segunda-feira

Estágio em Sintra - dia 2



Depois de um primeiro dia dedicado à Serra de Sintra, a ideia para o 2º e último dia de estágio era conhecer as zonas costeiras. Outra diferença é que estava por minha conta, não havia cicerones e não conhecia nada de nada. Seria à descoberta, que digamos é algo que eu gosto muito. Uma pesquisa rápida pela net e dei de caras com um percurso pedestre marcado com partida e chegada no Cabo da Roca. O ponto mais ocidental da europa pareceu-me ser um bom ponto de partida.


 

cá está ele … uma simpática senhora do posto de turismo fez o obséquio de me dar uma fotocópia do percurso e indicar-me onde encontraria a primeira marcação

besuntei-me todo tentando evitar escaldões e retardar ao máximo aquele moreno zebra tão normal na malta que anda a correr ao sol

Ó pra ele todo contente e besuntado … o fresquinho do ar condicionado do carro faz maravilhas … já vais ver ;)



Voltei a começar já passava das 10h – tinha 5 horas para andar ao passeio pelo PR 7 que tinha ca.10km e depois logo se veria. Uma particularidade … estava um calor abrasador, 30ºC às 10 da manhã … muito boas condições para treinar para a PT281 … ou acham que em final de Julho, ali pela Beira Baixa ao fim da manhã e até ao fim da tarde vai estar fresquinho? … quando fiz o CCC nos Montes Brancos apanhei mais de 30 graus e um sol escaldante durante o dia … como tinha feito grande parte da preparação com muito calor, não senti grandes dificuldades … o mesmo já não podiam dizer os nórdicos, os ingleses ou japoneses que caiam que nem tordos a partir dos 40km J … há que habituar o corpo ao que vamos encontra. 

Querem vir dar uma (ou duas) voltinha comigo? Oupas …

Tanto trilho ao longo da costa, de arriba em arriba … fica para mais tarde, agora é encontrar o PR7

mas não encontrei a primeira placa … andei sempre pela estrada do Cabo da Roca a subir, quase 3km até que me lembrei de puxar do mapa e questionar um policia que encontrei que me mandou por estrada até uma localidade Ulgueira … lá haveria de encontrar indicações e entrar no percurso correcto

a sombra não engana … o sol estava forte ...



e finalmente encontrei as marcações … só que segui o sentido contrário e quando me apercebi estava a avistar o Cabo da Roca novamente ao longe ... voltei para trás e finalmente encontrei o caminho certo...

são apenas 10km uma volta, mas apanhas um pouco de tudo, desde estrada alcatroada, caminhos rurais, estradas em paralelos, trilhos empedrados ou mesmo areia … e mesmo não sendo serra, não há assim tanto plano, apanhas umas belas de umas subidas e descidas...

fiz  um amigo que estava aflito com as moscas que não o deixavam em paz ... antes nele que em mim ...

na primeira metade andas de aldeia em aldeia

quer dizer, se fizeres no sentido contrário ao meu as aldeias aparecem na 2ª metade como é lógico 


troços em areia … em plano e a descer … até se fizeram bem 


areia = praia …  9km nas pernas … vou ao banho ou não???

não … siga até ao carro … não sei quantos km são, mas vou almoçar e depois volto cá …

apareceu uma subida mais a sério ... sem zona protegida do sol ... fiz a correr ...

hmmm ...uma Grande Rota, ainda por cima a 11 ;) … hoje não tenho tempo 

a sinalização mandava em frente mas eu decidi subir mais um bocadinho para apreciar as vistas


havia uma "maminha" num monte mais acima que tinha uma espécie de ruína … toca a descer para subir a "maminha" e ir espreitar  …

cá está ela … afinal é uma casa meia reconstruída … provavelmente não deve ter licença, digo eu ..

mas tem uma lareira lá dentro, uma grelha de ferro chamuscada e um monte de garrafas vazias, sinal que existe malta que utiliza o "barraco" para umas festanças… o spot é bem giro com vistas a 360º

 ainda me enfiei nuns single tracks manhosos que desciam e subiam as arribas a pique … arranhei-me todo e decidi voltar para os caminhos marcados e poupar a pele das pernas...



17,5km e estava de regresso ao Cabo da Roca… + 7km do que a distância oficial do PR7 … 7km de experiências e enganos… a cervejinha ainda estava fresquinha e soube pela vida ...

o pão com queijo e presunto já estava um pouco ressequido e duro … mas em tempo de guerra não se limpam armas … foi tudo e mais houvesse … uma bananinha e siga que se faz tarde ...

Decidi-me fazer o PR7 em sentido contrário para ir dar um mergulho à Praia da Adraga … foram 4,5km sempre a correr sobre um sol abrasador … seriam perto das 14h...  


Foram apenas 2 mergulhos, mas souberam mesmo muitíssimo bem … aquela água fria era mesmo o que o meu corpo estava a pedir ...

maravilha … estava novo para enfrentar o resto do tempo que tinha … tinha 45min e uma decisão para tomar … ou volto pelo caminho que tinha acabado de fazer e dou mais umas voltas perto do carro ou faço o PR7 completo ao contrário que seriam mais 7,5-8km

decidi-me pela 2ª opção que começa logo com uma subida de uma encosta em areia … estava fresco do banho de mar mas fui a caminhar

esta é a última foto que tirei antes de chegar ao carro … a 2ª parte neste sentido tem mais subidas, o sol e o calor não perdoavam mas fiz praticamente o resto a correr … quando cheguei novamente à estrada do Cabo da Roca decidi subir mais 1km para depois voltar ao carro e ter 30km no total … tinha margem de tempo … últimos 3km, 1 a subir e 2 a descer ainda foram feitas abaixo dos 5m/km … 

Distância, tempo e ritmo praticamente igual ao dia anterior embora o tipo de treino fosse completamente diferente ... deu para andar à descoberta, deu para me perder, para arranhar as pernas, para almoçar no carro, para um banhinho de mar ... e deu para sentir que as pernocas, mesmo depois do treino do dia anterior, mesmo depois do calor que apanhei, ainda estariam para as curvas ... muito bom

o calor custou bastante, foi o mais complicado … tudo muito exposto e por azar (ou sorte), nesta zona que dizem costuma ser muito ventosa, desta vez apenas uma brisa de vez em quando … foi bom … muito provavelmente na PT281 apanharemos este tipo de temperaturas (o meu carro marcou 36 graus)

Ainda tive 5 minutos para ir beber algo que naquele momento não trocava por nada ... uma Cola Zero com gelo ... adoro cerveja, mas quando acabo um treino assim com muito calor é esta a bebida preferida ... mas tem que ser bem gelada, com extra gelo :)

Depois disto, banhinho rápido, apanhar a Pikinita para voltar a Portugal … Adorei Sintra, adorei os 2 longos … muito bom!!!

10 comentários:

  1. Sim, Sintra é sempre um espectáculo a todos os níveis. Ainda bem que ficaste conquistado :) Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai fiquei fiquei … e tive ainda mais pena de no ano passado me ter lesionado quando estava inscrito no GP Fim da Europa :)
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Belo passeio! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, muito bom.

    Eu e calor é que coiso, deve ser falta de treino ou Coca-Cola 0.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) .. a Cola é só no fim … durante não dá ;)
      Aquele abraço

      Excluir
    2. Imperdoavelmente não fiz piadas sobre a GR11 nem sobre o creme solar para crianças.

      Espero que me perdoes, não se volta a repetir.

      Excluir
    3. :(:(:( … a malta anda a ficar "mole" … deve ser do Covid :(
      Vá .. por esta vez passa ...

      Excluir
  4. Que invejaaaaa! Tens aí partes que fazem lembrar o Fim da Europa :) O louco mais louco cá de casa costuma ir para essa zona treinar, fazer subidas e descidas numa praia qualquer com um acesso difícil... As fotografias são mesmo de fazer inveja e esse mergulho deve ter sabido tão bem :D

    Já viste que no estrangeiro também há coisas boas? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praias com acesso difícil é o que não falta, até acessos perigosos … pelo menos para mim que não conheço os "segredos". O mergulho soube que nem ginjas e foi na hora certa :)
      É verdade … no estrangeiro tb há coisa boas :)

      Excluir