão nestas provas mais longas ... das poucas que fiz acabo sempre por fazer os últimos km com o Rui Pinho. Nada é combinado mas acontece quase sempre ... quase sempre vemo-nos ao inicio, depois vamos cruzando pelo caminho e nos BA (ele chega primeiro e sai primeiro), andamos nisto o tempo todo até que no último troço me dá o tal „vibe“ de correria desatada, passo por ele e ele vem atrás 😊 ... já não é a primeira vez e espero não ser a última.

Facto é que assim foi uma bela de uma „ajuda“ ... com muitas histórias, boas conversas e risadas lá fomos correndo a um ritmo bem razoável e com isso avançamos muito bem. 



Com aproximadamente metade da etapa feita voltou o cansaço ... metemos mais caminhada, e de vez em quando lá tinha que parar para esticar as pernocas. Com isto vem de trás um grupinho composto pela malta toda que tínhamos passado desde que saímos de Montes de Senhora. Acho que foi tipo „arrastão“, a malta foi-se juntando e  de repente eramos uns 8 no total .... 


Eles estavam bem e eu nem por isso ... e a cada subida precisava de parar ... disse ao Lima „deixa-os ir ... ou vai tb que eu preciso recuperar um pouco“ .... e sentei-me num muro em pedra à saída de uma aldeia, o Lima ficou comigo ... tb não estava propriamente fresco. O resto da malta seguiu para fora da aldeia para o alto de uma serra.

Foto Agnelo Quelhas

Pouco depois arrancamos e qual não é o meu espanto quando o grupinho estava umas centenas de metros mais à frente a olhar para trás e a chamar por nós ... „obrigou-nos“ a acelerar o passo para nos juntar-mos ... „vamos acabar juntos“!!! 

Foto Agnelo Quelhas

Foto Agnelo Quelhas

Faltariam uns 10km para Proença e só vos digo uma coisa ... não imaginava o „forrobodó“ que iria ser até ao fim. Não foi fácil porque se gerir a disposição de 2 já é complicado, imaginem „gerir“ a disposição e o ritmo de oito personagens com 270km nas pernas ... mas fez-se bem, muito porque tivemos „ajuda“ ...


Por um lado aquele troço era muito bonito, subimos um monte em alcatrão que tinhas umas vistas espectaculares. Por outro lado o fogo em Oleiros estava a tapar o céu com fumo e o vento trazia fagulhas nos ar ... ardiam os olhos e era mais difícil de respirar ... mas a tragédia deu aos fotógrafos da prova um cenário ideal e nós, aquele grupinho do zombies andantes, tivemos a „sorte“ de estar no cenário certo à hora certa ... vejam as fotos ....

Foto Agnelo Quelhas

Foto Matias Novo

Tivemos direito a um acompanhamento de carro da malta da organização, do Paulo, do Miguel Angel que é pouco maluco é ... e depois o espectáculo dentro do espectáculo que é o Matias Novo, que consegue por uma cambada de mortos vivos, desfeitos por um combate de tantas horas a fazer o quê? A dançar meus amigos!!! DANÇAR ... a mim, Carlos Cardoso, para me por a dançar em situação normal é preciso dar-me primeiro uma dúzia de gins bem fortes ... o gajo conseguiu pôr-me a dançar ali ... já vi o vídeo 3000 vezes e a cada um vejo novos pormenores e mato-me a rir com a cena ... espectacular ... que figurinhas fizemos ... mas a verdade é que estes pequenos pormenores nos animavam e a gente lá seguia viagem ... 

ver video aqui 

Faltava passar um monte apenas ... eram 800m a subir a sério ...o grupo dividiu-se por alguns momentos mas reagrupamos lá em cima, mesmo à entrada de Proença ... está feita!!! Está mesmo ... faltam umas centenas de metros mas agora vou nem que seja a rastejar se for preciso ... tenho que me controlar para não armar um pranto já ali ... sinto os olhos a suar e tento disfarçar ... vai ser bonito ali na meta ... seguimos em grupo ...

Foto de Agnelo Quelhas


Olha a Pikinita que vem ao meu encontro ... diz-me qualquer coisa, abraço e beijinho ... não respondo porque não consigo ... estou a tentar segurar-me ... olha o Lobo a filmar ... última curva ... ali está a meta ... tb está ali a família Perneta ... seguimos em grupo como combinado, palavrinha para o meu amigo Nuno „está feito velhinho“ ... que maravilha ... uma rampinha de acesso à meta ... já está ... estamos no pódio, puta que pariu ... parece mentira






 ... fotos de família, receber a medalha lindíssima e mais que merecida ... a minha „família „ está comigo no pódio ... encosto-me a um canto para me segurar novamente, o pranto esteve por um triz ...a Pikinita percebe e diz para deitar para fora mas eu aguento não sei como ... uma estupidez, eu sei .... garrafa de xiripiti, brinde com a malta ... evita-se ao máximo os abraços ... apetecia abraçar tudo e todos mas não se pode, melhor não se deve ... é pena ... telefonema da minha mãe que acaba com uma frase em directo para o facebook dos Pernetas „parabéns, mas enquanto eu for viva não te metes em mais nenhuma destas, ouviste?“ ... risota geral ... e eu continuo a segurar-me ... 

video completo aqui



Hora de sair do pódio e finalmente tirar o que resta dos pés das sapatilhas ... o cenário não é do mais bonito. A família Perneta de volta de nós a apaparicar-nos, comida, bebida e o Bruno continua no directo a dar música a tudo e todos dentro daquela tenda ... foram 45minutos de directo ... e a festa só não foi maior porque estava tudo em contenção por respeito ao Bombeiro que faleceu no dia anterior no combate ao incendio de Oleiros, tinha 21 anos e era de Proença.




Depois do banhinho e tratar dos pés viemos embora. Cheguei a casa eram 15h e o que fui fazer? Dormir claro ...

A saga PT281+ não acaba com este post ... ainda há algo a dizer, faltam as conclusões, faltam os agradecimentos. Tenham paciência 😊

20 comentários:

  1. Ai ai ai! O que posso comentar aqui?
    Para já, elogiar as fotos que estão fantásticas! O video a dançarem é surreal. O video completo já o tinha visto em directo.
    Nem imagino as emoções (algumas reprimidas) porque passaram.
    Também deste lado houve muita emoção quando, após vos estar a seguir desde as 18 de 5ª, vi cortarem a meta. É daqueles momentos em que um homem não é de ferro.
    Que sa lixe que digas que sou exagerado mas a verdade verdadinha é que para mim foram uns heróis a toda a linha e, para mais, quando se conhece pessoalmente e se é amigo, é daquelas coisas bem sentidas cá dentro.
    Pela milésima vez, muitos parabéns! São uns heróis!!!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma etapa atípica, muito diferente do que esperava mas para melhor … se por um lado demorei mais tempo que esperava, por outro esse mesmo tempo passou muito melhor.
      Pronto … exagera para aí que eu gosto :) :) :)
      Muito obrigado por tudo.
      Um abraço muito forte

      Excluir
  2. Épico!! Muitos parabéns :)
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. QuePQue epopeia 👌
    Parabéns Perneta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :) … não sei quem és, mas prontos :P

      Excluir
  4. Mais uma vez parabéns pelo feito! e pelos textos!
    Gostei muito do video dos zombies a dançar ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nuno, pela visita ao tasquinho e pelo comentário.
      O vídeo está fantástico, farto-me de rir com as figurinhas.
      Abraço

      Excluir
  5. Boas perneta
    Não nos conhecemos mas sigo o teu blog
    Um feito memorável
    Muitos parabens
    Quando nos cruzarmos num trail ou outro vou te dar os parabéns pessoalmente

    Parabéns

    Jo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jo, por seguires e pelo comentário. E sim, se me vires por aí apita :)
      Abraço

      Excluir
  6. Até eu estive quase a chorar agora enquanto lia esta porra! Parabéns c@r@lh0!

    ResponderExcluir
  7. Que emoção. Nem sei o que te dizer, parabéns é pouco. Muito respeito por ti e por todos. Muito obrigado por esta viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe, nada que agradecer. Coloca esta no teu calendário porque vale a pena. Grande Abraço

      Excluir
  8. Épico, meu caro, épico!

    Dançar com esses km em cima?

    Grande abraco.

    ResponderExcluir
  9. Brutal, deixaste me a suar dos olhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb suo dos olhos quando leio isto … Obrigado. Beijinhos

      Excluir
  10. Carlos, já ri e já chorei com este post. Os vídeos estão brutais! A dança...lindo! O video da chegada é muita emoção e ao mesmo tempo muita risada com as asneiradas ditas =P

    Olha, muitos parabéns! Mesmo! Acho que não há palavras que façam justiça à vossa proeza. Muito respeito por vocês! Por todos os que alinharam à partida, mesmo quem não terminou. Gente de coragem, garra e de uma ambição e determinação do outro mundo!
    Mega parabéns! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa… a verdade é que é uma prova assim um pouco para o surreal. Rir e chorar faz parte tb :) … e muito sinceramente é como digo … é uma prova muito difícil e ao mesmo tempo achei que não foi assim tanto … não sei explicar … só fazendo :)
      Obrigadoooooooooooo

      Excluir