quarta-feira

Maratona do Porto 2019 - a lista da vergonha




Foi publicada uma lista de desqualificados da Maratona doPorto!!!  A chamada lista dos batoteiros – provavelmente já todos vocês tiveram oportunidade, tal como eu, de a analisar à lupa, pois a lista foi amplamente divulgada e partilhada pelo mundo das redes sociais. E quase todos encontramos nessa lista pessoas que conhecemos, infelizmente.

Uma coisa é encontrar montes de nomes que não nos dizem nada, outra é ver gente que conhecemos. No meu caso são alguns, não muito chegados felizmente, mas conhecidos deste mundo das corridas.

A crucificação pública foi imediata, sem piedade e é bem feito. Eu não consigo entender porque é que há pessoal que faz batota, só para ganhar alguns minutos, para receber uma medalha … pior, tirar fotos a trincar a dita cuja, colocar nas redes sociais e deixar-se parabenizar por algo que não fizeram, que não mereceram. Como será que esta gente adormece à noite? Eu imagino … devem sentir um vazio daqueles grandes, e por muito que não tenham escrúpulos não acredito que se sintam bem na hora de tentar fechar os olhos sabendo que são uma fraude.

A divulgação desta lista não deixa de ser polémica, pois desperta algumas questões legais. Eu sou totalmente a favor por um simples motivo – pode ser que em próximas corridas as pessoas pensem duas vezes antes de tentar enganar os outros e a si próprios. É uma vergonha imensa fazer parte desta lista. …




No entanto também chego à conclusão que esta lista não tem apenas batoteiros. Desta lista fazem parte alguns nomes de pessoas que foram inocentes na abordagem desta Maratona, de pessoas que estavam inscritas e que por diversas razões apenas foram fazer parte para ajudar amigos e caíram na asneira de cortar a meta, não numa de enganar mas de puro inocência, levadas pelo entusiasmo de ajudar um amigo ou familiar. Deviam ter tirado o dorsal, deviam ter ficado a 20m da meta e voltar para trás? Sim, deviam. Aprenderam da pior forma ao ver o seu nome nesta lista da vergonha.

E se eu vos disser que o meu nome poderia perfeitamente constar desta lista? Confesso que fui inocente, eu com tantos anos disto e que prezo tanto a verdade desportiva e abomino quem faz batota!!!  Eu explico … como sabem eu estava inscrito para a Maratona e não pude ir por lesão. Ponderei ainda ir fazer os 15km com o dorsal da Maratona mas não fiz porque na altura acho que nem 3 ou 4km aguentava – só por isso. 

Acontece que um dia antes um amigo meu descobriu que afinal não estava inscrito na Family Race, o clube tinha esquecido de o incluir. Esse amigo queria muito acompanhar uma amiga e eu cedi-lhe o meu dorsal. Ele participou com o nome de Carlos Cardoso, fez os 15km na companhia da amiga, descontraído, participando na festa e cortou a meta. Por mero acaso não foi classificado como outros que se inscreveram na Maratona e por estarem fora de forma fizeram igual. Bastava o meu amigo ter feito mais do que 2h09 nos 15km – o que acontece - e lá estaria o meu nome nesta listagem. Confesso que quando me enviaram a listagem tive esse receio.

Parabéns à organização pela coragem – que sirva de exemplo a outras organizações e incentive a fazer o mesmo. Que sirva, como já referi mais acima, para que quem tenha tendência para a batotice não participe (e não fazem falta nenhuma) e por fim que sirva para que pessoas honestas não sejam inocentes e pensem duas vezes antes de fazer asneiras. Eu aprendi a minha lição!!

14 comentários:

  1. Pois !!! Concordo contigo que alista pode por em causa questões de Natureza legal , no entanto acredito que a organização não a divulgou de animo leve até porque também vai contra os seus próprios interesses na parte comercial ..mas estou em querer que no futuro serão poucos a arriscar.Já testemunhei ao vivo em várias provas , inclusive na maratona do porto , indivíduos a fazer batota ...não entendo como é possível eles dormirem descansados .A Maratona é um aprova muito séria , se por acaso alguma vez não me sentir em condições de a concluir ...desisto naõ corto meta.
    Abraço amigo e quem sabe para o ano " VOLTAMOS"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo a 100% e acrescento que isto é válido para todas as distâncias, porque infelizmente isto acontece até em provas de distâncias bem mais curtas. Abraço e vamos lá fazer para o próximo ano estar lá :)

      Excluir
  2. Uish. Os arrepios que deves ter sentido quando abriste a lista pela primeira vez ehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para imaginar não dá? Pois … aprende Perneta ;)

      Excluir
  3. Na minha humilde opinião me parece que mesmo com esta publicação (que concordo perfeitamente) a Runporto mostra algum amadorismo e passo a explicar
    1) vou dar o exemplo dos Granfundos do ciclismo ... pagasse uma inscrição e nessa altura opta-se por um percurso ... se por um motivo de força maior no dia da prova não puder fazer o percurso pretendido posso optar por uma outra distância e no fim sou classificado pela distância que fiz
    2) Na lista aqui apresentada de certeza que houve pessoas que por não se sentirem preparados acabaram por fazer o family race mesmo tendo pagado a maratona ... e neste caso a Runporto não estava a ser prejudicada e só precissava de ter um "software" a altura e as pessoas automaticamente passavam para a classificação do family race
    3) Continuando com a pouco eficiência da aplicação da Runporto esta lista nem deveria de existir porque se esse software fizesse análise em "tempo real" verificava a chegada de um atleta se o mesmo passou por todos os pontos de control e faltando algum ponto seria logo desclassificado ... e a pessoa teria o direito de provar o contrário
    4) Com é que a Runporto envia SMS "automáticos" com os tempos da maratona a atletas que não cumpriram o regulamento???
    5) No meio desta lista teremos aqueles que são os chamados "chico esperto" e os outros ... por isso não me parece que seja 100% etico estarem a publicar esta lista quando a própria organização não tem meios suficientes para validar os tempos
    tenho dito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, antes demais obrigado pela visita e pelo comentário com o qual estou quase 100% de acordo.
      1) talvez ser possível alterar a inscrição da Maratona para a Family Race no dia antes, quando levantas o dorsal pudesse ser a solução. Não faço ideia as implicações numa prova com tantas milhares de pessoas. Assim à primeira vista acho que deveria ser facilmente possível.
      2) Aqui já não é bem assim. Ontem, após esta publicação fiquei a saber um pormenor que faz toda a diferença. As chegadas da Maratona e da Family Race são separadas, não são as mesmas, ou seja, quem cortou a meta da Family Race com o dorsal da Maratona não foi registado - foi o que aconteceu com o meu dorsal, de mais duas pessoas amigas e de certeza de muitas outras. Quem cortou a meta da Maratona, fosse por que motivo fosse (de ir buscar um camisola, de ir beber a cervejinha no fim) não foi correcto, por querer ou por inocência e pôs-se a jeito desta lista.
      3) Concordo plenamente … deveria ser relativamente fácil.
      4) concordo e provavelmente terá a ver com o que dizes no ponto 3 … se não se faz a triagem logo à chegada o resto do processo corre normalmente.
      5) é o que eu digo … não é consensual e volto a frisar, não tenho a certeza da sua legalidade até. Mas fizeram-no, e na minha opinião ainda bem porque se tem que começar por algum lado e espero que assim nas próximas edições este situação diminua (pq desaparecer não vai) . Que sirva de exemplo porque se fosse apenas na Maratona estávamos bem. Isto acontece nos trails à força toda (e é muito difícil de controlar e comprovar) mas também nas outras provas de estrada (10km, meias maratonas, GP, etc) … infelizmente é assim.
      Mais uma vez obrigado pela visita e pelo comentário
      Abraço

      Excluir
  4. Elas andem aí!

    Concordo que poderá haver uma forma da Runporto ser mais eficiente, passagens nos tapetes, tempo final, etc, mas não invalida que tenha que haver algum cuidado e análises casuísticas nas desqualificações.

    Há tanta coisa que me enoja neste mundinho, este tipo de batotices é apenas mais uma.

    Nem é algo importante, somos todos amadores, poderá haver aí alguns que lutaram por algum tipo de prémio mas acredito que a esmagadora maioria o prémio são mesmo os instagramas e facebooks da vida.

    E se se prestam a estas batotas numa coisa tão simples, a que estarão dispostos, ou o que já fazem nos outros aspectos da vida?

    Agora, questões Legais? Quais? Todos concordaram com a publicação da lista resultados.
    Esta é uma lista de resultados, está é truncada aos batotei...desculpem, aos DNQ.

    Eu há uns tempos e por brincadeira iniciei-me nos Trails (sim, eu sei, ahaha) e demorei tanto tempo que me entregaram logo a seguir à meta a medalha do Longo em vez do Curto e só dei por isso em casa (dá para perceber o estado).

    Mas a classificação está correcta, no Trail Curto.
    Caso tivesse feito um brilharete no Longo tinha solicitado essa correcção, simples.

    Aos que são apanhados na rede sem terem uma real culpa, que também os deverá haver, é apenas para abrir a pestana.

    Há regras e estamos muito habituados a isto ser apenas um país de porreiraços.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. clap, clap, clap … e registei teres iniciado esse mundo maravilhoso dos trails. Há um, no dia 1 de Maio, em que tanto vale seres da caminhada como do trail longo - recebes o mesmo prémio de finisher :P
      Abraço

      Excluir
    2. Bah, se o prémio é o mesmo...não sei ;)

      Promessas não faço ;) Se bem que é uma sexta feira...hmm, será?

      Hoje vou correr 54 minutos, dependendo do resultado vejo o que vou fazer daqui a 6 meses :) :)

      Grande Abraço.

      Excluir
    3. Pois, eu não consegui correr os 54m … nem 5. Não houve tempo :(
      De resto logo se verá :P
      Abraço

      Excluir
  5. Em primeiro lugar, muitos parabéns à organização por esta grande medida!

    Em 2013 e 2014, a Meia de Lisboa retirou da classificação 169 e 241 atletas, respectivamente, pela mesma razão. Em ambos os anos fiz um artigo sobre isso, inclusive num desses anos publicando a lista dos que tinham sido desclassificados (por comparação entre a classificação original e a definitiva). Também publiquei a notícia que tinham sido desclassificados 143 na Maratona do Porto 2015 (curiosamente ainda é hoje o artigo mais lido do meu blogue).
    Tal valeu-me que alguns tenham deixado de me falar, o que é para o lado que durmo melhor. Houve quem chegasse a alegar que na Meia de Lisboa aos 13,5 km quando se passa junto à meta, não estava em condições e decidiu ir para a meta porque tinha direito à medalha por ter pago a inscrição. Ora nem pensar pois a medalha é um reconhecimento para quem completou a prova, não para quem pagou… Além disso, tal pessoa tinha fotografias com os 2 braços no ar a cortar a meta em menos de hora e meia (sendo alguém que normalmente faz mais de 2 horas!)

    O que é certo é que esta praga mantém-se e sendo uma listagem disponibilizada pela própria organização, esperemos que dê frutos no futuro.

    Infelizmente, a praga é generalizada pois amiúde lemos vários casos nos mais diversos países.

    Quem corre e sente a enorme felicidade de superação, não consegue entender esta estranha forma de batota...

    Só um esclarecimento ao que o Guaro escreveu. A desclassificação não pode ser imediata / automática pois o chip pode ter falhado numa passagem e seria injusto desclassificar alguém que cumpriu. Daí ter que haver uma investigação que normalmente é pela visualização de filme de passagem. Aliás, e como exemplo, na minha 1ª Maratona o chip falhou na meta. Tinha as passagens registadas em todos os postos de controlo e falhou na meta. Mas havia o filme e fui classificado. São situações que sucedem, daí terem que ser investigadas para não se actuar de ânimo leve pois é uma acção melindrosa.

    Quanto à cedência de dorsais, é muito perigoso. Nunca recebi de ninguém e apenas por uma vez cedi o meu, apenas porque foi possível alterar a inscrição junto da organização. Imaginem haver um acidente com alguém com dorsal cedido e que estava em nome de outrem...

    Carlos, desculpa este testamento mas batotice tira-me do sério e se já é grave em qualquer prova, na rainha Maratona, é ainda mais ultrajante!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre à vontade para partilhar as opiniões por aqui … obrigado. Grande Abraço

      Excluir
  6. Há lista desta no trilhos dos pernetas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso ainda não houve … mas que existem batoteiros existem, o problema no nosso caso é prova-lo. Com os nossos meios rudimentares de organização de vão de escada diria que impossível a não ser apanhar alguém em flagrante …

      Excluir