segunda-feira

A minha S.Silvestre do Porto 2013



Ontem à noite “voei” pelo centro do Porto, naquilo que foi a minha 4ª participação consecutiva na já mítica S.Silvestre do Porto, cidade que se vestiu de gala para mais uma grande festa do Atletismo popular. A organização falava em 16.000 participantes, 9000 na corrida e 7000 na caminhada….pelos visto a segunda S.Silvestre mais participada da europa (a seguir a Madrid) e 4ª ou 5ª a nível mundial.

O CAL tinha um recorde de inscritos, entre caminheiros e atletas corredores seríamos mais de 3 dezenas, à vontade. Encontro combinado para as 16.30h em frente à Árvore de Natal para a foto de família…pois sim, trânsito caótico, todas as artérias entupidas obrigaram-nos a andar às voltas e a estacionar longe…o bom tempo levou muito boa gente ao Porto para passear, para ir às compras…a cidade estava cheia de gente….e era giro ver no meio de tanta gente “vestida de domingo” outros tantos, malucos, em calções e camisola de manga curta e dorsal colocado…entre este últimos, nós J

Mesmo com toda a confusão conseguimos chegar à Árvore a tempo de tirarmos uma foto, não com todos mas com os que estavam. Destaco a presença dos meus papás, que responderam positivamente ao meu desafio, de virem participar na caminhada. 
Depois da foto já não havia muito tempo, apenas demos uma corrida ligeira e fomos colocar-nos na zona de partida do Grupo A (30-40minutos). A noite estava fria e seca, um tempo ideal para correr…o ambiente era muitíssimo bom, muita gente bem disposta, muitos pais e mães Natal e algumas outras indumentários estranhas J Houve ainda um pedido de casamento antes da partida (a noiva disse que sim)…isto está a entrar na moda….uma festa que é do que o povo gosta.
 
Pai Natal Papa Kilómetros
 
Não tardou muito a dar-se o tiro de partida…demorei ca.1 minuto para passar o pórtico (no ano passado parti do Grupo C e demorei 4). O meu objectivo principal era divertir-me e tentar fazer uma boa corrida, se possível bater o meu recorde da prova.
 
A preocupação ao inicio é não cair, os primeiros metros são a trote com as mãos nas costas do da frente…decidi-me encostar à direita…como a primeira curva é à esquerda a tendência do pelotão é afunilar para esse lado…e funcionou, consegui algum espaço para começar a correr…a primeira parte do percurso é uma subida até quase aos 2km…ainda estava no inicio da Sá da Bandeira e o Filipe que tinha partido comigo diz-me…”anda, que eu hoje vou contigo até ao fim”…ó diabo…isto é uma lebre de luxo, mas eu gosto pouco de atrapalhar a corrida dos outros…mas prontos. Até à Praça do Marquês é sempre a subir, a multidão obriga aos zigue-zagues habituais, correr nos passeios, algumas travagens…o habitual. Íamos furando como podíamos, e a única pessoa que eu ouvia era o Filipe a berrar “ninguêm fala??”….pois, para ele aquele tipo de subida, e naquele ritmo é canja…eu não falava pq não podia. Tinha pensado em controlar o ritmo até ao Marquês e foi o que fiz…cheguei lá acima com uma média de 4,45min/km, e ia razoavelmente bem…

…a partir daqui foi a loucura…começamos a aumentar o ritmo…sentia-me bem, e com o Filipe sempre a incentivar, andar ali nos 3,40-3,50min/km parecia normal…confesso que até aos 5km me assustei um pouco, pois achei que era demais para mim...se fosse sozinho talvez não arrisca-se, mas puxado pelo Filipe lá fui andando até que disse para mim mesmo “que se fo…, se rebentar paciência”. Os km iam passando e estava a conseguir aguentar-me muito bem…o meu pensamento estava agora virado para o final da prova, que é duro….hoje tenho que aproveitar a “boleia” pq isto não é todos os dias…corte à esquerda, corte à direita, estradas em paralelos, subidas ligeiras, descidas longas e acentuadas…nada me incomodava….mesmo nas descidas era sempre a abrir, o joelho impecável (e no aquecimento estava a doer)…apenas o músculo posterior da coxa esquerda se queixava….aguenta….uma vez ou outra diminuía muito ligeiramente o ritmo durante alguns metros para ganhar fôlego…e o Filipe ali a conversar como se nada fosse…”quando chegares à minha idade Filipe” – espera lá, ele é da minha idade…fonix.

8km…entrada no Túnel de Ceuta, uma longa descida ingreme feita a grande velocidade…a saída do túnel é uma subida, não muito longa (talvez 200, 300 metros), mas ingreme….passada forte e certa, sei que ao fim teremos umas centenas de metros a descer para recuperar um pouco…voltamos a entrar na Avenida dos Aliados…duas subidas ainda, a primeira subindo parte de Sá da Bandeira é vencida sem baixar muito o ritmo, mas já em grande esforço…falta agora 1km….entrada novamente na Av. Dos Aliados em sentido ascendente…aqui falham as forças, sou obrigado a reduzir…, o relógio marca 37min e qualquer coisa, “recorde garantido”….o coração parece que quer saltar pela boca, faço o melhor que posso…Trindade…dar a volta para entrar em sentido descendente na recta da meta novamente na Avenida dos Aliados…o Filipe diz-me “bora, tá feito”…o coração estabiliza e mando-me por ali abaixo como se não houvesse amanhã, passando vários atletas antes de cortar a meta a grande velocidade.…paro o relógio…40,59min (tempo oficial de chip foi 40,57min)…fantástico para um percurso destes, nesta fase do campeonato nem nos meus melhores sonhos (quase 3 minutos abaixo do recorde nesta prova)….os segundos 5km foram feitos em 19,50min…tenho a clara noção que isto só foi possível com a ajuda do Filipe, as pernas são minhas, mas o incentivo constante, o fazer-me acreditar e “obrigar-me” a dar o máximo foram obra dele.
O gráfico dos ritmos da minha corrida....aquele quadradinho laranja no fim é o ritmo máximo, já a chegar à meta...3,02min/km...eu? um manco :)
 
Classificação 607º na geral (em 7.813 que finalizaram os 10km) e 117º no escalão M40 (em 1083)...nada mau
 
Ainda tivemos tempo de assistir à passagem de milhares de atletas a correr e a caminhar…de fora é que se consegue ter uma noção da enormidade de uma prova destas. Parabéns a todos.

Os atletas do CAL estiveram mais uma vez muito bem…todos finalizaram as suas provas, ninguém se lesionou, e ainda existem um ou outro recorde pessoal a assinalar. Destaco e saúdo o regresso à “competição” do meu amigo Zé Miguel, que depois da Ultra Geira Romana em Maio praticamente deixou de correr – esteve muito bem neste regresso e espero que seja para valer porque faz falta.

Quanto à organização nada a apontar como (quase) sempre, tudo muito profissional e a funcionar a 100%, embora eu estivesse à espera de um pouco mais…como era a 20ª edição e havia a “promessa” de uma edição especial, pensava que iriamos ter algo diferente, sei lá…um belo de um fogo-de-artifício ou assim. Também fiquei com a noção que se cortaram um pouco nos abastecimentos – ex...apenas água no fim (que eu tivesse visto)…bem sei que estamos mal habituados, e isto não é nenhuma reclamação, volto a dizer que foi uma grande festa e muito bem organizada. A camisola oferecida é muito boa e a medalha mais uma vez bem bonita.
 
Ontem foi um dia especial, pela corrida mas ainda muito mais pelo facto de os meus pais estarem presentes na caminhada. Foi a estreia de ambos nestas andanças e pelo feedback que me deram, adoraram e vão repetir. Vou continuar a convida-los, e sempre que quiserem levo-os comigo. Ahhh, e estão em grande forma….eu tenho a quem sair :)
 
Xô Zacarias e Xô Dª Teresa....respeitinho, hein....J
 

 
Uma última palavra de agradecimento para o Filipe…ao início senti-me pressionado, várias vezes lhe disse para ele se ir embora, mas ele teimou em ficar e ainda bem. Sem ele, não teria sido a mesma coisa….descobri que consigo andar em ritmos mais altos e talvez os sub-40 possam um dia ser uma realidade. Obrigadão Filipe!!!
 
 
Esta semana fiz 3 treinos e a S.Silvestre, num total de ca.45km…faltam agora ca.159km para os 3.000!!!

26 comentários:

  1. Tu? Manco?
    Grande tempo! Parabéns!

    Beijinhos e uma boa semana!

    p.s. a medalha é mesmo bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem manco....o meu joelhinho direito é que não é normal (é o que sinto...depois de um grave acidente, uma operação complicada e 3 anos de recuperação)...não se nota a caminhar e a correr (acho eu :D), mas sim a subir escadas por exemplo....mas não me impede de correr normalmente em estrada....
      Obrigado, e sim a medalha é bonita com a calçada portuguesa...
      Beijinhos e boa semana para ti tb.

      Excluir
  2. Vocês e esses ritmos alucinantes!! Jisas Craiste! :))
    Dá para emprestar o Filipe um dia destes?? ;)
    Parabéns a todos pelo desempenho, muito em especial aos convidados especiais: os teus pais! É bom reunir várias gerações numa prova!

    Beijinhos e força rumo aos 3000!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mon Dieu de la France....é verdade...emprestar o Filipe é complicado, mas se houver em troca umas grades de minis até o podemos mandar para aí durante uma temporada mais alargada :)
      Gostei muito que os meus pais estivessem presentes, e eles tb gostaram...perfeito!
      Beijinhos...ainda falta um bocadinho mas eu chego aos 3.000...

      Excluir
  3. Parabéns pelo tempo canhão! Eu bem disse que acreditava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvio...saiu melhor do que esperava.
      Abraço

      Excluir
  4. Grande Carlos. A maior dificuldade da prova foi mesmo o número de participantes. Só passei o pórtico ao +- 3,20 min.
    Como não ias a correr mas sim a voar não reparaste no abastecimento de água (e acho k tb tinha Powerade mas, não tenho a certeza) na rotunda da Boavista.
    Agora só te falta mais um esforço final para chegares aos 3 000km e acabares o ano em grande.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélder, é pá...era para te mencionar e esqueci-me. Fiquei mesmo contente por voltares a correr, e ainda mais por teres vestido a nossa camisola. Fica-te bem. Estiveste muito bem e agora é sempre a somar. Bem-vindo ao CAL.
      Grande abraço

      P.S. Eu vi o abastecimento, quem foi buscar água para os dois foi o Filipe :)...e tb vi o Powerade, mas naquele ritmo apanhar uns copitos e beber era complicado. Se fosse sozinho nem parava...o tempo estava bom e afinal foram só 40 minutos :)

      Excluir
  5. Companheiro estiveste em grande. Quem me dera esse tempo , o meu recorde é de 42 minutos...agora trabalhar aí para atingires os 3000 klms. Está quase...
    Força Campeão e bons KLMS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Calma que tb chegas lá...ainda agora começaste e já vais em 42min.
      Hoje já fiz mais 20km...se nada de anormal acontecer chego aos 3000 :)
      Aquele abraço

      P.S. Estou em falta para contigo, mas não está esquecido :)

      Excluir
  6. MAs qual Usain Bolt!!!!!! Estiveste em grande.... que tempo relâmpago!!!! Muitos parabéns!!!
    Sub-40 é mais que possível, a continuares assim mais cedo ou mais tarde ele bate á porta :)

    Ufa agora vou recuperar o fôlego porque esta leitura colocou-me cansada ahahaha :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...mas olha que me parece que o Bolt não tem chances comigo :)
      O meu RP absoluto nos 10k está em 40,29 e tirar 30 segundos é muito...mas gostava de ver ali um 3 como primeiro dígito...vamos indo e vamos vendo.
      Beijinhos e boa semana para ti

      Excluir
  7. Grande prova! Grande relato! Quem sabe um dia ainda faço essa São Silvestre! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge, e já sabes...se um dia decidires vir cá para esta zona, seja para esta ou outra prova qualquer, é avisar aqui o teu amigo com antecedência...faço questão de organizar o programa por estas bandas :)
      Grande abraço

      Excluir
  8. Uauuu, grande corredor, PARABÈNS ! Meu carinho.

    ResponderExcluir
  9. O que vale é que estou a escrever pois se fosse falar, estava sem palavras!
    40.57?!?!?!?!?!?!?!?!?
    .................................................................................. (espaço dedicado a um enorme e muito respeitoso ar de espanto).................................
    QUE TEMPO!!!!!!

    PARABÉNS!!!!!!!! Estás a deixar de correr e a fundar a Papa Quilómetros Airlines!!!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espanto??? Isso quer dizer que não tens confiança aqui no teu amigo??? ...tou a brincar. Até eu fiquei espantado, acredita...
      Muito obrigado e aquele abraço

      Excluir
  10. Muitos Parabéns! Excelente tempo, para mais com tanta gente em prova! Já deu para ver que as organizações ai no Porto são muito boas, a medalha é muito gira!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rui. A Runporto é exemplar nas provas que organiza... mas são sempre provas com muita gente, e eu cada vez gosto menos deste tipo de provas...excepção para algumas como é o caso da S.Silvestre.
      Abraço e espero que esteja tudo bem com a bebé e com o resto da familia

      Excluir
  11. Grande Carlos!! Depois de uma maratona e uma ultra...isso é um tempo canhão!! Acabas o ano em grande!!

    Gd Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida um 2013 muito bom. Já vi que fizeste tb uma boa prova, depois da grave lesão que tiveste. Muitos parabéns.
      Abraço

      Excluir
  12. ...só tu é que duvidavas que conseguias fazer esse tempo ! :)

    Espectáculo grande Carlos...

    ...e que grande post , magnifico !


    Parabéns á familia pela participação e divertimento ! :)

    ...só é pena essa foto do "pai-natal-tripeiro" !!
    ..., com tanta "mãe-natal" , de categoria que devia haver por aí , com e sem meias de compressão da moda , e tu prespegas essa foto ?? tá mal !! ;)

    boa continuação grande atleta !!

    abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Artur.
      Eu não duvido que consiga fazer este tempo e até melhor, mas não me sentia "rápido" e o percurso e a prova não é fácil...por isso teve mais valor :)
      Quanto ao pai natal da foto, sou obrigado a concordar contigo, o gajo é feio pra caraças:)
      Querias ver as mães natal? Viesses cá ver n loco :P
      Abraço

      Excluir
  13. Ah grande Carlos! Às vezes é preciso outra pessoa acreditar em nós mais do que nós próprios e puxar-nos além do que pensamos ser o nosso limite. 39:59, pelo menos, ainda está no teu futuro!
    Não podias portar-te mal num dia em que levaste os teus pais... :) Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute, e tens razão, temos muitas "coisas" dentro de nós que os outros conseguem ver primeiro. Os 39,59 são possíveis penso eu de que, mas não são fáceis...o meu melhor nos 10km são 40,29min e tirar 30 segundos é muita fruta.
      Pois, talvez o facto de os meus pais estarem por ali (embora não tivessem visto o filhote a correr) tenha ajudado tb :)
      Beijinhos e boa semana para ti

      Excluir