terça-feira

Um longão a Alimentar esta Corrida




A semana que passou voltou a ser uma semana de carga intensa em que treinei todos os dias, excepto no domingo em que só caminhei 7km para tentar desempenar um pouco as pernas que estavam bem pesadas do longo do dia anterior. E que longo foi esse perguntam vocês? Vá … perguntem J … eu conto.

Nós os Pernetas aderimos ao evento criado pelo Hélio Fumo, o Alimenta esta Corrida. Fomos um dos quase 70 eventos que decorreram por todo o País e que basicamente consistia em tentar angariar bens essências para distribuir pelas famílias carenciadas de cada uma das zonas. Nós sinalizamos 3 instituições do nosso concelho (D.Mercado de Canedo, Fórum Social de Santa Maria da Lamas e a Cruz Vermelha Núcleo de Sanguedo) e arregaçámos as mangas. 

E o que é que isso tem a ver com o me treino longo? Calma … já lá vamos.

Definimos duas formas de angariação. A primeira era a normal, por doacção directa. Iríamos estar no Parque da N.Sra.da Piedade das 8 às 20h e quem quisesse poderia ir lá deixar o seu donativo. A segunda foi mais original – lembramo-nos de convidar as equipas e associações que conhecemos dos Trilhos dos Pernetas (e não só) para se juntarem a esta onda de solidariedade, e para tornar a coisa mais “apetecível” desafiamos cada uma das equipas que aceitavam juntar-se a nós, a nomear um atleta para correr 1 hora às voltas ao Parque … a nossa promessa era pagar 1 € por cada km percorrido. O valor final seria “transformado” em bens essências. Tínhamos 24 horas para “vender” (2 atletas por hora) – conseguimos vender 21 a equipas e 3 a malta que veio de forma individual J

E é nesta cena de andar às voltas do Parque que entra o meu longão desta semana. Sabendo de antemão que no domingo não iria ter tempo para estas brincadeiras porque não aproveitar a companhia e fazer o treino longo às voltas com o pessoal? Sigaaa…

E assim foi … a coisa arrancou às 8h em ponto com os dois primeiros atletas a começar uma epopeia de 12 horas. Eu andei com o resto da malta a organizar as coisas e só conseguiu arrancar já passava das 9h. Objectivo era fazer mais do que os 57km da semana passada, se possível algo entre os 65 e 70km. 

todo sorridente nas primeiras voltas ...

fui tendo companhia diferente em todas as horas 


Se já de si a coisa não é fácil ao fim das primeiras 2 ou 3 voltas vi que ia ser bem mais complicado do que previa e que me ia obrigar a uma boa gestão de esforço. É que cada volta tinha 600m e pouco ou quase nada de plano (talvez 200m no máximo), uma descida longa e uma rampa que em 150m tinha quase 30m D+ … pois é bebé, vai doer J

o meu irmão tb veio fazer uma perninha, representar o Cadinha FC … topem o número do gajo

o Bruno apaixonou-se por um Skate … mas demorou a descobrir como brincar com aquilo

a cada hora havia um directo para a página dos Pernetas

E pronto … ao início imaginei-me a andar ali 10 horas, fazendo 7km em cada hora dava os tais 70km. Nas primeiras duas horas fiz 8km e ganhei alguma margem, mas depois comecei a baixar … sempre muita gente conhecida, conversa com este e com aquele, socializar aqui e ali, paragens técnicas e para abastecer, e a coisa andou dentro do estabelecido até à hora de almoço … só fiz 5km e perdi a margem que tinha. Na hora seguinte voltei a fazer só 5km … porquê? Porque fui tomar um café com a malta … 60km dá sempre o que tb não é nada mau … à medida que acumulava horas e km o cansaço aumentava … já praticamente desde o início da empreitada que na rampa caminhava e “só” corrinhava uns 500m por volta … 

cá está a rampinha ...

tecnologia de ponta … o nosso drone 


o meu garrafão particular … foi quase todo...

não me largam … parece que tenho mel...

os meus Anjos … giraças ..


… comi como um alarve – levei abastecimento próprio e comi tudo – 2 sandes de presunto com queijo e dois ovos cozidos, enchi o bandulho de doces por culpa das nossas meninas que se fartaram de trazer bolos (era Pavlova – 3 fatias, queijadas foram no mínimo 3 que me lembre, houve um gelado que o Bruno deve ter escondido porque nem o cheiro lhe senti) sem falar na bola de carne da Ana Paula que estava divinal, nas Pizzas e Pão d’alho que o Bruno Duarte e a Irmã trouxeram da sua Telepizza e do almoço de frango e entrecosto no churrasco que a malta foi buscar ao almoço. Não sei quantas cervejas bebi, tentei não começar demasiado cedo, bebi muita água mas confesso que mesmo assim umas 5 ou 6 cervejas devem ter marchado. E ainda bebi um xiripiti caseiro do Paulo Fortunato, que mistura uma cena alcoólica qualquer com limão que me foi servida a meio de uma das voltas pelo nosso presidente Xô Dias. Como podem ver, trataram-me muito bem e não foi por falta de energia que haveria de quebrar.

vou ganhar ao Renatinho ...

Renatinho no sprint final .. vai ganhar no último metro...

um perigo … ainda não tinha uma hora de corrida e marcharam 2 seguidas … ao longo do dia pelo menos mais uma ou duas

somos mimados … e a gente aproveita :P

uma pequena pausa ...



Tinha estabelecido como meta para o treino as 19h para ajudar a arrumar tudo até às 20h. As últimas duas horas já me custaram mais, pelo desgaste que é normal e pelo facto de ter andado mais rápido para tentar chegar aos 65km. Aos 60km o meu relógio bloqueou e ficou com o ecrã preto … pensei que tivesse sido a bateria mas pouco depois voltou. Tive que começar a registar do zero.

como disse, ia tendo companhia diferente todas as horas


a Pikinita não faltou … correu pelos Montemorrows ..


 

a Bé tb veio fazer uma visita e contribuir para a causa..


Como podem ver, os últimos 5km foram feitos a uma excelente média para quem já acumulava tantas horas, km e desnível.




Acabei por fazer quase 66km em 9h40m com um desnível que eu nunca imaginaria que iria ter – 2100m D+ feito numa rampa curta com 30mD+. Fonix.

acabou … ufa … 




Adorei o treino … acabou por ser muito bom ter aquela gente conhecida como companhia o dia todo. Uns a correr, outros de passagem para contribuir e claro, ao fim de tantos meses estar com a minha família Perneta em carne e osso durante estas horas todas foi a cereja em cima do bolo … as saudades eram muitas J … 




Pensando bem, houve duas cerejas em cima deste bolo … a outra foram 1,5 toneladas … sim leram bem … 1,5 toneladas de bens essências recolhidos para doar às 3 instituições sinalizadas. Duas carrinhas tipo Kangoo e uma Toyota Hiace cheias até à ponta J … espectáculo J





foram feitos 243km … nós arredondamos as contas


Obrigado a todos que tornaram isto possível … faltam palavras para descrever o que se sente … 

Uma semana muito intensa, com um treino de series brutal pelo meio e com 135km. Venha a próxima … dia 15 de Junho saberemos se a PT281 se realiza … espero que sim J

6 comentários:

  1. Epah, só tenho uma palavra para descrever: BRUTALE!

    Muito bom, o treino, o convívio e realmente a angariação que conseguiram.

    Parabéns!

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinho páh … faz-se o possível :)
      Grande Abraço

      Excluir
  2. Espetacular! Um grande treino aliado a uma boa causa, parabéns a todos pela iniciativa 👏👏👏
    Espero mesmo que a PT se realize, não há razão para não acontecer, veremos 🙏
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro e tb espero que aconteça. Quando vejo o que por aí é feito com a devida autorização não vejo como não realizar uma prova com esta extensão e com 50 ou 60 participantes. Abraço

      Excluir
  3. Grande iniciativa solidária com um fantástico resultado! Estão todos de parabéns!
    Quanto a ti... que dizer?!? Espectáculo!!! Muitos e muitos parabéns!
    Vamos fazer força pelo dia 15!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado grande João. É já 2ª feira que ficamos a saber … tenho treinado forte e bem, nunca é em vão mas espero mesmo que se realiza. Forte abraço

      Excluir