segunda-feira

PT281+ Lentiscais a Vila Velha de Rodão

Passavam poucos minutos da quatro da tarde quando arrancamos de Lentiscais. Uma hora antes do que eu tinha planeado. Durante o tempo em que estivemos parados em Lentiscais houve muitos companheiros de aventura que chegaram depois e partiram antes de nós. Este fenómeno foi algo constante durante toda a prova ... não sei se existiu mais alguém em prova que tenha estado tanto tempo parado em BA como esta dupla de velhinhos pernetas. Só sei que em cada etapa passávamos bastantes companheiros que depois voltávamos a passar na etapa seguinte porque entretanto nos tinham passado enquanto nos refastelávamos a comer, beber e a descansar ... tácticas, cada um com a sua, e estes patos bravos estavam a dar-se bem com esta 😊

Esta etapa voltava a ter ca.30km e para mim era tipo „se fizeres esta bem a prova está feita“ ... não me perguntem porque pensava assim, talvez por as outras duas etapas que faltavam terem muito menos km, ou por com quem falei antes da prova não lhes ter dado tanta importância como a outras. Iria ter uma bela surpresa em relação a isso. Mas cada coisa a seu tempo. Vamos até Rodão ..

Os primeiros km são em alcatrão, longas rectas a perder de vista, a maior parte a descer como que a convidar para correr ... não nos fizemos rogados e aproveitamos. O calor continuava a ser muito, não havia brisa e o alcatrão queimava as solas dos pés que estavam uma lástima ... o consumo de líquidos era enorme ... mas estava tranquilo porque pelo que me tinha informado iriamos passar algumas localidades com cafés durante o percurso.


Na primeira localidade, já com ca.4 ou 5km feitos, enganamo-nos ... andamos ali meios perdidos e mesmo tendo noção que cortando por um atalho iriamos dar ao percurso oficial fizemos questão de voltar para trás para seguir o caminho certo na totalidade. Tivemos alguns enganos durante todo a prova, tendo este sido provavelmente o maior em distância e tempo despendido.

Ao sair desta localidade deixamos o alcatrão e entramos em caminhos em terra, novamente por entre campos pintados a verdes secos e amarelos. O calor continuava a não dar tréguas e não tardou muito a voltar a estar farto de beber „sopas quentes“ e a desejar algo fresco. Os xixizinhos que ia forçando mostravam uma cor amarelo escura, sinal que a hidratação continuava deficiente – mais que bolhas, falta de energia ou pernas, era este o factor que mais me preocupava.

Já ansiava pela próxima povoação e quando a vi fui para a frente puxar pelo Lima, aproveitando que era a descer para dar gás como há muito já não dava ... foi um tirinho chegar à terriola e um tirinho a deslumbrar um café onde me sentei na esplanada com uma malta da terra enquanto o Lima foi comprar águas com e sem gás geladinhas para os dois. Uma risota com as figurinhas típicas dali ... um muita gordo a dizer que tb já tinha sido atleta, tinha jogado futebol na 2ª divisão enquanto os outros corrigiam e diziam que era 2º divisão daquela terriola ... outro dizia que nem de carro fazia os km que nós já tínhamos feito, que cansava muito ... um outro pintas ofereceu-me um charrito, para ajudar a chegar ao fim ... agradeci, disse-lhe que até era capaz de me fazer esquecer as dores, mas o mais provável era a organização ter que me ir procurar porque ia parar a Castelo Branco em vez de Proença a nova 😊 ... mas que um dia que voltasse ali sem ser em prova que voltávamos a falar no assunto. Ainda ficamos ali um bom bocado, substituí a „sopa“ quente por água fresca e seguimos viagem.

Ainda nos refrescamos num fontanário à saída dessa localidade (não me lembro de quase nenhum nome – meus amigos, coloquem placas das terras à entrada de cada uma) e lá seguimos durante mais alguns km por um estrada nacional antes de voltarmos a entrar em caminhos de terra em direcção a Rodão que já se avistava ao longe no horizonte. O que tb se avistava era uma nuvem enorme provocada pelo fogo de Oleiros e que veio a provocar a morte de um bombeiro nesse mesmo dia.


parece que ainda consigo sentir esta água a bater-me na nuca … maravilha

Eu ia cansadito, bastante desgastado ... já eram muitos km e este 2º dia estava a ser particularmente longo ... os pés, as pernas, e já havia alturas em que o corpo parecia não ter energia. Mas a disposição era boa, o espirito estava positivo o que fazia com que ainda conseguisse correr nos planos e a descer ... nos últimos km para Rodão voltamos a passar vários companheiros, os mesmos do costume. Não sei o que deviam pensar, mas acredito que nos achassem malucos ... correr assim para chegar à BA e ficar a comer „sono“ durante tanto tempo ... é como digo ... tácticas de patos bravos nestas andanças 😊





Rodão a vista … mas para lá chegar ainda demorou um bocadito

Chegamos à periferia de Rodão e o percurso levou-nos por uma zona industrial ... ainda seriam uns bons 2 ou 3 km para chegar ao BA, mesmo a tempo de evitar o frontal. Seriam 21-21h30 talvez. A 1km da meta vem a Pikinita a correr ao nosso encontro ... estava gira e aquele sorriso carregou-me as baterias ... uns 200m antes do BA uma moça com megafone e um moço a incentivar-nos ... era a Bitinha e o Miguel dos Perneta genéricos ... que maravilha ... e mesmo à entrada do BA estava o Lobo, a Bárbara e o Eduardo com uma geleira cheia de minis fresquinhas à nossa espera ... foi logo uma de penalti, o guarda-redes nem teve tempo de se atirar para um dos lados 😊




estão a ver aqueles carregadores que nos enchem as baterias em poucos minutos … é isto






Uns 5 minutos depois estávamos sentadinhos a mandar uma pratada de massa e uma sopa pró bucho. No meu saco tinha uma toalha – tinha previsto banho e troca de roupa neste BA. Não arrisquei tirar os pés das sapatilhas por causa das bolhas, mas fui meter a cabeça de baixo de água fria, lavar o tronco e mudar de camisola. Maravilha ... morfar mais qualquer coisinha, gelo nas pernocas, encher os flasks ... sempre as mesmas rotinas ... e dormir mais 30 minutinhos. „Nuno, arrancamos às 23h ... até já“ ...

definir estratégias, gelo nos músculos, encher o bandulho, etc, etc

o nosso coordenador técnico a dar ordens


Á hora combina ali estávamos nós prontos para arrancar ... despedida da nossa malta e siga até Montes da Senhora. 


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Já seguimos até Montes de Senhora … ;)

      Excluir
  2. Não considero que tenha sido táctica de patos bravos mas sim seguirem a vossa lógica e condições. E a prova é que resultou! :)
    Nesta altura, apesar do tremendo cansaço que sentiriam, já seria difícil abandonarem pois creio que o avolumar de km terá dado uma boa motivação
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a táctica que calhou … estava a dar resultado e por isso seríamos malucos se alterássemos alguma coisa. Sim … nunca pensei que não chegaria ao fim a não ser na primeira etapa por ficar cansado tão cedo e haver tanto ainda por fazer.
      Abraço

      Excluir
  3. Siga que está quase! ;)

    Chegaste a trocar de meias alguma vez durante a prova? Ou achaste que nem valia a pena tal era o estado dos pés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troquei uma vez, antes de os pés chegarem a este estado miserável … acho que foi aos 120km quando fui a banhos.

      Excluir