segunda-feira

São Silvestre de Aveiro & Motivação em alta



Já não me lembrava da última vez que tinha feito uma prova praticamente sempre no “red line”. Foi no sábado passado na minha estreia a correr em Aveiro, mais concretamente na São Silvestre daquela cidade. 
Estava com as pernas bem pesadas fruto de uma semana de treinos intensos. Estou com a motivação em alta, cheio de vontade e a semana que passou é a prova provada disso mesmo. 
Quais são as “desculpas” mais comuns que arranjamos para não correr?:
- falta de tempo
- frio, chuva, vento ou todas juntas
- cansaço
Pois … eu mesmo com estas 3 “desculpas” ao mesmo tempo e juntando ainda outras como estar numa zona feia* ou o facto de onde eu estava escurecer às 16h, arranjei tempo e motivação para correr todos os dias. 
*Estive em Aschaffenburg, na Alemanha, uma cidade a uns 60km de Frankfurt. Fico aqui muitas vezes, é uma cidade com um centro histórico catita, nas margens do rio Main – tenho muitas histórias relacionadas com corridas nesta cidade, umas bem engraçadas como por exemplo um ou outro desarranjo intestinal durante um treino e as confusões para  arranjar solução para o mesmo (não é para me gabar, mas este post até tá engraçado) J e outros sem piada nenhuma como a lesão que contraí aqui logo após os Caminhos do Tejo deste ano. Acontece que esta cidade, ao contrário de todas as outras que conheço, não investe na zona ribeira … existem caminhos nas duas margens dos rios para passear, correr ou andar de bicicleta … o que não existe é iluminação (nem bares, restaurantes, etc) o que torna a corrida durante a noite uma aventura e potencialmente perigosa. E aqui o vosso amigo como ainda não está na forma ideal para fugir a uns eventuais Mafarricos que possam aparecer, mesmo sendo destemido, não se aventurou para essas zonas. Tive que correr por ruas secundárias, zonas industriais, por passeios das vias rápidas de acesso à cidade … daí dizer que as zonas eram feias, não era por aí que me poderia motivar.
De 2ª a 5ª corri sempre no fim do dia. Na 6ª a única hipótese era de manhã cedo, coisa que fiz. 
apenas o Palácio iluminava a beira rio…

2ª feira fiz series numa rua calma que tinha uma extensão de 1,2km - 8x800m a uma média de 3,52m/km … não é fácil fazer 15km para trás e para a frente  

3ª foi só para esticar as pernocas … não me apeteceu andar novamente às voltas e andei à "deriva" pelos passeios de uma via rápida que me levou para fora da cidade até uma zona industrial 

4ª previa 100min de treino … faltaram 2min, mas achei que 20km ali de um lado para o outro já chegavam… 

5ª feira estava empenado … o plano dizia descanso mas eu achei que precisava de um trote de recuperação … acabei melhor do que quando comecei… 

6ª feira foi o único dia que corri de manhã … saí cedo para 1 horita de corrida descontraída. Saí ainda noite escura mas apanhei os primeiros raios de luz do dia … resultado … única corrida da semana em que aproveitei um pouco as margens do rio e andei de tlm na mão nas habituais fotos  

já tinha apanhado estes "amigos" num treino anterior durante a noite … foi bem mais assustador pq não havia quase ninguém. A esta hora (seriam umas 7h da manhã) já havia muito movimento nas ruas …. eram uns milhares de corvos pretos, bem grandes os bichinhos




E assim cheguei “pesadinho” a linha de partida em Aveiro. O Ambiente estava excelente … a zona ali junto ao Centro de Congressos de Aveiro estava animada pela corrida mas também por outros eventos que decorriam ao mesmo tempo. Ligaram a árvore de Natal gigante e houve fogo de artifício uns minutos antes da partida. Gosto de corridas nocturnas, e gosto especialmente de São Silvestres pelas iluminações natalícias J 

Tinha objectivos para esta corrida … queria aproveitar a “competição” para terminar o meu plano de treinos desta semana.  Faltava um treino de ritmo que dizia 30min entre 4,02-4,05min/km. A minha estratégia era fazer assim a primeira meia hora (daria pouco mais de 7,5km nesse ritmo) e depois olha … era como aguentasse. Tinha a secreta esperança de ficar no minuto 40 o que nos tempos que correm seria excelente.
fui com a Pikinita … desta vez nem um outro calense ou perneta para amostra

Parti sensivelmente a meio do pelotão e não consegui embalar como queria no primeiro km que cumpri em 4m30s ... depois foi forçar e forçar para recuperar o tempo perdido. Cheguei à média pretendida já perto dos 4km e com os bofes de fora a pensar como é que ia aguentar este ritmo mais quase outros tantos km. E ninguém que me venha dizer que Aveiro é plano J … valeu foi que dos 4 aos 5km metade é mesmo plano e a outra é uma descida por um viaduto que nos leva a passar na partida/meta para voltar a fazer uma segunda volta – com isso consegui estabilizar uma pouco a respiração.
O percurso é de duas voltas exactamente iguais de 5km, e leva-nos do Centro de Congressos ao centro de Aveiro, percorremos algumas ruelas paralelas aos canais centrais com algum sobe e desce ligeiro e muitas trocas de direcções. Eu gosto assim J. Tive que me esforçar para chegar aos 7,5km com a média nos 4,05min/km … primeiro objectivo cumprido. E praticamente desisti de chegar dentro dos 40min ao fim – estava estafado, pernas e caixa … andei ali 1km em que o meu relógio ia mostrando por várias vezes 4,15 a 4.20min/km de velocidade e não sentia que tivesse pernas para muito mais. A pouco menos de 2km da meta uma rampa com uns 200m, com uma inclinação bem acentuada que a estes ritmos não é nada fácil. Já vinha a pensar nesta rampa há algum tempo, ia doer … ataquei-a com força e qual não é o meu espanto que consigo fazê-la sem perder velocidade … aproveito a descida do lado contrário para tentar estabilizar um pouco a respiração o que consigo até ao último retorno … falta 1km para a meta e consigo acelerar … apanho o Rui e coloco-me lado a lado com ele … e é assim que vamos os dois até à meta ... corto a meta e o meu relógio aponta 41min e 10km certinhos J … é páh, tivesse esforçado mais um bocadinho e tinha entrado no tal minuto 40 …último km em 3,49min ...
foi por um "pelinho rente" caraças ...

Muito bom!! Estava satisfeito … depois de 2 ou 3 minutos já a respiração estava normalizada. As pernas estavam bem para o esforço que tinha acabado de fazer. Impecável!!! Ainda fiquei na meta à espera da pikinita que conseguiu, tal como eu, voltar a fazer uma prova a um bom nível sinal que tb está a regressar à forma J 
óh pra ela ali a queimar o minuto 50 como se nada fosse… não tarda nada está no nível dela

Esta semana não há cá descanso para ninguém – daqui a pouco mais de um mês tenho uma meia maratona para fazer a este ritmo. Não me perguntem como vai ser possível porque neste momento ainda não sei, mas eu vou à luta J … próxima paragem Grande Prémio de Salgueiros no próximo dia 8. 
Ahhh … e o tempo oficial foi de 40,58min … objectivo 2 cumprido!!! J J J

6 comentários:

  1. Muitos parabéns aos dois! Grandes marcas!!!

    Força para o que aí vem!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Ainda longe do pretendido mas as sensações já são boas.
      Abraço

      Excluir
  2. Pimbas! Esse tempo oficial no minuto 40 foi a chamada cerveja no topo do bolo! :D

    Essa Meia Maratona é só para o ano. Até lá ainda falta muito!

    Força nessa preparação! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desta vez não houve cerveja :( … temos de ter mais cuidado. Eles andem aí como carraças nesta época das festas ;)
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Olááááá

    Gostei de vos ver e de saber que vos correu muitíssimo bem a prova. ;)

    Talvez não te tenhas apercebido, mas nesta montanha russa que é a São Silvestre de Aveiro, atravessaste diversos canais da Veneza portuguesa, passaste pela Sé, pelo teatro de Aveiro, pelo Liceu José Estêvão (liceu bastante antigo e perto da subida "matadora"), pelo tribunal e já agora pela PSP :D

    E que Aveiro é plano, é um puro engano, plano é só junto ao mar (na zona da Barra e Costa Nova).

    Para a próxima vez que fores a Aveiro mas de dia, aproveita para fazer um treininho nos novos passadiços que vão até Estarreja, é bem giro. :)

    Eu estou sempre a falar mal da prova, mas estou lá todos os anos... é assim um sentimento agridoce... já que gostava era de estar a "sofrer" no Gerês, mas para já a vida não me permite :P

    Já agora para terminar :D Bati o meu RP 46min45seg. :D
    Estou a ficar uma tartaruga mais veloz ;)

    Beijinhos e até à São Silvestre de Espinho ;)

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gostei de te rever e estiveste mais uma vez muito bem. Vi a tua chegada e ainda te dei um berro de incentivo mas ias demasiado concentrada a olhar para a meta … grande tempo e um pódio no escalão a jogar em casa. Parabéns. E obrigado pelo roteiro turístico, mas não reparei em quase nada … ia concentrado na corrida ;) … estou com curiosidade para saber o percurso "plano" da Maratona da Europa … ver como vão conseguir cumprir a "promessa". Beijinhos e até Espinho então

      Excluir